América segura pressão no Castelão e mantém sonho da Libertadores para última rodada

Assessoria América Mineiro • 6 de dezembro de 2021
América segura pressão no Castelão e mantém sonho da Libertadores para última rodada
Fortaleza, 05/12/2021 – Campeonato Brasileiro da Série A – Ceará x América – , durante partida entre Ceará e América válida pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A – realizada na Arena Castelão neste domingo (05). Foto: Mourão Panda / AFC

Um time guerreiro e que não sucumbe diante da pressão de milhares de torcedores. Assim, o América fechou a 37ª rodada do Campeonato Brasileiro com o empate por 0 a 0 diante do Ceará, num Castelão com mais de 51 mil torcedores. A igualdade no placar manteve o América à frente do adversário na tabela.

Com o resultado, o Coelho segue na 8ª posição do Brasileirão, com 50 pontos. Agora, o time americano espera o fechamento da rodada para definir seu lugar na zona de Pré-Libertadores.

Caso o Internacional não vença o Atlético-GO nesta segunda-feira, no Beira-Rio, o América dependerá apenas das próprias forças para cravar seu lugar na competição mais importante da América do Sul. A presença na Copa Sul-Americana já está garantida desde a rodada anterior.

Na próxima rodada, o Coelho fecha a participação histórica no Campeonato Brasileiro na quinta-feira, às 21h30, contra o São Paulo, no Independência.

Primeiro tempo

O adversário começou o jogo mais presente no campo de ataque, porém o América tentava organizar as saídas em contra-ataques nos primeiros minutos.

Aos 5, Juninho Valoura arriscou de longe na primeira finalização do América na partida, mas a bola foi para fora. Aos 12, Felipe Azevedo tentou cabeçada após escanteio, mas não acertou o alvo. Ele foi pressionado pelo lateral Bruno Pacheco, que acabou deixando o campo e foi o segundo jogador do adversário a sair lesionado. O primeiro foi o atacante Jael.

Ademir fez boa jogada pela direita e cruzou para a área. Após rebater na defesa, a bola quase termina em gol contra. Essa foi a terceira tentativa do Coelho em cerca de 20 minutos.

Aos 40, Felipe Azevedo finalizou da entrada da área e quase abriu o placar. O América finalizou mais vezes que os mandantes na etapa inicial. Dois minutos depois, Patric deu belo corte na marcação, mas o chute saiu fraco.

Segundo tempo

O América voltou pressionando o adversário e teve duas finalizações seguidas. Porém, quando foi ameaçado pelo adversário, o Coelho contou com a presença salvadora do zagueiro Anderson, que tirou gol de Cléber em cima da linha, após o atacante driblar Cavichioli fora da área.

Em posição de impedimento, o adversário fez um gol, mas ele foi bem anulado. De qualquer forma, o América controlava bem a pressão e conseguia criar lances de perigo no Castelão.

Aos 16 minutos, Matheus Cavichioli fez duas grandes defesas consecutivas, ambas em finalização dentro da área. O goleiro do América espalmou o chute de Lima para escanteio, na conclusão da jogada.

O adversário teve algumas oportunidades, mas esbarrou na defesa bem postada do Coelho ou na falta de pontaria dos atacantes.

Aos 37, Marlon tentou de longe e acabou sentindo dores na perna. O lateral está suspenso para a última rodada do Brasileiro. Três minutos depois, após grande jogada de Ademir, Fabrício Daniel e Zé Ricardo tiverem duas chances seguidas de finalização, mas os arremates pararam na defesa do adversário.

A bola do jogo caiu nos pés de Ademir, que driblou o zagueiro e bateu para fora. A jogada, no minuto decisivo, poderia ter rendido o gol da vitória ao América.

FICHA DO JOGO

Ceará-CE 0 × 0 América

Motivo:  Campeonato Brasileiro – Rodada 37
Local:  Fortaleza, no Ceará (CE)
Árbitro : Raphael Claus (Fifa/SP)
Auxiliares:  Eduardo Gonçalves da Cruz (MTR/MS) e Daniel Luís Marques (AB/SP)
Árbitro de vídeo:  Vinícius Furlan (AB/SP)

Cartões amarelos:   Marlon e Lucas Kal (América)

América
Matheus Cavichioli; Patric, Eduardo Bauermann, Anderson e Marlon (João Paulo); Lucas Kal, Juninho e Juninho Valoura (Fabrício Daniel); Ademir, Felipe Azevedo (Zé Ricardo) e Mauro Zárate (Rodolfo).
Técnico:  Marquinhos Santos

Ceará CE
João Ricardo, Igor, Luiz Otávio, Messias e Bruno Pacheco (Kelvin); Fabinho (Marlon), Fernando Sobral e Vina; Mendonza, Lima (Rick) e Jael (Yony González) (Cléber)
Técnico: Tiago Nunes

Mais recentes

Por Moisés Elias 15 de setembro de 2025
O América apresentou à torcida e a imprensa a sua última contratação para a temporada de 2025. Trata-se de David da Hora, atacante de 25 anos, que chega para reforçar o elenco americano no encerramento da janela de transferências para a reta final do Campeonato Brasileiro. Revelado pelo Vitória, o jogador fez sua estreia com a camisa Americana, no empate frente à equipe do Operário, na Arena Independência, quando entrou aos 34 minutos da segunda etapa, substituindo o zagueiro Júlio César. “Cheguei treinando e graças a Deus indo para o jogo. Pude ter os meus primeiros minutos com a Camisa do América, e pude sentir o clima da torcida. (...) O grupo me acolheu muito bem e isso me deixou muito feliz”, afirmou em entrevista coletiva. Com 1,79 cm e 71 quilos, Da Hora, vem para ser uma alternativa de velocidade para o técnico Alberto Valentim. O atleta chega por empréstimo junto ao Coritiba, tendo atuado por último pela equipe do CRB. Seu vínculo com o América vai até o final da atual temporada.
Por Moisés Elias 15 de setembro de 2025
O América fará na partida marcada para Arena Independência, no próximo domingo (21), às 16h, frente à equipe do Coritiba, uma promoção de ingressos com objetivo de chamar atenção para o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Os Sócios Onda Verde e torcedores que comprarem ingresso, ganharão o segundo para incentivar a ida de um amigo ao jogo. Intitulada de “Leve Um Amigo ao Indepa”, o propósito da ação é jogar luz a um problema que aflige todas as camadas da nossa sociedade. Porém, evidenciando que o futebol enquanto esporte e entretenimento, deve se ocupar com discussões de interesses público e social. A promoção ocorrerá no seguinte formato: os sócios Onda Verde nas categorias Americano e VIP, além do acesso automático, também terão acesso ao segundo ingresso de forma gratuita. Para esta partida, Sócio Bala terá 30% de desconto na compra do primeiro bilhete, podendo resgatar o segundo gratuitamente. Torcedores não sócios, também serão contemplados. No entanto, para terem acesso a outro ingresso gratuito, deverão efetuar a compra do primeiro, normalmente. Para que o torcedor tenha acesso ao segundo ingresso, será necessário selecionar a opção “Ingresso Amigo – CVV 188” . O CVV (Centro de Valorização da Vida) é uma instituição sem fins lucrativos, que há 63 anos vem desempenhando um papel de destaque, oferecendo apoio emocional e psicológico a pessoas que se encontram em um quadro crítico de pensamento suicida. O atendimento pode ser feito discando 188 ou pelos diversos canais de acompanhamento, como chat, e-mail ou até mesmo, de forma presencial. Esta será a primeira, dentro de uma série de ações que estão previstas para serem desenvolvidas pelo clube neste mês de setembro, e que ocorrerão, dentro e fora de campo. Para a partida diante do Coritiba, a camisa de jogo também trará alterações focadas na Campanha Setembro Amarelo. Cadastramento facial e vinculação ao CPF  Desde junho, o acesso à Arena Independência é feito somente por meio do reconhecimento facial, obrigando o torcedor que queira acompanhar os jogos do Coelhão a ter seus dados biométricos cadastrados no sistema do clube. O CPF do favorecido também precisa estar vinculado ao ingresso, as ações podem ser executadas facilmente por meio do site socioondaverde.com.br.
Por Clara Fonseca 14 de setembro de 2025
Na tarde deste domingo (14), no CT Lanna Drumond, a equipe Sub-20 do América venceu o Athletic, por 3 a 0, em duelo da quarta rodada do octogonal final do Campeonato Mineiro. Com o resultado, o DNA Formador soma oito pontos na tabela da competição, com duas vitórias e dois empates. Na próxima rodada, o Coelho disputa o clássico contra o Atlético, dia 27 de setembro (sábado), às 16 horas, no Sesc Venda Nova. O jogo No primeiro tempo, o América teve controle da posse de bola e das ações ofensivas da partida. Aos sete minutos, Ariel recebeu bom passe de Kaíque Zizero e a finalização passou raspando na trave. Pouco depois, Júlio construi boa jogada para deixar Zizero cara a cara com o goleiro. O defensor da equipe visitante cometeu falta e a arbitragem marcou pênalti. Jhonatan se preparou para a cobrança e abriu o marcador. O América ainda teve chance de ampliar quando Kauan Cristtyan chutou com perigo em direção ao gol, mas a bola bateu na defesa. Já nos acréscimos, aos 49, Otávio recebeu de fora da área e finalizou no alvo para ampliar o placar. Na segunda etapa, o América concentrou o jogo no meio de campo e fortaleceu a defesa. Ainda assim, o time teve novas chances de finalização. Otávio, na entrada da grande área, tentou outra finalização, mas a bola saiu pela linha de fundo. Novamente nos acréscimos, Gustavo Corrêa conduziu pelo lado esquerdo e chutou forte para marcar o terceiro do América. América 3 x 0 Athletic América: Lecce; Arthur Yan (Kappel), Luis Henrique, Thallyson (C) e Kauê Ricardo; Otávio e Júlio (Luiz Felipe); Jhonatan Lima (Kayky), Zizero (Gustavo Corrêa), Kauan Cristtyan (Karlos Samuel) e Ariel (Cauê Araújo). Gols: Jhonatan Lima (15'), Otávio (49') e Gustavo Corrêa (46') Cartão amarelo: Júlio