FIM DO TABU! América vence o clássico diante do Atlético e assume a vice-liderança do Brasileirão

Tereza Rebello Horta • 7 de maio de 2022
FIM DO TABU! América vence o clássico diante do Atlético e assume a vice-liderança do Brasileirão
Iago Maidana foi o autor do primeiro gol americano no clássico desta tarde (Foto: Mourão Panda / América)

Na tarde deste sábado, o Coelhão conquistou uma importante vitória no Campeonato Brasileiro. Diante do Atlético-MG, a equipe americana quebrou um jejum de 6 anos sem vencer o clássico e levou os três pontos com o placar por 2 a 1. Os gols americanos foram marcados por Iago Maidana e Raúl Cáceres.

Com o placar, o Coelho assumiu a 2ª posição do Brasileirão, com 9 pontos, mesma pontuação do líder Corinthians-SP. Na próxima terça-feira, o Clube vira a chave e disputa o segundo jogo da Copa do Brasil diante do CSA-AL, dessa vez em casa.

O Jogo

Quem pisca, perde! Com apenas 30 segundos de jogo, o Coelhão criou uma ótima chance de abrir o placar com o capitão Juninho, que parou na defesa do goleiro adversário. A pressão dos minutos iniciais foi tanta que em mais uma chegada americana na grande área, Juninho foi derrubado por Allan e o árbitro marcou pênalti a favor do Coelho. Na cobrança, o zagueirão Iago Maidana converteu e abriu o marcador da Arena Independência, aos 5 minutos. No decorrer do jogo, os goleiros fizeram importantes defesas e foram os grandes protagonistas do primeiro tempo. A marcação alta do América incomodou o Atlético, que não conseguia sair com a bola em velocidade. Já nos acréscimos, Ademir tentou deixar tudo igual no placar, mas o gol foi anulado após a intervenção do VAR. 

Na volta do intervalo, o América teve que lidar com dois desfalques logo de cara. O meia Matheusinho e o lateral João Paulo sentiram e não voltaram para o segundo tempo. Pedrinho e Raúl Cáceres foram os substitutos imediatos dos atletas. Seguindo os moldes do que ocorreu na primeira etapa, o América seguiu com a marcação alta, tentando explorar os contra-ataques. O Atlético chegou com perigo em várias oportunidades, e conseguiu empatar a partida aos 27 minutos. Raúl Cáceres: do banco para a virada! Aos 37, Índio Ramírez acha um ótimo passe para o lateral esquerdo que domina, bate colocado no canto e marca um golaço. Aos 53 minutos o árbitro apita pela última vez e O FIM DO TABU FOI DECRETADO.


FICHA DO JOGO

Atlético-MG 1×2 América

Motivo: Campeonato Brasileiro –  Rodada 5

Local: Arena Independência 

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)

Auxiliares: Bruno Raphael Pires (GO) e Fábio Pereira (TO)

VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)

Gol: Iago Maidana e Raúl Cáceres (América); Nacho (Atlético)

Cartões amarelo: Allan, Hulk, Keno e Réver (Atlético); Juninho, Gustavinho e Éder (América).

Cartão vermelho: Felipe Azevedo (América).

Atlético-MG

Everson; Guga, Réver, Júnior Alonso, Rubens; Allan, Jair e Nacho; Zaracho, Ademir e Hulk.

Técnico: Antonio Mohamed

América

Jailson; Patric, Iago Maidana, Éder e João Paulo (Raúl Cáceres); Lucas Kal, Juninho (Germán Conti), Matheusinho (Pedrinho) e Gustavinho (Aloísio); Henrique Almeida (Índio Ramírez) e Felipe Azevedo.

Técnico: Vagner Mancini

Mais recentes

12 de novembro de 2025
Na tarde desta quarta-feira (12), na Arena Independência, o América venceu o Paysandu, por 1 a 0, e abriu vantagem na disputa das quartas de final da Copa do Brasil Sub-20. Júlio balançou a rede para o Coelhão aos dois minutos do segundo tempo. O jogo da volta será disputado na próxima quarta-feira (19), às 16h, no Estádio da Curuzu, em Belém. O jogo Dominante em casa, o América pressionou a equipe visitante do início ao fim. Aos cinco minutos, Kauan finalizou de fora da área e testou a defesa adversária. Pouco depois, Ariel avançou pela direita e tocou para Jhonatan Lima. O camisa 10 mandou a bola na pequena área e Karlos Samuel, por pouco, não aproveitou o rebote do goleiro. Aos nove, Kauan se livrou de dois marcadores e passou para Kauê. No último instante, a defesa adversária conseguiu fazer o corte. Três minutos depois, Ariel arrancou pela direita, finalizou no alvo e ganhou escanteio. Na sequência, Kauan passou da marcação e cruzou para Karlos Samuel que mandou a bola na trave. A postura do América nos primeiros 15 minutos se repetiu ao longo de todo o jogo. Com a posse de bola, a equipe comandada por Mairon César ficou muito perto de inaugurar o placar ainda no primeiro tempo. Aos 27, Kauan tentou finalizar e o goleiro espalmou. No rebote, Ariel chutou rasteiro e a bola tirou tinta da trave. Na sequência, Kauê tentou o cruzamento pelo lado esquerdo e ganhou mais um escanteio. Pouco depois, Kauan teve nova oportunidade. Cara a cara com o goleiro, ele bateu cruzado e a bola passou raspando na trave. Já nos acréscimos, Jhonatan Lima tentou de fora da área, no ângulo, e a bola fez tremer o travessão. Mesmo com a intensidade ofensiva e o domínio da posse de bola pelo lado Americano, o primeiro tempo terminou em 0 a 0. No entanto, na volta do intervalo não demorou muito: com um minuto de bola rolando, Julio aproveitou rebote da defesa e, de fora da área, marcou o gol do Coelhão. O DNA Formador manteve a posse de bola e somou novas chances para ampliar. Aos 17, Jhonatan tentou o cabeceio dentro da pequena área e a bola saiu em linha de fundo. Pouco depois, a equipe adversária conseguiu construir uma boa jogada de ataque, mas Lecce fez excelente defesa. O América respondeu aos 23, quando Julio encontrou belo passe para Kauan. O camisa 9 finalizou no alvo, mas o adversário fez a defesa. Gustavo, que entrou na segunda etapa, também somou oportunidades para ampliar. Aos 34, o atacante encontrou bom cruzamento pela direita, mas o adversário fez o corte. Pouco depois, em cobrança de falta, Zizero, que também entrou ao longo do jogo, tirou tinta da trave, mas o placar permaneceu inalterado. América 1 x 0 Paysandu América: Lecce; Arthur Yan (Kappel), Luiz Felipe, Luis Henrique (C) e Kauê Ricardo; Otávio (Pedro Rocha), Julio (Thallyson) e Jhonatan Lima (Kayky Álvaro); Ariel (Kaíque Zizero), Karlos Samuel (Gustavo Corrêa) e Kauan Cristtyan. Gol: Julio (2’/2ºT) Cartão amarelo: Julio, Kappel, Thallyson e Jhonatan.
11 de novembro de 2025
O América Futebol Clube realizará uma nova ação de Entrada Liberada, chamando a Nação Americana ao Indepa. Torcedores terão acesso ao estádio gratuitamente, na partida do próximo domingo (16), às 16h30, frente à equipe do Cuiabá, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os ingressos sem custo serão oferecidos exclusivamente pelo site www.socioondaverde.com.br , com quantidade limitada a uma entrada por CPF. No entanto, é importante que o torcedor fique atento aos critérios da promoção, para que tenha seu acesso liberado à Arena Independência, que acontece por meio da tecnologia de reconhecimento facial e retirada de ingresso. O torcedor que ainda não é sócio, precisa aderir ao Plano Bala do Programa Onda Verde, uma modalidade de sócio totalmente gratuita. Caso o torcedor já seja sócio, mas não tenha efetuado o cadastramento dos dados biométricos, é só executar a ação, retirar os ingressos, vincular o CPF da pessoa que vai utilizá-lo e pronto: o acesso ao estádio está liberado! O cadastro da biometria facial precisa ser realizado no site www.socioondaverde.com.br . Siga as instruções para obter seu ingresso gratuito: Ainda não sou Sócio Bala. Como garanto meu ingresso? ▪️ Realizar o cadastro no site; ▪️ Aderir ao plano Bala; ▪️ Realizar o cadastro Facial; ▪️Ir em Ingresso; ▪️Retirar Ingresso Portão 3 Especial Pitangui; (como se fosse comprar) ▪️Vincular o seu CPF: (vincular ao portador) Já sou Sócio Bala. Como garanto meu ingresso? ▪️Entrar no cadastro; ▪️Registrar a facial; ▪️Ir em Ingresso; ▪️Retirar Ingresso Portão 3, especial Pitangui; (como se fosse comprar) ▪️Vincular o seu CPF: (vincular ao portador)  Vale lembrar que o cadastro facial é efetuado uma única vez, ficando os dados permanentemente armazenados no sistema de liberação da Arena Independência. Em caso de dúvidas, faça contato pelo número de WhatsApp (31) 3431-8176. Bora para o Indepa! Tem Coelhão.
11 de novembro de 2025
Na noite desta segunda-feira (10), o América mostrou mais uma vez sua força e superação. Com muita entrega e organização tática, o Coelho venceu a Chapecoense por 1 a 0, na Arena Condá, e garantiu mais três pontos importantes na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro. O gol americano foi marcado por W.Dubgod, que balançou as redes na segunda etapa e selou o triunfo alviverde fora de casa. O JOGO A primeira etapa foi de equilíbrio e muita disputa no meio-campo. América e Chapecoense travaram um duelo intenso, com forte marcação e poucas brechas para a criação de jogadas. As duas defesas se destacaram e mantiveram o placar zerado até o intervalo. O Coelho buscou construir as jogadas com paciência, tentando aproximações com Willian Bigode e Thauan, mas a zaga adversária conseguiu afastar as investidas. Mesmo assim, o América manteve o controle emocional e o foco defensivo, neutralizando os ataques da equipe catarinense. SEGUNDO TEMPO Na volta do intervalo, o América cresceu no jogo e mostrou sua eficiência. Logo no início da etapa final, aos 05 minutos, Kauã Diniz arrancou pelo meio e achou Paulinho pela esquerda. O lateral cruzou para a área e, após erro da defesa adversária, W.Dubgod aproveitou a sobra e empurrou para o fundo das redes: 1 a 0, Coelhão! Com a vantagem, o América mostrou maturidade e controle para administrar o resultado. A equipe se manteve compacta, com destaque para a atuação sólida do sistema defensivo, que bloqueou as principais tentativas da Chapecoense. Mesmo com a pressão do time mandante nos minutos finais, o Coelho soube segurar o placar com muita garra e raça. TRIUNFO COM A CARA DO COELHÃO! Com a vitória, o América somou mais 3 pontos importantes para a permanência na Série B do Brasileiro. Mais uma atuação segura, determinada e com a marca registrada do Coelhão: entrega do início ao fim! América em Campo: Gustavo; Júlio (Rafa Barcelos aos 28 do 1T), Ricardo Silva, Emerson, Lucão e Paulinho; Felipe Amaral (Miquéias aos 41 do 2T), Kauã Diniz e Yago Souza (Jhosefer aos 41 do 2T); Willian Bigode (Rafa Silva aos 31 do 2T) e Thauan (David da Hora aos 31 do 2T). Técnico : Alberto Valentim