América prossegue com ações da Consciência Negra e faz homenagem ao ídolo Jair Bala

Assessoria América Mineiro • 17 de novembro de 2021
América prossegue com ações da Consciência Negra e faz homenagem ao ídolo Jair Bala
Arte/Pedro Formiga

O mês de novembro tem entre suas datas o Dia da Consciência Negra (20/11). Porém, mais que um registro no calendário, o tema requer atenção global e uma mudança radical para combate ao racismo e à injúria racial que ameaçam a saúde mental e física de milhões de pessoas diariamente. Dando continuidade ao movimento lançado no ano passado (com a camisa especial, live e vídeo de divulgação) , o América segue empenhado em dar relevância ao conteúdo e promover ações para conscientização desse mal que assola a humanidade.

Como parte das iniciativas, o Clube lança nesta quarta-feira uma imagem do ídolo Jair Bala com a frase: “Consciência Negra Todo Dia”. Com papel de protagonista na galeria de ídolos da história do América, Jair Bala representa a situação de muitos jovens que vencem barreiras, preconceitos e dificuldades financeiras por meio do futebol e servem de inspiração para outras pessoas. O desejo do América é que o racismo, a injúria racial e o preconceito sejam extintos, e que homens e mulheres não sejam julgados pela cor da pele, orientação sexual, gênero, classe social ou religião.

“Eu me sinto representante da cor negra e tenho orgulho em ceder a minha imagem para a participação de um assunto tão importante”, disse Jair Bala, que defendeu as cores do América em 1964 e 1965 e 1970 e 1971. O atacante fez 78 gols em 144 jogos com a camisa do Coelho.

Imagem que representa

Além da arte criada pelo artista Pedro Formiga, em que as pessoas estão convidadas a compartilhar a partir das redes sociais do América e falar sobre o tema, o Clube promove ações internas para dar visibilidade ao assunto.

O clube promoveu uma palestra para celebrar a data do dia 20/11 com o coach Carlos Hilário, Doutor e Mestre em Administração de Empresas, com graduação em Psicologia e atuação como Diretor de Recursos Humanos em uma multinacional, realizará uma palestra com os jogadores do elenco masculino do América. O objetivo é falar sobre o racismo estrutural presente na sociedade, números alarmantes e os riscos para a saúde mental e performance das pessoas que sofrem com esse mal. O evento será transmitido em uma live no Instagram do América (@america_mg).

A base e o profissional feminino também serão contemplados com discussões relevantes. No fim do mês (em data a ser confirmada), o Diretor do Observatório do Racismo no Futebol, Marcelo Carvalho, fará uma palestra sobre o racismo nos tempos atuais e uma análise do preconceito racial no Brasil a partir do futebol.

D ados do IBGE

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística, cerca de 56% da população brasileira é formada por pessoas negras ou pardas. Entretanto, embora formem a maioria dos brasileiros, essas pessoas são as que mais sofrem com os índices de desigualdade social.

Confira alguns índices do gráfico abaixo e perceba que pessoas de cor preta ou parda ocupam menos cargos gerenciais, recebem menos para exercer as mesmas funções, sofrem com taxas mais altas de analfabetismo (efeito de uma educação pública inconsistente), somam quase o triplo dos índices de vítimas de homicídio e têm apenas um quarto da representatividade política (se comparadas com pessoas de cor branca).

Fonte IBGE


Mais recentes

18 de janeiro de 2026
O América ficou no empate por 1 a 1 com o Itabirito neste domingo (18), no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro. O gol do Coelho foi marcado pelo zagueiro Nathan, nos minutos finais da partida. O JOGO O início do jogo teve o América com mais posse de bola e tentando ocupar o campo ofensivo, mas sem conseguir transformar esse controle em chances claras. As melhores investidas da equipe aconteceram em finalizações de média distância, que passaram próximas à meta adversária. Com o passar do tempo, o Itabirito equilibrou as ações, ganhou espaço e passou a finalizar com mais frequência, exigindo atenção da defesa americana e do goleiro Gustavo. Na volta do intervalo, o ritmo seguiu semelhante. As duas equipes encontraram dificuldades para construir jogadas e criar oportunidades efetivas. O América até chegou a levar perigo em finalização defendida pelo goleiro adversário, enquanto o Itabirito respondeu em chutes de fora da área. Buscando dar mais velocidade ao time, o técnico Alberto Valentim promoveu alterações, mas o jogo continuou truncado. Já na reta final, o Itabirito abriu o placar. O gol adversário fez o América aumentar a pressão ofensiva em busca da reação. A resposta veio pouco depois, aos 46 minutos da etapa final, em lance aéreo: após cruzamento pela esquerda, o zagueiro Nathan subiu com precisão e marcou de cabeça, decretando o empate e garantindo o resultado final. Com o empate, o América chegou aos sete pontos e segue na liderança do Grupo B do Campeonato Mineiro. O próximo desafio do Coelho será nesta quarta-feira, (21) às 21h30, contra o Atlético, no Independência, pela quarta rodada da competição estadual. Coelho em campo: Gustavo; Samuel Alves, Rafa Barcelos, Nathan e Paulinho; Otávio (Felipe Amaral), Val Soares (Thauan) e Yago Santos; Fer Elizari (Person), Everton Brito (Kauan Cristtyan) e Jhonatan (Paulo Victor). Técnico: Alberto Valentim
17 de janeiro de 2026
As Spartanas anunciam mais uma renovação para a temporada 2026: a goleira Sandy. Aos 25 anos, a atleta vive a segunda passagem pelo América. Integrada ao elenco em 2019, Sandy permaneceu no clube até o final de 2021 e retornou em 2024. Além da goleira, as Spartanas também anunciaram a renovação de contrato das zagueiras Ana Clara e Maiara, e do técnico Jorge Victor, além da contratação da atacante Dani Ortolan.
16 de janeiro de 2026
De olho na temporada 2026, as Spartanas anunciam a renovação de contrato da zagueira Ana Clara. No América desde 2023, a atleta denfendeu a Armadura Americana em 29 jogos. No ano passado, foram 17 partidas disputadas e dois gols marcados. Nesta semana, as Spartanas também anunciaram a renovação da zagueira Maiara e do técnico Jorge Victor, além da contratação da atacante Dani Ortolan. Nesta temporada, o América disputará a Série A1 do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Campeonato Mineiro.