Coelhão na Estrada apresenta Florianópolis, palco da estreia da equipe americana no Brasileirão

Tereza Rebello Horta • 8 de abril de 2022
Coelhão na Estrada apresenta Florianópolis, palco da estreia da equipe americana no Brasileirão
O Coelhão encara o Avaí-SC neste domingo, às 19h, no Estádio da Ressacada (Arte / América)

Foi dada a largada! O Coelhão faz sua estreia no Campeonato Brasileiro 2022 neste domingo e o palco da primeira rodada será a cidade de Florianópolis, sede do Avaí-SC. O elenco americano já seguiu viagem rumo ao destino e o Coelhão na Estrada te conta tudo sobre a capital catarinense!

Inicialmente nomeada de Ilha de Santa Catarina, por ter sido descoberta no dia de Santa Catarina, Florianópolis (SC) é uma das capitais mais populares do país, sendo um grande destino turístico, tanto para brasileiros quanto para estrangeiros. Com mais de 500 mil habitantes, é a cidade com a melhor qualidade de vida do Brasil segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Florianópolis (SC), para os mais íntimos Floripa, tem a sua economia baseada, além do turismo, na tecnologia da informação e de serviços. O mercado de indústria pesada foi proibido durante décadas por leis federais, o que beneficiou a região fazendo com que se tornasse território de universidades públicas e privadas que levaram a capital a ser destaque entre as cidades acadêmicas do Brasil.

O investimento em estradas, graças ao aumento das escolas, tornou a cidade mais desenvolvida, além de ter um dos maiores índices de alfabetização do país, com 97% da população alfabetizada. Algumas empresas começaram a surgir dentro das universidades e hoje colaboram com a evolução da capital.

Mesmo com os grandes benefícios econômicos das empresas de tecnologia, nada se compara ao impacto do turismo na região. A cidade conta com dezenas de praias dispersas pelo seu território, algumas mais populares como a Lagoinha do Leste, que a chegada é feita apenas a pé ou de barco.

Considerada uma das mais belas praias de Floripa, ela ainda conta com lendas de bruxas que usavam o local para rituais. Para quem prefere algo mais calmo, e sem mitos por trás, a Praia de Moçambique é uma excelente opção. Sem nenhuma construção ao redor, é um local de extremo sossego e natureza preservada.

As belas praias não são as únicas opções turísticas da cidade que conta com fortes traços da cultura açoriana, observadas na arquitetura, folclore, tradições culinárias e religiosas. Essa diversidade cultural torna Floripa uma das capitais mais visitadas do país.

O Avaí

Fundado em 1º de setembro de 1923, o Avaí tem como cores o azul e o branco e seu mascote é um leão, sendo conhecido como o “Leão da Ilha” ou “O Time da Raça”. Na temporada de 2022, o clube vai disputar o Campeonato Catarinense, Copa do Brasil e a Série A do Campeonato Brasileiro.

O Avaí é o clube com a maior torcida de Santa Catarina, com cerca de meio milhão de torcedores, segundo diferentes pesquisas recentes elaboradas pelo instituto Pluri junto ao IBGE na Região Sul do Brasil, entre os anos de 2012, 2013 e 2014

Mais recentes

4 de dezembro de 2025
Na noite desta quarta-feira (3), as Spartanas empataram com o RB Bragantino, por 0 a 0, na primeira rodada da Copa São Paulo Feminina. A partida foi disputada no Estádio do Canindé, sede do grupo Grupo C - Ipê amarelo na competição. Além do RB Bragantino, São Paulo e Remo são os adversários do DNA Formador na primeira fase. O América volta a campo neste sábado (6), às 15h, contra o São Paulo, pela segunda rodada da Copinha. O jogo O grande nome do América na primeira etapa foi a goleira e capitã Thatá. Atenta ao jogo, o paredão Americano soube suportar a pressão e anulou o ataque adversário. Com muitas faltas marcadas, a disputa entre as equipes se acirrou. Aos 43, Larissa precisou ser substituída e Pâmella foi acionada. As Spartanas anotaram boas chances na bola parada, mas o placar permaneceu inalterado. Na segunda etapa, a equipe comandada por Juninho Morais sofreu mudanças. Ket, Fernanda, Thalita e Olívia entraram em campo. O América intensificou as ações ofensivas, especialmente pelo lado esquerdo com Ket. Aos 32, a atacante saiu em velocidade e tentou o cruzamento pela esquerda, mas a bola passou por todo mundo. Apesar dos esforços das Spartanas, a partida terminou empatada.
3 de dezembro de 2025
Histórico! Na tarde desta quarta-feira (3), no Castelão, o América venceu o IAPE por 5 a 2 e garantiu vaga na final da Copa do Brasil Sub-20. Jhonatan Lima, Kaíque Zizero (duas vezes), Luís Henrique e Gustavo Corrêa marcaram para o Coelhão fora de casa. No jogo de ida, na Arena Independência, o América venceu por 1 a 0 com gol de Jhontan Lima. Na grande decisão, o DNA Formador enfrentará o vencedor do confronto entre Atlético e São Paulo que decidem vaga nesta quinta-feira (4). O jogo Mesmo com a vantagem conquistada em Belo Horizonte, o América deu início à partida com bom volume ofensivo. O primeiro gol saiu aos 14 minutos, quando Karlos Samuel avançou pelo lado esquerdo e encontrou bom passe para Jhonatan Lima. O camisa 10 passou pelo goleiro e, livre de marcação, inaugurou o placar. Confiante, o América deu sequência ao ritmo de jogo e, aos 25, marcou o segundo. Dessa vez, Jhonatan Lima deu bela assistência para Kaíque Zizero que driblou o goleiro e finalizou no alvo. Já na segunda etapa, a equipe da casa conseguiu diminuir, aos oito minutos. Mas, a resposta Americana veio logo em seguida: Kauan Cristtyan invadiu a grande área, enganou a marcação e tocou para Zizero marcar o segundo dele na partida e o terceiro para o América. O DNA Formador manteve o domínio das ações do jogo e, aos 22, Otávio, de fora da área, mandou a bola em direção ao gol. Luis Henrique apenas escorou de cabeça para ampliar. Pouco depois, a equipe Maranhense tentou reagir e marcou o segundo. Ainda assim, o América soube reagir à pressão e, com boa vantagem, manteve a confiança. Já no fim da partida, aos 42, Gustavo Corrêa recebeu pelo meio, driblou a marcação e fechou o placar em 5 a 2 para o Coelhão.
2 de dezembro de 2025
Eduardo Person é o novo meio-campista do América! O jogador de 28 anos chega para reforçar o elenco do Coelhão com contrato válido até 30/11/2026. Natural de São Paulo (SP), Person foi revelado pelo Joinville-SC. O atleta também somou passagens por Metropolitano-SC, Juventus-SC, GE Brasil-RS, Guarani-SP, Ituano-SP e na última temporada defendeu a Chapecoense. Ficha técnica: Nome: Eduardo Luiz Person Data de Nascimento: 24/01/1997 Origem: São Paulo (SP) Posição: meio-campista Clubes: 2014/2017– Joinville-SC 2017 – Metropolitano 2017– Juventus Jaraguá 2018 – Joinville 2019 – GE Brasil 2020/2022 – Guarani 2023/2024 – Ituano 2025 – Chapecoense 2026 – AMÉRICA