Adaptado ao futebol brasileiro, Uruguaio Labandeira reforça ataque do Coelhão

Moisés Elias • 22 de julho de 2025
Adaptado ao futebol brasileiro, Uruguaio Labandeira reforça ataque do Coelhão

Facundo Labandeira Castro, nascido em Mendonza Chico, Uruguai. É nessa pequena vila localizada na região sul do Uruguai, que o novo reforço americano deu seus primeiros chutes em uma bola de futebol.


Revelado pelo Nacional, em 2017, o atacante de 29 anos e 1,73m foi campeão uruguaio em 2019 pela equipe. Possui também passagens em outras equipes do país sul-americano, como Defensor, Danubio, Progresso e Boston River.


Fez sua estreia com a camisa do Coelhão no último domingo (20), no jogo contra a equipe da Chapecoense, pela 17° rodada do Brasileirão, começando a partida entre os titulares.

De acordo com Labandeira, a negociação não se estendeu muito. Quando soube do interesse do América e do projeto apresentado a ele, logo tratou de sua transferência para o clube.


“Quando começaram as negociações com o América falei ao meu empresário que se desse tudo certo, que eu queria vir, porque é um clube grande, que aspira para subir. É um clube com história, com uma camisa pesada... Que tem visibilidade tanto aqui, como fora do Brasil. Eu já conhecia o ElizarI e perguntei sobre como funcionava aqui, ele me deu boas referências sobre. Tive certeza de que queria vir, para poder seguir com a experiência no futebol brasileiro, crescendo pessoalmente e poder subir com o América”, salientou o jogador.


No Brasil desde 2022, Facundo está completamente adaptado ao futebol brasileiro. Atua como atacante de beirada pelo lado direito, e tem como principal característica a velocidade, chegando bem na área para finalizar.


Seu último time foi o Vila Nova-GO, onde foi campeão goiano no primeiro semestre deste ano. O contrato do jogador tem duração até junho de 2026. 


Mais recentes

18 de janeiro de 2026
O América ficou no empate por 1 a 1 com o Itabirito neste domingo (18), no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro. O gol do Coelho foi marcado pelo zagueiro Nathan, nos minutos finais da partida. O JOGO O início do jogo teve o América com mais posse de bola e tentando ocupar o campo ofensivo, mas sem conseguir transformar esse controle em chances claras. As melhores investidas da equipe aconteceram em finalizações de média distância, que passaram próximas à meta adversária. Com o passar do tempo, o Itabirito equilibrou as ações, ganhou espaço e passou a finalizar com mais frequência, exigindo atenção da defesa americana e do goleiro Gustavo. Na volta do intervalo, o ritmo seguiu semelhante. As duas equipes encontraram dificuldades para construir jogadas e criar oportunidades efetivas. O América até chegou a levar perigo em finalização defendida pelo goleiro adversário, enquanto o Itabirito respondeu em chutes de fora da área. Buscando dar mais velocidade ao time, o técnico Alberto Valentim promoveu alterações, mas o jogo continuou truncado. Já na reta final, o Itabirito abriu o placar. O gol adversário fez o América aumentar a pressão ofensiva em busca da reação. A resposta veio pouco depois, aos 46 minutos da etapa final, em lance aéreo: após cruzamento pela esquerda, o zagueiro Nathan subiu com precisão e marcou de cabeça, decretando o empate e garantindo o resultado final. Com o empate, o América chegou aos sete pontos e segue na liderança do Grupo B do Campeonato Mineiro. O próximo desafio do Coelho será nesta quarta-feira, (21) às 21h30, contra o Atlético, no Independência, pela quarta rodada da competição estadual. Coelho em campo: Gustavo; Samuel Alves, Rafa Barcelos, Nathan e Paulinho; Otávio (Felipe Amaral), Val Soares (Thauan) e Yago Santos; Fer Elizari (Person), Everton Brito (Kauan Cristtyan) e Jhonatan (Paulo Victor). Técnico: Alberto Valentim
17 de janeiro de 2026
As Spartanas anunciam mais uma renovação para a temporada 2026: a goleira Sandy. Aos 25 anos, a atleta vive a segunda passagem pelo América. Integrada ao elenco em 2019, Sandy permaneceu no clube até o final de 2021 e retornou em 2024. Além da goleira, as Spartanas também anunciaram a renovação de contrato das zagueiras Ana Clara e Maiara, e do técnico Jorge Victor, além da contratação da atacante Dani Ortolan.
16 de janeiro de 2026
De olho na temporada 2026, as Spartanas anunciam a renovação de contrato da zagueira Ana Clara. No América desde 2023, a atleta denfendeu a Armadura Americana em 29 jogos. No ano passado, foram 17 partidas disputadas e dois gols marcados. Nesta semana, as Spartanas também anunciaram a renovação da zagueira Maiara e do técnico Jorge Victor, além da contratação da atacante Dani Ortolan. Nesta temporada, o América disputará a Série A1 do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Campeonato Mineiro.