DNA Formador em evidência: América repete feito de 96 e luta pelo bi da Copinha

23 de janeiro de 2023
DNA Formador em evidência: América repete feito de 96 e luta pelo bi da Copinha

Ao garantir vaga na finalíssima da Copa São Paulo, a ser disputada no dia 25 de janeiro, às 15h30, na capital paulista, diante do Palmeiras, o América repetiu uma façanha de 1996. Há 27 anos, o Coelho foi vencedor da competição com vitória por 2 a 1 sobre o Cruzeiro, numa decisão mineira no Pacaembu.


De lá pra cá, o Coelho esteve perto da taça em outros torneios, como no 3º lugar de 1999 e na 4ª colocação nos anos de 1975, 2011, 2016 e 2022. Porém, o objetivo de formar talentos sempre esteve presente, como tem sido comprovado na edição atual. 


A campanha de 2023 está marcada pela invencibilidade até o momento, com 8 vitórias, 22 gols marcados e apenas 3 sofridos. 


Dos nomes de 1996, alguns tiveram destaque no time principal do Coelho e, inclusive, chegaram à Seleção Brasileira, casos de Evanílson e Gilberto Silva. Ainda teve o atacante Rinaldo e o zagueiro William que brilharam no cenário nacional. 


Na campanha de 1996, o América terminou invicto a competição de 7 jogos, com 6 vitórias, 1 empate, 12 gols marcados e apenas 4 sofridos. Como mais equipes participam em 2023, é necessário jogar mais vezes para ficar com a taça.


AMÉRICA (Escalação do América em 1996, fonte Acervo do Coelho)

Aílton; Evanílson, Flávio, William e Dario; Claudiomir, Paulinho (Ânderson), Richard e Heitor (Paulo); Baiano e Rinaldo. Técnico - Ricardo Drubsky


Mais recentes

16 de dezembro de 2025
O América já conhece as datas e horários dos jogos da primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026. O D NA Formador está no Grupo 10, com sede em Ribeirão Preto e estreia contra o Noroeste-SP, dia 3 de janeiro (sábado), às 20h15. Confira: 3 de janeiro, 20h15 - Noroeste-SP x América 6 de janeiro, 20h15 - Atlético-PI x América 9 de janeiro, 20h15 - Comercial x América
15 de dezembro de 2025
Na última terça-feira (9), o ex-presidente do América Futebol Clube, Alencar da Silveira Jr., foi homenageado com uma placa instalada em sua cabine na Arena Independência. Mais do que uma homenagem, o gesto simboliza a gratidão do clube por toda a contribuição deixada por Alencar ao longo de sua trajetória no América. A placa foi entregue por Márcio Vidal, Presidente do Conselho de Administração , e, ao recebê-la, Alencar destacou a emoção do reconhecimento: “só agradecer, acho que temos um trabalho que foi feito e reconhecimento, nada melhor que isso”. Alencar da Silveira Jr. presidiu o clube entre 2015 e 2017. Durante sua gestão, o Coelhão conquistou o Campeonato Mineiro após 15 anos, garantiu dois acessos à Série A e foi bicampeão da Série B. Com essa placa, o América Futebol Clube reafirma seu compromisso em valorizar aqueles que fazem parte de sua história e demonstra gratidão a quem deixou uma marca importante na trajetória do clube. O América é grato a todos aqueles que engrandecem o seu pavilhão.
12 de dezembro de 2025
Com o objetivo de fortalecer ainda mais o DNA Formador americano, o América Futebol Clube anuncia Eduardo Guadagnucci como novo treinador do Sub-20. O profissional de 38 anos possui ampla experiência nas categorias de base de clubes de destaque do futebol brasileiro, como Cruzeiro, EC Bahia, Novorizontino e Palmeiras. Ao longo de sua trajetória, Guadagnucci deixou marcas importantes por onde passou, desenvolveu atletas e conquistou títulos. O mais recente foi há duas semanas, quando venceu o Campeonato Paulista Sub-15 pelo Palmeiras. Em 2024, já havia erguido a taça dessa mesma competição, comandando o Sub-20 do Novorizontino. Guadagnucci também foi vice-campeão da Copa do Brasil Sub-20 pelo EC Bahia, acumula experiências no Sub-15 e Sub-17 do Cruzeiro e da Ferroviária, e já atuou como técnico interino do Sub-23 do EC Bahia. A escolha pelo treinador foi fortemente pautada por sua trajetória consistente em grandes clubes do país, como destaca Mauro Júnior, Gerente Técnico da Base do Coelhão: “Eduardo reúne conhecimento, liderança e uma visão totalmente alinhada com o que buscamos para o DNA Formador. Sua trajetória mostra não apenas competência, mas também a capacidade de construir ambientes formativos e vencedores.” Eduardo Guadagnucci é graduado em Educação Física e possui as licenças A e B de treinador, concedidas pela CBF. Sua apresentação oficial acontecerá nesta segunda-feira, e seu primeiro desafio será a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha. A contratação reforça o compromisso do América Futebol Clube em investir continuamente na formação de atletas e evidencia uma visão estratégica que busca não apenas fortalecer suas categorias de base, mas também assegurar que o clube siga como referência na revelação de talentos e na construção de um futuro sustentável para o futebol brasileiro.