DNA Formador em evidência: América repete feito de 96 e luta pelo bi da Copinha

23 de janeiro de 2023
DNA Formador em evidência: América repete feito de 96 e luta pelo bi da Copinha

Ao garantir vaga na finalíssima da Copa São Paulo, a ser disputada no dia 25 de janeiro, às 15h30, na capital paulista, diante do Palmeiras, o América repetiu uma façanha de 1996. Há 27 anos, o Coelho foi vencedor da competição com vitória por 2 a 1 sobre o Cruzeiro, numa decisão mineira no Pacaembu.


De lá pra cá, o Coelho esteve perto da taça em outros torneios, como no 3º lugar de 1999 e na 4ª colocação nos anos de 1975, 2011, 2016 e 2022. Porém, o objetivo de formar talentos sempre esteve presente, como tem sido comprovado na edição atual. 


A campanha de 2023 está marcada pela invencibilidade até o momento, com 8 vitórias, 22 gols marcados e apenas 3 sofridos. 


Dos nomes de 1996, alguns tiveram destaque no time principal do Coelho e, inclusive, chegaram à Seleção Brasileira, casos de Evanílson e Gilberto Silva. Ainda teve o atacante Rinaldo e o zagueiro William que brilharam no cenário nacional. 


Na campanha de 1996, o América terminou invicto a competição de 7 jogos, com 6 vitórias, 1 empate, 12 gols marcados e apenas 4 sofridos. Como mais equipes participam em 2023, é necessário jogar mais vezes para ficar com a taça.


AMÉRICA (Escalação do América em 1996, fonte Acervo do Coelho)

Aílton; Evanílson, Flávio, William e Dario; Claudiomir, Paulinho (Ânderson), Richard e Heitor (Paulo); Baiano e Rinaldo. Técnico - Ricardo Drubsky


Mais recentes

5 de maio de 2025
O atleta Miguel Terceros, acusado de injúria racial durante a partida do último domingo (4), contra o Operário, em Ponta Grossa, no Paraná, prestou depoimento e os esclarecimentos necessários junto à autoridade policial, negando a prática do delito, e retorna ainda hoje para Belo Horizonte. O América confia na palavra de seu atleta e está oferecendo todo o suporte para auxiliá-lo neste caso. O Clube reafirma seu compromisso inabalável no combate ao racismo. Esses valores são inegociáveis, e o América Futebol Clube repudia veementemente qualquer ato de preconceito e discriminação.
5 de maio de 2025
Na tarde deste domingo (4), as Spartanas conquistaram uma vitória importante no Campeonato Brasileiro Feminino ao derrotarem o Fluminense por 3 a 1 na Arena Gregorão, em Contagem. Com o resultado, o time mineiro chega a quatro vitórias em nove jogos e sobe momentaneamente para a sexta colocação na tabela. O JOGO A partida começou equilibrada, mas as Spartanas ditaram o ritmo no primeiro tempo. Aos 23 minutos, Ana Flávia abriu o placar para as Spartanas. Pouco antes do intervalo, aos 43 minutos, Mayara ampliou a vantagem para 2 a 0. Na segunda etapa, o Fluminense reagiu e diminuiu aos 31 minutos com um gol de pênalti de Raquel. No entanto, o América não deu espaço para a reação carioca e, aos 50 minutos, Sassá marcou o terceiro gol, selando a vitória por 3 a 1.  O próximo desafio da equipe americana será contra o Bragantino, fora de casa, no dia 11 de maio.
5 de maio de 2025
O América foi derrotado pelo Operário, por 1 a 0, na noite deste domingo (4), em Ponta Grossa, no Paraná. O Coelhão volta a campo no dia 14, contra o Paysandu, no Independência. JOGO O time da casa abriu o placar aos cinco minutos com Boschilia.Miguelito quase empatou em um chute cruzado, mas Elias salvou. No segundo tempo, Matheus Mendes fez uma defesa espetacular após chute de Boschilia. O Coelho foi pra cima para na tentativa do empate. Ricardo Silva cabeceou com perigo após cobrança de escanteio. Aos 30, Benitez quase fez de fora da área. O América foi a campo com Matheus Mendes, Júlio, Lucão, Ricardo Silva e Marlon (Pedro Barcelos), Miqueias (Kauã Diniz), Cauan Barros, Miguelito (Benitez), Stênio (Fabinho), Figueiredo e Willian Dubgod (Elizari).