Sul-Americano Sub-20 de seleções começa nesta quinta com América representado dentro e fora de campo

Bruno Lobao • 18 de janeiro de 2023
Sul-Americano Sub-20 de seleções começa nesta quinta com América representado dentro e fora de campo

Um dos torneios mais importantes da categoria sub-20, o Sul-Americano de seleções tem início nesta quinta-feira, com a estreia do Brasil diante do Peru, em Cali, na Colômbia. A partida ocorrerá às 19h (horário de Brasília). 


Em busca do 12º título da competição continental, a Seleção Brasileira terá dois representantes do América na delegação: o lateral-direito Arthur e o preparador físico Leonardo Cupertino, que é atualmente o coordenador de performance do América. Ambos possuem experiência na Seleção e participaram do ciclo de preparação para o Sul-Americano.


Arthur, com apenas 19 anos, foi chamado pelo técnico Ramon Menezes para representar o Brasil no torneio quadrangular sub-20, disputado em setembro do ano passado, no Uruguai. Depois, participou como titular de um dos amistosos contra o Chile, no mês de novembro. Agora, pela primeira vez disputará uma competição de grande renome internacional defendendo a amarelinha. 


“A expectativa para o torneio é alta. Temos feito bons treinos, e a semana preparatória foi bem produtiva. Todos estão confiantes. Sabemos da nossa capacidade e da importância de disputar um campeonato tão importante como esse. A sensação [de representar o Brasil] é a melhor possível, é algo muito especial. Espero que possamos voltar para o nosso país com o título e com a classificação para o Mundial”, disse o lateral americano. 


Já Leonardo Cupertino, coordenador do Núcleo de Performance do Clube, foi convocado para exercer o cargo de preparador físico da Seleção em junho do ano passado, no Torneio Internacional do Espírito Santo. Desde então, o profissional americano é nome frequente nas convocações da equipe sub-20 e terá uma nova oportunidade neste Sul-Americano. 


"Como sempre falei em outras oportunidades, é um grande prazer estar servindo à Seleção, é o sonho de todo profissional. A expectativa nossa é a melhor possível, a Seleção Brasileira em qualquer categoria entra para vencer. Viemos em busca da vitória e do título Sul-Americano, não poderia ser diferente se tratando de Brasil", afirmou o coordenador do Núcleo de Performance do Coelho.



O Brasil está no Grupo A ao lado de Argentina, Colômbia, Paraguai e Peru. Para se classificar para o Mundial da categoria, a Seleção Brasileira terá que encerrar a primeira fase entre os três primeiros colocados de seu grupo, avançando assim para um hexagonal final. Neste hexagonal, quatro das seis equipes garantem vaga na Copa do Mundo Sub-20 de 2023.

Mais recentes

24 de junho de 2026
Na noite desta terça-feira, o América enfrentou o Criciúma, na Arena Independência, em partida válida pela 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Apesar de buscar o ataque durante boa parte do confronto e pressionar nos minutos finais, o Coelho foi superado por 1 a 0. O JOGO Empurrado pela torcida e embalado pela vitória conquistada na rodada anterior, o América iniciou a partida tentando impor seu ritmo e ocupando o campo ofensivo. Nos primeiros minutos, a equipe americana buscou explorar os lados do campo e apostou na velocidade de seus atacantes para criar oportunidades. A melhor chegada do Coelho na primeira etapa aconteceu após lançamento para Matías Segovia, que finalizou para o gol, mas o lance acabou sendo invalidado por impedimento. O América mantinha maior iniciativa ofensiva, mas encontrava dificuldades para superar a marcação adversária e transformar a posse de bola em chances claras. Aos 31 minutos do primeiro tempo, o Criciúma abriu o placar em uma jogada isolada. Mesmo após sofrer o gol, o América tentou reagir ainda na etapa inicial, adiantando suas linhas e buscando maior presença no campo de ataque. Na volta para o segundo tempo, o técnico Umberto Louzer promoveu alterações na equipe para aumentar o volume ofensivo. O Coelho passou a controlar mais a posse de bola e pressionou o Criciúma em busca do empate, mas seguiu encontrando dificuldades na criação das jogadas. A melhor oportunidade americana aconteceu já na reta final da partida. Após sobra de bola na entrada da área, Yago acertou um belo voleio que explodiu no travessão, levantando a torcida no Independência e quase garantindo o empate para o América. Nos minutos finais, o Coelho manteve a pressão e buscou o gol até o último lance, mas não conseguiu furar o bloqueio defensivo adversário. COELHO EM CAMPO: William; Jhonny, Ricardo Silva, Manoel (Ítalo) e Dalbert; Jorge Jimenez (Felipe Amaral), Eduardo Person e Segovinha (Willian); Everton Brito, Gabriel Barros (Yago) e Mastriani (Paulo Victor). TÉCNICO: Umberto Louzer.
23 de junho de 2026
Na tarde desta terça-feira (23), o América empatou com o Cruzeiro 2 a 2. A partida da 18ª rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20 foi disputada na Toca da Raposa I. Com o resultado, o DNA Formador chega aos 25 pontos na tabela de classificação e ocupa o 11º lugar.  O jogo Fora de casa, o DNA Formador anotou boas chances no primeiro tempo e contou com boa atuação do goleiro Matheus Simões. Ainda assim, a equipe adversária consegui abrir o marcador aos 25 minutos. Na volta do intervalo, o rival ainda ampliou aos oito. A equipe Americana tentou responder e o técnico Jorge Marinho promoveu mudanças no time, entre elas a entrada do volante Gabryelo. Aos 22 minutos, em bela jogada individual, ele invadiu a área e marcou o primeiro do Coelhão. Pouco depois, aos 25, o capitão Otávio cobrou escanteio e a o defensor adversário marcou contra: Cruzeiro 2, América também 2. Agenda O DNA Formador Sub-20 volta a campo neste sábado (27), contra o Boston City. As equipes se enfrentam às 15h, no Complexo Boston City I, pela 11ª rodada do Campeonato Mineiro da categoria.
20 de junho de 2026
Na tarde deste sábado (20), na Arena Barueri, o América Sub-20 foi superado pelo Palmeiras, por 7 a 1, em duelo da 17ª rodada do Campeonato Brasileiro da categoria. Wellington marcou o gol do Coelho aos cinco minutos do primeiro tempo. Agenda O América Sub-20 volta a campo nesta terça-feira (23), contra o Cruzeiro. As equipes se enfrentam às 15h, na Toca da Raposa I, pela 18ª rodada do Brasileiro da categoria.