Com início de trajetória no América, Diogo Giacomini é contratado para o cargo de auxiliar permanente

Estevão Germano • 11 de agosto de 2021
Com início de trajetória no América, Diogo Giacomini é contratado para o cargo de auxiliar permanente
Com bons trabalhos e títulos no futebol mineiro, Giacomini retorna ao Coelho para auxiliar a comissão técnica (Foto: América / divulgação)

O América efetivou a contratação de seu novo auxiliar permanente. Após a saída de Cauan de Almeida, que ocupou o cargo entre 2019 e 2021, Diogo Giacomini foi escolhido pela diretoria americana para assumir a função no time profissional. O profissional de 42 anos já estará no treinamento desta quinta-feira, no CT Lanna Drumond, quando será apresentado ao elenco e comissão técnica.

Diogo Giacomini já possui boa experiência tanto nas categorias de base quanto futebol profissional. Sua trajetória se iniciou em 1999, no Internacional de Santa Maria-RS, onde por três anos exerceu as funções de auxiliar técnico do Sub-20, auxiliar técnico e preparador físico do time profissional. Logo em seguida, foi técnico da escola internacional do América de 2002 a 2003. Dois anos depois, voltou ao América para ser o treinador da categoria Sub-15.

Na sequência da carreira, Giacomini trabalhou também na base do Atlético-MG, Cruzeiro-MG e Palmeiras-SP. No Atlético-MG, também foi auxiliar técnico e técnico interino da equipe profissional.

Em janeiro de 2018, foi contratado pelo Coimbra-MG e comandou o projeto de crescimento do clube de Contagem (MG). Assumindo o time na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, obteve o acesso ao Módulo II e o título da segunda divisão. No ano seguinte, conquistou o acesso ao Módulo I com título novamente. O trabalho no Coimbra-MG ficou marcado por ser o mais longevo do futebol mineiro nos últimos anos, já que ele também comandou o clube na divisão de elite do estadual em 2020 e 2021. Sua passagem pelo clube se encerrou no mês de março.

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria, Diogo Giacomini é também Mestre em Treinamento Esportivo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Em 2017, o profissional obteve a Licença A do curso de treinadores da CBF Academy e atualmente vem cursando a Licença PRO. Desde 2013, ele também é professor dos cursos das Licenças B e C da confederação.

No América, Diogo Giacomini trabalhará dando suporte ao técnico Vagner Mancini e seu auxiliar Anderson Batatais, participando também da integração junto ao Núcleo de Performance, coordenado por Leonardo Cupertino, e o Núcleo de Análise e Mercado, coordenado por Maickel Padilha.


Ficha do auxiliar técnico

Nome completo:  Diogo Schuler Giacomini
Data de nascimento:  20/6/1979
Local de nascimento:  Santa Maria (RS)

Clubes – base: Internacional de Santa Maria-RS (auxiliar técnico Sub-20), América (técnico Sub-15 e técnico da escola internacional), Cruzeiro-MG (técnico Sub-17, técnico da escola internacional e coordenador de captação), Atlético-MG (técnico Sub-17 e Sub-20) e Palmeiras-SP (técnico Sub-20).
Clubes – profissional: Internacional de Santa Maria-RS (auxiliar técnico e preparador físico), Olympic Club-MG (auxiliar técnico), Atlético-MG (auxiliar técnico e técnico interino) e Coimbra-MG (técnico).

Mais recentes

26 de setembro de 2025
Nesta quinta-feira, o América foi até Goiânia para enfrentar o Atlético-GO, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, e acabou derrotado por 1 a 0. O JOGO O primeiro tempo foi marcado pelo domínio americano. A grande chance veio com Júlio, aos 36 minutos, quando ele apareceu como elemento surpresa e cabeceou com perfeição. Só não saiu o gol porque o goleiro adversário fez defesa milagrosa. Depois disso, o Coelhão seguiu controlando as ações, ocupando o campo de ataque e dando mostras de que queria a vitória. Aos 12 minutos da etapa final, Kauã Diniz acertou um chute espetacular de fora da área e abriu o placar. Mas a comemoração durou pouco: o VAR entrou em cena e anulou o gol por suposta interferência de Arthur Sousa, em posição de impedimento. Mesmo com o baque, o América não recuou. Seguiu firme, com Gustavo garantindo segurança lá atrás e o time batalhando até o fim. Porém, nos acréscimos, a equipe adversária marcou, Gustavo fez defesa incrível em cima da linha, mas o árbitro de vídeo entendeu que a bola havia cruzado por completo e o gol foi validado. A partida terminou em 1 a 0 para os donos da casa. CALENDÁRIO O Coelho volta a campo nesta segunda-feira (29), contra o Volta Redonda, às 19h, na Arena Independência.
Por Moisés Elias 25 de setembro de 2025
O Programa de Sócios Onda Verde contemplou na manhã da última terça-feira (23), a ganhadora da ação “DNA Formador e Spartanas”. Mariana Ferreira dos Santos, atleta de uma das Escolas Oficiais do América, ganhou a chance de acompanhar o treino das Spartanas e participar de um desafio com as jogadoras. A garota de apenas 11 anos alcançou o primeiro lugar em uma disputa de habilidades, em que, os participantes precisavam gravar um vídeo demonstrando sua qualidade com a bola. Foram quase 13 mil interações entre curtidas, comentários e compartilhamentos no vídeo da jovem, tornando-a a grande vencedora. “Eu sempre sonhei em ser jogadora de futebol. Vejo as meninas jogando. Elas são muito boas, por isso eu sonho em ser como elas”, disse a menina em entrevista a Coelho Tv. Moradora do Bairro Veneza, em Ribeirão das Neves, Mariana faz parte do núcleo da Escola Oficial na mesma localidade. E mesmo com a pouca idade, já se destaca pela qualidade que demonstra com a bola nos pés. Para Raphaela Barbosa, supervisora de relacionamento do Onda Verde, cuidar e valorizar as crianças que integram todo o sistema das Escolas Oficiais do América é uma premissa do programa. “Qualquer pessoa que consegue arrancar o sorriso de uma criança, obtém ganhos que são incalculáveis. Então, a felicidade deles para nós é tudo”, frisou. Craque de bola e no Fair Play Vencedora da disputa, Mariana tinha o direito de escolher quatro coleguinhas de qualquer unidade das escolas, para viver a experiência junto dela. Entre os escolhidos, a garota acabou convidando o segundo colocado do concurso, sem ao menos conhecê-lo. Morador de Pitangui, interior de Minas, Ruan Henrique recebeu o convite e viajou cerca de 130 quilômetros junto de sua mãe, para poder participar da ação junto a Marina e de outras três crianças indicadas por ela. Ato que demonstrou grande espírito esportivo por parte da jovem jogadora americana. Além de conhecerem as atletas do elenco profissional feminino, as crianças bateram bola e receberam kits contendo brindes oficiais do América e de patrocinadores.
Por Moisés Elias 24 de setembro de 2025
O América Towers fará sua estreia pelo Campeonato Mineiro de Basquete masculino, no próximo dia 3 de outubro, quando enfrenta o Thug Life, às 19h, no Ginásio Poliesportivo Tropical, em Contagem. Esta será a primeira vez que o clube participará do estadual da modalidade. Comandado pelo técnico e ex-atleta da seleção brasileira, Wanderson Trigueiro, o jovem time americano chega motivado à competição buscando seu primeiro título estadual. “A gente vai ter um tempo bem curto de treinamento, mas ainda estão para chegar alguns atletas para este período de preparação. A expectativa é que até o final desta semana o grupo esteja fechado para a disputa do estadual”, relatou Trigueiro. Contando com oito participantes na corrida pelo título desta temporada, o formato se dará com dois grupos de três equipes. Onde os primeiros colocados se classificam para os jogos de semifinal, em que enfrentarão Minas e Cruzeiro, que entrarão somente nesta fase, por estarem na disputa da NBB. Todos os jogos com mando do América Towers serão com entrada franca.