América é superado pelo Atlético e se despede do Campeonato Mineiro Feminino

Tereza Rebello Horta • 6 de novembro de 2021
América é superado pelo Atlético e se despede do Campeonato Mineiro Feminino
Apesar da luta, as Spartanas não conseguiram anotar um gol nessa semifinal de Mineiro (Foto: Mourão Panda / AFC)

Neste sábado, as Spartanas foram superadas no clássico diante do Atlético-MG, por 1 a 0. Com o resultado, o América se despede do Campeonato Mineiro, ficando entre os quatro melhores times do estado.

O primeiro tempo começou com o América buscando mais a iniciativa do ataque. Com vantagem no placar agregado, o rival aceitou a imposição americana e procurou brecar a intensidade da partida. Logo nos minutos iniciais, as Spartanas conseguiram as melhores chances de gol e ficaram perto de abrir o placar. Na melhor chance, aos 10 minutos, a capitã Brenda chutou forte e a bola resvalou no travessão. Aos 20, foi a vez da goleira Deka brilhar. Ela que já vinha tendo uma boa atuação no decorrer do tempo, fez três defesas em sequência em um único lance, que iniciou em uma batida de falta da equipe atleticana. 

A segunda etapa era um tudo ou nada para a equipe americana. A técnica Nádima Skeff precisava arriscar e deixar o time ofensivo, portanto, iniciou o tempo com a entrada de duas meias atacantes. O time buscava o ataque mas os erros no último passe acabaram prejudicando a equipe americana. Aos 19 minutos, em um contra-ataque, o Atlético abriu o placar no Sesc Venda Nova, com Iara. As Spartanas conseguiram aumentar o volume de jogo nos minutos finais, criando duas boas chances com Serrana e Lilian, que encobriram o gol adversário. Entretanto, a pressão americana não foi suficiente para converter em gols e as Spartanas se despediram do Campeonato Mineiro 2021.   

O América entrou em campo com: Deka; Nayara Rodrigues, Mayara (Serrana), Hingredy, Sabrina (Lilian) e Dani Peré; Brenda (Leka) e Ágata (Kamila); Karol Mineira (Giovanna), Carol e Dilene (Jéssica Beiral).


– Campeonato Brasileiro A-2:

Primeira fase

16/5 – Vasco-RJ 3×1 América – Gol: (contra)

23/5 – América 2×0 Brasil de Farroupilha-RS – Gols: Serrana e Jéssica Beiral 

30/5 – Ponte Preta-SP 1×1 América – Gol: (contra)

6/6 – Athletico-PR 1×0 América 

18/6 – América 3×1 Chapecoense-SC – Gols: Karol Mineira (duas vezes) e Carol

Oitavas de final

27/6 – América 2×0 Vasco-RJ – Gol: Carol e (contra)

4/7 – Vasco-RJ 2×1 América – Gol: Dilene

Quartas de final

11/7 – América 1×3 Atlético-MG – Gol: Carol

17/7 – Atlético-MG 0x0 América

– Campeonato Mineiro:

24/9 – América 3×0 Social-MG (W.O.)

2/10 – Atlético-MG 1×1 América – Gol: Ágata

10/10 – Funorte-MG 0x5 América – Gols: Dilene (quatro vezes) e Sabrina

16/10 – América 1×1 Ipatinga-MG – Gol: Ágata

23/10 – América 1×0 Cruzeiro-MG – Gol: Kamila

Semifinal

30/10 – Atlético-MG 3×0 América

06/11 – América 0×1 Atlético-MG

Artilheiras da temporada:

4 gols: Dilene

3 gols: Carol

2 gols: Karol Mineira e Ágata

1 gol: Serrana, Jéssica Beiral, Sabrina e Kamila

Mais recentes

4 de dezembro de 2025
Na noite desta quarta-feira (3), as Spartanas empataram com o RB Bragantino, por 0 a 0, na primeira rodada da Copa São Paulo Feminina. A partida foi disputada no Estádio do Canindé, sede do grupo Grupo C - Ipê amarelo na competição. Além do RB Bragantino, São Paulo e Remo são os adversários do DNA Formador na primeira fase. O América volta a campo neste sábado (6), às 15h, contra o São Paulo, pela segunda rodada da Copinha. O jogo O grande nome do América na primeira etapa foi a goleira e capitã Thatá. Atenta ao jogo, o paredão Americano soube suportar a pressão e anulou o ataque adversário. Com muitas faltas marcadas, a disputa entre as equipes se acirrou. Aos 43, Larissa precisou ser substituída e Pâmella foi acionada. As Spartanas anotaram boas chances na bola parada, mas o placar permaneceu inalterado. Na segunda etapa, a equipe comandada por Juninho Morais sofreu mudanças. Ket, Fernanda, Thalita e Olívia entraram em campo. O América intensificou as ações ofensivas, especialmente pelo lado esquerdo com Ket. Aos 32, a atacante saiu em velocidade e tentou o cruzamento pela esquerda, mas a bola passou por todo mundo. Apesar dos esforços das Spartanas, a partida terminou empatada.
3 de dezembro de 2025
Histórico! Na tarde desta quarta-feira (3), no Castelão, o América venceu o IAPE por 5 a 2 e garantiu vaga na final da Copa do Brasil Sub-20. Jhonatan Lima, Kaíque Zizero (duas vezes), Luís Henrique e Gustavo Corrêa marcaram para o Coelhão fora de casa. No jogo de ida, na Arena Independência, o América venceu por 1 a 0 com gol de Jhontan Lima. Na grande decisão, o DNA Formador enfrentará o vencedor do confronto entre Atlético e São Paulo que decidem vaga nesta quinta-feira (4). O jogo Mesmo com a vantagem conquistada em Belo Horizonte, o América deu início à partida com bom volume ofensivo. O primeiro gol saiu aos 14 minutos, quando Karlos Samuel avançou pelo lado esquerdo e encontrou bom passe para Jhonatan Lima. O camisa 10 passou pelo goleiro e, livre de marcação, inaugurou o placar. Confiante, o América deu sequência ao ritmo de jogo e, aos 25, marcou o segundo. Dessa vez, Jhonatan Lima deu bela assistência para Kaíque Zizero que driblou o goleiro e finalizou no alvo. Já na segunda etapa, a equipe da casa conseguiu diminuir, aos oito minutos. Mas, a resposta Americana veio logo em seguida: Kauan Cristtyan invadiu a grande área, enganou a marcação e tocou para Zizero marcar o segundo dele na partida e o terceiro para o América. O DNA Formador manteve o domínio das ações do jogo e, aos 22, Otávio, de fora da área, mandou a bola em direção ao gol. Luis Henrique apenas escorou de cabeça para ampliar. Pouco depois, a equipe Maranhense tentou reagir e marcou o segundo. Ainda assim, o América soube reagir à pressão e, com boa vantagem, manteve a confiança. Já no fim da partida, aos 42, Gustavo Corrêa recebeu pelo meio, driblou a marcação e fechou o placar em 5 a 2 para o Coelhão.
2 de dezembro de 2025
Eduardo Person é o novo meio-campista do América! O jogador de 28 anos chega para reforçar o elenco do Coelhão com contrato válido até 30/11/2026. Natural de São Paulo (SP), Person foi revelado pelo Joinville-SC. O atleta também somou passagens por Metropolitano-SC, Juventus-SC, GE Brasil-RS, Guarani-SP, Ituano-SP e na última temporada defendeu a Chapecoense. Ficha técnica: Nome: Eduardo Luiz Person Data de Nascimento: 24/01/1997 Origem: São Paulo (SP) Posição: meio-campista Clubes: 2014/2017– Joinville-SC 2017 – Metropolitano 2017– Juventus Jaraguá 2018 – Joinville 2019 – GE Brasil 2020/2022 – Guarani 2023/2024 – Ituano 2025 – Chapecoense 2026 – AMÉRICA