DNA Formador em evidência: América repete feito de 96 e luta pelo bi da Copinha

23 de janeiro de 2023
DNA Formador em evidência: América repete feito de 96 e luta pelo bi da Copinha

Ao garantir vaga na finalíssima da Copa São Paulo, a ser disputada no dia 25 de janeiro, às 15h30, na capital paulista, diante do Palmeiras, o América repetiu uma façanha de 1996. Há 27 anos, o Coelho foi vencedor da competição com vitória por 2 a 1 sobre o Cruzeiro, numa decisão mineira no Pacaembu.


De lá pra cá, o Coelho esteve perto da taça em outros torneios, como no 3º lugar de 1999 e na 4ª colocação nos anos de 1975, 2011, 2016 e 2022. Porém, o objetivo de formar talentos sempre esteve presente, como tem sido comprovado na edição atual. 


A campanha de 2023 está marcada pela invencibilidade até o momento, com 8 vitórias, 22 gols marcados e apenas 3 sofridos. 


Dos nomes de 1996, alguns tiveram destaque no time principal do Coelho e, inclusive, chegaram à Seleção Brasileira, casos de Evanílson e Gilberto Silva. Ainda teve o atacante Rinaldo e o zagueiro William que brilharam no cenário nacional. 


Na campanha de 1996, o América terminou invicto a competição de 7 jogos, com 6 vitórias, 1 empate, 12 gols marcados e apenas 4 sofridos. Como mais equipes participam em 2023, é necessário jogar mais vezes para ficar com a taça.


AMÉRICA (Escalação do América em 1996, fonte Acervo do Coelho)

Aílton; Evanílson, Flávio, William e Dario; Claudiomir, Paulinho (Ânderson), Richard e Heitor (Paulo); Baiano e Rinaldo. Técnico - Ricardo Drubsky


Mais recentes

4 de agosto de 2025
O América Futebol Clube comunica a saída do Diretor de Futebol Fred Cascardo. O profissional chegou ao Coelhão em 2019, liderando a reformulação das categorias de base. Em 2022, assumiu a Direção de Futebol Profissional, quando o Clube disputou a Copa Libertadores e no ano seguinte a Copa Sul-Americana. O América agradece ao profissional e deseja sucesso na sequência da carreira.
3 de agosto de 2025
O América Futebol Clube informa que o técnico Enderson Moreira não é mais o treinador do Clube. O auxiliar técnico Luis Fernando Rosa Flores, o preparador físico Gerson Rocha, o preparador de goleiros Ailton Serafim e o analista de desempenho Victor Flores também deixam o Coelhão. O Clube agradece aos profissionais pelos serviços prestados e deseja sucesso em seus futuros desafios.
3 de agosto de 2025
Na noite deste sábado (02), o América enfrentou o Botafogo-SP em Ribeirão Preto, pela 20 rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe americana foi superada, por 2 a 1, pelos donos da casa. O JOGO A partida começou com o América pressionando e buscando chegar com perigo até a área adversária. Aos 04 minutos, Dubgod bateu falta com muito perigo, a bola passou raspando pela lateral. Aos 15 minutos, outra boa chegada do Coelho, em tabelinha na área com Stênio e W.Dubgod. Stênio sofreu o desarme no momento do cruzamento para a área. Aos 19 minutos, o adversário marcou. Mesmo com desvantagem no placar, o América manteve a raça e garra para ir em busca da virada na Arena Nicnet.  Aos 34 minutos do primeiro tempo, Dubgod cruza para a área, a zaga adversária afasta e a bola sobra para Stênio que escora para Miguelito mandar para o fundo das redes, deixando tudo igual no placar. Na segunda etapa, o América buscava espaços para ampliar a vantagem em Ribeirão Preto. Aos 20 minutos a arbitragem marcou penalidade máxima em favor do Coelho. W.Dubgod foi para a cobrança, entretanto, o goleiro defendeu. Aos 23 minutos outro pênalti marcado, desta vez para o adversário, que converteu. A partida terminou em 2 a 1 para os donos da casa. CALENDÁRIO O América enfrenta o Remo no sábado (09), às 16h, na Arena Independência.