Valente, América busca a virada e derrota o Palmeiras no Independência

Estevão Germano • 7 de outubro de 2021
Valente, América busca a virada e derrota o Palmeiras no Independência
Com gols de Patric e Ademir, Coelho vence e alcança sete jogos de invencibilidade na Série A (Foto: Mourão Panda / América)

O América mostrou sua força novamente neste Campeonato Brasileiro e conquistou mais uma vitória importantíssima. Na noite desta quarta-feira, o Coelho saiu atrás do placar no duelo contra o Palmeiras-SP, mas lutou até o fim e virou o jogo na Arena Independência. Com um golaço de Patric e um gol de pênalti de Ademir, o time brindou a Nação Americana na partida que marcou o retorno da torcida às arquibancadas após 1 ano e 7 meses.

Com o excelente triunfo, o Coelho aumenta para sete jogos sua sequência invicta no Campeonato Brasileiro. O time comandado por Vagner Mancini chega a 30 pontos, dormindo nesta quarta-feira na décima colocação da tabela. O resultado enche o elenco de confiança para uma sequência pesada no Sul do Brasil, com jogos contra o Juventude-RS, no sábado, e contra o Internacional-RS na próxima quarta-feira.

O JOGO

O primeiro tempo começou com o América tomando a iniciativa e pressionando dentro de casa. O Coelho conseguiu construir boas chances nos primeiros minutos e chegou com perigo aos 11, quando Ademir chutou forte de fora da área, e a bola explodindo no travessão do Palmeiras-SP. O Coelho seguiu melhor na primeira metade do primeiro tempo, mas acabou punido em um erro de saída de bola. Após a rebatida, o atacante palmeirense Rony ganhou a disputa com o zagueiro Ricardo Silva e chutou rasteiro sem chances para Matheus Cavichioli: 1 a 0 para o time visitante.

Em seguida, o time americano tentou se recompor e buscou o ataque novamente. Aos 31 minutos, Ademir arriscou novamente de fora da área; o chute saiu seco e rasteiro, mas foi para fora. O Palmeiras-SP conseguia segurar a vantagem na reta final do primeiro tempo. Aos 46, Fabrício Daniel ainda conseguiu uma oportunidade e chutou forte de fora da área, no ângulo, mas o goleiro palmeirense espalmou para fora e evitou o empate.

O América voltou para a segunda etapa com uma alteração: Ribamar foi acionado e entrou no lugar de Fabrício Daniel. O Coelho se lançou ao ataque em busca do empate e, embora cometendo alguns erros de passe, conseguiu encurralar o Palmeiras-SP. Aos 14 minutos, Patric dominou dentro da área após cruzamento e disparou a gol. A bola pegou no braço do defensor palmeirense, e o pênalti foi assinalado após revisão do VAR. O atacante Felipe Azevedo, que entrara no segundo tempo, foi para a batida, mas desperdiçou ao chutar no travessão.

O time americano sentiu por um momento a oportunidade desperdiçada, mas o técnico Vagner Mancini promoveu mais substituições, e o Coelho voltou a pressionar o adversário. Aos 28 minutos, veio a recompensa. Após escanteio curto, Patric recebeu o passe de volta no bico esquerdo da grande área, ajeitou e chutou com perfeição no ângulo oposto do goleiro Jailson: um golaço para empatar a partida!

A torcida americana ficou eufórica nas arquibancadas do Indepa e empurrou o América rumo a vitória. Os quinze minutos finais foram eletrizantes, com o América criando chances para virar e o Palmeiras-SP conseguindo alguns contra-golpes perigosos. Aos 37 minutos, em um contra-ataque rápido para o Coelho, Ademir lançou Rodolfo pela esquerda, ele avançou, penetrou a área, fez o corte e chutou forte; o goleiro palmeirense fez milagre e salvou seu time.

Mas nos acréscimos, novamente o Palmeiras-SP cometeu um pênalti com mão na bola. Desta vez, o atacante Ademir assumiu a batida, deslocou o goleiro e guardou a bola no fundo das redes para virar o jogo aos 47 minutos do segundo tempo. Nos instantes finais, o time paulista se lançou desesperadamente ao ataque, mas a defesa do América foi valente e manteve a vitória.


FICHA DO JOGO

América 2×1 Palmeiras-SP

Motivo: Campeonato Brasileiro – Rodada 24
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (CBF/RS)
Auxiliares: Jorge Eduardo Bernardi (CBF/RS) e Jose Eduardo Calza (CBF/RS)
Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins (CBF/RS)

Gols: Patric, aos 28min do 2º T, e Ademir, aos 47min do 2º T / Rony, aos 26min do 1º T (Palmeiras-SP)
Cartões amarelos: Eduardo Bauermann e Patric (América) / Gabriel Menino, Felipe Melo e Renan (Palmeiras-SP)

América
Matheus Cavichioli; Patric, Eduardo Bauermann, Ricardo Silva (Anderson) e Marlon (Alan Ruschel); Lucas Kal (Rodolfo), Juninho, Alê e Mauro Zárate (Felipe Azevedo); Ademir e Fabrício Daniel (Ribamar).

Técnico: Vagner Mancini

Palmeiras-SP
Jailson; Luan, Kuscevic e Renan; Gabriel Menino, Felipe Melo, Patrick de Paula (Danilo Barbosa), Raphael Veiga (Gustavo Scarpa) e Jorge (Wesley); Rony (Deyverson) e Dudu (Gabriel Veron).

Técnico: Abel Ferreira

Mais recentes

Por Moisés Elias 12 de maio de 2025
América organizou no último domingo (11) mais uma edição da sua tradicional corrida de rua. O evento foi aberto a todos os públicos e contou com a participação de atletas profissionais e amadores de várias idades e equipes. Com percursos de 5,10 e 15 quilômetros, os corredores tiveram sua capacidade física testada em um dia de muito sol e calor em Belo Horizonte, contribuindo para deixar a prova ainda mais desafiadora, até mesmo para atletas considerados de alto rendimento. Além da corrida, a edição de 2025 também contou com a modalidade duathlon, competição que combina corrida e pedalada, exigindo do competidor um elevado grau de preparação física. Corredores mirins também participaram por meio da corrida kids. Percurso A largada aconteceu em frente ao Boulevard Shopping, na Avenida dos Andradas, onde está localizada a sede do clube e, onde também foi montada toda a estrutura de apoio, com posto médico, espaço para massagem, bares e área de premiação. Além da medalha pós-prova e troféu para os três primeiros colocados das corridas, foram sorteados diversos brindes; como ingressos para jogos, bonés do América e seus patrocinadores e camisas oficiais.
12 de maio de 2025
CONVOCAÇÃO CHAMAMENTO EM CARÁTER EXCEPCIONAL A pedido endereçado à Presidência do Conselho Deliberativo por membros do Conselho Consultivo do Clube e face mensagem de áudio por parte do nosso Presidente do Conselho de Administração, Alencar Magalhães da Silveira Junior, procede-se ao chamamento e convocação, em caráter de URGÊNCIA, dos integrantes do Conselho Consultivo do AMÉRICA FUTEBOL CLUBE , em pleno exercício de seus mandatos, para comparecerem à Reunião do Conselho Consultivo do Clube, a ser realizada na sede social “Afonso Celso Raso”, na Av. dos Andradas, nº 3.000, setor G1, nesta Capital, no dia 13 de Maio de 2.025, às 18:30 horas, em primeira chamada, ou às 19:00 horas, em segunda chamada, para: a) Apresentação e conhecimento do Projeto do Novo Estatuto Social para o AMÉRICA FUTEBOL CLUBE ; b) Exame da situação de atualidades do AMÉRICA FUTEBOL CLUBE e do AMÉRICA -SAF ; c) Apreciação da atual situação financeira do AMÉRICA FUTEBOL CLUBE ; d) Outros assuntos correlatos. O texto do projeto do novo Estatuto Social referido na letra “a”, acima, e da correspondente Exposição de Motivos, estão sendo enviados aos Conselheiros por e-mail para apreciação. Haverá a possibilidade de acompanhamento e manifestação de forma não presencial através da Internet, em link próprio. disponibilizado pela Secretaria do Clube aos Conselheiros que assim se manifestarem. O link será enviado para o endereço eletrônico do Conselheiro até o horário da Reunião. Belo Horizonte, 12 de Maio de 2.025. José Flávio Lanna Drumond Presidente do Conselho Deliberativo
11 de maio de 2025
Na tarde deste domingo (11), as Spartanas enfrentaram o Red Bull Bragantino no Estádio Cícero de Souza Marques, em partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro Feminino A-1. Apesar de um desempenho sólido e competitivo, a equipe americana foi superada por 2 a 0 pelas donas da casa. O JOGO  O confronto foi equilibrado no início, com as Spartanas mostrando organização defensiva e buscando oportunidades no ataque. No entanto, o Red Bull Bragantino aproveitou duas oportunidades para marcar na segunda etapa, garantindo a vitória. Com este resultado, o América se encontra na 7 posição na tabela de classificação do Brasileiro Feminino A-1. CALENDÁRIO O próximo compromisso das Spartanas será contra o Real Brasília, em casa, na 11ª rodada do campeonato, no dia 18 de maio, às 18h.