Coelhão na Estrada apresenta Florianópolis, palco da estreia da equipe americana no Brasileirão

Tereza Rebello Horta • 8 de abril de 2022
Coelhão na Estrada apresenta Florianópolis, palco da estreia da equipe americana no Brasileirão
O Coelhão encara o Avaí-SC neste domingo, às 19h, no Estádio da Ressacada (Arte / América)

Foi dada a largada! O Coelhão faz sua estreia no Campeonato Brasileiro 2022 neste domingo e o palco da primeira rodada será a cidade de Florianópolis, sede do Avaí-SC. O elenco americano já seguiu viagem rumo ao destino e o Coelhão na Estrada te conta tudo sobre a capital catarinense!

Inicialmente nomeada de Ilha de Santa Catarina, por ter sido descoberta no dia de Santa Catarina, Florianópolis (SC) é uma das capitais mais populares do país, sendo um grande destino turístico, tanto para brasileiros quanto para estrangeiros. Com mais de 500 mil habitantes, é a cidade com a melhor qualidade de vida do Brasil segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Florianópolis (SC), para os mais íntimos Floripa, tem a sua economia baseada, além do turismo, na tecnologia da informação e de serviços. O mercado de indústria pesada foi proibido durante décadas por leis federais, o que beneficiou a região fazendo com que se tornasse território de universidades públicas e privadas que levaram a capital a ser destaque entre as cidades acadêmicas do Brasil.

O investimento em estradas, graças ao aumento das escolas, tornou a cidade mais desenvolvida, além de ter um dos maiores índices de alfabetização do país, com 97% da população alfabetizada. Algumas empresas começaram a surgir dentro das universidades e hoje colaboram com a evolução da capital.

Mesmo com os grandes benefícios econômicos das empresas de tecnologia, nada se compara ao impacto do turismo na região. A cidade conta com dezenas de praias dispersas pelo seu território, algumas mais populares como a Lagoinha do Leste, que a chegada é feita apenas a pé ou de barco.

Considerada uma das mais belas praias de Floripa, ela ainda conta com lendas de bruxas que usavam o local para rituais. Para quem prefere algo mais calmo, e sem mitos por trás, a Praia de Moçambique é uma excelente opção. Sem nenhuma construção ao redor, é um local de extremo sossego e natureza preservada.

As belas praias não são as únicas opções turísticas da cidade que conta com fortes traços da cultura açoriana, observadas na arquitetura, folclore, tradições culinárias e religiosas. Essa diversidade cultural torna Floripa uma das capitais mais visitadas do país.

O Avaí

Fundado em 1º de setembro de 1923, o Avaí tem como cores o azul e o branco e seu mascote é um leão, sendo conhecido como o “Leão da Ilha” ou “O Time da Raça”. Na temporada de 2022, o clube vai disputar o Campeonato Catarinense, Copa do Brasil e a Série A do Campeonato Brasileiro.

O Avaí é o clube com a maior torcida de Santa Catarina, com cerca de meio milhão de torcedores, segundo diferentes pesquisas recentes elaboradas pelo instituto Pluri junto ao IBGE na Região Sul do Brasil, entre os anos de 2012, 2013 e 2014

Mais recentes

18 de janeiro de 2026
O América ficou no empate por 1 a 1 com o Itabirito neste domingo (18), no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro. O gol do Coelho foi marcado pelo zagueiro Nathan, nos minutos finais da partida. O JOGO O início do jogo teve o América com mais posse de bola e tentando ocupar o campo ofensivo, mas sem conseguir transformar esse controle em chances claras. As melhores investidas da equipe aconteceram em finalizações de média distância, que passaram próximas à meta adversária. Com o passar do tempo, o Itabirito equilibrou as ações, ganhou espaço e passou a finalizar com mais frequência, exigindo atenção da defesa americana e do goleiro Gustavo. Na volta do intervalo, o ritmo seguiu semelhante. As duas equipes encontraram dificuldades para construir jogadas e criar oportunidades efetivas. O América até chegou a levar perigo em finalização defendida pelo goleiro adversário, enquanto o Itabirito respondeu em chutes de fora da área. Buscando dar mais velocidade ao time, o técnico Alberto Valentim promoveu alterações, mas o jogo continuou truncado. Já na reta final, o Itabirito abriu o placar. O gol adversário fez o América aumentar a pressão ofensiva em busca da reação. A resposta veio pouco depois, aos 46 minutos da etapa final, em lance aéreo: após cruzamento pela esquerda, o zagueiro Nathan subiu com precisão e marcou de cabeça, decretando o empate e garantindo o resultado final. Com o empate, o América chegou aos sete pontos e segue na liderança do Grupo B do Campeonato Mineiro. O próximo desafio do Coelho será nesta quarta-feira, (21) às 21h30, contra o Atlético, no Independência, pela quarta rodada da competição estadual. Coelho em campo: Gustavo; Samuel Alves, Rafa Barcelos, Nathan e Paulinho; Otávio (Felipe Amaral), Val Soares (Thauan) e Yago Santos; Fer Elizari (Person), Everton Brito (Kauan Cristtyan) e Jhonatan (Paulo Victor). Técnico: Alberto Valentim
17 de janeiro de 2026
As Spartanas anunciam mais uma renovação para a temporada 2026: a goleira Sandy. Aos 25 anos, a atleta vive a segunda passagem pelo América. Integrada ao elenco em 2019, Sandy permaneceu no clube até o final de 2021 e retornou em 2024. Além da goleira, as Spartanas também anunciaram a renovação de contrato das zagueiras Ana Clara e Maiara, e do técnico Jorge Victor, além da contratação da atacante Dani Ortolan.
16 de janeiro de 2026
De olho na temporada 2026, as Spartanas anunciam a renovação de contrato da zagueira Ana Clara. No América desde 2023, a atleta denfendeu a Armadura Americana em 29 jogos. No ano passado, foram 17 partidas disputadas e dois gols marcados. Nesta semana, as Spartanas também anunciaram a renovação da zagueira Maiara e do técnico Jorge Victor, além da contratação da atacante Dani Ortolan. Nesta temporada, o América disputará a Série A1 do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Campeonato Mineiro.