América enfrenta Guaraní-PAR na estreia da Libertadores 2022

Assessoria América Mineiro • 20 de dezembro de 2021
América enfrenta Guaraní-PAR na estreia da Libertadores 2022
Arte Gabriel Morais/América

A Libertadores 2022 começou oficialmente para o América nesta segunda-feira. O sorteio realizado pela Conmebol colocou o Guaraní, do Paraguai, no caminho do time americano.

A primeira partida do Coelho na competição internacional será no dia 23/02. O América faz o primeiro duelo em casa e decide a vaga em Assunção, possivelmente no dia 02/03. Depois da Fase 2 ainda há outra eliminatória para os vencedores, última antes da fase de grupos da Libertadores.

A Conmebol sorteou os confrontos das três primeiras fases do torneio para as equipes que aspiram as últimas oito vagas na competição. O evento ocorreu na sede da Confederação, em Luque, no Paraguai.

Como foi o sorteio?

O América estava no Pote 1 e podia enfrentar sete adversários do Pote 2, exceção para o Fluminense. O regulamento da competição não permite confronto direto entre times do mesmo país nesta fase.

Os times do Pote 2 eram os seguintes: Atlético Nacional (Colômbia), Estudiantes (Argentina), Guaraní (Paraguai), The Strongest (Bolívia), Universitario (Peru), Universidad Católica (Equador), Monagas (Venezuela)

O sorteio definiu também o chaveamento da terceira e última fase da Pré-Libertadores. O ganhador do primeiro confronto sorteado da segunda fase vai pegar o ganhador do último confronto. O vencedor do segundo duelo vai pegar o vencedor do sétimo duelo. O classificado da terceira chave vai pegar o classificado da sexta chave. E quem passar do quarto mata-mata vai pegar quem sair do quinto. Nesta terceira e última fase, terá o direito de decidir a classificação em casa os times de melhor colocação no ranking de clubes da Conmebol.

Jogos da Segunda Fase:

Colômbia 3 (Deportivo Cali ou Millonarios) x Fluminense
Audax-CHI x Estudiantes-ARG
América x Guaraní-PAR
Plaza Colonia-URU x The Strongest-BOL
Everton-CHI x Monagas-VEN
E1 (Montevideo City ou Barcelona-EQU) x Universitario-PER
E2 (Bolívar-BOL ou Deportivo Lara-PER) x Universidad Católica-CHI
E3 (Universidad César Vallejo-PER ou Olimpia-PAR) x Atlético Nacional-COL

Fase 3

Para as equipes que avançarem, os oito classificados na segunda fase se enfrentam, com confrontos previamente definidos por sorteio, nas semanas dos dias 9 e 16 de março, para definir os quatro que avançam para a fase de grupos da Libertadores. Os quatro eliminados vão para a Copa Sul-Americana.

Disputada no modelo de final única, a Libertadores de 2022 terá a decisão disputada em Guayaquil, no Equador, no estádio do Barcelona de Guayaquil. A previsão que a partida ocorra no dia 29 de outubro.

Mais recentes

Por Moisés Elias 19 de agosto de 2025
No início do mês de agosto, as equipes de marketing e negócios participaram de um encontro promovido pelo ex-presidente do Clube, Afonso Celso Raso, que abriu as portas de sua casa para que os profissionais pudessem conhecer seu acervo pessoal com artigos relacionados ao América. Com uma vasta coleção de itens que vão desde camisas a recortes de jornais antigos, o ex-mandatário americano é dono de peças que contam boa parte da história do clube, dentro e fora dos gramados. O encontro também teve caráter técnico, reforçando o compromisso da atual diretoria em valorizar a história do América, como um pilar estratégico para o marketing do Clube. Trajetória O ex-presidente esteve à frente do América por cinco oportunidades, 1985, 1994, 2002, 2009 e 2015. Além de ter comandado a extinta Ademg (Administração de Estádios de Minas Gerais) por sete anos, entre os anos de 1975 a 1982. Raso atuou também como jornalista, tendo forte participação na crônica esportiva em Minas Gerais.
Por Moisés Elias 19 de agosto de 2025
Os atletas das escolas oficiais do América Futebol Clube têm o direito de acessar gratuitamente a Arena Independência, em jogos que o clube for o mandante, por meio do Sócio Torcedor categoria “DNA Formador”. Além disso, eles também podem participar de outras ações como sorteios, Match Day, Tour no Indepa e o recebimento de brindes de patrocinadores. Entretanto, o acesso aos benefícios fica sujeito ao preenchimento do termo de autorização, conforme determina a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), pelo responsável do usuário. Para o preenchimento do documento é necessário o envio do CPF do responsável e do aluno, juntamente com endereço, e-mail, telefone e CNPJ da unidade da qual o atleta esteja matriculado. Conhecido pelo seu DNA Formador, o América tem mais de 100 escolas espalhadas em oito estados no Brasil, com mais de 12 mil crianças cadastradas. Isso coloca o Coelho entre os cinco clubes brasileiros com mais escolinhas de futebol oficiais, no país. Nas instalações, além dos benefícios exclusivos, os jovens também são assistidos por professores preparados e focados na iniciação e nos fundamentos do esporte. O documento de autorização pode ser adquirido por meio do atendimento do Programa Sócio Onda Verde, pelo WhatsApp (31) 3431-8175.
16 de agosto de 2025
Na noite desta sexta-feira o América visitou o Amazonas, pela 22ª rodada rodada do Campeonato Brasileiro, em Manaus. Com muita raça e determinação o Coelho, que saiu atrás no placar, buscou o empate e traz consigo para Belo Horizonte 1 ponto importante na mala. O JOGO A partida começou com equilíbrio no meio de campo, mas o América rapidamente se impôs em campo. Com uma postura ofensiva, o time alviverde buscava espaços, trocava passes com intensidade e levava perigo em jogadas pelas laterais. Aos 13 minutos, Figueiredo arriscou o chute de fora da área, mas a bola saiu pela linha de fundo. Aos 28, Paulinho levantou na área e Lucão apareceu bem no cabeceio, obrigando o goleiro a fazer uma defesa difícil. Mesmo com o domínio americano, o adversário abriu o placar aos 38 minutos da primeira etapa, em cobrança de pênalti. Na volta do intervalo, o América manteve o ímpeto ofensivo. Logo no primeiro minuto da etapa final, Figueiredo recebeu em profundidade e soltou a bomba, o goleiro espalmou. Aos 8 minutos, Miguelito achou Diniz dentro da área, o camisa 15 bateu cruzado com muito perigo. No minuto seguinte, o Amazonas ampliou a vantagem. Apesar do cenário adverso, o Coelhão não se abateu. Com espírito aguerrido e muita entrega, a equipe subiu as linhas e passou a dominar o jogo. A pressão aumentava a cada minuto, e a reação não demorou. Aos 34 minutos, após pênalti assinalado, Figueiredo foi para a bola e marcou com precisão, recolocando o América na disputa. Embalado pelo gol, o América seguiu em cima, encurralando o adversário em seu campo. O esforço foi recompensado nos acréscimos : já aos 54 minutos da etapa final, novo pênalti para o América. E mais uma vez, Figueiredo chamou a responsabilidade e bateu com categoria, igualando o placar e decretando o empate para o Coelhão. O América mostrou, mais uma vez, a força de um elenco comprometido e resiliente. Mesmo longe de casa, o Coelhão batalhou até o último segundo para conquistar um ponto importante na tabela. Agora, o foco se volta para a próxima rodada. Com confiança renovada, o América segue firme na missão de conquistar seus objetivos na competição. CALENDÁRIO O América retorna a campo no dia 23 de agosto, sábado, contra o Goiás, em Goiânia.