FIM DO TABU! América vence o clássico diante do Atlético e assume a vice-liderança do Brasileirão

Tereza Rebello Horta • 7 de maio de 2022
FIM DO TABU! América vence o clássico diante do Atlético e assume a vice-liderança do Brasileirão
Iago Maidana foi o autor do primeiro gol americano no clássico desta tarde (Foto: Mourão Panda / América)

Na tarde deste sábado, o Coelhão conquistou uma importante vitória no Campeonato Brasileiro. Diante do Atlético-MG, a equipe americana quebrou um jejum de 6 anos sem vencer o clássico e levou os três pontos com o placar por 2 a 1. Os gols americanos foram marcados por Iago Maidana e Raúl Cáceres.

Com o placar, o Coelho assumiu a 2ª posição do Brasileirão, com 9 pontos, mesma pontuação do líder Corinthians-SP. Na próxima terça-feira, o Clube vira a chave e disputa o segundo jogo da Copa do Brasil diante do CSA-AL, dessa vez em casa.

O Jogo

Quem pisca, perde! Com apenas 30 segundos de jogo, o Coelhão criou uma ótima chance de abrir o placar com o capitão Juninho, que parou na defesa do goleiro adversário. A pressão dos minutos iniciais foi tanta que em mais uma chegada americana na grande área, Juninho foi derrubado por Allan e o árbitro marcou pênalti a favor do Coelho. Na cobrança, o zagueirão Iago Maidana converteu e abriu o marcador da Arena Independência, aos 5 minutos. No decorrer do jogo, os goleiros fizeram importantes defesas e foram os grandes protagonistas do primeiro tempo. A marcação alta do América incomodou o Atlético, que não conseguia sair com a bola em velocidade. Já nos acréscimos, Ademir tentou deixar tudo igual no placar, mas o gol foi anulado após a intervenção do VAR. 

Na volta do intervalo, o América teve que lidar com dois desfalques logo de cara. O meia Matheusinho e o lateral João Paulo sentiram e não voltaram para o segundo tempo. Pedrinho e Raúl Cáceres foram os substitutos imediatos dos atletas. Seguindo os moldes do que ocorreu na primeira etapa, o América seguiu com a marcação alta, tentando explorar os contra-ataques. O Atlético chegou com perigo em várias oportunidades, e conseguiu empatar a partida aos 27 minutos. Raúl Cáceres: do banco para a virada! Aos 37, Índio Ramírez acha um ótimo passe para o lateral esquerdo que domina, bate colocado no canto e marca um golaço. Aos 53 minutos o árbitro apita pela última vez e O FIM DO TABU FOI DECRETADO.


FICHA DO JOGO

Atlético-MG 1×2 América

Motivo: Campeonato Brasileiro –  Rodada 5

Local: Arena Independência 

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)

Auxiliares: Bruno Raphael Pires (GO) e Fábio Pereira (TO)

VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)

Gol: Iago Maidana e Raúl Cáceres (América); Nacho (Atlético)

Cartões amarelo: Allan, Hulk, Keno e Réver (Atlético); Juninho, Gustavinho e Éder (América).

Cartão vermelho: Felipe Azevedo (América).

Atlético-MG

Everson; Guga, Réver, Júnior Alonso, Rubens; Allan, Jair e Nacho; Zaracho, Ademir e Hulk.

Técnico: Antonio Mohamed

América

Jailson; Patric, Iago Maidana, Éder e João Paulo (Raúl Cáceres); Lucas Kal, Juninho (Germán Conti), Matheusinho (Pedrinho) e Gustavinho (Aloísio); Henrique Almeida (Índio Ramírez) e Felipe Azevedo.

Técnico: Vagner Mancini

Mais recentes

30 de junho de 2025
O América fará nos próximos dias 04 e 05 de julho, na Arena Independência, atendimento aos torcedores que ainda não efetuaram o cadastramento da biometria facial. A medida busca atender as determinações da Lei Geral do Esporte, que obriga a entrada de torcedores em eventos esportivos por meio da leitura facial. Uma equipe de funcionários do clube estará à disposição dos torcedores em frente ao portão 6, na Rua Pitangui, das 10h às 16h, auxiliando torcedores que queiram auxílio na execução do cadastro. Torcedores não sócios, ao realizarem o registro dos dados, ganharão um ingresso para a próxima partida do Coelhão no Independência, frente ao Athletic, válida pela 15° rodada do Brasileirão. Entretanto, o ingresso será restrito ao CPF do torcedor que tenha comparecido para realização do cadastro, sendo intransferível a outra pessoa. A ação também será estendida ao sócio que optar pelo auxílio presencial. A biometria facial é obrigatória a todos com mais de 14 anos. Podendo ser feito pelo site oficial do clube , acessando a aba de compra de ingressos ou excepcionalmente na próxima sexta-feira e sábado, em atendimento presencial na Arena Independência.
27 de junho de 2025
Na noite desta quinta-feira, (26), o América fez valer sua força ao vencer o CRB por 2 a 1, no Estádio Rei Pelé, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Com muita garra, inteligência e imposição técnica, o Coelhão conquistou mais três pontos importantíssimos na caminhada rumo ao acesso. O JOGO A partida começou bastante movimentada para as duas equipes, com ambas buscando espaços para abrir o placar. O CRB abriu o marcador aos 05 minutos do primeiro tempo. Mas a resposta americana veio com intensidade. O time seguiu pressionando e criou boas oportunidades até empatar ainda na primeira etapa. Aos 24 minutos, após ótima trama ofensiva, a bola sobrou para Figueiredo após cruzamento de Miguelito que se atirou mandando para o fundo das redes, sem chances para o goleiro: 1 a 1 no placar. Na volta do intervalo, o Coelhão voltou com ainda mais atitude e logo no primeiro minuto de jogo, veio a virada. Barros arrisca de fora da área, a bola bate no goleiro e morre dentro do gol. A partir daí, a equipe americana mostrou maturidade para controlar a partida, mantendo a posse de bola e administrando a vantagem com segurança. O adversário pouco ameaçou, e quando tentou acelerar, encontrou um sistema defensivo bem postado e atento. Aos 21 minutos da segunda etapa, o atacante Fabinho foi expulso . Com um a menos em campo, o América precisou alterar seu estilo de jogo, apostando mais na posse de bola e contra ataques. Na raça e na bravura americana, o Coelho garantiu a vitória e retorna para BH com os tão almejados 3 pontos na mala. CALENDÁRIO O próximo desafio do América será no dia 7 de julho , contra o Athletic, na Arena Independência.
Por Moisés Elias 25 de junho de 2025
O América fechou no começo dessa semana mais um acordo de patrocínio para a equipe profissional feminina. A Diamante Azul se junta às Spartanas na sequência da temporada e estampará sua marca nas mangas dos uniformes de jogo e de treino. Com mais de 27 anos de atuação, a marca mantém forte presença nos ramos da construção civil, serralheria e carpintaria –, fornecendo produtos como discos de corte, cerras, brocas, adaptadores; entre outros produtos inerentes aos segmentos. “Acreditamos que essa parceria será de muito sucesso para ambas as partes. Nossa marca vem se consolidando ano após ano e vimos que era o momento de darmos um passo a mais. Entramos no futebol mais uma vez com grande alegria. O futebol feminino como esporte e negócio ainda tem muito a crescer e, para que isso ocorra, apoio é fundamental”, analisa Leandro Saldanha, CEO da Diamante Azul. Completando dez anos de sua reativação, a equipe profissional feminina do Coelhão tem se firmando entre as principais do futebol brasileiro, com gestão e estruturas que oferecem às atletas condições para competirem em alto nível em todos os campeonatos. “O América sempre respeitou muito o futebol feminino. Temos nos empenhado bastante em buscar parceiros que, assim como nós, acreditam na força da modalidade que a cada temporada, tem demostrado um crescimento importante e, consequentemente, apresentando boas oportunidades de exposição e de negócio”, salienta Bernard Romanelli, diretor de marketing e negócios do América. No segundo semestre, as Spartanas terão duas importantes competições pela frente: A Copa do Brasil e o Campeonato Mineiro. O acordo entre Diamante Azul e América vai até 31 de dezembro deste ano, com exclusividade para o time feminino, podendo ser prorrogado para a temporada seguinte.