De volta aos gramados! Spartanas dão o pontapé inicial rumo ao acesso neste domingo

Tereza Horta • 15 de abril de 2023
De volta aos gramados! Spartanas dão o pontapé inicial rumo ao acesso neste domingo

Neste domingo, as nossas Spartanas retornam aos gramados para a estreia do Campeonato Brasileiro Feminino Série A-2. Com o elenco reformulado após o fim do Mineiro, em novembro, o time encara o Fluminense-RJ, às 10h, no Estádio das Laranjeiras. A partida será transmitida no canal do clube mandante no Youtube.


O Coelho integra o grupo A juntamente com Cresspom-DF, Minas Brasília-DF, Botafogo-RJ, Fluminense-RJ, São José-SP, Taubaté-SP e Red Bull Bragantino-SP. Nesta primeira fase, os dezesseis times serão distribuídos em dois grupos de oito clubes cada e a disputa será em turno único.


A preparação da equipe americana para a disputa iniciou no fim de janeiro. De lá pra cá 14 reforços foram anunciados pela equipe comandada pelo técnico Jorge Victor. São eles: a goleira Letícia Bussatto, as zagueiras Ana Clara e García, as laterais Sullen, Ilana, Jaqueline e Karol Dias, a volante Scarlett, as meias Silvani e Alice, e por fim, as atacantes Jaielly, Moniquinha, Radija e Michele Carioca. 


Jorge destaca as 13 semanas que o time teve para se preparar para a competição: “Essa longa preparação foi muito proveitosa para desenvolver todas as capacidades do elenco e também testar as novas peças em amistosos. Todas tiveram minutagens em campo, o que possibilitou o desenvolvimento físico das atletas para aguentarem os 90 minutos na estreia”.


Ele também enfatiza a qualidade dos adversários do grupo A e avalia que os times estão em um mesmo nível técnico. “São times que, assim como nós, investiram muito para conseguir o acesso. Todos os times estão no mesmo nível e vão nos exigir muito, mas estamos confiantes em uma boa campanha na primeira fase”, disse.


Confira o elenco profissional das Spartanas:

  • Goleiras: Camila, Dafiny, Flávia e Letícia Bussato.
  • Zagueiras: Ana Clara, García, Hingredy e Maiara.
  • Laterais-direita: Jaqueline, Jissele, Karol Dias e Sabrina.
  • Laterais-esquerda: Ilana, Peré e Suellen.
  • Volantes: Ana Flávia, Brenda, Bruna Emília e Scarlett.
  • Meias: Alice, Aline Guedes, Gaby e Silvani.
  • Atacantes: Jaielly, Kim, Letícia, Michele Carioca, Moniquinha, Radija e Thayná.



Confira a comissão técnica das Spartanas:

  • Coordenadora Geral: Luiza Parreiras
  • Supervisor: Guilherme Cajueiro 
  • Técnico: Jorge Victor
  • Auxiliar técnica: Frederico Constantino
  • Preparador físico: Guilherme Pereira
  • Preparador de goleiras: Carlão
  • Analista de Desempenho: Mateus Vilela
  • Fisioterapeuta: Luanda Azevedo
  • Fisiologista: Michele Rocha
  • Médica: Isabelle Carvalho
  • Dentista: Cornelis Springer
  • Massagistas: João Vitor Pego e Marcão
  • Roupeiro: Rafael Barboza
  • Assessoria de imprensa: Tereza Horta


Mais recentes

5 de outubro de 2025
Na noite deste sábado (0 4 ), o América entrou em campo em Araraquara pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro e conquistou uma vitória maiúscula sobre a Ferroviária. Com atuação de muita raça e superação, o Coelhão venceu os donos da casa por 3 a 1, com gols de Maguinho, Lucão e Fabinho, em um resultado que dá novo fôlego na caminhada da equipe na competição. O JOGO A partida começou bastante movimentada na Arena Fonte Luminosa. O Coelho entrou em campo ciente da responsabilidade que carregava. Do outro lado, a Ferroviária tentava usar o fator casa para pressionar, mas o América não se deixou abalar. A equipe paulista abriu o marcador aos 15 minutos, mas foi justamente esse gol que serviu de combustível para a reação americana. O América não recuou, não se acovardou. Pelo contrário: passou a dominar as ações, empurrando o adversário para o campo de defesa. Aos 29 minutos, veio o merecido empate. Em cobrança de escanteio, Maguinho mostrou oportunismo: subiu mais alto do que toda a defesa adversária e cabeceou firme para o fundo da rede. O gol deu confiança, e o Coelho passou a controlar ainda mais as ações até o intervalo. Na volta para a segunda etapa, o América mostrou que queria mais. A cada ataque, a sensação era de que a virada estava cada vez mais próxima. E ela veio de forma emocionante: aos 45 minutos, em cobrança de falta perfeita de Ortiz, Lucão subiu com autoridade e cabeceou sem chances para o goleiro, virando o placar para alegria da Nação Americana. Ainda havia tempo para coroar a atuação com chave de ouro. Já nos acréscimos, Fabinho, que havia entrado ligado no jogo, sofreu pênalti dentro da área. O próprio camisa 28 assumiu a responsabilidade, pegou a bola e cobrou com categoria, decretando os 3 a 1 no placar. Uma vitória maiúscula, construída com raça, com entrega e com a cara do América: nunca desistir, acreditar até o fim e mostrar a força do Coelho. CALENDÁRIO O próximo confronto do Coelho é na Arena Independência, na quarta-feira (08), contra o Vila Nova.
4 de outubro de 2025
Na tarde deste sábado (4), na Arena Frimisa, o América venceu o Valadares por 8 a 1, em duelo da terceira rodada do Campeonato Mineiro Feminino. A equipe visitante abriu o placar aos dois minutos da primeira etapa, mas o América reagiu e Ana Clara, aos 26, deixou tudo igual. Aos 35, Laís Giacomel virou para as Spartanas e Daisinha ampliou nos acréscimos. Na segunda etapa, aos quatro minutos, Pimenta fez o quinto para o América e, um minuto depois, Mari Andrade deixou o dela. Emily Arias marcou aos 12 minutos e repetiu a dose aos 18. No último lance do jogo, Ana Portugal tentou cruzamento e a bola bateu no braço da adversária. A arbitragem marcou pênalti e Gadu fez boa cobrança para decretar a goleada Americana. Com a vitória, as Spartanas seguem na vice-liderança da tabela de classificação, com nove pontos. O próximo desafio é contra o Atlético, dia 12 de outubro (domingo), às 15h, na Arena Gregorão. América 8 x 1 Valadares América: Keka; Laís (Thayná), Lorranny, Ana Clara (Maísa), Mimi e Maísa; Ana Flávia (Rafa Levis), Daise (Sassá) e Mari Andrade; Emily Arias (Soraya) e Pimenta (Gadu). Gols (América): Ana Clara, Laís Giacomel, Daise, Pimenta, Mari Andrade, Emily Arias (2x) e Gadu.
4 de outubro de 2025
Na tarde deste sábado, no CT Lanna Drumond, o América foi superado pelo Cruzeiro, por 1 a 0, em duelo da sexta rodada do octogonal final do Campeonato Mineiro Sub-20. Com o resultado, a equipe Americana segue com oito pontos na tabela de classificação, sem chances de alcançar a liderança na última rodada que será disputada dia 12 de outubro (domingo). O jogo No primeiro tempo, o América explorou as laterais do campo e, quando ameaçado, defendeu a área com segurança . O goleiro Lecce fez duas grandes defesas e o placar permaneceu inalterado. Já na segunda etapa, aos 7 minutos, a equipe visitante abriu o marcador. O América rapidamente tentou responder com Kaíque Zizero. O atacante balançou a rede, mas a arbitragem sinalizou impedimento na jogada. O técnico Mairon César promoveu alterações e aumentou o volume ofensivo. Os atacantes do América somaram boas chances de gol, mas não conseguiram reverter o placar. Na rodada final do octogonal, o América encara o Boston City, dia 12 de outubro (domingo), às 10h, no Complexo Boston City.