América goleia o Pouso Alegre e começa o Campeonato Mineiro em grande estilo

Estevão Germano • 23 de janeiro de 2023
América goleia o Pouso Alegre e começa o Campeonato Mineiro em grande estilo

O América iniciou a temporada 2023 com um ótimo cartão de visitas! Pela rodada inaugural do Campeonato Mineiro, o Coelho foi até a cidade de Pouso Alegre, no sul de Minas, e goleou o time da cidade por 4 a 0. Com boas tramas, exibições promissoras de atletas contratados na atual janela de transferências e solidez dos jogadores com mais tempo de casa, o time americano conquista o melhor resultado das partidas já realizadas nesta 1ª rodada do estadual.


Os autores do ótimo triunfo americano foram o volante e capitão Juninho, no primeiro tempo, e Benitez, Dadá Belmonte e Wellington Paulista na segunda etapa. Destaque também para os estreantes. Além do atacante Dadá Belmonte, que já anotou seu primeiro gol com a armadura do Coelho logo em sua primeira partida, o atacante Mateus Gonçalves e o lateral Nino Paraíba contribuíram com assistências na goleada deste domingo.


Após a ótima estreia, o América retorna a Belo Horizonte durante a madrugada. Na chegada à capital mineira, os jogadores ganharão folga nesta segunda-feira e retomarão os trabalhos na tarde de terça. O próximo compromisso do Coelho está marcado para domingo, às 18h30, contra o Villa Nova-MG, na Arena Independência, quando ocorrerá a primeira partida do time diante da torcida neste ano.


O JOGO

O América começou a partida no estádio Manduzão sofrendo sustos nos primeiros momentos. Durante 10 minutos, o Pouso Alegre se jogou ao ataque e conseguiu duas boas chances; a primeira bateu na rede pelo lado de fora e, na segunda, o Coelho se salvou em cima da linha pelo zagueiro Éder.


Em seguida, o América conseguiu equilibrar as ações e aos poucos passou a controlar o jogo. Aos 29 minutos, veio a melhor oportunidade americana e já o gol: Mateus Gonçalves encarou bem o marcador, jogou a bola para o pé esquerdo e cruzou para Juninho, que, dentro da grande área, mostrou oportunismo e desviou de cabeça no canto oposto do goleiro do Pouso Alegre para colocar o Coelho na frente do placar.


Na sequência da primeira etapa, o América controlou as ações até o apito final. Já no segundo tempo, Juninho colocou seu talento para jogo novamente e deu um passe açucarado de cavadinha para Benitez, aos 8 minutos, que anotou o gol. O passe foi tão bem executado que o assistente, erroneamente, levantou a bandeira invalidando o lance. Porém, na checagem do VAR, ficou comprovado que Benitez tinha muita condição, e o segundo gol do Coelhão foi validado.


O segundo gol deixou o América tranquilo na partida, e o Pouso Alegre, mesmo tentando jogadas pelos lados do campo, não conseguia ameaçar o gol de Matheus Cavichioli. Na segunda metade do tempo, Vagner Mancini promoveu substituições e deu fôlego novo à equipe. E assim saíram mais dois gols. Aos 40 minutos, após roubada de bola e lançamento em profundidade, Matheusinho ganhou na corrida e serviu o estreante Dadá Belmonte, que penetrou em velocidade e chutou firme: 3 a 0 para o América.


O quarto gol veio no apagar das luzes: novamente com roubada de bola e ligação rápida para o ataque. Desta vez, Nino Paraíba lançou do campo de defesa, Matheusinho fez o corta-luz, enganando a defesa do Pouso Alegre, e a bola sobrou livre para o centroavante Wellington Paulista fuzilar para o fundo do gol e decretar a goleada americana.



FICHA DO JOGO


Pouso Alegre-MG 0x4 América


Motivo: Campeonato Mineiro – Rodada 1

Local: Estádio Manduzão, em Pouso Alegre (MG)

Árbitro: Vinicius Gomes do Amaral

Auxiliares: Pablo Almeida da Costa e Rodney Faria Lima

Árbitro de vídeo: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira


Gols: Juninho, aos 29min do 1º T; Benitez, aos 8min, Dadá Belmonte, aos 40min, e Wellington Paulista, aos 48min do 2º T (América).

Cartões amarelos: Heitor e Renato Vischi (Pouso Alegre-MG).



AMÉRICA

Matheus Cavichioli; Nino Paraíba, Iago Maidana, Éder e Nicolas; Alê (Lucas Kal), Juninho e Benitez (Emmanuel Martinez); Mateus Gonçalves (Dadá Belmonte), Felipe Azevedo (Matheusinho) e Aloísio (Wellington Paulista).


Técnico: Vagner Mancini



POUSO ALEGRE-MG

Cairo; Igor Carvalho (Nando), Heitor, Renato Vischi e Gabriel Carioca; Jean Henrique (Christian), Carlinhos, Michael Paulista (Marquinhos) e Minho; Amarildo (Rodrigo Carioca) e Ingro.


Técnico: Eugênio Souza


Mais recentes

16 de dezembro de 2025
O América já conhece as datas e horários dos jogos da primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026. O D NA Formador está no Grupo 10, com sede em Ribeirão Preto e estreia contra o Noroeste-SP, dia 3 de janeiro (sábado), às 20h15. Confira: 3 de janeiro, 20h15 - Noroeste-SP x América 6 de janeiro, 20h15 - Atlético-PI x América 9 de janeiro, 20h15 - Comercial x América
15 de dezembro de 2025
Na última terça-feira (9), o ex-presidente do América Futebol Clube, Alencar da Silveira Jr., foi homenageado com uma placa instalada em sua cabine na Arena Independência. Mais do que uma homenagem, o gesto simboliza a gratidão do clube por toda a contribuição deixada por Alencar ao longo de sua trajetória no América. A placa foi entregue por Márcio Vidal, Presidente do Conselho de Administração , e, ao recebê-la, Alencar destacou a emoção do reconhecimento: “só agradecer, acho que temos um trabalho que foi feito e reconhecimento, nada melhor que isso”. Alencar da Silveira Jr. presidiu o clube entre 2015 e 2017. Durante sua gestão, o Coelhão conquistou o Campeonato Mineiro após 15 anos, garantiu dois acessos à Série A e foi bicampeão da Série B. Com essa placa, o América Futebol Clube reafirma seu compromisso em valorizar aqueles que fazem parte de sua história e demonstra gratidão a quem deixou uma marca importante na trajetória do clube. O América é grato a todos aqueles que engrandecem o seu pavilhão.
12 de dezembro de 2025
Com o objetivo de fortalecer ainda mais o DNA Formador americano, o América Futebol Clube anuncia Eduardo Guadagnucci como novo treinador do Sub-20. O profissional de 38 anos possui ampla experiência nas categorias de base de clubes de destaque do futebol brasileiro, como Cruzeiro, EC Bahia, Novorizontino e Palmeiras. Ao longo de sua trajetória, Guadagnucci deixou marcas importantes por onde passou, desenvolveu atletas e conquistou títulos. O mais recente foi há duas semanas, quando venceu o Campeonato Paulista Sub-15 pelo Palmeiras. Em 2024, já havia erguido a taça dessa mesma competição, comandando o Sub-20 do Novorizontino. Guadagnucci também foi vice-campeão da Copa do Brasil Sub-20 pelo EC Bahia, acumula experiências no Sub-15 e Sub-17 do Cruzeiro e da Ferroviária, e já atuou como técnico interino do Sub-23 do EC Bahia. A escolha pelo treinador foi fortemente pautada por sua trajetória consistente em grandes clubes do país, como destaca Mauro Júnior, Gerente Técnico da Base do Coelhão: “Eduardo reúne conhecimento, liderança e uma visão totalmente alinhada com o que buscamos para o DNA Formador. Sua trajetória mostra não apenas competência, mas também a capacidade de construir ambientes formativos e vencedores.” Eduardo Guadagnucci é graduado em Educação Física e possui as licenças A e B de treinador, concedidas pela CBF. Sua apresentação oficial acontecerá nesta segunda-feira, e seu primeiro desafio será a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha. A contratação reforça o compromisso do América Futebol Clube em investir continuamente na formação de atletas e evidencia uma visão estratégica que busca não apenas fortalecer suas categorias de base, mas também assegurar que o clube siga como referência na revelação de talentos e na construção de um futuro sustentável para o futebol brasileiro.