Histórias além da Copa: o período em que o América esteve em Doha para amistosos

Bruno Lobao • 22 de dezembro de 2022
Histórias além da Copa: o período em que o América esteve em Doha para amistosos

A Copa do Mundo acabou, mas as memórias do Mundial no Catar irão durar por muito tempo, ainda mais depois de uma final nos moldes das emoções de Argentina e França. Porém, muito antes de abrigar a decisão, a cidade de Doha, no Catar, recebeu o Coelhão para uma série de amistosos contra a seleção local. 


Entre os anos de 1993 e 1994, o América enfrentou a Seleção do Catar em quatro oportunidades, conquistando duas vitórias e empatando as outras duas partidas. Além disso, houve um amistoso contra o Al-Arabi, que o Coelhão goleou por 4 a 0. Todos os jogos foram realizados no Estádio Khalifa, na capital catari. 


"Nossa hospedagem no Catar foi excelente, fomos muito bem recebidos. A alimentação foi um impacto, pois a maioria nunca havia saído do país. Essa parte da alimentação e dos costumes foi difícil de adaptar, estranhamos bastante. A comunicação também não foi fácil. Apenas um ou dois falavam inglês, e tentávamos ajudar uns aos outros” disse o zagueiro Dênis Ricardo, que esteve presente no elenco que viajou ao Oriente Médio em 1993.


“Essa primeira excursão no Catar, como foi mais rápida, foi um sucesso. Muito proveitosa e divertida. Quando retornamos, conseguimos ganhar o Campeonato Mineiro depois de muito tempo. Foi um ano histórico” completou o defensor. 


Posteriormente, em fevereiro de 1994, o Coelhão desembarcou na China e na Arábia Saudita para disputar mais uma série de amistosos, antes de retornar ao Catar em outubro do mesmo ano. Ao todo, foram sete vitórias e quatro empates em 13 partidas no continente asiático. 


Catar
:

03/04/1993: América 2x2 Seleção do Catar

05/04/1993: América 2x1 Seleção do Catar

23/10/1994: América 4x2 Seleção do Catar

26/10/1994: América 0x0 Seleção do Catar

29/10/1994: América 4x0 Al-Arabi


Fonte: Acervo do Coelho 

Mais recentes

26 de julho de 2025
A equipe Sub-20 do América foi superada pelo Boston City, por 3 a 1, na manhã deste sábado (26), em duelo da 10ª rodada do Campeonato Mineiro, disputado em Manhuaçu. No começo da partida, o América pressionou a defesa adversária pelo lado direito mas, aos oito minutos, o time da casa saiu na frente em cobrança de pênalti. Com o placar desfavorável, a equipe comandado por Mairon César se lançou ao ataque e o Boston reforçou a defesa. Aos 41 minutos, em cobrança de falta, a bola sobrou nos pés de Gustavo Henrique, que empatou para o Coelhão. Já na segunda etapa, o América continuou pressionando, mas o time da casa voltou a marcar aos 12 minutos, e ampliou aos 25. Apesar da derrota, o DNA Formador assegurou a liderança do Grupo C, com 18 pontos. Boston City 2 x 1 América Titulares: Ítalo, Basile, Luiz Henrique, Gustavo Alves e Zanon; Rafael, Júlio e Gabriel Pfeifer; Gustavo Henrique, Cauê Araújo e Bernardo. Reservas: Matheus Simões; Kappel, Luis Henrique, Gabryelo, Kauê Ricardo, Pedro Rocha, Kauan Kelvin, Karlos Samuel, Ariel, Kauan Cristtyan, Kauê França. Cartão amarelo: Luiz Felipe e Cauê Araújo.
25 de julho de 2025
Com experiência no futebol europeu, o lateral-esquerdo Dalbert é o novo reforço do Coelhão para a temporada. Aos 31 anos, o jogador assinou contrato com o clube até 30 de novembro de 2026. Natural de Barra Mansa, no Rio de Janeiro, Dalbert construiu sua carreira internacional atuando por importantes clubes da Europa, com destaque para Inter de Milão e Fiorentina. Sua passagem pelo continente começou em Portugal, em 2013, onde vestiu as camisas do Viseu e do Vitória SC. Atuou também pelo Nice e Rennes, da França, e Cagliari, da Itália, acumulando experiência em ligas altamente competitivas. O atleta também teve passagens por Fluminense e Internacional, e mais recentemente defendeu o Sport desde abril de 2024, disputando 24 partidas na última temporada. Revelado pelo Barra Mansa, Dalbert chega ao América pronto para contribuir com sua experiência e qualidade.
25 de julho de 2025
Christian Ortiz, conhecido como Titi Ortiz, é o novo reforço do Coelho! O atleta de 32 anos assinou contrato até 30 de novembro de 2026. Natural de Rosário, Argentina, Ortiz foi revelado pelo Huracán (Arg) e passou por clubes como Racing Club (Uru), Independiente (Arg), Universidad San Martín e Sporting Cristal (Peru), além de Defensa y Justicia (Arg) e Tijuana (Mex). No futebol brasileiro desde 2023, foi peça fundamental no acesso do Sport à Série A, com 57 partidas, 5 gols e 5 assistências.