Diário de Bordo: veja as exigências sanitárias e protocolares para acompanhar América no Paraguai

Tereza Rebello Horta • 25 de fevereiro de 2022
Diário de Bordo: veja as exigências sanitárias e protocolares para acompanhar América no Paraguai

Nação Americana, os primeiros 90 minutos da Libertadores não terminaram com o resultado esperado, mas o Coelhão tem outra oportunidade na semana que vem para continuar escrevendo sua história inédita na competição.

O apoio constante dos torcedores é fundamental para desenhar essa jornada. Quem quiser ir ao Paraguai para acompanhar o jogo na próxima quarta-feira, às 19h15, no tradicional estádio Defensores del Chaco, tem que ficar por dentro de algumas medidas protocolares e sanitárias para entrada no país vizinho. A última atualização sanitária publicada pelo Governo foi no início de fevereiro, então vale ficar atento para qualquer nova atualização local para embarque e entrada no Paraguai.

Vacina Covid
É obrigatório apresentar o certificado de vacinação contra a Covid-19 com esquema vacinal completo (mínimo duas doses ou dose única quando equivalente). O certificado em português é aceito, e deve apresentar nome, data de nascimento, número de documento, identificação da vacina e doses tomadas.

Para se considerar o esquema vacinal completo, o tempo mínimo é duas semanas da aplicação.

Exame PCR e medidas sanitárias
O Governo Paraguaio flexibilizou parte das medidas sanitárias impostas durante a pandemia de Coronavírus, mas manteve obrigatório o uso de máscaras e a exigência do esquema vacinal completo.

A atualização no sistema sanitário do Paraguai permite que pessoas de países do Mercosul que estejam com o esquema vacinal completo (duas doses de Covid-19 ou dose única equivalente da vacina da Janssen), aplicadas no mínimo a 14 dias, não têm que apresentar mais teste PCR ou antígeno para entrar no país.

Documento de identificação
Se optar por entrar com carteira de identidade, ela deve estar em bom estado de conservação e com no máximo 10 anos de expedição. Outra opção é apresentar o passaporte, caso o RG identidade esteja fora das condições acima.

Ficha de declaração
Viajantes a partir de 12 anos devem completar a ficha de declaração para ingresso no país (máximo 24 horas antes da chegada). O site para preencher é o seguinte: http://dgvs.mspbs.gov.py/webdgvs/views/paginas/vista_viajeros_nor.html

Atenção! É necessário preencher as informações com o mesmo documento que será utilizado para a compra do ingresso.

Certificado febre amarela
É obrigatório apresentar o Certificado Internacional de Vacinação por conta da vacina de febre amarela. O material é emitido no site do Governo. A pessoa deve anexar as imagens do cartão de vacinação que contém os dados da vacina de Febre Amarela e a data tomada para conferência. O documento leva alguns dias para ficar pronto (média de 2 a 3 dias no mínimo), então é bom solicitar rápido. O link para o pedido está aqui: https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-o-certificado-internacional-de-vacinacao-e-profilaxia

Para quem tiver dificuldade, existe a possibilidade de entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte – Serviço de Atenção à Saúde do Viajante Endereço: Rua Paraíba, nº 890, Savassi, Belo Horizonte. Atendimento somente em dias úteis, de 8h00 às 12h00 e de 13h00 às 17h00, mediante agendamento por telefone (31) 3246-5026/3277- 5300. E-mail: saude.viajante@pbh.gov.br . É necessário realizar o pré-cadastro na página http://viajante.anvisa.gov.br/

É possível que a pessoa consiga retirar o comprovante presencialmente lá (confirmar nos contatos acima).

A partir de um ano de idade é obrigatório apresentar o documento de vacinação de febre amarela. De acordo com a Agência Nacional, a vacina precisa ter sido tomada ao menos 10 dias antes da viagem, para aqueles que nunca se vacinaram contra a febre amarela.

Ingressos

Para ter acesso ao jogo é obrigatório preencher dois links , ambos listados abaixo. Porém, mais que colocar os dados, é necessário usar a mesma identificação (nome e documento) nos dois registros. Portanto, se usar o CPF e o nome completo ou abreviado em um dos sites, o torcedor tem que repetir os mesmos dados no outro link.

O primeiro é o  Cardenet Digital  (caderneta). Nele, a pessoa preenche nome, documento, data de nascimento e em qual país tomou a vacina contra a Covid-19. O acesso se dá pelo site  (CLIQUE AQUI)

O segundo pede o registro de usuário e possibilita a compra do ingresso (sempre repetir os dados usados no link anterior) e mais algumas informações. Basta acessar o site  Red Uts  AQUI

SETOR E PREÇO DO INGRESSO

O torcedor do América que for apoiar o time em busca da virada na Libertadores, ficará no Setor Sul do Defensores del Chaco. O ingresso custa 90.000 Guaranis (moeda paraguaia), cerca de R$ 74 com as taxas incluídas.

Fiquem atentos que as medidas são citadas pelo Governo Paraguaio para os transporte aéreos ou terrestres.

Defensores del Chaco

Com mais de 100 anos de história, o estádio Defensores del Chaco é o mais tradicional do Paraguai. Ele fica localizado na Mayor José de Jesús Marinez, 1393, na capital Assunção. A região tem forte comércio e rede hoteleira.

Mais recentes

16 de dezembro de 2025
O América já conhece as datas e horários dos jogos da primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026. O D NA Formador está no Grupo 10, com sede em Ribeirão Preto e estreia contra o Noroeste-SP, dia 3 de janeiro (sábado), às 20h15. Confira: 3 de janeiro, 20h15 - Noroeste-SP x América 6 de janeiro, 20h15 - Atlético-PI x América 9 de janeiro, 20h15 - Comercial x América
15 de dezembro de 2025
Na última terça-feira (9), o ex-presidente do América Futebol Clube, Alencar da Silveira Jr., foi homenageado com uma placa instalada em sua cabine na Arena Independência. Mais do que uma homenagem, o gesto simboliza a gratidão do clube por toda a contribuição deixada por Alencar ao longo de sua trajetória no América. A placa foi entregue por Márcio Vidal, Presidente do Conselho de Administração , e, ao recebê-la, Alencar destacou a emoção do reconhecimento: “só agradecer, acho que temos um trabalho que foi feito e reconhecimento, nada melhor que isso”. Alencar da Silveira Jr. presidiu o clube entre 2015 e 2017. Durante sua gestão, o Coelhão conquistou o Campeonato Mineiro após 15 anos, garantiu dois acessos à Série A e foi bicampeão da Série B. Com essa placa, o América Futebol Clube reafirma seu compromisso em valorizar aqueles que fazem parte de sua história e demonstra gratidão a quem deixou uma marca importante na trajetória do clube. O América é grato a todos aqueles que engrandecem o seu pavilhão.
12 de dezembro de 2025
Com o objetivo de fortalecer ainda mais o DNA Formador americano, o América Futebol Clube anuncia Eduardo Guadagnucci como novo treinador do Sub-20. O profissional de 38 anos possui ampla experiência nas categorias de base de clubes de destaque do futebol brasileiro, como Cruzeiro, EC Bahia, Novorizontino e Palmeiras. Ao longo de sua trajetória, Guadagnucci deixou marcas importantes por onde passou, desenvolveu atletas e conquistou títulos. O mais recente foi há duas semanas, quando venceu o Campeonato Paulista Sub-15 pelo Palmeiras. Em 2024, já havia erguido a taça dessa mesma competição, comandando o Sub-20 do Novorizontino. Guadagnucci também foi vice-campeão da Copa do Brasil Sub-20 pelo EC Bahia, acumula experiências no Sub-15 e Sub-17 do Cruzeiro e da Ferroviária, e já atuou como técnico interino do Sub-23 do EC Bahia. A escolha pelo treinador foi fortemente pautada por sua trajetória consistente em grandes clubes do país, como destaca Mauro Júnior, Gerente Técnico da Base do Coelhão: “Eduardo reúne conhecimento, liderança e uma visão totalmente alinhada com o que buscamos para o DNA Formador. Sua trajetória mostra não apenas competência, mas também a capacidade de construir ambientes formativos e vencedores.” Eduardo Guadagnucci é graduado em Educação Física e possui as licenças A e B de treinador, concedidas pela CBF. Sua apresentação oficial acontecerá nesta segunda-feira, e seu primeiro desafio será a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha. A contratação reforça o compromisso do América Futebol Clube em investir continuamente na formação de atletas e evidencia uma visão estratégica que busca não apenas fortalecer suas categorias de base, mas também assegurar que o clube siga como referência na revelação de talentos e na construção de um futuro sustentável para o futebol brasileiro.