América apresenta novidades na comissão técnica das Spartanas

Tereza Rebello Horta • 29 de janeiro de 2022
América apresenta novidades na comissão técnica das Spartanas
Denise Resende e Guilherme Pereira são as caras novas das Spartanas para a nova temporada (Foto: Tereza Rebello Horta / América)

As novidades na equipe feminina do América não param! Após o anúncio das contratações de cinco novas atletas, o Clube anuncia, neste sábado, a chegada de dois nomes para a comissão técnica das Spartanas. Trata-se da auxiliar técnica Denise Resende e do preparador físico Guilherme Pereira. Ambos se juntam ao staff da equipe para a disputa do Brasileirão Série A-2 e do Mineiro 2022.

Denise, de 33 anos, é ex-atleta e atuava como auxiliar técnica da equipe do Minas Brasília-DF na última temporada. Ela iniciou sua trajetória no esporte em 2007, dentro dos gramados. Defendeu as cores do Cresspom, Ascoop, Capital e Minas Brasília em competições regionais e nacionais. Encerrou sua carreira como jogadora em 2018 e, pouco tempo depois, se mudou para Barbourville, no estado do Kentucky (EUA), para trabalhar como auxiliar técnica da equipe feminina de futebol da Union College. Três anos depois voltou ao Brasil e assumiu a mesma função no Minas Brasília, Clube que defendeu anos atrás.

A nova parceira da técnica Nádima Skeff destaca seu entusiasmo em defender as cores alviverdes fora dos gramados.

“Estou muito honrada por vestir a camisa do América. Fiquei encantada quando a Luiza, coordenadora de futebol, me apresentou o projeto e as pretensões do clube para o futuro. Imediatamente senti que gostaria de fazer parte daquilo e como esse tamanho profissionalismo irá afetar positivamente a modalidade no cenário nacional. Me sinto lisonjeada por ter sido escolhida em meio a tantos profissionais qualificados que existem no mercado e espero poder alcançar as metas estipuladas para nossa equipe, trabalhando duro junto a comissão técnica e atletas” , disse.

A Coordenadora Geral das Spartanas, Luiza Parreiras, apresentou oficialmente a nova auxiliar técnica (Foto: Tereza Rebello Horta / América)

Guilherme é um rosto conhecido no futebol feminino e de base mineiro. Antes de assumir a função de preparador físico das Spartanas, atuava como técnico da categoria principal do Clube Atlético Serranense-MG. De 2013 a 2021, assumiu diferentes funções no Betim F.C., dentre elas preparador físico, auxiliar técnico e técnico das categorias de base.

Sobre a nova função, o preparador ressalta a busca pelo objetivo principal da temporada: “Muito feliz em vestir as cores do América. Venho com o objetivo de fazer com que as atletas tenham um ótimo desempenho físico e, assim, conquistaremos o acesso para a Série A-1 do Brasileiro”.

A Coordenadora Geral das Spartanas, Luiza Parreiras, apresentou oficialmente a novo preparador físico (Foto: Tereza Rebello Horta / América)

TALITA DE OLIVEIRA É A PRIMEIRA TÉCNICA DA CATEGORIA SUB-20 FEMININA

Com a expansão do DNA Formador americano na modalidade feminina, a auxiliar da técnica Nádima Skeff na última temporada, Talita de Oliveira, passa a ser a responsável por assumir a nova categoria Sub-20 das Spartanas. A nova treinadora foi apresentada oficialmente pela Coordenadora Geral do feminino, Luiza Parreiras.

Essa não é a primeira vez que Talita assume a função dentro do Clube. Em julho do ano passado, a profissional de 31 anos comandou a equipe Sub-18 na primeira disputa do América no Campeonato Brasileiro Feminino da categoria. Na ocasião, a equipe conquistou boas vitórias sobre alguns dos grandes clubes brasileiros, mas deixou a competição na fase de grupos.

Talita soma duas passagens exercendo o cargo de auxiliar técnica. Ela trabalhou pela primeira vez no Coelho entre 2015 e 2017, contribuindo em conquistas do Campeonato Mineiro e Copa BH. Graduada em Educação Física, ela também possui a Licença C do curso de treinadores da CBF e capacitações pela Universidade do Futebol.

A Coordenadora Geral das Spartanas, Luiza Parreiras, apresentou oficialmente a primeira técnica da categoria Sub-20 feminina (Foto: Tereza Rebello Horta / América)

Mais recentes

18 de janeiro de 2026
O América ficou no empate por 1 a 1 com o Itabirito neste domingo (18), no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro. O gol do Coelho foi marcado pelo zagueiro Nathan, nos minutos finais da partida. O JOGO O início do jogo teve o América com mais posse de bola e tentando ocupar o campo ofensivo, mas sem conseguir transformar esse controle em chances claras. As melhores investidas da equipe aconteceram em finalizações de média distância, que passaram próximas à meta adversária. Com o passar do tempo, o Itabirito equilibrou as ações, ganhou espaço e passou a finalizar com mais frequência, exigindo atenção da defesa americana e do goleiro Gustavo. Na volta do intervalo, o ritmo seguiu semelhante. As duas equipes encontraram dificuldades para construir jogadas e criar oportunidades efetivas. O América até chegou a levar perigo em finalização defendida pelo goleiro adversário, enquanto o Itabirito respondeu em chutes de fora da área. Buscando dar mais velocidade ao time, o técnico Alberto Valentim promoveu alterações, mas o jogo continuou truncado. Já na reta final, o Itabirito abriu o placar. O gol adversário fez o América aumentar a pressão ofensiva em busca da reação. A resposta veio pouco depois, aos 46 minutos da etapa final, em lance aéreo: após cruzamento pela esquerda, o zagueiro Nathan subiu com precisão e marcou de cabeça, decretando o empate e garantindo o resultado final. Com o empate, o América chegou aos sete pontos e segue na liderança do Grupo B do Campeonato Mineiro. O próximo desafio do Coelho será nesta quarta-feira, (21) às 21h30, contra o Atlético, no Independência, pela quarta rodada da competição estadual. Coelho em campo: Gustavo; Samuel Alves, Rafa Barcelos, Nathan e Paulinho; Otávio (Felipe Amaral), Val Soares (Thauan) e Yago Santos; Fer Elizari (Person), Everton Brito (Kauan Cristtyan) e Jhonatan (Paulo Victor). Técnico: Alberto Valentim
17 de janeiro de 2026
As Spartanas anunciam mais uma renovação para a temporada 2026: a goleira Sandy. Aos 25 anos, a atleta vive a segunda passagem pelo América. Integrada ao elenco em 2019, Sandy permaneceu no clube até o final de 2021 e retornou em 2024. Além da goleira, as Spartanas também anunciaram a renovação de contrato das zagueiras Ana Clara e Maiara, e do técnico Jorge Victor, além da contratação da atacante Dani Ortolan.
16 de janeiro de 2026
De olho na temporada 2026, as Spartanas anunciam a renovação de contrato da zagueira Ana Clara. No América desde 2023, a atleta denfendeu a Armadura Americana em 29 jogos. No ano passado, foram 17 partidas disputadas e dois gols marcados. Nesta semana, as Spartanas também anunciaram a renovação da zagueira Maiara e do técnico Jorge Victor, além da contratação da atacante Dani Ortolan. Nesta temporada, o América disputará a Série A1 do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Campeonato Mineiro.