Paratleta do Coelhão brilha com a camisa verde e amarela no Mundial de Parataekwondo

Tereza Rebello Horta • 16 de dezembro de 2021
Paratleta do Coelhão brilha com a camisa verde e amarela no Mundial de Parataekwondo
Miriam Pio carrega as cores alviverdes na camisa e no coração (Foto: Arquivo pessoal)

“Carregar o escudo do meu time do coração no peito é uma honra para mim”. Paratleta do Coelhão, Miriam Pio desembarcou na última semana em Istambul, na Turquia, para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Parataekwondo. Se dedicando à modalidade há menos de um ano, a paratleta de 38 anos já honrou a camisa verde e amarela duas vezes.  

Miriam compete na classe K44 para atletas até 49kg. A categoria contempla os atletas com amputação unilateral do cotovelo até a articulação da mão, dismelia unilateral, monoplegia, hemiplegia leve e diferença de tamanho nos membros inferiores. A chance de ingressar no esporte surgiu no início deste ano, através de um amigo em comum com seu atual treinador, Diego De Oliveira. 

“Nunca havia pensando na possibilidade de virar uma atleta. Um dia o meu amigo comentou sobre o trabalho do Diego e me levou para conhecer o Centro de Treinamento Esportivo (CTE), local de treinamento na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já tinha um trabalho estável e, ainda assim, decidi me jogar nesse novo desafio” , conta. 

Miriam durante sua participação no Campeonato Brasileiro de Parataekwondo, disputado em novembro (Foto: Arquivo pessoal)

O América destina parte de sua verba ao incentivo aos esportes paraolímpicos. Além de Miriam, Larissa Lohane, outra paratleta da modalidade, faz parte do plantel americano. Torcedora do Coelhão, Miriam destaca a alegria de trabalhar para o seu Clube do coração e ver os times investirem no futuro dos paratletas. 

“Acompanho o América desde sempre e quando soube que seria uma atleta do Clube, minha torcida só aumentou. É importante que os grandes investidores entendam a importância dos esportes paraolímpicos não somente para o desenvolvimento de um deficiente como também para o futuro do país. Só assim venceremos a falta de recursos e patrocinadores” , disse. 

O ano de 2021 também foi especial para a modalidade. Pelo primeiro ano consecutivo, o Brasil trouxe sua maior delegação de todos os tempos: 17 atletas para o Campeonato Mundial, pouco tempo depois de se tornar a nação Paralímpica de maior sucesso no esporte. 

O Brasil encerrou sua participação no Campeonato Mundial de Parataekwondo de Istambul, na Turquia, com sete medalhas: um ouro, uma prata e cinco bronzes. Na competição, Miriam foi superada pela paratleta da Rússia na fase de classificação. A luta foi disputada no último dia 12.

O Brasil levou 17 atletas para o Campeonato Mundial, a maior delegação desde sua primeira participação (Foto: Arquivo pessoal)

Mais recentes

2 de janeiro de 2026
O América anuncia a renovação do meio-campista Jhonatan Lima, um dos grandes destaques do seu DNA Formador, até dezembro de 2027. O atleta de 20 anos chegou ao Clube em 2024 para integrar a equipe Sub-20 e, desde então, vem mostrando grande evolução técnica, tática e maturidade dentro de campo. Com forte presença ofensiva, boa leitura de jogo e faro de gol, Jhonatan rapidamente se tornou um dos destaques da base americana. Na temporada de 2025, o meio-campo viveu seu melhor momento, sendo decisivo no setor ofensivo e balançando as redes 11 vezes. Em 2024, Jhonatan foi um dos pilares da campanha histórica que culminou no título do Campeonato Mineiro Sub-20, contribuindo de forma decisiva para a conquista. Agora integrado ao elenco profissional, Jhonatan Lima chega para somar e fortalecer o grupo comandado pelo técnico Alberto Valentim, representando mais um fruto do trabalho de formação do América. O Clube reafirma, assim, seu compromisso com o desenvolvimento de jovens talentos e projeta um futuro promissor para o atleta vestindo a camisa do Coelho até 2027.
2 de janeiro de 2026
O lateral-direito Léo Alaba é o novo reforço do América para 2026. O atleta de 26 anos chega ao Coelhão com contrato de empréstimo junto ao AVS de Portugal até dezembro de 2026. Natural de Valença (BA), Léo Alaba é um lateral de boa imposição física, com 1,83 m de altura. Revelado pelo E.C. Olimpia, o atleta também defendeu o São Joseense antes de se transferir para o futebol de Portugal. Ficha técnica: Nome completo: Leandro Santos do Nascimento Data de nascimento: 01/07/1999 Origem: Valença, BA Posição: lateral-direito Clubes: 2020 – E.C. Olimpia 2021 – São Joseense 2023/2023 – Vilafranquense 2023/2024 – AVS Futebol SAD 2025 – Criciúma 2026 – AMÉRICA
2 de janeiro de 2026
O América Futebol Clube definiu a lista com os 23 atletas da base inscritos na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026. Na 56ª edição do torneio, completam-se 30 anos da conquista da Copinha de 1996. O time campeão daquela época contava com atletas de sucesso no futebol brasileiro, como o zagueiro William, o lateral-direito Evanílson, o atacante Rinaldo e o volante Claudiomir que hoje é Gerente de Futebol de Base no América. Em 2026, a equipe do DNA Formador será comandada pelo técnico Eduardo Guadagnucci que chegou ao clube em dezembro do ano passado. O profissional estreará pelo América contra o Noroeste-SP neste sábado (3), às 20h15, pela primeira rodada da competição. O Coelhão está sediado em Ribeirão Preto, no Grupo 10, junto de Noroeste-SP, Comercial e Atlético-PI. CONFIRA A LISTA DE ATLETAS: Goleiros: Ítalo, Matheus Simões e Luan. Laterais: Arthur Yan, Kappel, Hiago e Zanon. Zagueiros: Thallyson, Luis Henrique, Scharan e Deric. Meio-campistas: Braga, Gabryelo, Walter Madeira, Kayky Álvaro, Júlio e Cauê Araújo. Atacantes: Kauan Cristtyan, Karlos Samuel, Gustavo Corrêa, Kaíque Zizero, Wellington Breno e Pedro Castro. JOGOS DO AMÉRICA NA PRIMEIRA FASE DA COPINHA: 3 de janeiro, 20h15 - Noroeste-SP x América 6 de janeiro, 20h15 - Atlético-PI x América 9 de janeiro, 20h15 - Comercial x América