Com início de trajetória no América, Diogo Giacomini é contratado para o cargo de auxiliar permanente

Estevão Germano • 11 de agosto de 2021
Com início de trajetória no América, Diogo Giacomini é contratado para o cargo de auxiliar permanente
Com bons trabalhos e títulos no futebol mineiro, Giacomini retorna ao Coelho para auxiliar a comissão técnica (Foto: América / divulgação)

O América efetivou a contratação de seu novo auxiliar permanente. Após a saída de Cauan de Almeida, que ocupou o cargo entre 2019 e 2021, Diogo Giacomini foi escolhido pela diretoria americana para assumir a função no time profissional. O profissional de 42 anos já estará no treinamento desta quinta-feira, no CT Lanna Drumond, quando será apresentado ao elenco e comissão técnica.

Diogo Giacomini já possui boa experiência tanto nas categorias de base quanto futebol profissional. Sua trajetória se iniciou em 1999, no Internacional de Santa Maria-RS, onde por três anos exerceu as funções de auxiliar técnico do Sub-20, auxiliar técnico e preparador físico do time profissional. Logo em seguida, foi técnico da escola internacional do América de 2002 a 2003. Dois anos depois, voltou ao América para ser o treinador da categoria Sub-15.

Na sequência da carreira, Giacomini trabalhou também na base do Atlético-MG, Cruzeiro-MG e Palmeiras-SP. No Atlético-MG, também foi auxiliar técnico e técnico interino da equipe profissional.

Em janeiro de 2018, foi contratado pelo Coimbra-MG e comandou o projeto de crescimento do clube de Contagem (MG). Assumindo o time na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, obteve o acesso ao Módulo II e o título da segunda divisão. No ano seguinte, conquistou o acesso ao Módulo I com título novamente. O trabalho no Coimbra-MG ficou marcado por ser o mais longevo do futebol mineiro nos últimos anos, já que ele também comandou o clube na divisão de elite do estadual em 2020 e 2021. Sua passagem pelo clube se encerrou no mês de março.

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria, Diogo Giacomini é também Mestre em Treinamento Esportivo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Em 2017, o profissional obteve a Licença A do curso de treinadores da CBF Academy e atualmente vem cursando a Licença PRO. Desde 2013, ele também é professor dos cursos das Licenças B e C da confederação.

No América, Diogo Giacomini trabalhará dando suporte ao técnico Vagner Mancini e seu auxiliar Anderson Batatais, participando também da integração junto ao Núcleo de Performance, coordenado por Leonardo Cupertino, e o Núcleo de Análise e Mercado, coordenado por Maickel Padilha.


Ficha do auxiliar técnico

Nome completo:  Diogo Schuler Giacomini
Data de nascimento:  20/6/1979
Local de nascimento:  Santa Maria (RS)

Clubes – base: Internacional de Santa Maria-RS (auxiliar técnico Sub-20), América (técnico Sub-15 e técnico da escola internacional), Cruzeiro-MG (técnico Sub-17, técnico da escola internacional e coordenador de captação), Atlético-MG (técnico Sub-17 e Sub-20) e Palmeiras-SP (técnico Sub-20).
Clubes – profissional: Internacional de Santa Maria-RS (auxiliar técnico e preparador físico), Olympic Club-MG (auxiliar técnico), Atlético-MG (auxiliar técnico e técnico interino) e Coimbra-MG (técnico).

Mais recentes

11 de maio de 2025
Na tarde deste domingo (11), as Spartanas enfrentaram o Red Bull Bragantino no Estádio Cícero de Souza Marques, em partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro Feminino A-1. Apesar de um desempenho sólido e competitivo, a equipe americana foi superada por 2 a 0 pelas donas da casa. O JOGO  O confronto foi equilibrado no início, com as Spartanas mostrando organização defensiva e buscando oportunidades no ataque. No entanto, o Red Bull Bragantino aproveitou duas oportunidades para marcar na segunda etapa, garantindo a vitória. Com este resultado, o América se encontra na 7 posição na tabela de classificação do Brasileiro Feminino A-1. CALENDÁRIO O próximo compromisso das Spartanas será contra o Real Brasília, em casa, na 11ª rodada do campeonato, no dia 18 de maio, às 18h.
Por Moisés Elias 9 de maio de 2025
O América enfrenta o Paysandu na próxima quarta-feira (14), em partida válida pela sétima rodada do Brasileirão, às 19h30, na Arena Independência. A partir desse jogo, torcedores que adquirirem ingressos pelo site do clube, terão obrigatoriamente que efetuar cadastramento facial e o envio de um documento de identificação com foto, para que a compra seja finalizada.  A mudança busca atender às implicações da lei 14.597/23 (Lei Geral do Esporte), em que determina que estádios com mais de 20 mil lugares, devam contar com a biometria facial para acesso às suas dependências. De acordo com Renato Drummond, Diretor Administrativo-Financeiro, em breve o reconhecimento facial será a única forma de acesso à Arena Independência. Essa inovação vai muito além da simples substituição dos ingressos físicos ou digitais — ela transforma a jornada do torcedor, aumenta a segurança e gera benefícios diretos para os clubes de futebol. “O processo de cadastro facial pode ser realizado de forma rápida e segura, diretamente pelo site oficial do clube ou do evento. A meta é garantir que, muito em breve, todos os acessos à Arena Independência sejam feitos por meio da biometria facial, em conformidade com os direcionamentos e as normativas da Lei Geral do Esporte”, relata. A nova prática também será implementada para a torcida dos times visitantes. Torcedores, ao comprarem ingressos no site do América, deverão efetuar o cadastro facial antes da finalização da compra. Juntamente com os aspectos de segurança elencados, o novo formato trará também mais fluidez e celeridade na entrada para o estádio. Diminuindo eventuais filas e congestionamentos nas catracas. Sócios do programa Onda Verde também podem realizar o cadastro facial pelo site, seguindo o mesmo passo a passo. Embora, a obrigatoriedade ainda não esteja sendo aplicada aos sócios, a expectativa é que ela passe a valer a partir do segundo semestre de 2025. Ao realizar o cadastro, o sócio torcedor poderá acessar a Arena Independência sem a necessidade de apresentar QR Code ou carteirinha de sócio na entrada, eliminando o uso do celular e da internet, e ganhando em segurança e comodidade. Vale destacar que, até lá, os sócios do Onda Verde continuam podendo acessar a Arena com a carteirinha do sócio, o QR Code gerado no aplicativo ou pelo reconhecimento facial. Como se cadastrar: 1) Acesse o site oficial do América Futebol Clube 👉 https://www.americafc.com.br/ Clique em “Menu” e “Comprar ingressos”. 2) Acesse a sua conta ou faça seu cadastro! Clique em "Login" no canto superior direito. Escolha a segunda opção: “Cadastre sua facial”. Se já tem conta: insira CPF e senha. Se não tem conta: clique em "Cadastre-se" e preencha os dados solicitados. 3) Cadastre sua facial e siga as instruções conforme orientação! 4) Acesso “Passo a Passo” através do link clicando AQUI . IMPORTANTE: PARA QUE A SUA BIOMETRIA SEJA APROVADA, O DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO COM FOTO DEVE SER ENVIADO NO MOMENTO DO CADASTRO FACIAL.
5 de maio de 2025
O atleta Miguel Terceros, acusado de injúria racial durante a partida do último domingo (4), contra o Operário, em Ponta Grossa, no Paraná, prestou depoimento e os esclarecimentos necessários junto à autoridade policial, negando a prática do delito, e retorna ainda hoje para Belo Horizonte. O América confia na palavra de seu atleta e está oferecendo todo o suporte para auxiliá-lo neste caso. O Clube reafirma seu compromisso inabalável no combate ao racismo. Esses valores são inegociáveis, e o América Futebol Clube repudia veementemente qualquer ato de preconceito e discriminação.