Após sucesso da 1ª edição, América promove mais uma Copa América das Escolas Oficiais

Estevão Germano • 20 de julho de 2022
Após sucesso da 1ª edição, América promove mais uma Copa América das Escolas Oficiais

O América promove, nesta semana, a 2ª edição da Copa América das Escolas Oficiais. Após realizar com sucesso a 1ª edição em julho de 2019, a Copa América retorna com tudo ao calendário das escolas oficiais do Clube. Devido à pandemia de Covid-19, a competição não foi realizada nos últimos dois anos, mas agora os alunos, pais e profissionais das escolinhas poderão ter novamente este momento de celebração e espírito esportivo.


A 2ª edição da Copa América, a exemplo da primeira, será realizada na cidade de Pará de Minas. Das quase 100 escolas oficiais, 26 estão envolvidas na competição. São mais de 800 alunos, ao todo, com idades respectivas entre da categoria Sub-7 até a Sub-17.


A abertura da 2ª edição da Copa América aconteceu na manhã desta quarta-feira. A competição tem como palcos a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e o Estádio José Maria de Castro, pertencente ao clube local São Francisco. O torneio irá até sábado e contará com fase classificatória, semifinal e final para cada categoria.


Elói Assis, consultor das Escolas Oficiais de Futebol do América, comentou sobre como será a 2ª edição da Copa América.


"Este é um evento fantástico que busca contemplar todas as escolas oficiais do Clube e abrange garotos desde os 6 e 7 anos até 17 anos. Faremos todo o torneio aqui na AABB, uma estrutura excelente com quatro campos gramados, áreas de alimentação e lazer para receber toda essa criançada", destacou.


Elói também aproveitou para agradecer pela estrutura oferecida em Pará de Minas e o cuidado que os envolvidos estão tendo com o evento.


"Temos um orgulho muito grande de promover uma competição com toda a organização possível, com equipes de segurança, equipes de arbitragem para os torneios de todas as categorias. Quero agradecer muito a todos da AABB, ao presidente Marcone Valadares, e também ao time São Francisco por oferecer toda a estrutura existente para que as crianças tenham esses quatro dias de realização de sonhos com o futebol".


Nas categorias menores (até Sub-9), todas as crianças participantes receberão medalhas pela presença na Copa América. Da categoria Sub-11 a Sub-17, os respectivos campeões serão congratulados com troféu e medalha. Toda a competição terá entrada franca.


Mais recentes

18 de janeiro de 2026
O América ficou no empate por 1 a 1 com o Itabirito neste domingo (18), no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro. O gol do Coelho foi marcado pelo zagueiro Nathan, nos minutos finais da partida. O JOGO O início do jogo teve o América com mais posse de bola e tentando ocupar o campo ofensivo, mas sem conseguir transformar esse controle em chances claras. As melhores investidas da equipe aconteceram em finalizações de média distância, que passaram próximas à meta adversária. Com o passar do tempo, o Itabirito equilibrou as ações, ganhou espaço e passou a finalizar com mais frequência, exigindo atenção da defesa americana e do goleiro Gustavo. Na volta do intervalo, o ritmo seguiu semelhante. As duas equipes encontraram dificuldades para construir jogadas e criar oportunidades efetivas. O América até chegou a levar perigo em finalização defendida pelo goleiro adversário, enquanto o Itabirito respondeu em chutes de fora da área. Buscando dar mais velocidade ao time, o técnico Alberto Valentim promoveu alterações, mas o jogo continuou truncado. Já na reta final, o Itabirito abriu o placar. O gol adversário fez o América aumentar a pressão ofensiva em busca da reação. A resposta veio pouco depois, aos 46 minutos da etapa final, em lance aéreo: após cruzamento pela esquerda, o zagueiro Nathan subiu com precisão e marcou de cabeça, decretando o empate e garantindo o resultado final. Com o empate, o América chegou aos sete pontos e segue na liderança do Grupo B do Campeonato Mineiro. O próximo desafio do Coelho será nesta quarta-feira, (21) às 21h30, contra o Atlético, no Independência, pela quarta rodada da competição estadual. Coelho em campo: Gustavo; Samuel Alves, Rafa Barcelos, Nathan e Paulinho; Otávio (Felipe Amaral), Val Soares (Thauan) e Yago Santos; Fer Elizari (Person), Everton Brito (Kauan Cristtyan) e Jhonatan (Paulo Victor). Técnico: Alberto Valentim
17 de janeiro de 2026
As Spartanas anunciam mais uma renovação para a temporada 2026: a goleira Sandy. Aos 25 anos, a atleta vive a segunda passagem pelo América. Integrada ao elenco em 2019, Sandy permaneceu no clube até o final de 2021 e retornou em 2024. Além da goleira, as Spartanas também anunciaram a renovação de contrato das zagueiras Ana Clara e Maiara, e do técnico Jorge Victor, além da contratação da atacante Dani Ortolan.
16 de janeiro de 2026
De olho na temporada 2026, as Spartanas anunciam a renovação de contrato da zagueira Ana Clara. No América desde 2023, a atleta denfendeu a Armadura Americana em 29 jogos. No ano passado, foram 17 partidas disputadas e dois gols marcados. Nesta semana, as Spartanas também anunciaram a renovação da zagueira Maiara e do técnico Jorge Victor, além da contratação da atacante Dani Ortolan. Nesta temporada, o América disputará a Série A1 do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Campeonato Mineiro.