Fisioterapia baseada em evidências: América firma parceria com o E-lastic Brasil

Tereza Rebello Horta • 12 de agosto de 2021
Fisioterapia baseada em evidências: América firma parceria com o E-lastic Brasil
Equipamento chega para auxiliar fisioterapia da base do Clube (Foto: Mourão Panda / América)

O América acaba de concretizar uma importante parceria para aprimorar os trabalhos desenvolvidos pelo departamento médico do Clube. O E-lastic Brasil surgiu em 2017 como uma solução que oferece recursos especializados para que você possa obter dados precisos em avaliações de força dos pacientes e será de grande utilidade para as categorias de base do Coelho. 

O produto é um aperfeiçoamento tecnológico de elásticos tradicionais utilizados em esportes, exercícios de fisioterapia e mede a quantidade de esforço despendida pelo usuário. Além de ser uma tecnologia 100% nacional, o aparelho utiliza de um dinamômetro isométrico para medir a força e de um aplicativo para processar as informações e entregá-las ao fisioterapeuta.

Sempre antenados nas novas tecnologias a serem implementadas pelo Clube, o departamento médico recebeu com muito entusiasmo a nova parceira. “A parceria entre o América e o E-lastic é de suma importância para os nossos atletas. Com esse aparelho, poderemos calcular as assimetrias de uma forma quantitativa e, assim, intervir nelas de forma mais eficiente. Os que estão em tratamento de lesões, farão as avaliações e já sairão do departamento de fisioterapia com os níveis de forças controlados. Acreditamos que muito em breve observaremos os resultados do E-lastic em campo.” , destaca o Supervisor de Fisioterapia da Base, Felipe Marques.

Os atletas que passam por tratamento da fisioterapia oriunda de alguma lesão serão beneficiados com esta nova tecnologia, uma vez que os atletas só irão progredir para a transição física quando os aspectos avaliados pelo E-lastic estiverem em níveis controlados e desejados pela equipe do departamento médico, corroborando também com as outras avaliações funcionais e médicas já realizadas.  

O América sai ganhando quando insere tecnologia de ponta em seus departamentos. Essa parceria é um passo importante para se obter o nível máximo de excelência dos atletas. “Para a E-lastic é um grande honra poder colaborar com o departamento médico do América, pois nós sabemos o quanto é importante para um clube de futebol, principalmente da Série A do Campeonato Brasileiro, ter todos seus jogadores livres de lesões e à disposição do treinador.” , disse Ademilson Júnior, Coordenador de Conteúdo e Parcerias na E-lastic. 

Em um primeiro momento, a tecnologia será testada apenas nos atletas das categorias de base do Clube. “Embora a nossa colaboração venha a ser para as categorias de base, nós acreditamos que essa parceria com o América renderá bons frutos para o clube e no futuro o time principal também poderá fazer uso dessa tecnologia 100% nacional” , completa Ademilson. 

Mais recentes

Por Moisés Elias 9 de maio de 2025
O América enfrenta o Paysandu na próxima quarta-feira (14), em partida válida pela sétima rodada do Brasileirão, às 19h30, na Arena Independência. A partir desse jogo, torcedores que adquirirem ingressos pelo site do clube, terão obrigatoriamente que efetuar cadastramento facial e o envio de um documento de identificação com foto, para que a compra seja finalizada.  A mudança busca atender às implicações da lei 14.597/23 (Lei Geral do Esporte), em que determina que estádios com mais de 20 mil lugares, devam contar com a biometria facial para acesso às suas dependências. De acordo com Renato Drummond, Diretor Administrativo-Financeiro, em breve o reconhecimento facial será a única forma de acesso à Arena Independência. Essa inovação vai muito além da simples substituição dos ingressos físicos ou digitais — ela transforma a jornada do torcedor, aumenta a segurança e gera benefícios diretos para os clubes de futebol. “O processo de cadastro facial pode ser realizado de forma rápida e segura, diretamente pelo site oficial do clube ou do evento. A meta é garantir que, muito em breve, todos os acessos à Arena Independência sejam feitos por meio da biometria facial, em conformidade com os direcionamentos e as normativas da Lei Geral do Esporte”, relata. A nova prática também será implementada para a torcida dos times visitantes. Torcedores, ao comprarem ingressos no site do América, deverão efetuar o cadastro facial antes da finalização da compra. Juntamente com os aspectos de segurança elencados, o novo formato trará também mais fluidez e celeridade na entrada para o estádio. Diminuindo eventuais filas e congestionamentos nas catracas. Sócios do programa Onda Verde também podem realizar o cadastro facial pelo site, seguindo o mesmo passo a passo. Embora, a obrigatoriedade ainda não esteja sendo aplicada aos sócios, a expectativa é que ela passe a valer a partir do segundo semestre de 2025. Ao realizar o cadastro, o sócio torcedor poderá acessar a Arena Independência sem a necessidade de apresentar QR Code ou carteirinha de sócio na entrada, eliminando o uso do celular e da internet, e ganhando em segurança e comodidade. Vale destacar que, até lá, os sócios do Onda Verde continuam podendo acessar a Arena com a carteirinha do sócio, o QR Code gerado no aplicativo ou pelo reconhecimento facial. Como se cadastrar: 1) Acesse o site oficial do América Futebol Clube 👉 https://www.americafc.com.br/ Clique em “Menu” e “Comprar ingressos”. 2) Acesse a sua conta ou faça seu cadastro! Clique em "Login" no canto superior direito. Escolha a segunda opção: “Cadastre sua facial”. Se já tem conta: insira CPF e senha. Se não tem conta: clique em "Cadastre-se" e preencha os dados solicitados. 3) Cadastre sua facial e siga as instruções conforme orientação! 4) Acesso “Passo a Passo” através do link clicando AQUI . IMPORTANTE: PARA QUE A SUA BIOMETRIA SEJA APROVADA, O DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO COM FOTO DEVE SER ENVIADO NO MOMENTO DO CADASTRO FACIAL.
5 de maio de 2025
O atleta Miguel Terceros, acusado de injúria racial durante a partida do último domingo (4), contra o Operário, em Ponta Grossa, no Paraná, prestou depoimento e os esclarecimentos necessários junto à autoridade policial, negando a prática do delito, e retorna ainda hoje para Belo Horizonte. O América confia na palavra de seu atleta e está oferecendo todo o suporte para auxiliá-lo neste caso. O Clube reafirma seu compromisso inabalável no combate ao racismo. Esses valores são inegociáveis, e o América Futebol Clube repudia veementemente qualquer ato de preconceito e discriminação.
5 de maio de 2025
Na tarde deste domingo (4), as Spartanas conquistaram uma vitória importante no Campeonato Brasileiro Feminino ao derrotarem o Fluminense por 3 a 1 na Arena Gregorão, em Contagem. Com o resultado, o time mineiro chega a quatro vitórias em nove jogos e sobe momentaneamente para a sexta colocação na tabela. O JOGO A partida começou equilibrada, mas as Spartanas ditaram o ritmo no primeiro tempo. Aos 23 minutos, Ana Flávia abriu o placar para as Spartanas. Pouco antes do intervalo, aos 43 minutos, Mayara ampliou a vantagem para 2 a 0. Na segunda etapa, o Fluminense reagiu e diminuiu aos 31 minutos com um gol de pênalti de Raquel. No entanto, o América não deu espaço para a reação carioca e, aos 50 minutos, Sassá marcou o terceiro gol, selando a vitória por 3 a 1.  O próximo desafio da equipe americana será contra o Bragantino, fora de casa, no dia 11 de maio.