Histórias além da Copa: o período em que o América esteve em Doha para amistosos

Bruno Lobao • 22 de dezembro de 2022
Histórias além da Copa: o período em que o América esteve em Doha para amistosos

A Copa do Mundo acabou, mas as memórias do Mundial no Catar irão durar por muito tempo, ainda mais depois de uma final nos moldes das emoções de Argentina e França. Porém, muito antes de abrigar a decisão, a cidade de Doha, no Catar, recebeu o Coelhão para uma série de amistosos contra a seleção local. 


Entre os anos de 1993 e 1994, o América enfrentou a Seleção do Catar em quatro oportunidades, conquistando duas vitórias e empatando as outras duas partidas. Além disso, houve um amistoso contra o Al-Arabi, que o Coelhão goleou por 4 a 0. Todos os jogos foram realizados no Estádio Khalifa, na capital catari. 


"Nossa hospedagem no Catar foi excelente, fomos muito bem recebidos. A alimentação foi um impacto, pois a maioria nunca havia saído do país. Essa parte da alimentação e dos costumes foi difícil de adaptar, estranhamos bastante. A comunicação também não foi fácil. Apenas um ou dois falavam inglês, e tentávamos ajudar uns aos outros” disse o zagueiro Dênis Ricardo, que esteve presente no elenco que viajou ao Oriente Médio em 1993.


“Essa primeira excursão no Catar, como foi mais rápida, foi um sucesso. Muito proveitosa e divertida. Quando retornamos, conseguimos ganhar o Campeonato Mineiro depois de muito tempo. Foi um ano histórico” completou o defensor. 


Posteriormente, em fevereiro de 1994, o Coelhão desembarcou na China e na Arábia Saudita para disputar mais uma série de amistosos, antes de retornar ao Catar em outubro do mesmo ano. Ao todo, foram sete vitórias e quatro empates em 13 partidas no continente asiático. 


Catar
:

03/04/1993: América 2x2 Seleção do Catar

05/04/1993: América 2x1 Seleção do Catar

23/10/1994: América 4x2 Seleção do Catar

26/10/1994: América 0x0 Seleção do Catar

29/10/1994: América 4x0 Al-Arabi


Fonte: Acervo do Coelho 

Mais recentes

20 de junho de 2026
Na tarde deste sábado (20), na Arena Barueri, o América Sub-20 foi superado pelo Palmeiras, por 7 a 1, em duelo da 17ª rodada do Campeonato Brasileiro da categoria. Wellington marcou o gol do Coelho aos cinco minutos do primeiro tempo. Agenda O América Sub-20 volta a campo nesta terça-feira (23), contra o Cruzeiro. As equipes se enfrentam às 15h, na Toca da Raposa I, pela 18ª rodada do Brasileiro da categoria.
20 de junho de 2026
O América tem um novo reforço na defesa: o zagueiro Luca Sosa, argentino, de 32 anos, revelado pelo Huracán, da Argentina. Luca, que estava no Barcelona de Guayaquil, assinou contrato com o Coelhão até 30 de novembro de 2027. Além da nacionalidade argentina, o atleta também possui cidadania equatoriana. Ficha técnica: Nome: Luca Alexander Sosa Data de Nascimento: 11/06/1994 Origem: Isidro Casanova, Argentina Posição: zagueiro Clubes: 2014/2018 – Huracán-ARG 2015 – Talleres – ARG 2017/2018 – Patronato – ARG 2018 – Deportivo Cuenca - ECU 2019/2022 – Guayaquil City – ECU 2021 – Emelec – ECU 2022/2025 – Barcelona de Guayaquil - ECU 2025 – Newell's Old Boys - ARG 2026 – Barcelona de Guayaquil - ECU 2026 - AMÉRICA Títulos: Copa Argentina 2013
17 de junho de 2026
Na noite desta terça-feira, o América enfrentou o Fortaleza, na Arena Castelão, em partida válida pela 13ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Em uma atuação marcada por muita entrega, eficiência e solidez defensiva, o Coelho venceu por 3 a 0 e conquistou sua primeira vitória na competição nacional. O JOGO Mesmo atuando fora de casa diante de um dos primeiros colocados da Série B, o América entrou em campo com personalidade e organização. Nos minutos iniciais, a equipe americana suportou a pressão do Fortaleza e mostrou segurança para neutralizar as investidas adversárias. A primeira grande oportunidade do Coelho foi convertida em gol aos 29 minutos do primeiro tempo. Após excelente lançamento de Eduardo Person para Gabriel Barros pela ponta esquerda, o atacante foi à linha de fundo e cruzou para Matías Segovia. Livre na entrada da área, o meia finalizou de primeira para abrir o placar e marcar o primeiro gol americano. O América seguiu bem postado defensivamente e aproveitando os espaços deixados pelo adversário. Ainda na etapa inicial, a equipe mineira conseguiu ampliar a vantagem. Após disputa de bola vencida por Eduardo Person no meio-campo, o Coelho acelerou o contra-ataque. Mastriani cruzou pela esquerda, Everton Brito participou da jogada e a bola sobrou para Segovinha. O camisa 10 tentou a finalização, mas, no rebote, encontrou Gabriel Barros, que apareceu bem para marcar o segundo gol americano. Na volta para o segundo tempo, o Fortaleza passou a pressionar mais em busca da reação. O América, porém, manteve a organização tática, fechou os espaços e mostrou muita entrega para sustentar a vantagem construída. Com atuação segura do sistema defensivo e importantes intervenções do goleiro Gustavo, o Coelho controlou as ações da equipe cearense e seguiu levando perigo nos contra-ataques. Já nos acréscimos da etapa final, o América ampliou ainda mais o placar. Em rápida transição ofensiva, Yago Souza foi derrubado dentro da área e o árbitro assinalou pênalti. Na cobrança, Willian Bigode bateu com categoria e decretou o triunfo americano por 3 a 0 no Castelão. COELHO EM CAMPO: Gustavo; Jhonny, Ricardo Silva, Manoel e Dalbert; Jorge Jimenez (Emerson), Eduardo Person (Alê) e Matías Segovia; Everton Brito (Paulo Victor), Gabriel Barros (Yago Souza) e Mastriani (Willian Bigode). TÉCNICO: Umberto Louzer.