América segura pressão no Castelão e mantém sonho da Libertadores para última rodada

Assessoria América Mineiro • 6 de dezembro de 2021
América segura pressão no Castelão e mantém sonho da Libertadores para última rodada
Fortaleza, 05/12/2021 – Campeonato Brasileiro da Série A – Ceará x América – , durante partida entre Ceará e América válida pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A – realizada na Arena Castelão neste domingo (05). Foto: Mourão Panda / AFC

Um time guerreiro e que não sucumbe diante da pressão de milhares de torcedores. Assim, o América fechou a 37ª rodada do Campeonato Brasileiro com o empate por 0 a 0 diante do Ceará, num Castelão com mais de 51 mil torcedores. A igualdade no placar manteve o América à frente do adversário na tabela.

Com o resultado, o Coelho segue na 8ª posição do Brasileirão, com 50 pontos. Agora, o time americano espera o fechamento da rodada para definir seu lugar na zona de Pré-Libertadores.

Caso o Internacional não vença o Atlético-GO nesta segunda-feira, no Beira-Rio, o América dependerá apenas das próprias forças para cravar seu lugar na competição mais importante da América do Sul. A presença na Copa Sul-Americana já está garantida desde a rodada anterior.

Na próxima rodada, o Coelho fecha a participação histórica no Campeonato Brasileiro na quinta-feira, às 21h30, contra o São Paulo, no Independência.

Primeiro tempo

O adversário começou o jogo mais presente no campo de ataque, porém o América tentava organizar as saídas em contra-ataques nos primeiros minutos.

Aos 5, Juninho Valoura arriscou de longe na primeira finalização do América na partida, mas a bola foi para fora. Aos 12, Felipe Azevedo tentou cabeçada após escanteio, mas não acertou o alvo. Ele foi pressionado pelo lateral Bruno Pacheco, que acabou deixando o campo e foi o segundo jogador do adversário a sair lesionado. O primeiro foi o atacante Jael.

Ademir fez boa jogada pela direita e cruzou para a área. Após rebater na defesa, a bola quase termina em gol contra. Essa foi a terceira tentativa do Coelho em cerca de 20 minutos.

Aos 40, Felipe Azevedo finalizou da entrada da área e quase abriu o placar. O América finalizou mais vezes que os mandantes na etapa inicial. Dois minutos depois, Patric deu belo corte na marcação, mas o chute saiu fraco.

Segundo tempo

O América voltou pressionando o adversário e teve duas finalizações seguidas. Porém, quando foi ameaçado pelo adversário, o Coelho contou com a presença salvadora do zagueiro Anderson, que tirou gol de Cléber em cima da linha, após o atacante driblar Cavichioli fora da área.

Em posição de impedimento, o adversário fez um gol, mas ele foi bem anulado. De qualquer forma, o América controlava bem a pressão e conseguia criar lances de perigo no Castelão.

Aos 16 minutos, Matheus Cavichioli fez duas grandes defesas consecutivas, ambas em finalização dentro da área. O goleiro do América espalmou o chute de Lima para escanteio, na conclusão da jogada.

O adversário teve algumas oportunidades, mas esbarrou na defesa bem postada do Coelho ou na falta de pontaria dos atacantes.

Aos 37, Marlon tentou de longe e acabou sentindo dores na perna. O lateral está suspenso para a última rodada do Brasileiro. Três minutos depois, após grande jogada de Ademir, Fabrício Daniel e Zé Ricardo tiverem duas chances seguidas de finalização, mas os arremates pararam na defesa do adversário.

A bola do jogo caiu nos pés de Ademir, que driblou o zagueiro e bateu para fora. A jogada, no minuto decisivo, poderia ter rendido o gol da vitória ao América.

FICHA DO JOGO

Ceará-CE 0 × 0 América

Motivo:  Campeonato Brasileiro – Rodada 37
Local:  Fortaleza, no Ceará (CE)
Árbitro : Raphael Claus (Fifa/SP)
Auxiliares:  Eduardo Gonçalves da Cruz (MTR/MS) e Daniel Luís Marques (AB/SP)
Árbitro de vídeo:  Vinícius Furlan (AB/SP)

Cartões amarelos:   Marlon e Lucas Kal (América)

América
Matheus Cavichioli; Patric, Eduardo Bauermann, Anderson e Marlon (João Paulo); Lucas Kal, Juninho e Juninho Valoura (Fabrício Daniel); Ademir, Felipe Azevedo (Zé Ricardo) e Mauro Zárate (Rodolfo).
Técnico:  Marquinhos Santos

Ceará CE
João Ricardo, Igor, Luiz Otávio, Messias e Bruno Pacheco (Kelvin); Fabinho (Marlon), Fernando Sobral e Vina; Mendonza, Lima (Rick) e Jael (Yony González) (Cléber)
Técnico: Tiago Nunes

Mais recentes

30 de outubro de 2025
O Futebol dos Sócios MC Games 2025 vai acontecer no dia 6 de dezembro na Arena Independência e as inscrições ficarão abertas entre os dias 5 e 24 de novembro. A expectativa é reunir mais de 500 pessoas e, nos bastidores, os preparativos estão a todo o vapor para oferecer mais uma experiência que vai ficar na memória do Sócio Onda Verde. Nas edições anteriores, o evento foi um sucesso e quem participou ainda guarda na memória os momentos especiais vividos dentro e fora de campo. Cenita Rodrigues, sócia Onda Verde, falou sobre o Futebol dos Sócios de 2024: “ano passado foi muito bacana, foi muito divertido ver os amigos no tapetão dividindo bola”. Ela ainda destacou que para este ano as expectativas estão altas e confirmou que vai ser uma das pessoas que estarão presentes. “Esse ano a expectativa é grande [...] e eu estarei lá marcando presença”, disse a torcedora. O Futebol dos Sócios é um evento anual que tradicionalmente acontece em dezembro, na Arena Independência. Nessa data especial, os Sócios Onda Verde têm a oportunidade de vivenciar uma experiência única: conhecer os bastidores do Independência, jogar no gramado que foi palco de grandes momentos da história do América, desfrutar da presença do Coelhão e compartilhar esse sentimento de paixão com outros torcedores. Tudo isso em um ambiente descontraído, com open bar e open food. Para participar é necessário ser Sócio Onde Verde das categorias Americano, VIP e/ou Kids e estar adimplente. Vale ressaltar que só poderão entrar no evento, sócios que estiveram ativos de agosto a dezembro, e que o acesso é restrito ao sócio titular, sem direito a acompanhante. Você pode ler o regulamento completo aqui. Fique atento aos prazos, faça a sua inscrição e venha viver momentos inesquecíveis ao lado do Coelhão no Futebol dos Sócios MC Games 2025.
29 de outubro de 2025
Na tarde desta quarta-feira (29), na Arena Independência, o América venceu o Vasco por 2 a 0, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil Sub-20. Karlos Samuel e Cauê Araújo marcaram os gols do Coelhão. Com o resultado, o DNA Formador pode até perder por um gol de diferença no jogo da volta para se classificar. As equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira (5), às 15h, no Estádio Nivaldo Pereira. O jogo Nos primeiros minutos de jogo, as equipes se estudaram e o América anotou boas chances de gol. Aos 21 minutos, Karlos Samuel tentou de fora da área e, aos 23, Jhonatan Lima chutou rasteiro, com perigo, na cobrança de falta. Pouco depois, Júlio arriscou um chute de longa distância e a bola passou raspando na trave. O América manteve o ritmo na segunda etapa e, aos 12, Kauê Ricardo avançou pela esquerda e fez bom cruzamento para Ariel. O camisa 11 apenas escorou para Karlos Samuel marcar. A equipe adversária tentou responder, mas a defesa Americana soube suportar a pressão. O goleiro Lecce fez excelentes aparições para assegurar a vitória. Com a vantagem, o time comandado pelo técnico Mairon César manteve bom volume ofensivo. Já nos acréscimos, Bernardo insistiu na jogada até a linha de fundo e ganhou escanteio. Cauê Araújo, que entrou na segunda etapa, partiu para a cobrança e marcou um gol olímpico na Arena Independência. América 2 x 0 Vasco América: Lecce; Arthur Yan, Luis Henrique, Luiz Felipe e Kauê Ricardo; Otávio, Julio (Pedro Rocha) e Jhonatan Lima (Taubaté); Ariel (Gustavo Corrêa), Kauan Cristtyan (Bernardo) e Karlos Samuel (Cauê Araújo). Gols: Karlos Samuel e Cauê Araújo. Cartões amarelos: Bernardo, Otávio, Cauê.
25 de outubro de 2025
O América venceu o Athletic por 2 a 0, neste sábado (25), em São João del-Rei, em partida válida pela 34ª rodada do Brasileiro. É a quarta vitória do Coelho fora de casa no Campeonato. Com o resultado, o decacampeão chega a 41 pontos na tabela de classificação. O jogo O primeiro tempo começou movimentado com uma chance do time da casa já no primeiro minuto, mas o América respondeu na sequência. Miguelito por pouco não abriu o placar. A zaga salvou em cima da linha. Ainda na primeira etapa, o América teve duas boas chances. Amaral arriscou de fora de área e o goleiro espalmou para escanteio. Nós acréscimos, Titi Ortíz bateu falta com perigo. No segundo tempo, Yago Souza, DNA formado e um dos destaques do jogo, roubou a bola e cruzou na medida para Dubgod que escorou para Miguelito abrir o placar. O Coelho continuou em cima e pressionou a saída adversária. Felipe Amaral atento, roubou a bola e colocou números finais ao jogo: América 2 a 0.  O América foi a campo com: Gustavo, Júlio (Maguinho), Ricardo Silva (C), Lucão e Paulinho, Felipe Amaral, Kauã Diniz (Miqueias), Yago Souza (Emerson), Titi Ortiz (David da Hora), Miguelito (Jhosefer) e W.Dubgod.