FIM DO TABU! América vence o clássico diante do Atlético e assume a vice-liderança do Brasileirão

Tereza Rebello Horta • 7 de maio de 2022
FIM DO TABU! América vence o clássico diante do Atlético e assume a vice-liderança do Brasileirão
Iago Maidana foi o autor do primeiro gol americano no clássico desta tarde (Foto: Mourão Panda / América)

Na tarde deste sábado, o Coelhão conquistou uma importante vitória no Campeonato Brasileiro. Diante do Atlético-MG, a equipe americana quebrou um jejum de 6 anos sem vencer o clássico e levou os três pontos com o placar por 2 a 1. Os gols americanos foram marcados por Iago Maidana e Raúl Cáceres.

Com o placar, o Coelho assumiu a 2ª posição do Brasileirão, com 9 pontos, mesma pontuação do líder Corinthians-SP. Na próxima terça-feira, o Clube vira a chave e disputa o segundo jogo da Copa do Brasil diante do CSA-AL, dessa vez em casa.

O Jogo

Quem pisca, perde! Com apenas 30 segundos de jogo, o Coelhão criou uma ótima chance de abrir o placar com o capitão Juninho, que parou na defesa do goleiro adversário. A pressão dos minutos iniciais foi tanta que em mais uma chegada americana na grande área, Juninho foi derrubado por Allan e o árbitro marcou pênalti a favor do Coelho. Na cobrança, o zagueirão Iago Maidana converteu e abriu o marcador da Arena Independência, aos 5 minutos. No decorrer do jogo, os goleiros fizeram importantes defesas e foram os grandes protagonistas do primeiro tempo. A marcação alta do América incomodou o Atlético, que não conseguia sair com a bola em velocidade. Já nos acréscimos, Ademir tentou deixar tudo igual no placar, mas o gol foi anulado após a intervenção do VAR. 

Na volta do intervalo, o América teve que lidar com dois desfalques logo de cara. O meia Matheusinho e o lateral João Paulo sentiram e não voltaram para o segundo tempo. Pedrinho e Raúl Cáceres foram os substitutos imediatos dos atletas. Seguindo os moldes do que ocorreu na primeira etapa, o América seguiu com a marcação alta, tentando explorar os contra-ataques. O Atlético chegou com perigo em várias oportunidades, e conseguiu empatar a partida aos 27 minutos. Raúl Cáceres: do banco para a virada! Aos 37, Índio Ramírez acha um ótimo passe para o lateral esquerdo que domina, bate colocado no canto e marca um golaço. Aos 53 minutos o árbitro apita pela última vez e O FIM DO TABU FOI DECRETADO.


FICHA DO JOGO

Atlético-MG 1×2 América

Motivo: Campeonato Brasileiro –  Rodada 5

Local: Arena Independência 

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)

Auxiliares: Bruno Raphael Pires (GO) e Fábio Pereira (TO)

VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)

Gol: Iago Maidana e Raúl Cáceres (América); Nacho (Atlético)

Cartões amarelo: Allan, Hulk, Keno e Réver (Atlético); Juninho, Gustavinho e Éder (América).

Cartão vermelho: Felipe Azevedo (América).

Atlético-MG

Everson; Guga, Réver, Júnior Alonso, Rubens; Allan, Jair e Nacho; Zaracho, Ademir e Hulk.

Técnico: Antonio Mohamed

América

Jailson; Patric, Iago Maidana, Éder e João Paulo (Raúl Cáceres); Lucas Kal, Juninho (Germán Conti), Matheusinho (Pedrinho) e Gustavinho (Aloísio); Henrique Almeida (Índio Ramírez) e Felipe Azevedo.

Técnico: Vagner Mancini

Mais recentes

26 de dezembro de 2025
Na tarde desta sexta-feira (26), o elenco do América se apresentou no CT Lanna Drumond e deu início à preparação para a temporada de 2026. Os atletas fizeram trabalhos na academia e no campo. O meio-campista argentino Elizari teve seu contrato estendido até 30/11/2026. Já o zagueiro Ricardo Silva renovou com o Coelhão até 30/11/2027. O atacante Jonathan Lima, destaque do time Sub-20 finalista da Copa do Brasil, está integrado ao elenco profissional. Os atletas irão treinar em dois períodos até a próxima terça-feira (30). A delegação irá se concentrar em um hotel na região da Pampulha. Na quarta-feira (31) a atividade será no período da manhã. Os jogadores serão liberados e retornarão aos trabalhos na sexta-feira (02/01), também no período da manhã. Confira a lista de atletas que se apresentaram no CT Lanna Drumond: Goleiros: Gustavo, Cássio, William e Lecce. Laterais: Maguinho, Samuel Alves, Paulinho e Artur. Zagueiros: Emerson, Rafa Barcelos e Ricardo Silva. Meio-campistas: Felipe Amaral, Alê, Yago Souza, Yago Santos, Elizari, Eduardo Person e Thauan. Atacantes: Willian Dubgod, Paulo Victor, Everton Brito e Jhonatan Lima.
26 de dezembro de 2025
Everton Brito é o novo atacante do América! O atleta de 30 anos assina contrato com o Coelhão até 30 de novembro de 2026. Everton é natural de Itapira (SP) e foi revelado nas categorias de base do Palmeiras. O atleta soma passagens por clubes como Juventude, Ferroviária, Goiás e Vila Nova. Ambidestro, Éverton atua principalmente pelas pontas do campo. Ficha técnica: Nome completo: Everton Sidnei de Brito Data de nascimento: 20/03/1995 Origem: Itapira, SP Posição: atacante Clubes: 2012 – Palmeiras 2016 – Noroeste 2016 – XV de Piracicaba 2017 – Brasilis 2017/2018 – Krymteplytsia 2019 – Madureira 2019 – Noroeste 2020 – Gama 2020 – Juventude 2021 – Ferroviária 2021 – Goiás 2021 – Figueirense 2022 – Paraná 2022 – Náutico 2023 – Inter de Limeira 2023 – Vila Nova 2024 – Inter de Limeira 2025 – Ponte Preta 2026 – AMÉRICA
26 de dezembro de 2025
O América anuncia a renovação de contrato do meio-campista Fernando Elizari, de 34 anos, que segue vestindo a camisa do Coelhão até 30 de novembro de 2026. Contratado junto ao Defensor Sporting, do Uruguai, em julho de 2024, o jogador argentino rapidamente se adaptou ao futebol brasileiro e ao ambiente do América, tornando-se peça importante do elenco. Na temporada de 2025, Elizari entrou em campo 37 vezes, sendo 21 partidas como titular.  Com sua experiência, aliada à boa leitura de jogo, qualidade na construção das jogadas e presença ofensiva, o meia contribuiu diretamente com o desempenho da equipe, anotando três gols e distribuindo duas assistências ao longo da temporada.