Sul-Americano Sub-20 de seleções começa nesta quinta com América representado dentro e fora de campo

Bruno Lobao • 18 de janeiro de 2023
Sul-Americano Sub-20 de seleções começa nesta quinta com América representado dentro e fora de campo

Um dos torneios mais importantes da categoria sub-20, o Sul-Americano de seleções tem início nesta quinta-feira, com a estreia do Brasil diante do Peru, em Cali, na Colômbia. A partida ocorrerá às 19h (horário de Brasília). 


Em busca do 12º título da competição continental, a Seleção Brasileira terá dois representantes do América na delegação: o lateral-direito Arthur e o preparador físico Leonardo Cupertino, que é atualmente o coordenador de performance do América. Ambos possuem experiência na Seleção e participaram do ciclo de preparação para o Sul-Americano.


Arthur, com apenas 19 anos, foi chamado pelo técnico Ramon Menezes para representar o Brasil no torneio quadrangular sub-20, disputado em setembro do ano passado, no Uruguai. Depois, participou como titular de um dos amistosos contra o Chile, no mês de novembro. Agora, pela primeira vez disputará uma competição de grande renome internacional defendendo a amarelinha. 


“A expectativa para o torneio é alta. Temos feito bons treinos, e a semana preparatória foi bem produtiva. Todos estão confiantes. Sabemos da nossa capacidade e da importância de disputar um campeonato tão importante como esse. A sensação [de representar o Brasil] é a melhor possível, é algo muito especial. Espero que possamos voltar para o nosso país com o título e com a classificação para o Mundial”, disse o lateral americano. 


Já Leonardo Cupertino, coordenador do Núcleo de Performance do Clube, foi convocado para exercer o cargo de preparador físico da Seleção em junho do ano passado, no Torneio Internacional do Espírito Santo. Desde então, o profissional americano é nome frequente nas convocações da equipe sub-20 e terá uma nova oportunidade neste Sul-Americano. 


"Como sempre falei em outras oportunidades, é um grande prazer estar servindo à Seleção, é o sonho de todo profissional. A expectativa nossa é a melhor possível, a Seleção Brasileira em qualquer categoria entra para vencer. Viemos em busca da vitória e do título Sul-Americano, não poderia ser diferente se tratando de Brasil", afirmou o coordenador do Núcleo de Performance do Coelho.



O Brasil está no Grupo A ao lado de Argentina, Colômbia, Paraguai e Peru. Para se classificar para o Mundial da categoria, a Seleção Brasileira terá que encerrar a primeira fase entre os três primeiros colocados de seu grupo, avançando assim para um hexagonal final. Neste hexagonal, quatro das seis equipes garantem vaga na Copa do Mundo Sub-20 de 2023.

Mais recentes

5 de maio de 2025
O atleta Miguel Terceros, acusado de injúria racial durante a partida do último domingo (4), contra o Operário, em Ponta Grossa, no Paraná, prestou depoimento e os esclarecimentos necessários junto à autoridade policial, negando a prática do delito, e retorna ainda hoje para Belo Horizonte. O América confia na palavra de seu atleta e está oferecendo todo o suporte para auxiliá-lo neste caso. O Clube reafirma seu compromisso inabalável no combate ao racismo. Esses valores são inegociáveis, e o América Futebol Clube repudia veementemente qualquer ato de preconceito e discriminação.
5 de maio de 2025
Na tarde deste domingo (4), as Spartanas conquistaram uma vitória importante no Campeonato Brasileiro Feminino ao derrotarem o Fluminense por 3 a 1 na Arena Gregorão, em Contagem. Com o resultado, o time mineiro chega a quatro vitórias em nove jogos e sobe momentaneamente para a sexta colocação na tabela. O JOGO A partida começou equilibrada, mas as Spartanas ditaram o ritmo no primeiro tempo. Aos 23 minutos, Ana Flávia abriu o placar para as Spartanas. Pouco antes do intervalo, aos 43 minutos, Mayara ampliou a vantagem para 2 a 0. Na segunda etapa, o Fluminense reagiu e diminuiu aos 31 minutos com um gol de pênalti de Raquel. No entanto, o América não deu espaço para a reação carioca e, aos 50 minutos, Sassá marcou o terceiro gol, selando a vitória por 3 a 1.  O próximo desafio da equipe americana será contra o Bragantino, fora de casa, no dia 11 de maio.
5 de maio de 2025
O América foi derrotado pelo Operário, por 1 a 0, na noite deste domingo (4), em Ponta Grossa, no Paraná. O Coelhão volta a campo no dia 14, contra o Paysandu, no Independência. JOGO O time da casa abriu o placar aos cinco minutos com Boschilia.Miguelito quase empatou em um chute cruzado, mas Elias salvou. No segundo tempo, Matheus Mendes fez uma defesa espetacular após chute de Boschilia. O Coelho foi pra cima para na tentativa do empate. Ricardo Silva cabeceou com perigo após cobrança de escanteio. Aos 30, Benitez quase fez de fora da área. O América foi a campo com Matheus Mendes, Júlio, Lucão, Ricardo Silva e Marlon (Pedro Barcelos), Miqueias (Kauã Diniz), Cauan Barros, Miguelito (Benitez), Stênio (Fabinho), Figueiredo e Willian Dubgod (Elizari).