América é superado pelo Atlético e se despede do Campeonato Mineiro Feminino

Tereza Rebello Horta • 6 de novembro de 2021
América é superado pelo Atlético e se despede do Campeonato Mineiro Feminino
Apesar da luta, as Spartanas não conseguiram anotar um gol nessa semifinal de Mineiro (Foto: Mourão Panda / AFC)

Neste sábado, as Spartanas foram superadas no clássico diante do Atlético-MG, por 1 a 0. Com o resultado, o América se despede do Campeonato Mineiro, ficando entre os quatro melhores times do estado.

O primeiro tempo começou com o América buscando mais a iniciativa do ataque. Com vantagem no placar agregado, o rival aceitou a imposição americana e procurou brecar a intensidade da partida. Logo nos minutos iniciais, as Spartanas conseguiram as melhores chances de gol e ficaram perto de abrir o placar. Na melhor chance, aos 10 minutos, a capitã Brenda chutou forte e a bola resvalou no travessão. Aos 20, foi a vez da goleira Deka brilhar. Ela que já vinha tendo uma boa atuação no decorrer do tempo, fez três defesas em sequência em um único lance, que iniciou em uma batida de falta da equipe atleticana. 

A segunda etapa era um tudo ou nada para a equipe americana. A técnica Nádima Skeff precisava arriscar e deixar o time ofensivo, portanto, iniciou o tempo com a entrada de duas meias atacantes. O time buscava o ataque mas os erros no último passe acabaram prejudicando a equipe americana. Aos 19 minutos, em um contra-ataque, o Atlético abriu o placar no Sesc Venda Nova, com Iara. As Spartanas conseguiram aumentar o volume de jogo nos minutos finais, criando duas boas chances com Serrana e Lilian, que encobriram o gol adversário. Entretanto, a pressão americana não foi suficiente para converter em gols e as Spartanas se despediram do Campeonato Mineiro 2021.   

O América entrou em campo com: Deka; Nayara Rodrigues, Mayara (Serrana), Hingredy, Sabrina (Lilian) e Dani Peré; Brenda (Leka) e Ágata (Kamila); Karol Mineira (Giovanna), Carol e Dilene (Jéssica Beiral).


– Campeonato Brasileiro A-2:

Primeira fase

16/5 – Vasco-RJ 3×1 América – Gol: (contra)

23/5 – América 2×0 Brasil de Farroupilha-RS – Gols: Serrana e Jéssica Beiral 

30/5 – Ponte Preta-SP 1×1 América – Gol: (contra)

6/6 – Athletico-PR 1×0 América 

18/6 – América 3×1 Chapecoense-SC – Gols: Karol Mineira (duas vezes) e Carol

Oitavas de final

27/6 – América 2×0 Vasco-RJ – Gol: Carol e (contra)

4/7 – Vasco-RJ 2×1 América – Gol: Dilene

Quartas de final

11/7 – América 1×3 Atlético-MG – Gol: Carol

17/7 – Atlético-MG 0x0 América

– Campeonato Mineiro:

24/9 – América 3×0 Social-MG (W.O.)

2/10 – Atlético-MG 1×1 América – Gol: Ágata

10/10 – Funorte-MG 0x5 América – Gols: Dilene (quatro vezes) e Sabrina

16/10 – América 1×1 Ipatinga-MG – Gol: Ágata

23/10 – América 1×0 Cruzeiro-MG – Gol: Kamila

Semifinal

30/10 – Atlético-MG 3×0 América

06/11 – América 0×1 Atlético-MG

Artilheiras da temporada:

4 gols: Dilene

3 gols: Carol

2 gols: Karol Mineira e Ágata

1 gol: Serrana, Jéssica Beiral, Sabrina e Kamila

Mais recentes

14 de julho de 2025
O América acertou a contratação do atacante Héber Araújo, de 33 anos, para a sequência da temporada. O jogador chega com contrato válido até 30 de novembro de 2026 e já está integrado ao elenco americano. Héber estava no Al Urooba, dos Emirados Árabes. Fora do Brasil desde 2015, o atleta foi revelado pelo Figueirense e também possui passagens pelo CRAC, Avaí e Paysandu. O último time brasileiro que o atacante jogou foi o clube do Pará, em 2015. O atleta também possui passagens pelo futebol da Armênia e futebol croata. Nos Estados Unidos, o atacante se destacou com a camisa do New york City FC ao longo de quatro temporadas, quando marcou 30 gols em 90 jogos. Depois, o atleta assinou contrato com o Seatlle Sounders e marcou dois gols em 26 jogos. No total, o centroavante fez 380 jogos como profissional e marcou 136 gols.
14 de julho de 2025
Reunião Extraordinária do Conselho Consultivo Convocação Conforme o artigo 36 do Estatuto Social do América Futebol Clube e a pedido endereçado a presidência do Conselho Deliberativo por membros do Conselho Consultivo, ficam convocados os integrantes do Conselho Consultivo do AMÉRICA FUTEBOL CLUBE, em pleno gozo de seus direitos sociais, para comparecerem à Reunião Extraordinária do Órgão, que se realizará na Sede Administrativa Afonso Celso Raso, do América Futebol Clube, localizada na Av. dos Andradas, nº 3000, Santa Efigênia, Piso G-1 do Boulevard Shopping, CEP 30.260-070, na cidade de Belo Horizonte/MG, no dia 15 de julho de 2025, terça-feira, às 18:30 horas, em 1ª chamada, ou às 19:00 horas, em 2ª chamada, para: a. Discussão sobre soluções para a grave situação financeira do clube; b. Criação do Instituto Decacampeão, para captação de projetos como o do Museu; c. Outros assuntos de interesse social . A reunião ocorrerá apenas na forma presencial. A presença dos integrantes do Conselho Consultivo será registrada através de relação dos presentes, que deverá ser assinada pelo Presidente da sessão e do secretário. Belo Horizonte, 12 de julho de 2025. José Flávio Lanna Drumond Presidente do Conselho Deliberativo  Paulo Ramiz Lasmar Vice-Presidente do Conselho Deliberativo
12 de julho de 2025
Neste sábado (12), no Estádio Jorge Ismael de Biasi, o América foi superado pelo Novorizontino por 3 a 1, em duelo da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O JOGO Ao longo da primeira etapa, o América dominou as principais ações ofensivas e somou boas chances de gol. Aos 18 minutos, Cauan Barros finalizou fora da área e a bola acertou o travessão. Aos 33, Miqueias foi derrubado próximo à linha lateral direita e a arbitragem marcou falta. Na cobrança, Miguelito mandou a bola em direção a pequena área e Cauan Barros, de cabeça, balançou as redes para o Coelho. Já no fim da primeira etapa, foi marcado pênalti para a equipe adversária que igualou o placar. No segundo tempo, o América somou novas chances de gol mas, aos 27 minutos, o Novorizontino virou o jogo. O técnico Enderson Moreira promoveu mudanças e a equipe americana insistiu nas jogadas ofensivas. O time da casa, no entanto, marcou pela terceira vez nos acréscimos. CALENDÁRIO Na próxima rodada do Brasileiro, o América enfrenta a Chapecoense, dia 20 de julho (domingo), às 18h30, na Arena Indepêndecia.