Evolução e resultados: jovens da base passam por renovações contratuais

Estevão Germano • 25 de fevereiro de 2022
Evolução e resultados: jovens da base passam por renovações contratuais
Coelhãozinho terá pela frente as disputas da Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Campeonato Mineiro com a categoria Sub-20 (Foto: Mourão Panda / América)

Colhendo os frutos de um trabalho sério em suas categorias de base, o América já projeta a temporada 2022 após os ótimos resultados conquistados nos últimos meses. Campeão mineiro invicto, em 2021, e semifinalista da Copa São Paulo deste ano, o time Sub-20 do Coelho terá uma temporada repleta de competições e oportunidades de lapidação de seus atletas. Pensando na continuidade de uma boa formação, a Diretoria de Base renovou os contratos de seis atletas nas últimas semanas.

O goleiro Cássio, da categoria Sub-20; o goleiro Lucas Marques, da categoria Sub-17; os zagueiros Júlio e Pedro Michanoski, do Sub-20; o lateral esquerdo Matheus Schultz, do Sub-20; e o meia Caio Maciel, do Sub-17, assinaram novos contratos e seguirão defendendo o Coelhãozinho nos próximos anos. Todos eles já contam com vínculo profissional no contrato com o Clube.

CÁSSIO

No América desde março de 2021, Cássio teve um rápido crescimento dentro da categoria Sub-20 e vem revezando a titularidade na meta americana ao lado do companheiro de posição Carlos. Na Copinha deste ano, o goleiro de 19 anos se destacou com boas partidas e brilhou nas 2ª e 3ª fases pegando pênaltis na disputa de penalidades máximas, o que foi decisivo para que o Coelhãozinho avançasse e chegasse até as semifinais.

Natural de Osasco (SP), Cássio renovou com o América até o fim de janeiro de 2023.

Goleiro Cássio durante jogo-treino no CT Lanna Drumond (Foto: Mourão Panda / América)


JÚLIO

Fruto das categorias de iniciação do América, Júlio tem praticamente toda a sua trajetória no futebol realizada dentro do Clube. O zagueiro subiu para o Sub-15 em setembro de 2017 e, desde então, veio crescendo e se desenvolvendo até chegar ao Sub-20. Titular na reta final da temporada 2021 e na Copinha 2022, Júlio vem se destacando por ser um zagueiro ágil, com boa capacidade de desarme e bom jogo aéreo.

Natural de Raposos (MG), Júlio terá o novo vínculo com o Coelho válido até janeiro de 2024.

Zagueiro Júlio comemora o título invicto do Mineiro Sub-20 (Foto: Mourão Panda / América)


MATHEUS SCHULTZ

No América desde maio de 2021, Matheus Schultz vem também tendo bom desenvolvimento dentro da categoria Sub-20. O lateral esquerdo iniciou a última Copinha como titular, mas acabou perdendo algumas partidas após ter positivado para a Covid-19. Contudo, retornou a tempo de participar da semifinal contra o Santos-SP.

Natural de São José do Rio Preto (SP), Schultz teve seu vínculo com o América renovado até o fim de janeiro de 2024.

Lateral Matheus Schultz durante jogo-treino no CT Lanna Drumond (Foto: Mourão Panda / América)


MAIS RENOVAÇÕES

Além dos três atletas descritos acima, mais três jovens também tiveram seus vínculos estendidos pela Diretoria de Base.

Pedro Michanoski chegou ao América em março de 2021. O zagueiro de 20 anos fez parte da conquista do Campeonato Mineiro Sub-20 e também atuou em jogos da Copinha deste ano. Natural de Pato Branco (PR), Michanoski teve o contrato renovado até julho de 2022.

Lucas Marques chegou ao América em fevereiro de 2020. O goleiro de 17 anos vem atuando pela categoria Sub-17 do Coelhãozinho. Natural de Curitiba (PR), a jovem promessa assina com o América até o fim de janeiro de 2025.

Caio Maciel chegou ao América em julho de 2018 e vem sendo lapidado desde a categoria Sub-14. O meia de 17 anos defende a categoria Sub-17 atualmente. Natural de Cabo Frio (RJ), Caio Maciel também teve seu contrato renovado até o fim de janeiro de 2025.

Mais recentes

Por Moisés Elias 11 de setembro de 2025
Imagem: Lucas Pousa O América garantiu sua vaga na final do Campeonato Metropolitano de Futsal, na última terça-feira (09), após bater a equipe do Cruzeiro pelo placar de 7x4, no Ginásio Divino Braga, em jogo válido pela última rodada da competição. Com dois gols de Pepê e Joãozinho a conta da partida foi fechada com Gui Lopes, Tanque e Lucas Diniz, que anotaram um gol cada, ajudando o Coelhão a garantir a vaga para a finalíssima, que será disputada frente ao Minas Tênis Clube, ainda sem datas definidas pela Federação Mineira de Futsal. Com média de 6,8 gols por partida, a equipe americana encerra sua participação na primeira fase do torneio com 15 pontos em 18 disputados, marcando impressionantes 41 gols em seis jogos.  Agora, a equipe comandada pelo técnico Thales Henrique volta sua concentração para o Campeonato Brasileiro da categoria, onde enfrenta o Traipu de Alagoas, no próximo dia 27 setembro, em jogo de ida pela fase oitavas de final. O primeiro jogo do confronto acontece com mando do América, no Ginásio Wilson Fernandes Reis, em Nova Lima. A partida de volta tem data prevista para 4 de outubro, em solo Alagoano, na cidade de Traipu.
Por Moisés Elias 9 de setembro de 2025
Revivendo os anos 1990, considerados por muitos torcedores como a era de ouro do futebol brasileiro, a época é lembrada tanto pela irreverência dos jogadores, quanto pelos modelos de uniformes produzidos pelas marcas esportivas. O nova camisa número três do Coelhão ecoa este período, entregando um estilo clássico e, ao mesmo tempo, despojado. Lançada no último mês de agosto, a nova armadura foi novamente pivô de um ensaio fotográfico. O trabalho contou com modelos de peso, como os ex-jogadores Somália e Ronaldo Luiz, além da torcedora Fernanda Cunha representante do América no programa televisivo Alterosa Esporte, na Tv Alterosa. As fotografias foram tiradas no icônico Bar do Americano, localizado no Bairro Padre Eustáquio, região noroeste de Belo Horizonte, que conta com uma decoração rústica, com fotos e vários itens relacionados ao América, dando ao estabelecimento um ar típico da década de 1990. Nas redes sociais, os comentários quanto à estética da camisa são praticamente unânimes. Mostrando um alto índice de aprovação entre a Nação Americana e críticos, especializados no segmento de camisas de times de futebol. “Que campanha incrível. Pura nostalgia. Quero a camisa, o endereço do boteco e o horário da resenha pós-jogo”, escreveu um usuário em comentário na página oficial do América no Instagram. “Sensacional... belíssimo manto!!!”, escreveu outro, de forma mais expressiva. A estreia do modelo pelos jogadores aconteceu no último domingo (7), na Arena Independência, no desafio frente à equipe do Operário, válido pela 25° rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. A camisa e a coleção anos 1990 Produzida pela Volt Sport, parceira de material esportivo do América, a camisa apresenta a cor preta como predominante, sendo o tradicional verde substituído pelo verde neon, presente nas axilas, nas golas e nas mangas. O escudo aparece somente com as iniciais AFC bordadas, sem o emblema –, também na mesma tonalidade de verde e, o tecido, conta com grafismos triangulares que adicionam textura ao visual, remetendo à proposta retrô da camiseta. Juntamente com a peça de jogo, foi lançada também a linha Block Core, focada na moda de rua dos anos 1990. A coleção conta com uma camisa tradicional de jogo, um agasalho completo ao estilo colegial e outro que evidencia um corte mais largo ao corpo. Todos os artigos podem ser adquiridos na Loja do América física ou online. E custam a partir de R$ 229,99.
9 de setembro de 2025
Eleito conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais no dia 27 de agosto, Alencar da Silveira Júnior deixará a presidência do Conselho de Administração do América para assumir uma das cadeiras do órgão responsável pela análise e julgamento das contas públicas do Estado. Membro do Conselho de Administração desde 2009, Alencar, de 63 anos, estava em seu terceiro mandato à frente do colegiado. Presente na retomada histórica com o título da Série C em 2009, ele também presidiu o CA nas conquistas do Campeonato Mineiro de 2016 e do Campeonato Brasileiro da Série B em 2017. Liderou ainda o órgão de administração do Clube nas campanhas da Copa do Brasil em 2020, da Copa Libertadores em 2022 e da Copa Sul-Americana em 2023. Alencar também liderou a reconstrução do clube em 2015, quando o Coelho conquistou o acesso à Série A, já que um ano antes havia perdidos seis pontos como punição no STJD, o que impossibilitou de subir de divisão em 2014. Alencar, que em 2016 e 2017 foi eleito Dirigente do Ano no respeitado Troféu Guará, da Rádio Itatiaia, seguirá como membro do Conselho de Administração e passará o bastão de presidente para Márcio Vidal. Reconhecimento É com imensa gratidão que o América reconhece o legado deixado por Alencar na presidência do CA. Apesar da transição, ele permanecerá como membro do Conselho de Administração, assegurando que sua experiência e conhecimento sigam à disposição do Clube. Márcio Vidal Márcio Vidal, de 65 anos, é membro do Conselho de Administração do América, eleito para o triênio 2024-2026. Antes de fazer parte do Conselho de Administração, Vidal ocupou a presidência do Conselho Deliberativo (2018 a 2023) do América por dois mandatos. Conselheiro do Clube desde 1996, é neto de Francisco da Gama Neto, Presidente do Clube nas décadas de 1930 e 40. Professor Associado da Fundação Dom Cabral, Márcio Vidal, tem mais de 30 anos de experiência em gestão empresarial, hoje atua numa Escola de Negócios como orientador técnico de diversas empresas pelo Brasil.