CLASSIFICAÇÃO HISTÓRICA: AMÉRICA VENCE ATLÉTICO NOS PÊNALTIS E GARANTE VAGA NA FINAL DO CAMPEONATO MINEIRO

9 de novembro de 2025
CLASSIFICAÇÃO HISTÓRICA: AMÉRICA VENCE ATLÉTICO NOS PÊNALTIS E GARANTE VAGA NA FINAL DO CAMPEONATO MINEIRO

Na tarde deste sábado (8), na Arena Frimisa, o América se classificou para a final do Campeonato Mineiro 2025 diante do Atlético. No tempo regulamentar, as Spartanas venceram por 4 a 0 e, nas penalidades, protagonizaram uma remontada histórica ao superar o adversário por 3 a 1.


No jogo de ida, a equipe adversária abriu vantagem, com uma vitória de 4 a 0, mas jogando em casa, as Spartanas provaram que nada é impossível para o América. 


Pimenta anotou um hat-trick e Gadu fez o quarto gol Americano. Nas penalidades, Taluane defendeu duas cobranças e garantiu vaga na final do torneio.


Na decisão, as Spartanas enfrentarão o Cruzeiro.


O Jogo


Com foco e motivação para superar o placar do primeiro confronto, o América partiu para o ataque desde o apito inicial.


As Spartanas exploraram as laterais e dominaram o meio de campo. Pimenta, artilheira do América na temporada, aproveitava as principais chances ofensivas, e, aos 10 minutos, marcou o primeiro gol da partida. Rafa Levis conduziu pela direita e deu o cruzamento na medida para a camisa 55 cabecear. 


O jogo continuou disputado, aos 24, Ana Flávia tentou de longe e tirou tinta da trave. Aos 39, o América ampliou com um golaço. Pimenta viu a goleira adiantada e marcou de cobertura, para incendiar ainda mais o clássico.


O técnico Jorge Victor, que já tinha cartão por reclamação, recebeu o segundo amarelo e foi expulso já nos minutos finais da primeira etapa.


Na volta do intervalo, as Spartanas mantiveram o ritmo ofensivo e não demorou muito para sair terceiro gol. Aos dois minutos, Pimenta aproveitou o rebote da goleira e mandou pro fundo da rede.


A diferença ficou ainda menor e  a disposição Americana só aumentava. Aos cinco, Lorranny tentou o chute longo e tirou tinta da trave.


A comissão técnica Americana promoveu substituições no time, com Gadu e Thayná no lugar de Soraya e Arias.


E foi Gadu que igualou o placar. Bem posicionada e atenta na jogada, a camisa 9 roubou a bola e ficou cara a cara com a goleira para marcar o quarto gol Americano.


Com tudo igual no marcador, o América ainda buscava a vaga no tempo normal. Maísa tentou o cruzamento para a pequena área e por pouco não alcançou Gadu. Pouco depois, o juiz apitou o fim da segunda etapa.


Decisão nos pênaltis


A primeira cobrança foi da equipe adversária. Talu se posicionou e, com confiança, saltou para o lado esquerdo para fazer a defesa.


Na sequência, Gadu foi para a marca da cal e, de pé esquerdo, colocou o América na frente. Logo depois foi a vez da equipe adversária, Taluane acertou o lado e por pouco não impediu mais um gol.


A segunda cobrança Americana foi de Rafa Levis. A camisa 10 chutou forte no lado esquerdo e balançou a rede.


Taluane se posicionou debaixo da trave e acertou o lado mais uma vez. A goleira Americana saltou para a direita e pegou a terceira cobrança adversária.


A batida seguinte era do América e Ana Clara partiu para a grande área. A zagueira que entrou no segundo tempo bateu com tranquilidade no canto direito e converteu.


Restava apenas uma cobrança para o time visitante que desperdiçou. A bola passou por cima da trave e as Spartanas celebraram a classificação para a final do Campeonato Mineiro.








Mais recentes

24 de dezembro de 2025
O final de ano da ACSEA, Associação dos Ex-Atletas do América, foi marcado por emoção, memória e responsabilidade social. Em um evento que já se tornou tradição, a Associação reuniu ex-atletas e personalidades que construíram a história do Coelhão para uma confraternização especial, culminando em uma importante doação de brinquedos para crianças neste Natal. Craques do passado, solidariedade no presente A programação teve início com um jogo simbólico na Arena Independência. Na sequência, os convidados participaram de uma confraternização, com um almoço de integração entre ex-atletas e seus familiares, celebrando o reencontro e as memórias vividas no Clube. O evento contou com a presença de figuras ilustres como: Ronaldo Luiz : ex-América e bicampeão mundial pelo São Paulo; Euller “Filho do Vento” : com passagens marcantes por América, Atlético, Palmeiras, Vasco e Seleção Brasileira; Além de outros grandes nomes, como Alessandro , Tucho , Fabrício , Somália , Estevão , Waner , Anderson Maradona , Amarelinho , Guilherme , Procópio Cardoso Neto e o Dr. Afonso Celso Raso . Ação Social de Natal Além de celebrar a trajetória dos ex-jogadores, o encontro teve um propósito solidário: a arrecadação de brinquedos. Na manhã desta quarta-feira, véspera de Natal, os donativos foram entregues a uma instituição de acolhimento infantil, transformando o carinho dos ídolos em sorrisos para as crianças. A cobertura completa da ação foi realizada pela Alterosa Esporte. Para o América, o evento reforça o compromisso de valorizar aqueles que honraram a camisa alviverde e de retribuir o apoio da comunidade por meio de ações que fazem a diferença na vida das pessoas.
23 de dezembro de 2025
Conforme o artigo 36 do Estatuto Social do América Futebol Clube, ficam convocados os integrantes do Conselho Consultivo do AMÉRICA FUTEBOL CLUBE , em pleno gozo de seus direitos sociais, para comparecerem à Reunião Extraordinária do Órgão, que se realizará na Sede Administrativa Afonso Celso Raso, do América Futebol Clube, localizada na Av. dos Andradas, nº 3000, Santa Efigênia, Piso G-1 do Boulevard Shopping, CEP 30.260-070, na cidade de Belo Horizonte/MG, no dia 29 de dezembro de 2025, segunda-feira, às 18:30 horas, em 1ª chamada, ou às 19:00 horas, em 2ª chamada, para: Apresentação sobre o andamento final de propostas de venda de participação acionária no América Futebol Clube SAF; Outros assuntos de interesse social A reunião ocorrerá apenas na forma presencial. A presença dos integrantes do Conselho Consultivo será registrada através de relação dos presentes, que deverá ser assinada pelo Presidente da sessão e do secretário. Considerando a elevada importância dos itens da pauta, a Presidência do Conselho Deliberativo apresenta suas desculpas aos conselheiros pela inadequação da data escolhida e solicita a presença de todos neste momento. Belo Horizonte, 23 de dezembro de 2025.  José Flávio Lanna Drumond Presidente do Conselho Deliberativo Paulo Ramiz Lasmar Vice-Presidente do Conselho Deliberativo
23 de dezembro de 2025
O América anuncia a contratação do atacante Paulo Victor, de 24 anos, natural de Paranaíba (MS). O jogador chega ao Coelhão vindo de empréstimo do GD Chaves, de Portugal, com contrato válido até 31 de dezembro de 2026. Paulo Victor iniciou sua trajetória no futebol nas categorias de base do Grêmio Novorizontino, em 2015. Ao longo da carreira, o atacante também teve passagens por clubes como o Ituano, Athletico-PR, Joinville, Operário e Dukla, da Eslováquia. Ficha técnica: Nome completo: Paulo Victor Ferreira de Jesus Data de nascimento: 10/03/2001 Origem: Paranaíba, MS Posição: atacante Clubes: 2015/2016 – Novorizontino 2017 – América-SP 2018 – Flamengo 2018/2020 – Athletico-PR 2021 – Joinville 2021 – GE Brasil 2022 – Operário Ferroviário 2023 – Ituano 2023/2024 – GD Chaves 2024/2025 – Dukla 2025 – GD Chaves 2026 – AMÉRICA