América prossegue com ações da Consciência Negra e faz homenagem ao ídolo Jair Bala

Assessoria América Mineiro • 17 de novembro de 2021
América prossegue com ações da Consciência Negra e faz homenagem ao ídolo Jair Bala
Arte/Pedro Formiga

O mês de novembro tem entre suas datas o Dia da Consciência Negra (20/11). Porém, mais que um registro no calendário, o tema requer atenção global e uma mudança radical para combate ao racismo e à injúria racial que ameaçam a saúde mental e física de milhões de pessoas diariamente. Dando continuidade ao movimento lançado no ano passado (com a camisa especial, live e vídeo de divulgação) , o América segue empenhado em dar relevância ao conteúdo e promover ações para conscientização desse mal que assola a humanidade.

Como parte das iniciativas, o Clube lança nesta quarta-feira uma imagem do ídolo Jair Bala com a frase: “Consciência Negra Todo Dia”. Com papel de protagonista na galeria de ídolos da história do América, Jair Bala representa a situação de muitos jovens que vencem barreiras, preconceitos e dificuldades financeiras por meio do futebol e servem de inspiração para outras pessoas. O desejo do América é que o racismo, a injúria racial e o preconceito sejam extintos, e que homens e mulheres não sejam julgados pela cor da pele, orientação sexual, gênero, classe social ou religião.

“Eu me sinto representante da cor negra e tenho orgulho em ceder a minha imagem para a participação de um assunto tão importante”, disse Jair Bala, que defendeu as cores do América em 1964 e 1965 e 1970 e 1971. O atacante fez 78 gols em 144 jogos com a camisa do Coelho.

Imagem que representa

Além da arte criada pelo artista Pedro Formiga, em que as pessoas estão convidadas a compartilhar a partir das redes sociais do América e falar sobre o tema, o Clube promove ações internas para dar visibilidade ao assunto.

O clube promoveu uma palestra para celebrar a data do dia 20/11 com o coach Carlos Hilário, Doutor e Mestre em Administração de Empresas, com graduação em Psicologia e atuação como Diretor de Recursos Humanos em uma multinacional, realizará uma palestra com os jogadores do elenco masculino do América. O objetivo é falar sobre o racismo estrutural presente na sociedade, números alarmantes e os riscos para a saúde mental e performance das pessoas que sofrem com esse mal. O evento será transmitido em uma live no Instagram do América (@america_mg).

A base e o profissional feminino também serão contemplados com discussões relevantes. No fim do mês (em data a ser confirmada), o Diretor do Observatório do Racismo no Futebol, Marcelo Carvalho, fará uma palestra sobre o racismo nos tempos atuais e uma análise do preconceito racial no Brasil a partir do futebol.

D ados do IBGE

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística, cerca de 56% da população brasileira é formada por pessoas negras ou pardas. Entretanto, embora formem a maioria dos brasileiros, essas pessoas são as que mais sofrem com os índices de desigualdade social.

Confira alguns índices do gráfico abaixo e perceba que pessoas de cor preta ou parda ocupam menos cargos gerenciais, recebem menos para exercer as mesmas funções, sofrem com taxas mais altas de analfabetismo (efeito de uma educação pública inconsistente), somam quase o triplo dos índices de vítimas de homicídio e têm apenas um quarto da representatividade política (se comparadas com pessoas de cor branca).

Fonte IBGE


Mais recentes

14 de julho de 2025
O América acertou a contratação do atacante Héber Araújo, de 33 anos, para a sequência da temporada. O jogador chega com contrato válido até 30 de novembro de 2026 e já está integrado ao elenco americano. Héber estava no Al Urooba, dos Emirados Árabes. Fora do Brasil desde 2015, o atleta foi revelado pelo Figueirense e também possui passagens pelo CRAC, Avaí e Paysandu. O último time brasileiro que o atacante jogou foi o clube do Pará, em 2015. O atleta também possui passagens pelo futebol da Armênia e futebol croata. Nos Estados Unidos, o atacante se destacou com a camisa do New york City FC ao longo de quatro temporadas, quando marcou 30 gols em 90 jogos. Depois, o atleta assinou contrato com o Seatlle Sounders e marcou dois gols em 26 jogos. No total, o centroavante fez 380 jogos como profissional e marcou 136 gols.
14 de julho de 2025
Reunião Extraordinária do Conselho Consultivo Convocação Conforme o artigo 36 do Estatuto Social do América Futebol Clube e a pedido endereçado a presidência do Conselho Deliberativo por membros do Conselho Consultivo, ficam convocados os integrantes do Conselho Consultivo do AMÉRICA FUTEBOL CLUBE, em pleno gozo de seus direitos sociais, para comparecerem à Reunião Extraordinária do Órgão, que se realizará na Sede Administrativa Afonso Celso Raso, do América Futebol Clube, localizada na Av. dos Andradas, nº 3000, Santa Efigênia, Piso G-1 do Boulevard Shopping, CEP 30.260-070, na cidade de Belo Horizonte/MG, no dia 15 de julho de 2025, terça-feira, às 18:30 horas, em 1ª chamada, ou às 19:00 horas, em 2ª chamada, para: a. Discussão sobre soluções para a grave situação financeira do clube; b. Criação do Instituto Decacampeão, para captação de projetos como o do Museu; c. Outros assuntos de interesse social . A reunião ocorrerá apenas na forma presencial. A presença dos integrantes do Conselho Consultivo será registrada através de relação dos presentes, que deverá ser assinada pelo Presidente da sessão e do secretário. Belo Horizonte, 12 de julho de 2025. José Flávio Lanna Drumond Presidente do Conselho Deliberativo  Paulo Ramiz Lasmar Vice-Presidente do Conselho Deliberativo
12 de julho de 2025
Neste sábado (12), no Estádio Jorge Ismael de Biasi, o América foi superado pelo Novorizontino por 3 a 1, em duelo da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O JOGO Ao longo da primeira etapa, o América dominou as principais ações ofensivas e somou boas chances de gol. Aos 18 minutos, Cauan Barros finalizou fora da área e a bola acertou o travessão. Aos 33, Miqueias foi derrubado próximo à linha lateral direita e a arbitragem marcou falta. Na cobrança, Miguelito mandou a bola em direção a pequena área e Cauan Barros, de cabeça, balançou as redes para o Coelho. Já no fim da primeira etapa, foi marcado pênalti para a equipe adversária que igualou o placar. No segundo tempo, o América somou novas chances de gol mas, aos 27 minutos, o Novorizontino virou o jogo. O técnico Enderson Moreira promoveu mudanças e a equipe americana insistiu nas jogadas ofensivas. O time da casa, no entanto, marcou pela terceira vez nos acréscimos. CALENDÁRIO Na próxima rodada do Brasileiro, o América enfrenta a Chapecoense, dia 20 de julho (domingo), às 18h30, na Arena Indepêndecia.