América anuncia reconhecimento facial no Independência

23 de abril de 2024
América anuncia reconhecimento facial no Independência

O América dá passos importantes em direção à vanguarda da inovação, e se adequa aos requisitos da nova Lei Geral do Esporte, que determina a implementação do monitoramento biométrico em estádios com capacidade para mais de 20 mil pessoas até junho de 2025.


As avançadas tecnologias de acessos por reconhecimento facial e QR Code dinâmico de alta performance serão inauguradas na Arena Independência, no jogo contra o Novorizontino, neste sábado (27). Em breve, todo sistema de acessos à Arena Independência passará por um upgrade tecnológico, e os módulos de reconhecimento facial serão gradativamente implementados em todos setores do estádio no decorrer dos próximos meses, garantindo maior agilidade na entrada do público.


“A implementação do reconhecimento facial e QR Code dinâmico na Arena Independência oferece ao América uma forma mais eficiente e segura de gerenciar o acesso e a identificação dos torcedores. Isso ajuda a melhorar a experiência dos torcedores, garantindo um processo de entrada mais rápido e simplificado, além de aumentar a segurança no estádio" destaca Renato Drummond, Diretor Administrativo Financeiro do América.


"A execução dessas inovações está alinhada com a visão do América para o futuro, que busca utilizar a tecnologia para aprimorar todos os aspectos da experiência do torcedor e atender os requisitos legais da Lei Geral do Esporte. Ao adotar soluções avançadas de identificação e acesso, o clube demonstra seu compromisso com a modernização e a excelência na prestação de serviços aos seus torcedores”, completou.


O abrangente conjunto de soluções irá contar com as tecnologias de alta performance da Imply®, líder no segmento na América Latina. A Eleventickets Imply® reúne as melhores e mais completas ferramentas para modernizar as experiências dos fãs e a gestão. Além de integrar em uma única plataforma a venda de ingressos, gestão de sócios e controle de acessos, a ElevenTickets Imply® atende todos os requisitos do Projeto Estádio Seguro.


“Estamos trabalhando em conjunto com o Governo Federal e CBF, nosso objetivo é contribuir para que o Brasil se torne uma referência global em segurança de eventos esportivos" comenta Sergio Meinhardt, Diretor de Operações da Imply®.


Por meio da parceria com a Imply®, o América afirma sua posição de vanguarda no uso de tecnologias inovadoras. A iniciativa tem como objetivo garantir mais conforto, praticidade e eficiência aos torcedores, sócios e visitantes que visitam a Arena Independência, além de elevar os padrões de segurança, maximizar a transformação digital do clube e otimizar processos operacionais.


“Os diferenciais da tecnologia ElevenTickets Imply® incluem sua confiabilidade, precisão e facilidade de integração com os sistemas existentes do América. Além disso, a ElevenTickets Imply® oferece soluções completas e personalizadas, que atendem às necessidades específicas do clube, desde a identificação facial até a geração e validação de QR Codes dinâmicos. Sua experiência e reputação no mercado também são pontos fortes que podem ser destacados,” enfatiza Renato Drummond.


Tironi Paz Ortiz, CEO Fundador da Imply® explica sobre a adoção do sistema: “O reconhecimento facial tem sido um divisor de águas para a inovação dos clubes brasileiros. Essa tecnologia de última geração contribui para que os torcedores tenham uma experiência de acesso mais rápida e conveniente. É possível acessar somente com o rosto, sem precisar carregar mídias físicas ou cartões, e a validação acontece em menos de 1 segundo" disse.


O clube utilizará a plataforma ElevenTickets Imply® para facilitar os cadastros faciais de forma remota, através do App Onda Verde, disponível nas lojas AppStore e GooglePlay, gerando assim mais conveniência aos torcedores. 


Como explica Fabiano Horn, Diretor de Tecnologia da ElevenTickets Imply®: “Nosso sistema de reconhecimento facial tem a mais alta tecnologia embarcada para evitar fraudes. Com o live detection e a validação através do banco de dados do governo, as fraudes são praticamente impossíveis. Esse é o melhor sistema de acesso para garantir efetiva segurança" disse.


E para segurança ampliada nos acessos, os ingressos para todos eventos esportivos na Arena Independência, serão disponibilizados através do aplicativo Eleven Wallet, com tecnologia de QR Code dinâmico. Com o App, disponível nas lojas AppStore e GooglePlay, será possível transferir facilmente todos os ingressos adquiridos para o smartphone. Além de favorecer a sustentabilidade dispensando as impressões de ingressos em papel, a tecnologia de QR Code dinâmico aumenta a segurança, ajudando a evitar fraudes e cambismo. Os ingressos digitais são protegidos por criptografia, utilizam token e diversas tecnologias antifraude. Dessa forma, o público pode acessar os eventos com a tranquilidade de saber que seus ingressos estão seguros em seus smartphones. 


Sobre a ElevenTickets Imply®


A ElevenTickets Imply® é líder no fornecimento de tecnologias e serviços de Vendas de Ingressos, Gestão de Sócios e Controle de Acessos para as Federações, Clubes, Estádios e Arenas mais inovadores da América Latina. Além de contar com clientes como Conmebol e FIFA no currículo, a empresa foi pioneira com vendas de ingressos pela internet para o futebol em 2007, e e em 2012, já implementou o Projeto Estádio Seguro no Chile. Somente em 2023 foram 8.5 milhões de ingressos vendidos, e 611 jogos operados em 16 campeonatos, com 14 clubes atendidos.

Mais recentes

Por Moisés Elias 2 de agosto de 2025
A última terça-feira (29), foi marcada pela comemoração dos dez anos da retomada do futebol feminino pelo América. Há uma década, o primeiro elenco das Spartanas era apresentado com grande expectativa no CT Lanna Drumond, pelo presidente Alencar da Silveira Jr. Naquela temporada, o futebol feminino voltava a ser fomentado pelo Coelhão após 33 anos de sua dissolução, que ocorreu logo depois da campanha do vice-campeonato mineiro de 1983. A retomada da categoria dentro do América aconteceu de forma voluntária, antes mesmo da obrigatoriedade imposta pela CONMEBOL e pela CBF, que começou a valer somente em 2019. Obrigando todos os times das série A do Campeonato Brasileiro e participantes de competições sul-americanas à manutenção de uma equipe feminina. “O América sempre acreditou no futebol feminino. Prova disso é nosso movimento de implementação da categoria, muito antes de se tornar obrigatória. Temos procurado dar totais condições para que nossas atletas desenvolvam seu trabalho e, consequentemente, obtenham os resultados. Sabemos que há muito ainda a ser feito, mas temos certeza de que seguimos na trajetória correta e, que, em breve, novos títulos virão”,enfatizou Dower Araújo, diretor presidente. Vale salientar, que a prática do esporte por parte das mulheres foi proibida no Brasil por 38 anos, entre os anos de 1941 e 1979, por decreto de lei assinado pelo então presidente da república, Getúlio Vargas, sob a “alegação de ser incompatível com a natureza feminina”. Com a revogação do decreto em 1979, já no início da década de 1980, sob a vanguarda do América e outras equipes, surgem as primeiras equipes de futebol feminino, buscando o rompimento com o preconceito e o sexismo que imperava naquela época. A Spartanas Nesses dez anos, a equipe feminina tem evoluído a cada temporada, obtendo marcas importantes e conquistando títulos, como o tricampeonato mineiro em 2016, 2017 e 2018, que aconteceu pouco depois de sua recriação. Além do acesso à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro da categoria, em 2023, quando chegou até a fase de semifinal. Recentemente, foi dado mais um passo no quesito preparação, o CT de Santa Luzia passou a ser local exclusivo para treinamento das Spartanas, que tem passado por melhorias contínuas para que a equipe possa performar em busca de novas conquistas para a Nação Americana. Nesta temporada o elenco comandado pelo técnico Jorge Victor ainda terá a Copa do Brasil e o Campeonato Mineiro pela frente. Na competição de mata-mata, as Meninas do Coelho irão enfrentar o Santos na próxima quarta-feira (06), em partida válida pela terceira fase do certame nacional. O Campeonato Mineiro terá seu início em 20 de setembro, ainda sem confrontos definidos.
1 de agosto de 2025
Na manhã desta sexta-feira (01), o América encerrou a preparação para enfrentar o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto, neste sábado (02). A partida, válida pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, irá ocorrer na Arena Nicnet. Em entrevista exclusiva para a Coelho TV o goleiro Dalberson destacou a semana intensa de treinamentos da equipe americana. "Estamos muito focados, no último jogo foi muito nítida e clara a entrega do nosso time. Essa semana não foi diferente, demos o máximo nos treinos para preparar bem e amanhã ter um grande resultado em Ribeirão Preto", afirmou o paredão do Coelho. Dalberson também destacou a atuação e entrega do time no empate contra o Athletico-PR no último domingo (27), na Arena Independência, por 2 a 2. "O último jogo teve uma prova da entrega que tivemos, não desistimos até o final, então para esse jogo também seremos um time aguerrido, um time com força total, um time pronto para tentar vencer o jogo." A partida entre Botafogo-SP e América terá transmissão pelo Disney +.
1 de agosto de 2025
Convocação Ficam convocados os integrantes do Conselho Deliberativo do AMÉRICA FUTEBOL CLUBE, em pleno gozo de seus direitos sociais e em dia com suas obrigações estatutárias, para comparecerem à Reunião Extraordinária do Órgão, que se realizará na Sede Administrativa Afonso Celso Raso, localizada na Av. dos Andradas, nº 3000, Santa Efigênia, Piso G-1 do Boulevard Shopping, CEP 30.260- 070, Belo Horizonte/MG, no dia 04 de agosto de 2025, segunda-feira, às 19:30 horas, em 1ª chamada, ou às 20:00 horas, em 2ª chamada, para: a) Deliberar sobre a proposta de repactuação e liberação de novo valor para a operação de crédito celebrada junto ao SICOOB (Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Região Central e Oeste Mineiro LTDA. - SICOOB DIVICRED) no ano de 2021, nos termos do artigo 40, inciso V, do Estatuto Social do América Futebol Clube; b) Deliberar sobre a criação do Instituto Decacampeão, com a finalidade de captação de projetos culturais e institucionais, a exemplo do projeto do Museu do América Futebol Clube. c) Outros assuntos do interesse social. Será facultado aos integrantes do Conselho Deliberativo participar da Reunião de forma remota, bem como exercer o seu direito de voto, ficando esclarecido que o link de acesso será enviado para o endereço eletrônico de cada um, até o horário da Reunião. A presença e o voto dos integrantes do Conselho Deliberativo serão registrados através da relação de todos os presentes, ainda que on-line, que deverá ser assinada pelo Presidente e Secretário do Conselho. Belo Horizonte, 01 de agosto de 2025. José Flávio Lanna Drumond Presidente do Conselho Deliberativo Alencar Magalhães da Silveira Junior Presidente do Conselho de Administração