Com boa atuação, América empata no clássico e soma seu primeiro ponto na Libertadores

Tereza Rebello Horta • 14 de abril de 2022
Com boa atuação, América empata no clássico e soma seu primeiro ponto na Libertadores
Felipe Azevedo foi o autor do gol americano (Foto: Mourão Panda / América)

Em uma quarta de muitas emoções, o Coelho empatou com o Atlético-MG em 1 a 1 e somou seu primeiro ponto na Copa Conmebol Libertadores. O clássico também marcou a volta de Vagner Mancini ao comando da equipe. O gol americano pelo atacante Felipe Azevedo.

Com o ponto somado, o América ocupa a 3ª colocação do Grupo D. Agora a equipe americana vira a chave e se prepara para enfrentar o Juventude-RS neste sábado, na Arena Independência.

O JOGO

O Coelho deu o pontapé inicial para os primeiros 45 minutos deste clássico mineiro, inédito na história da Copa Libertadores. A estratégia inicial do América consistiu em uma marcação alta e na tentativa de velocidade para sair no ataque. A primeira vez que o Coelho chegou perto de abrir o placar foi aos 9 minutos, em um chute de Felipe Azevedo que desviou na zaga atleticana. 

No decorrer da partida, o ataque adversário foi mais eficaz, porém o goleiro Jailson estava em uma noite inspirada, de muitas defesas. A melhor da primeira etapa foi aos 27 minutos. Em um chute bem colocado de Arana, com a ponta dos dedos, o goleirão americano espalmou de mão trocada e impediu o gol adversário. Marcador zerado no primeiro tempo. 

Na volta do intervalo o elenco americano voltou com sangue nos olhos. Provando mais uma vez o por que da fama de ‘paredão’, Jailson fez uma bela defesa logo aos 3 minutos da etapa final. O América ensaiou, ensaiou, ensaiou, até que em um contra-ataque mortal aos 5 minutos, Felipe Azevedo balançou as redes. O atacante não marcava desde janeiro, quando atuava pelo Mineiro. Após o gol, a equipe americana investiu na defesa, pressionando ainda mais as marcações individuais. Mas isso não impediu que, aos 39 minutos, Ademir abrisse o placar para o Atlético.

Apesar do empate, no jogo da volta de Vagner Mancini ao comando alviverde, o elenco se mostrou sólido e empenhado no bom desempenho na sequência da competição internacional.

FICHA DO JOGO

Atlético-MG 1×1 América

Motivo: Conmebol Libertadores –  Rodada 2

Local: Estádio Mineirão 

Árbitro: Patricio Loustau (ARG)

Auxiliares: Ezequiel Brailovsky (ARG) e Sebastian Raineri (ARG)

Árbitro de vídeo: Hilton Moutinho (BRA)

Gols:  Felipe Azevedo (América) e Ademir (Atlético-MG)

Cartões amarelos: Nathan Silva (Atlético-MG); Marlon (América)

Atlético-MG

Everson; Arana, Godín, Nathan Silva e Mariano; Arana, Allan, Jair e Nacho; Zaracho, Hulk e Vargas. 

Técnico: Antônio Mohamed

América

Jailson; Patric, Iago Maidana, Éder e Marlon (João Paulo); Zé Ricardo (Germán Conti), Juninho e Alê; Everaldo (Juninho Valoura), Paulinho (Carlos Alberto) e Felipe Azevedo (Pedrinho). 

Técnico: Vagner Mancini

Mais recentes

12 de julho de 2025
Neste sábado (12), no Estádio Jorge Ismael de Biasi, o América foi superado pelo Novorizontino por 3 a 1, em duelo da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O JOGO Ao longo da primeira etapa, o América dominou as principais ações ofensivas e somou boas chances de gol. Aos 18 minutos, Cauan Barros finalizou fora da área e a bola acertou o travessão. Aos 33, Miqueias foi derrubado próximo à linha lateral direita e a arbitragem marcou falta. Na cobrança, Miguelito mandou a bola em direção a pequena área e Cauan Barros, de cabeça, balançou as redes para o Coelho. Já no fim da primeira etapa, foi marcado pênalti para a equipe adversária que igualou o placar. No segundo tempo, o América somou novas chances de gol mas, aos 27 minutos, o Novorizontino virou o jogo. O técnico Enderson Moreira promoveu mudanças e a equipe americana insistiu nas jogadas ofensivas. O time da casa, no entanto, marcou pela terceira vez nos acréscimos. CALENDÁRIO Na próxima rodada do Brasileiro, o América enfrenta a Chapecoense, dia 20 de julho (domingo), às 18h30, na Arena Indepêndecia.
Por Clara Fonseca 9 de julho de 2025
Os Meninos do Deca Sub-20 empataram com o Corinthians por 1 a 1 nesta quarta-feira (9). As equipes se enfrentaram no Parque São Jorge, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro da categoria. Com uma equipe titular ofensiva, o América dominou as principais ações do jogo. Aos 30 minutos, Yago Souza foi derrubado na grande área e quase abriu o placar para o Coelho na cobrança de pênalti. Na segunda etapa, aos três minutos, a equipe adversária saiu na frente. O DNA Formador insistiu no ataque pelas laterais do campo e marcou o gol de empate já nos acréscimos. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Karlos Samuel. O atacante finalizou com o pé direito e deixou tudo igual no placar. Com o resultado, o América se mantém na oitava colocação da tabela, com 25 pontos. Na próxima rodada, o DNA Formador enfrenta o Fortaleza, na quarta-feira (16), às 15, na Arena Vera Cruz. Corinthians 1 x 1 América Titulares: Lecce; Arthur Yan, Luiz Felipe, Thallyson, Kauê Ricardo, Otávio, Cauê Machado, Jhonatan Lima, Yago Souza, Kaíque Zizero e Jhonnatan Silva. Reservas: Victor Hugo; Kappel, Gustavo Alves, Júlio, Zanon, Gabriel Pfeifer, Karlos Samuel, Braga, Ariel, Bernardo e Gustavo Henrique. Gol: Karlos Samuel Cartão amarelo: Thallyson
8 de julho de 2025
Na noite dessa segunda-feira (07) o América recebeu o Athletic, pela décima quinta rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena Independência e foi superado pela equipe visitante pelo placar de 1 a 0. O JOGO A partida começou com o Coelho buscando chegar na área adversária com perigo, trabalhando a bola de pé em pé. O América tentava manter a posse de bola, mas sofria com a marcação acirrada do Athletic. Aos 16 minutos a equipe visitante marcou. Mesmo em desvantagem no placar, a equipe americana não se deixou abalar e foi em busca do gol de empate. Aos 18 minutos, na cobrança de escanteio, Figueiredo finaliza de cabeça, mas a bola bate na defesa adversária. Aos 40 do primeiro tempo foi a vez de Cauan Barros arriscar o chute rasteiro de fora da área, levando perigo para o goleiro adversário. Na segunda etapa, o América continuou em busca de virar o placar no Indepa. Aos 12 minutos, Figueiredo bateu cruzado em direção ao gol e a bola passa raspando na trave. A partida terminou em 1 a 0 para os visitantes. CALENDÁRIO O América enfrenta o Novorizontino no sábado (12), às 16h, em Novo Horizonte.