Coelhão na Estrada apresenta Florianópolis, palco da estreia da equipe americana no Brasileirão

Tereza Rebello Horta • 8 de abril de 2022
Coelhão na Estrada apresenta Florianópolis, palco da estreia da equipe americana no Brasileirão
O Coelhão encara o Avaí-SC neste domingo, às 19h, no Estádio da Ressacada (Arte / América)

Foi dada a largada! O Coelhão faz sua estreia no Campeonato Brasileiro 2022 neste domingo e o palco da primeira rodada será a cidade de Florianópolis, sede do Avaí-SC. O elenco americano já seguiu viagem rumo ao destino e o Coelhão na Estrada te conta tudo sobre a capital catarinense!

Inicialmente nomeada de Ilha de Santa Catarina, por ter sido descoberta no dia de Santa Catarina, Florianópolis (SC) é uma das capitais mais populares do país, sendo um grande destino turístico, tanto para brasileiros quanto para estrangeiros. Com mais de 500 mil habitantes, é a cidade com a melhor qualidade de vida do Brasil segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Florianópolis (SC), para os mais íntimos Floripa, tem a sua economia baseada, além do turismo, na tecnologia da informação e de serviços. O mercado de indústria pesada foi proibido durante décadas por leis federais, o que beneficiou a região fazendo com que se tornasse território de universidades públicas e privadas que levaram a capital a ser destaque entre as cidades acadêmicas do Brasil.

O investimento em estradas, graças ao aumento das escolas, tornou a cidade mais desenvolvida, além de ter um dos maiores índices de alfabetização do país, com 97% da população alfabetizada. Algumas empresas começaram a surgir dentro das universidades e hoje colaboram com a evolução da capital.

Mesmo com os grandes benefícios econômicos das empresas de tecnologia, nada se compara ao impacto do turismo na região. A cidade conta com dezenas de praias dispersas pelo seu território, algumas mais populares como a Lagoinha do Leste, que a chegada é feita apenas a pé ou de barco.

Considerada uma das mais belas praias de Floripa, ela ainda conta com lendas de bruxas que usavam o local para rituais. Para quem prefere algo mais calmo, e sem mitos por trás, a Praia de Moçambique é uma excelente opção. Sem nenhuma construção ao redor, é um local de extremo sossego e natureza preservada.

As belas praias não são as únicas opções turísticas da cidade que conta com fortes traços da cultura açoriana, observadas na arquitetura, folclore, tradições culinárias e religiosas. Essa diversidade cultural torna Floripa uma das capitais mais visitadas do país.

O Avaí

Fundado em 1º de setembro de 1923, o Avaí tem como cores o azul e o branco e seu mascote é um leão, sendo conhecido como o “Leão da Ilha” ou “O Time da Raça”. Na temporada de 2022, o clube vai disputar o Campeonato Catarinense, Copa do Brasil e a Série A do Campeonato Brasileiro.

O Avaí é o clube com a maior torcida de Santa Catarina, com cerca de meio milhão de torcedores, segundo diferentes pesquisas recentes elaboradas pelo instituto Pluri junto ao IBGE na Região Sul do Brasil, entre os anos de 2012, 2013 e 2014

Mais recentes

Por Moisés Elias 28 de agosto de 2025
Foi apresentado pelo diretor executivo de futebol Paulo Assis, no CT Lanna Drumond, na manhã desta quinta-feira, o volante Aloísio, mais novo reforço para o elenco americano. Com um estilo marcador e aguerrido, o meio-campista de 29 anos, natural da cidade sergipana de Lagarto, se torna mais uma opção para o técnico Alberto Valentim, na sequência da disputa do Campeonato Brasileiro. “Agora é a hora da gente olhar para o novo, o jogo mais importante é sempre o próximo. Quando você ganha não pode relaxar porque ganhou e quando você perde, não pode ficar chorando pelo que passou. O grupo é um elenco jovem, com muita capacidade, com ambição... são aplicados e treinam bastante. Por um motivo ou por outro as coisas não têm dado certo. Mas eu e meus companheiros que estão chegando, a gente vêm com uma nova energia para tentar ser uma solução e não um problema”, enfatizou o jogador. Revelado pelo Sanjoanense de Portugal, Aloísio fez toda sua base no país europeu, onde permaneceu por dez temporadas. Passando também por Marítimo e Amora – até desembarcar no Brasil para atuar pela equipe do Goiás, onde estava por último, antes do acerto com o Coelho. Inicialmente, o vínculo do jogador com o América vai até o final desta temporada.
Por Moisés Elias 28 de agosto de 2025
Foi apresentado à imprensa e à torcida, na manhã desta quinta-feira, no CT Lanna Drumond, a nova contratação para a meta americana. Gustavo, goleiro de 32 anos, reforça o Coelhão até o final do Campeonato Brasileiro da Série B. Com um 1,87 cm, o arqueiro chega para suprir uma necessidade de reposição de peças, que acabou se dando com as saídas de Matheus Mendes e Dalberson. “Para mim é um prazer enorme e uma realização particular, porque o América é um clube que eu desejei estar. Eu sempre admirei e joguei contra e, hoje, eu chego nessa condição de ter a oportunidade de estar escrevendo meu nome na história. Independente da ocasião ou do momento, o América é um clube muito respeitado, grande e de muita tradição”, relatou o jogador. Com passagens por diversos clubes do futebol brasileiro, por último, defendeu a camisa do Juventude. Pelo clube de Caxias do Sul, Gustavo entrou em campo 21 vezes nesta temporada, ajudando a equipe a chegar até a fase de semifinais do Gauchão. Ciente da grande responsabilidade em vestir a camisa americana, o arqueiro chega focado em ajudar na recuperação da equipe dentro da competição nacional. “Vocês vão se recordar. Em 2019, o América estava em uma situação bem delicada naquele campeonato e acabou tendo uma recuperação incrível (..) A Série B te proporciona estas arrancadas e você não pode jogar a toalha. Dentro de campo você tem que competir todo jogo e acreditar sempre; pois é um campeonato muito parelho. Todo mundo ali junto, eu acredito que uma sequência de vitórias nos coloca no meio da tabela e, nas últimas rodadas, podemos encostar no G4 e brigar. Eu venho com essa expectativa”, ressaltou. Com dois acessos à elite do futebol brasileiro, um pelo Atlético Goianiense em 2019 e outro pela equipe do Criciúma em 2024, o goleiro chega ao Coelhão inicialmente por empréstimo.
27 de agosto de 2025
O atacante Rafa Silva, natural de São Paulo, chega ao América por empréstimo até o final do ano. Aos 33 anos, o jogador iniciou sua carreira nas categorias de base do Corinthians e possui passagens por clubes como Coritiba, Cruzeiro e Mirassol, equipe em que atuou por último nesta temporada. Rafa Silva também possui experiência internacional, tendo defendido equipes na Suíça (FC Lugano), Japão (Albirex Niigata, Urawa Reds), China (Wuhan Yangtze River,) e Coreia do Sul (Jeonbuk Motors).