Spartanas estreiam com goleada sobre Itabirito no Campeonato Mineiro 2025

Clara Fonseca • 20 de setembro de 2025
Spartanas estreiam com goleada sobre Itabirito no Campeonato Mineiro 2025

Na tarde deste sábado (20), na Arena Frimisa, as Spartanas venceram o Itabirito por 4 a 1 em duelo da primeira rodada do Campeonato Mineiro 2025.


Vice-campeãs da última edição, as Spartanas somaram os primeiros 3 pontos do estadual, e se preparam para enfrentar o Araguari, dia 27 de setembro (sábado), às 11h15, no Estádio Ilvo Marani, em Vespasiano.


O jogo


O duelo entre América e Itabirito começou disputado, com chances para os dois lados. Aos dois minutos da primeira etapa, Rafa Levis cobrou falta pelo lado direito e tirou tinta da trave superior. Aos 11, a arbitragem expulsou a goleira Keka por pênalti cometido contra a equipe adversária. O técnico Jorge Victor acionou a goleira Sandy no lugar da zagueira Ana Clara, mas o Itabirito abriu o placar com a cobrança.


Mesmo em desvantagem numérica, o América continuou a atacar o sistema defensivo adversário e, aos 29, Mari Andrade sofreu pênalti dentro da pequena área. Na cobrança, Gadu bateu alto, no meio do gol, para igualar o marcador na Arena Frimisa.


Aos 41, Gadu tentou passe longo para Rafa Levis, livre de marcação. A camisa 10, por pouco, não alcançou a bola para marcar o segundo ainda no primeiro tempo.


Na segunda etapa, o América voltou com uma alteração. Pimenta entrou no lugar de Rafa Levis e, com um minuto de jogo, virou o placar para as Spartanas, aproveitando pelo passe de Soraya.


Pouco depois, aos 10, Gadu saltou na cobrança de escanteio e, de cabeça, marcou o terceiro para o América.


A equipe visitante tentou responder, mas Sandy, quando acionada, fez boas defesas para proteger a marca Americana. Á frente no placar, Jorge Victor promoveu as entradas de Thayná e Sassá no lugar de Gadu e Mari Andrade. 


Pouco depois, aos 24, Thayná apareceu pelo lado direito para receber outra assistência de Soraya e ampliar para as Spartanas.


Mesmo com o placar largo, o América manteve o ritmo de ataque. Aos 31, Pimenta driblou a marcação e ganhou escanteio. Logo depois, Ana Flávia recebeu na entrada da área e carimbou a trave superior, mas o apito final decretou a vitória de 4 a 1 para as Spartanas.


América 4 x 1 Itabirito


  • América: Keka (E); Laís Giacomel, Ana Clara (Sandy), Maira, Mimi (C) (Lorranny) e Maísa; Ana Flávia, Rafa Levis (Pimenta) e Mari Andrade (Sassá); Soraya e Gadu (Thayná).
  • Cartão Amarelo: Laís Giacomel
  • Cartão Vermelho: Keka
  • Gols: Gadu (2x), Pimenta e Thayná.


Mais recentes

18 de dezembro de 2025
O América acertou a compra em definitivo do goleiro Gustavo. O atleta, que atuou no América em 2025 por empréstimo junto ao Juventude, agora é do Coelhão, com contrato válido até 31 de dezembro de 2027. Gustavo chegou ao América em agosto deste ano e participou ativamente da campanha do Coelhão no returno do Campeonato Brasileiro, com 14 jogos disputados. O goleiro de 32 anos estreou pelo América na vitória contra o Avaí, em jogo válido pela 24° rodada do Brasileirão, na Arena Independência. Agora com contrato definitivo com o Coelhão, Gustavo se prepara para usar a armadura Americana por mais duas temporadas.
16 de dezembro de 2025
O América já conhece as datas e horários dos jogos da primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026. O D NA Formador está no Grupo 10, com sede em Ribeirão Preto e estreia contra o Noroeste-SP, dia 3 de janeiro (sábado), às 20h15. Confira: 3 de janeiro, 20h15 - Noroeste-SP x América 6 de janeiro, 20h15 - Atlético-PI x América 9 de janeiro, 20h15 - Comercial x América
15 de dezembro de 2025
Na última terça-feira (9), o ex-presidente do América Futebol Clube, Alencar da Silveira Jr., foi homenageado com uma placa instalada em sua cabine na Arena Independência. Mais do que uma homenagem, o gesto simboliza a gratidão do clube por toda a contribuição deixada por Alencar ao longo de sua trajetória no América. A placa foi entregue por Márcio Vidal, Presidente do Conselho de Administração , e, ao recebê-la, Alencar destacou a emoção do reconhecimento: “só agradecer, acho que temos um trabalho que foi feito e reconhecimento, nada melhor que isso”. Alencar da Silveira Jr. presidiu o clube entre 2015 e 2017. Durante sua gestão, o Coelhão conquistou o Campeonato Mineiro após 15 anos, garantiu dois acessos à Série A e foi bicampeão da Série B. Com essa placa, o América Futebol Clube reafirma seu compromisso em valorizar aqueles que fazem parte de sua história e demonstra gratidão a quem deixou uma marca importante na trajetória do clube. O América é grato a todos aqueles que engrandecem o seu pavilhão.