Diário de Bordo: veja as exigências sanitárias e protocolares para acompanhar América no Paraguai

Tereza Rebello Horta • 25 de fevereiro de 2022
Diário de Bordo: veja as exigências sanitárias e protocolares para acompanhar América no Paraguai

Nação Americana, os primeiros 90 minutos da Libertadores não terminaram com o resultado esperado, mas o Coelhão tem outra oportunidade na semana que vem para continuar escrevendo sua história inédita na competição.

O apoio constante dos torcedores é fundamental para desenhar essa jornada. Quem quiser ir ao Paraguai para acompanhar o jogo na próxima quarta-feira, às 19h15, no tradicional estádio Defensores del Chaco, tem que ficar por dentro de algumas medidas protocolares e sanitárias para entrada no país vizinho. A última atualização sanitária publicada pelo Governo foi no início de fevereiro, então vale ficar atento para qualquer nova atualização local para embarque e entrada no Paraguai.

Vacina Covid
É obrigatório apresentar o certificado de vacinação contra a Covid-19 com esquema vacinal completo (mínimo duas doses ou dose única quando equivalente). O certificado em português é aceito, e deve apresentar nome, data de nascimento, número de documento, identificação da vacina e doses tomadas.

Para se considerar o esquema vacinal completo, o tempo mínimo é duas semanas da aplicação.

Exame PCR e medidas sanitárias
O Governo Paraguaio flexibilizou parte das medidas sanitárias impostas durante a pandemia de Coronavírus, mas manteve obrigatório o uso de máscaras e a exigência do esquema vacinal completo.

A atualização no sistema sanitário do Paraguai permite que pessoas de países do Mercosul que estejam com o esquema vacinal completo (duas doses de Covid-19 ou dose única equivalente da vacina da Janssen), aplicadas no mínimo a 14 dias, não têm que apresentar mais teste PCR ou antígeno para entrar no país.

Documento de identificação
Se optar por entrar com carteira de identidade, ela deve estar em bom estado de conservação e com no máximo 10 anos de expedição. Outra opção é apresentar o passaporte, caso o RG identidade esteja fora das condições acima.

Ficha de declaração
Viajantes a partir de 12 anos devem completar a ficha de declaração para ingresso no país (máximo 24 horas antes da chegada). O site para preencher é o seguinte: http://dgvs.mspbs.gov.py/webdgvs/views/paginas/vista_viajeros_nor.html

Atenção! É necessário preencher as informações com o mesmo documento que será utilizado para a compra do ingresso.

Certificado febre amarela
É obrigatório apresentar o Certificado Internacional de Vacinação por conta da vacina de febre amarela. O material é emitido no site do Governo. A pessoa deve anexar as imagens do cartão de vacinação que contém os dados da vacina de Febre Amarela e a data tomada para conferência. O documento leva alguns dias para ficar pronto (média de 2 a 3 dias no mínimo), então é bom solicitar rápido. O link para o pedido está aqui: https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-o-certificado-internacional-de-vacinacao-e-profilaxia

Para quem tiver dificuldade, existe a possibilidade de entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte – Serviço de Atenção à Saúde do Viajante Endereço: Rua Paraíba, nº 890, Savassi, Belo Horizonte. Atendimento somente em dias úteis, de 8h00 às 12h00 e de 13h00 às 17h00, mediante agendamento por telefone (31) 3246-5026/3277- 5300. E-mail: saude.viajante@pbh.gov.br . É necessário realizar o pré-cadastro na página http://viajante.anvisa.gov.br/

É possível que a pessoa consiga retirar o comprovante presencialmente lá (confirmar nos contatos acima).

A partir de um ano de idade é obrigatório apresentar o documento de vacinação de febre amarela. De acordo com a Agência Nacional, a vacina precisa ter sido tomada ao menos 10 dias antes da viagem, para aqueles que nunca se vacinaram contra a febre amarela.

Ingressos

Para ter acesso ao jogo é obrigatório preencher dois links , ambos listados abaixo. Porém, mais que colocar os dados, é necessário usar a mesma identificação (nome e documento) nos dois registros. Portanto, se usar o CPF e o nome completo ou abreviado em um dos sites, o torcedor tem que repetir os mesmos dados no outro link.

O primeiro é o  Cardenet Digital  (caderneta). Nele, a pessoa preenche nome, documento, data de nascimento e em qual país tomou a vacina contra a Covid-19. O acesso se dá pelo site  (CLIQUE AQUI)

O segundo pede o registro de usuário e possibilita a compra do ingresso (sempre repetir os dados usados no link anterior) e mais algumas informações. Basta acessar o site  Red Uts  AQUI

SETOR E PREÇO DO INGRESSO

O torcedor do América que for apoiar o time em busca da virada na Libertadores, ficará no Setor Sul do Defensores del Chaco. O ingresso custa 90.000 Guaranis (moeda paraguaia), cerca de R$ 74 com as taxas incluídas.

Fiquem atentos que as medidas são citadas pelo Governo Paraguaio para os transporte aéreos ou terrestres.

Defensores del Chaco

Com mais de 100 anos de história, o estádio Defensores del Chaco é o mais tradicional do Paraguai. Ele fica localizado na Mayor José de Jesús Marinez, 1393, na capital Assunção. A região tem forte comércio e rede hoteleira.

Mais recentes

3 de agosto de 2025
O América Futebol Clube informa que o técnico Enderson Moreira não é mais o treinador do Clube. O auxiliar técnico Luis Fernando Rosa Flores, o preparador físico Gerson Rocha, o preparador de goleiros Ailton Serafim e o analista de desempenho Victor Flores também deixam o Coelhão. O Clube agradece aos profissionais pelos serviços prestados e deseja sucesso em seus futuros desafios.
3 de agosto de 2025
Na noite deste sábado (02), o América enfrentou o Botafogo-SP em Ribeirão Preto, pela 20 rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe americana foi superada, por 2 a 1, pelos donos da casa. O JOGO A partida começou com o América pressionando e buscando chegar com perigo até a área adversária. Aos 04 minutos, Dubgod bateu falta com muito perigo, a bola passou raspando pela lateral. Aos 15 minutos, outra boa chegada do Coelho, em tabelinha na área com Stênio e W.Dubgod. Stênio sofreu o desarme no momento do cruzamento para a área. Aos 19 minutos, o adversário marcou. Mesmo com desvantagem no placar, o América manteve a raça e garra para ir em busca da virada na Arena Nicnet.  Aos 34 minutos do primeiro tempo, Dubgod cruza para a área, a zaga adversária afasta e a bola sobra para Stênio que escora para Miguelito mandar para o fundo das redes, deixando tudo igual no placar. Na segunda etapa, o América buscava espaços para ampliar a vantagem em Ribeirão Preto. Aos 20 minutos a arbitragem marcou penalidade máxima em favor do Coelho. W.Dubgod foi para a cobrança, entretanto, o goleiro defendeu. Aos 23 minutos outro pênalti marcado, desta vez para o adversário, que converteu. A partida terminou em 2 a 1 para os donos da casa. CALENDÁRIO O América enfrenta o Remo no sábado (09), às 16h, na Arena Independência.
Por Moisés Elias 2 de agosto de 2025
A última terça-feira (29), foi marcada pela comemoração dos dez anos da retomada do futebol feminino pelo América. Há uma década, o primeiro elenco das Spartanas era apresentado com grande expectativa no CT Lanna Drumond, pelo presidente Alencar da Silveira Jr. Naquela temporada, o futebol feminino voltava a ser fomentado pelo Coelhão após 33 anos de sua dissolução, que ocorreu logo depois da campanha do vice-campeonato mineiro de 1983. A retomada da categoria dentro do América aconteceu de forma voluntária, antes mesmo da obrigatoriedade imposta pela CONMEBOL e pela CBF, que começou a valer somente em 2019. Obrigando todos os times das série A do Campeonato Brasileiro e participantes de competições sul-americanas à manutenção de uma equipe feminina. “O América sempre acreditou no futebol feminino. Prova disso é nosso movimento de implementação da categoria, muito antes de se tornar obrigatória. Temos procurado dar totais condições para que nossas atletas desenvolvam seu trabalho e, consequentemente, obtenham os resultados. Sabemos que há muito ainda a ser feito, mas temos certeza de que seguimos na trajetória correta e, que, em breve, novos títulos virão”,enfatizou Dower Araújo, diretor presidente. Vale salientar, que a prática do esporte por parte das mulheres foi proibida no Brasil por 38 anos, entre os anos de 1941 e 1979, por decreto de lei assinado pelo então presidente da república, Getúlio Vargas, sob a “alegação de ser incompatível com a natureza feminina”. Com a revogação do decreto em 1979, já no início da década de 1980, sob a vanguarda do América e outras equipes, surgem as primeiras equipes de futebol feminino, buscando o rompimento com o preconceito e o sexismo que imperava naquela época. A Spartanas Nesses dez anos, a equipe feminina tem evoluído a cada temporada, obtendo marcas importantes e conquistando títulos, como o tricampeonato mineiro em 2016, 2017 e 2018, que aconteceu pouco depois de sua recriação. Além do acesso à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro da categoria, em 2023, quando chegou até a fase de semifinal. Recentemente, foi dado mais um passo no quesito preparação, o CT de Santa Luzia passou a ser local exclusivo para treinamento das Spartanas, que tem passado por melhorias contínuas para que a equipe possa performar em busca de novas conquistas para a Nação Americana. Nesta temporada o elenco comandado pelo técnico Jorge Victor ainda terá a Copa do Brasil e o Campeonato Mineiro pela frente. Na competição de mata-mata, as Meninas do Coelho irão enfrentar o Santos na próxima quarta-feira (06), em partida válida pela terceira fase do certame nacional. O Campeonato Mineiro terá seu início em 20 de setembro, ainda sem confrontos definidos.