Classificadas! Spartanas vencem Fortaleza e conquistam acesso para o Brasileirão Série A1

Bruno Lobao • 11 de junho de 2023
Classificadas! Spartanas vencem Fortaleza e conquistam acesso para o Brasileirão Série A1

O América está classificado para a elite do Brasileirão Feminino! Na tarde deste domingo, a equipe comandada pelo técnico Jorge Victor foi até Fortaleza-CE e bateu o time da casa pelo placar de 2 a 0, com gols de Silvani e Letícia. Como havia vencido a ida por 2 a 1, as Spartanas carimbaram a vaga para a primeira divisão nacional pela primeira vez na história.


O duelo na capital cearense foi válido pelas quartas de final do Brasileirão Série A-2, e terminou com a classificação das Spartanas para a próxima fase. Na semifinal, o América enfrentará a equipe do RB Bragantino, de São Paulo, e segue na disputa pelo título da divisão de acesso.


O JOGO


A partida começou estudada, com muito equilíbrio de ambos os lados. O América chegou com perigo aos 20 minutos, após finalização de Radija defendida pela goleira adversária. Pouco depois, aos 26, Silvani dominou na intermediária ofensiva, ajeitou o corpo e acertou um belo chute a longa distância, abrindo o placar para as Spartanas.


Com a vantagem ainda maior na somatória dos placares, a equipe americana passou a controlar mais a partida e se defender de maneira inteligente. Poucas oportunidades foram criadas, e as equipes desceram para o vestiário com o América na frente.


No segundo tempo, o jogo seguiu muito equilibrado, com o Fortaleza buscando a reação e as Spartanas tentando o contra-ataque para selar a classificação. Já nos acréscimos, aos 48 minutos, Letícia recebeu cara a cara com a goleira e bateu com muita categoria, no canto, ampliando o marcador e confirmando o acesso do América para a elite do futebol brasileiro.


As Spartanas entraram em campo com: Letícia Bussato, Karol Dias, Maiara, Hingredy, Suellen, Scarlett (Bruna Emília), Gaby, Silvani (Aline Guedes), Radija (Garcia), Thayná (Ilana) e Michele Carioca (Letícia).


ELENCO E COMISSÃO


Confira o elenco profissional das Spartanas:

  • Goleiras: Camila, Dafiny, Flávia e Letícia Bussato.
  • Zagueiras: Ana Clara, García, Hingredy e Maiara.
  • Laterais-direita: Jaqueline, Jissele, Karol Dias e Sabrina.
  • Laterais-esquerda: Ilana e Suellen.
  • Volantes: Ana Flávia, Brenda, Bruna Emília e Scarlett.
  • Meias: Alice, Aline Guedes, Gaby e Silvani.
  • Atacantes: Jaielly, Kim, Letícia, Michele Carioca, Radija e Thayná.


Confira a comissão técnica das Spartanas:

  • Coordenadora Geral: Luiza Parreiras
  • Supervisor: Guilherme Cajueiro 
  • Técnico: Jorge Victor
  • Auxiliar técnico: Frederico Constantino
  • Preparador físico: Guilherme Pereira
  • Preparador de goleiras: Carlão
  • Analista de Desempenho: Mateus Vilela
  • Fisioterapeuta: Luanda Azevedo
  • Fisiologista: Michele Rocha
  • Médica: Isabelle Carvalho
  • Dentista: Cornelis Springer
  • Massagistas: João Vitor Pego e Marcão
  • Roupeiro: Rafael Barboza
  • Assessoria de imprensa: Tereza Horta

Mais recentes

16 de dezembro de 2025
O América já conhece as datas e horários dos jogos da primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026. O D NA Formador está no Grupo 10, com sede em Ribeirão Preto e estreia contra o Noroeste-SP, dia 3 de janeiro (sábado), às 20h15. Confira: 3 de janeiro, 20h15 - Noroeste-SP x América 6 de janeiro, 20h15 - Atlético-PI x América 9 de janeiro, 20h15 - Comercial x América
15 de dezembro de 2025
Na última terça-feira (9), o ex-presidente do América Futebol Clube, Alencar da Silveira Jr., foi homenageado com uma placa instalada em sua cabine na Arena Independência. Mais do que uma homenagem, o gesto simboliza a gratidão do clube por toda a contribuição deixada por Alencar ao longo de sua trajetória no América. A placa foi entregue por Márcio Vidal, Presidente do Conselho de Administração , e, ao recebê-la, Alencar destacou a emoção do reconhecimento: “só agradecer, acho que temos um trabalho que foi feito e reconhecimento, nada melhor que isso”. Alencar da Silveira Jr. presidiu o clube entre 2015 e 2017. Durante sua gestão, o Coelhão conquistou o Campeonato Mineiro após 15 anos, garantiu dois acessos à Série A e foi bicampeão da Série B. Com essa placa, o América Futebol Clube reafirma seu compromisso em valorizar aqueles que fazem parte de sua história e demonstra gratidão a quem deixou uma marca importante na trajetória do clube. O América é grato a todos aqueles que engrandecem o seu pavilhão.
12 de dezembro de 2025
Com o objetivo de fortalecer ainda mais o DNA Formador americano, o América Futebol Clube anuncia Eduardo Guadagnucci como novo treinador do Sub-20. O profissional de 38 anos possui ampla experiência nas categorias de base de clubes de destaque do futebol brasileiro, como Cruzeiro, EC Bahia, Novorizontino e Palmeiras. Ao longo de sua trajetória, Guadagnucci deixou marcas importantes por onde passou, desenvolveu atletas e conquistou títulos. O mais recente foi há duas semanas, quando venceu o Campeonato Paulista Sub-15 pelo Palmeiras. Em 2024, já havia erguido a taça dessa mesma competição, comandando o Sub-20 do Novorizontino. Guadagnucci também foi vice-campeão da Copa do Brasil Sub-20 pelo EC Bahia, acumula experiências no Sub-15 e Sub-17 do Cruzeiro e da Ferroviária, e já atuou como técnico interino do Sub-23 do EC Bahia. A escolha pelo treinador foi fortemente pautada por sua trajetória consistente em grandes clubes do país, como destaca Mauro Júnior, Gerente Técnico da Base do Coelhão: “Eduardo reúne conhecimento, liderança e uma visão totalmente alinhada com o que buscamos para o DNA Formador. Sua trajetória mostra não apenas competência, mas também a capacidade de construir ambientes formativos e vencedores.” Eduardo Guadagnucci é graduado em Educação Física e possui as licenças A e B de treinador, concedidas pela CBF. Sua apresentação oficial acontecerá nesta segunda-feira, e seu primeiro desafio será a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha. A contratação reforça o compromisso do América Futebol Clube em investir continuamente na formação de atletas e evidencia uma visão estratégica que busca não apenas fortalecer suas categorias de base, mas também assegurar que o clube siga como referência na revelação de talentos e na construção de um futuro sustentável para o futebol brasileiro.