Coelhão na Estrada apresenta Maceió, o “Paraíso das Águas”

Tereza Rebello Horta • 17 de abril de 2022
Coelhão na Estrada apresenta Maceió, o “Paraíso das Águas”
CSA e América se enfrentam nesta terça, às 19h, no Estádio Rei Pelé (Arte / América)

Após a conquista da primeira vitória pelo Brasileirão, o elenco do Coelhão segue com destino a terras nordestinas. O desafio da vez será diante do CSA-AL e marca a estreia do América na Copa do Brasil 2022. O Coelhão na Estrada te apresenta todas as belezas de Maceió, a casa do time alagoano.

Capital do estado de Alagoas, Maceió foi fundada em dezembro de 1815 e somaatualmente mais de um milhão de habitantes. É conhecida como “Paraíso das Águas” por conter em seu território 17 das inúmeras lagoas espalhadas por Alagoas, vindo daí o nome do estado. A mais famosa delas, a Lagoa Mundaú é considerada um dos maiores ecossistemas de Alagoas e possui 23 km de extensão abrigando espécies de vida marinha, como moluscos, peixes e crustáceos. No local são realizados passeios para conhecer a vegetação, praias isoladas e ilhas onde vivem pescadores e rendeiras.

São mais de dois séculos encantando moradores e turistas pela vasta beleza natural e atrativos culturais presentes na região. Os 40 km de costa maceioense estão ornados de coqueiros e banhados de um mar azul turquesa, responsável por dar o apelido de “Caribe Brasileiro” à cidade. Mas Maceió se diferencia, e muito, da região da América Central, principalmente pela rica gastronomia regional, a cultura e o receptivo povo brasileiro.

Apesar de ser um dos menores estados do Brasil, Alagoas possui um rico patrimônio imaterial derivado de suas vertentes étnicas. Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o folclore da região reúne mais de 30 manifestações tais como Pastoril, Guerreiro, Taieira, Baianas, Reisados, Marujada, Presépio, Cavalhada, Bandos dos Carnavalescos, Cambindas, Negras da Costa, Samba do Matuto, Caboclinhos, Torés de Índio e de Xangô, as Danças de São Gonçalo, o Coco Alagoano e Rodas de Adulto.

No roteiro histórico e cultural, também é possível visitar a Catedral de Nossa Senhora dos Prazeres; a Biblioteca Pública Graciliano Ramos; o mirante da Igreja de São Gonçalo; o Museu Theo Brandão; a Fundação Pierre Chalita, renomado artista plástico alagoano; a Praça dos Martírios, que abriga diversos atrativos culturais; e diversas feiras de artesanato, importante ativo econômico local, que gera emprego e renda a milhares de trabalhadores.

O CSA

Centro Sportivo Alagoano, também conhecido pela sigla CSA, é um clube fundado em 7 de setembro de 1913 por um grupo de desportistas. Nasceu como Centro Sportivo Sete de Setembro, depois foi rebatizado para Centro Sportivo Floriano Peixoto e em 1918, ganhou seu nome atual.

É o único clube do Nordeste a disputar uma decisão internacional, ficando com o vice campeonato da Copa Conmebol de 1999, Também é o único clube alagoano a conquistar um título de expressão nacional, a Série C de 2017. Conseguiu a façanha histórica de conquistar três acessos consecutivos no Campeonato Brasileiro de Futebol, deixando a Série D do futebol nacional para disputa da divisão de elite entre 2016 e 2019. Foi vice-campeão da Série B em 1980, 82, 83 e 2018, além de conquistar o vice campeonato da Série D de 2016.

Mais recentes

Por Clara Fonseca 9 de julho de 2025
Os Meninos do Deca Sub-20 empataram com o Corinthians por 1 a 1 nesta quarta-feira (9). As equipes se enfrentaram no Parque São Jorge, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro da categoria. Com uma equipe titular ofensiva, o América dominou as principais ações do jogo. Aos 30 minutos, Yago Souza foi derrubado na grande área e quase abriu o placar para o Coelho na cobrança de pênalti. Na segunda etapa, aos três minutos, a equipe adversária saiu na frente. O DNA Formador insistiu no ataque pelas laterais do campo e marcou o gol de empate já nos acréscimos. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Karlos Samuel. O atacante finalizou com o pé direito e deixou tudo igual no placar. Com o resultado, o América se mantém na oitava colocação da tabela, com 25 pontos. Na próxima rodada, o DNA Formador enfrenta o Fortaleza, na quarta-feira (16), às 15, na Arena Vera Cruz. Corinthians 1 x 1 América Titulares: Lecce; Arthur Yan, Luiz Felipe, Thallyson, Kauê Ricardo, Otávio, Cauê Machado, Jhonatan Lima, Yago Souza, Kaíque Zizero e Jhonnatan Silva. Reservas: Victor Hugo; Kappel, Gustavo Alves, Júlio, Zanon, Gabriel Pfeifer, Karlos Samuel, Braga, Ariel, Bernardo e Gustavo Henrique. Gol: Karlos Samuel Cartão amarelo: Thallyson
8 de julho de 2025
Na noite dessa segunda-feira (07) o América recebeu o Athletic, pela décima quinta rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena Independência e foi superado pela equipe visitante pelo placar de 1 a 0. O JOGO A partida começou com o Coelho buscando chegar na área adversária com perigo, trabalhando a bola de pé em pé. O América tentava manter a posse de bola, mas sofria com a marcação acirrada do Athletic. Aos 16 minutos a equipe visitante marcou. Mesmo em desvantagem no placar, a equipe americana não se deixou abalar e foi em busca do gol de empate. Aos 18 minutos, na cobrança de escanteio, Figueiredo finaliza de cabeça, mas a bola bate na defesa adversária. Aos 40 do primeiro tempo foi a vez de Cauan Barros arriscar o chute rasteiro de fora da área, levando perigo para o goleiro adversário. Na segunda etapa, o América continuou em busca de virar o placar no Indepa. Aos 12 minutos, Figueiredo bateu cruzado em direção ao gol e a bola passa raspando na trave. A partida terminou em 1 a 0 para os visitantes. CALENDÁRIO O América enfrenta o Novorizontino no sábado (12), às 16h, em Novo Horizonte.
Por Clara Fonseca 6 de julho de 2025
Na manhã deste domingo (6), na Arena Gregorão, o América Sub-10 venceu o Atlético na final da Super Copa IMEF! Os Meninos Do Deca garantiram a taça nas cobranças de pênaltis, por 6 a 5, após empate por 1 a 1 no tempo normal. Gustavo abriu o placar para o Coelhão aos 16 minutos da primeira etapa. A equipe adversária empatou no segundo tempo e o campeão foi decidido nas penalidades. O América saiu atrás, mas logo se recuperou com seis cobranças certeiras que garantiram a vitória do DNA Formador na final.