Destaque na sólida defesa de 2021, zagueiro Ricardo Silva retorna para sua quarta passagem pelo América

Estevão Germano • 20 de julho de 2022
Destaque na sólida defesa de 2021, zagueiro Ricardo Silva retorna para sua quarta passagem pelo América

Um dos destaques no esquadrão que entrou para a história do Clube em 2021, Ricardo Silva está de volta ao América. O zagueiro de 29 anos regressa ao Coelho sete meses após a saída rumo ao futebol coreano. Assinando um contrato definitivo até dezembro de 2023, o defensor inicia sua quarta passagem pelo América.


Titular na retaguarda americana no Campeonato Brasileiro do ano passado, Ricardo Silva reforçará o setor composto atualmente pelos zagueiros Éder, Germán Conti, Gustavo Marques, Iago Maidana e Luan Patrick.


Ricardo Silva chegou ao América pela primeira vez em abril de 2018. Emprestado pelo Ituano-SP, o zagueiro fez parte do elenco que disputou a Série A daquele ano. Ao fim da temporada, Ricardo voltou ao Ituano-SP para disputar o Campeonato Paulista de 2019. Contudo, com boa impressão deixada no Coelho, o atleta recebeu novo convite da diretoria americana e retornou logo após o estadual.


Na Série B de 2019, Ricardo Silva foi uma das peças fundamentais para a grande arrancada da equipe no returno da competição. Com 29 atuações e 5 gols marcados, o zagueiro foi o capitão do time americano contribuindo com boas atuações e liderança.


Em 2020, o atleta precisou retornar ao Ituano-SP, que ainda detinha seus direitos econômicos, e defendeu o clube do interior paulista novamente no campeonato estadual. Na sequência daquela temporada, foi contratado pelo Operário-PR. Titular, atuou em 26 partidas e ajudou o time paranaense a fazer boa campanha na Série B, encerrando a disputa na oitava colocação.


Em 2021, foi a primeira contratação anunciada pelo Clube e, novamente, fez boa temporada com a armadura americana. O zagueiro voltou a ter sequência no time titular a partir da 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, formando, desde então, a dupla de zaga com Eduardo Bauermann. Ao fim do ano, o Coelho encerrou a disputa na oitava colocação - a 2ª melhor campanha de sua história - e se classificou pela primeira vez para a Copa Libertadores.


Apesar do interesse do América na renovação de contrato naquele momento, o zagueiro aceitou uma proposta estrangeira do FC Seoul, clube da Coreia do Sul, onde atuou no primeiro semestre deste ano.


De volta ao Brasil, Ricardo Silva iniciou os trabalhos com bola nos últimos dias até que houvesse a abertura da janela internacional para conclusão da sua contratação. Com os trâmites concluídos nesta quarta-feira, o zagueiro já foi inscrito no BID da CBF e fica à disposição da comissão técnica para a sequência da temporada.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


FICHA DO JOGADOR


Nome completo: Ricardo César Dantas da Silva

Data de nascimento: 13/08/1992

Local de nascimento: São José do Seridó (RN)

Altura: 1,90 m

Clubes: América-RN (2010 e 2011), Mogi Mirim-SP (2011), Ceará-CE (2012 a 2013), Atlético-PR (2014 a 2016), Atlético-GO (2016 a 2017), Ituano-SP (2018, 2019 e 2020), Operário-PR (2020), América (2018, 2019 e 2021) e FC Seoul-COR (2022).

Principais títulos: Campeonato Brasileiro Série B (2016), Campeonato Paranaense (2016) e Campeonato Cearense (2012 e 2013).



Confira os números de Ricardo Silva pelo América:


Jogos: 63 (1 em 2018 / 29 em 2019 / 33 em 2021)

Vitórias: 29

Empates: 21

Derrotas: 13

Gols marcados: 6

Mais recentes

29 de outubro de 2025
Na tarde desta quarta-feira (29), na Arena Independência, o América venceu o Vasco por 2 a 0, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil Sub-20. Karlos Samuel e Cauê Araújo marcaram os gols do Coelhão. Com o resultado, o DNA Formador pode até perder por um gol de diferença no jogo da volta para se classificar. As equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira (5), às 15h, no Estádio Nivaldo Pereira. O jogo Nos primeiros minutos de jogo, as equipes se estudaram e o América anotou boas chances de gol. Aos 21 minutos, Karlos Samuel tentou de fora da área e, aos 23, Jhonatan Lima chutou rasteiro, com perigo, na cobrança de falta. Pouco depois, Júlio arriscou um chute de longa distância e a bola passou raspando na trave. O América manteve o ritmo na segunda etapa e, aos 12, Kauê Ricardo avançou pela esquerda e fez bom cruzamento para Ariel. O camisa 11 apenas escorou para Karlos Samuel marcar. A equipe adversária tentou responder, mas a defesa Americana soube suportar a pressão. O goleiro Lecce fez excelentes aparições para assegurar a vitória. Com a vantagem, o time comandado pelo técnico Mairon César manteve bom volume ofensivo. Já nos acréscimos, Bernardo insistiu na jogada até a linha de fundo e ganhou escanteio. Cauê Araújo, que entrou na segunda etapa, partiu para a cobrança e marcou um gol olímpico na Arena Independência. América 2 x 0 Vasco América: Lecce; Arthur Yan, Luis Henrique, Luiz Felipe e Kauê Ricardo; Otávio, Julio (Pedro Rocha) e Jhonatan Lima (Taubaté); Ariel (Gustavo Corrêa), Kauan Cristtyan (Bernardo) e Karlos Samuel (Cauê Araújo). Gols: Karlos Samuel e Cauê Araújo. Cartões amarelos: Bernardo, Otávio, Cauê.
25 de outubro de 2025
O América venceu o Athletic por 2 a 0, neste sábado (25), em São João del-Rei, em partida válida pela 34ª rodada do Brasileiro. É a quarta vitória do Coelho fora de casa no Campeonato. Com o resultado, o decacampeão chega a 41 pontos na tabela de classificação. O jogo O primeiro tempo começou movimentado com uma chance do time da casa já no primeiro minuto, mas o América respondeu na sequência. Miguelito por pouco não abriu o placar. A zaga salvou em cima da linha. Ainda na primeira etapa, o América teve duas boas chances. Amaral arriscou de fora de área e o goleiro espalmou para escanteio. Nós acréscimos, Titi Ortíz bateu falta com perigo. No segundo tempo, Yago Souza, DNA formado e um dos destaques do jogo, roubou a bola e cruzou na medida para Dubgod que escorou para Miguelito abrir o placar. O Coelho continuou em cima e pressionou a saída adversária. Felipe Amaral atento, roubou a bola e colocou números finais ao jogo: América 2 a 0.  O América foi a campo com: Gustavo, Júlio (Maguinho), Ricardo Silva (C), Lucão e Paulinho, Felipe Amaral, Kauã Diniz (Miqueias), Yago Souza (Emerson), Titi Ortiz (David da Hora), Miguelito (Jhosefer) e W.Dubgod.
24 de outubro de 2025
Com o Clube Certo, a Nação Americana têm acesso a descontos e vantagens exclusivas em todo o Brasil.