Valente, América busca a virada e derrota o Palmeiras no Independência

Estevão Germano • 7 de outubro de 2021
Valente, América busca a virada e derrota o Palmeiras no Independência
Com gols de Patric e Ademir, Coelho vence e alcança sete jogos de invencibilidade na Série A (Foto: Mourão Panda / América)

O América mostrou sua força novamente neste Campeonato Brasileiro e conquistou mais uma vitória importantíssima. Na noite desta quarta-feira, o Coelho saiu atrás do placar no duelo contra o Palmeiras-SP, mas lutou até o fim e virou o jogo na Arena Independência. Com um golaço de Patric e um gol de pênalti de Ademir, o time brindou a Nação Americana na partida que marcou o retorno da torcida às arquibancadas após 1 ano e 7 meses.

Com o excelente triunfo, o Coelho aumenta para sete jogos sua sequência invicta no Campeonato Brasileiro. O time comandado por Vagner Mancini chega a 30 pontos, dormindo nesta quarta-feira na décima colocação da tabela. O resultado enche o elenco de confiança para uma sequência pesada no Sul do Brasil, com jogos contra o Juventude-RS, no sábado, e contra o Internacional-RS na próxima quarta-feira.

O JOGO

O primeiro tempo começou com o América tomando a iniciativa e pressionando dentro de casa. O Coelho conseguiu construir boas chances nos primeiros minutos e chegou com perigo aos 11, quando Ademir chutou forte de fora da área, e a bola explodindo no travessão do Palmeiras-SP. O Coelho seguiu melhor na primeira metade do primeiro tempo, mas acabou punido em um erro de saída de bola. Após a rebatida, o atacante palmeirense Rony ganhou a disputa com o zagueiro Ricardo Silva e chutou rasteiro sem chances para Matheus Cavichioli: 1 a 0 para o time visitante.

Em seguida, o time americano tentou se recompor e buscou o ataque novamente. Aos 31 minutos, Ademir arriscou novamente de fora da área; o chute saiu seco e rasteiro, mas foi para fora. O Palmeiras-SP conseguia segurar a vantagem na reta final do primeiro tempo. Aos 46, Fabrício Daniel ainda conseguiu uma oportunidade e chutou forte de fora da área, no ângulo, mas o goleiro palmeirense espalmou para fora e evitou o empate.

O América voltou para a segunda etapa com uma alteração: Ribamar foi acionado e entrou no lugar de Fabrício Daniel. O Coelho se lançou ao ataque em busca do empate e, embora cometendo alguns erros de passe, conseguiu encurralar o Palmeiras-SP. Aos 14 minutos, Patric dominou dentro da área após cruzamento e disparou a gol. A bola pegou no braço do defensor palmeirense, e o pênalti foi assinalado após revisão do VAR. O atacante Felipe Azevedo, que entrara no segundo tempo, foi para a batida, mas desperdiçou ao chutar no travessão.

O time americano sentiu por um momento a oportunidade desperdiçada, mas o técnico Vagner Mancini promoveu mais substituições, e o Coelho voltou a pressionar o adversário. Aos 28 minutos, veio a recompensa. Após escanteio curto, Patric recebeu o passe de volta no bico esquerdo da grande área, ajeitou e chutou com perfeição no ângulo oposto do goleiro Jailson: um golaço para empatar a partida!

A torcida americana ficou eufórica nas arquibancadas do Indepa e empurrou o América rumo a vitória. Os quinze minutos finais foram eletrizantes, com o América criando chances para virar e o Palmeiras-SP conseguindo alguns contra-golpes perigosos. Aos 37 minutos, em um contra-ataque rápido para o Coelho, Ademir lançou Rodolfo pela esquerda, ele avançou, penetrou a área, fez o corte e chutou forte; o goleiro palmeirense fez milagre e salvou seu time.

Mas nos acréscimos, novamente o Palmeiras-SP cometeu um pênalti com mão na bola. Desta vez, o atacante Ademir assumiu a batida, deslocou o goleiro e guardou a bola no fundo das redes para virar o jogo aos 47 minutos do segundo tempo. Nos instantes finais, o time paulista se lançou desesperadamente ao ataque, mas a defesa do América foi valente e manteve a vitória.


FICHA DO JOGO

América 2×1 Palmeiras-SP

Motivo: Campeonato Brasileiro – Rodada 24
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (CBF/RS)
Auxiliares: Jorge Eduardo Bernardi (CBF/RS) e Jose Eduardo Calza (CBF/RS)
Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins (CBF/RS)

Gols: Patric, aos 28min do 2º T, e Ademir, aos 47min do 2º T / Rony, aos 26min do 1º T (Palmeiras-SP)
Cartões amarelos: Eduardo Bauermann e Patric (América) / Gabriel Menino, Felipe Melo e Renan (Palmeiras-SP)

América
Matheus Cavichioli; Patric, Eduardo Bauermann, Ricardo Silva (Anderson) e Marlon (Alan Ruschel); Lucas Kal (Rodolfo), Juninho, Alê e Mauro Zárate (Felipe Azevedo); Ademir e Fabrício Daniel (Ribamar).

Técnico: Vagner Mancini

Palmeiras-SP
Jailson; Luan, Kuscevic e Renan; Gabriel Menino, Felipe Melo, Patrick de Paula (Danilo Barbosa), Raphael Veiga (Gustavo Scarpa) e Jorge (Wesley); Rony (Deyverson) e Dudu (Gabriel Veron).

Técnico: Abel Ferreira

Mais recentes

13 de agosto de 2025
O América anuncia a contratação do lateral-direito Maguinho, de 33 anos, natural de Dores do Turvo (MG). O contrato é válido até 30 de novembro de 2026. Revelado pelo Tupi-MG, Maguinho atuou no América-RN e no Capivariano antes de se destacar pelo Vila Nova-GO. No exterior, possui experiência no Japão, defendendo Yokohama FC e Kawasaki Frontale. No Brasil,também possui passagens por Goiás e Atlético-GO e, em 2025, vestiu a camisa da Ponte Preta, onde disputou 27 jogos.
13 de agosto de 2025
As crianças que estiveram presentes no último jogo do Coelhão participaram de um sorteio de um kit contendo uma camisa oficial do América Futebol Clube, e brindes dos seus patrocinadores. A ação que teve a chancela do Programa de Sócios Onda Verde, contou com a participação de aproximadamente 476 crianças, que rodaram as catracas do Independência para a 21° rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, entre América x Remo. Na ocasião, a entrada estava liberada para todos os adeptos do Sócio Torcedor categoria “Bala”. A presença do público infantil nos jogos do América faz parte de uma nova diretriz que o clube pretende seguir, pensando na preservação do legado e no cultivo do sentimento americano entre as novas gerações. Meu Amor Pelo Coelhão Henrique Villas Pereira foi o grande vencedor do concurso “Meu Amor Pelo Coelhão”! Com quase 7 mil comentários em seu vídeo postado no Instagram oficial do Onda Verde, seguido por Felipe Coelho Castro, na segunda colocação com aproximadamente 3,5 mil comentários e Matheus Sette Fraco Silva, com pouco menos de 3 mil comentários, na terceira posição. Juntos, os três americanos da nova geração, entre curtidas e comentários, obtiveram mais de 15 mil interações. A iniciativa reuniu dezenas de vídeos em que os torcedores mirins demonstraram seu grande amor pelo Coelhão. Henrique, que tem 11 anos de idade, faz parte da categoria sub-12 do América e já tem um grande sonho: defender as cores do Coelhão, jogando profissionalmente. Além de uma camisa oficial, o jovem torcedor (e atleta), receberá um kit contendo vários itens enviados pelos patrocinadores, a oportunidade de conhecer o CT Lanna Drumond, e mais: os atletas da equipe profissional masculina.
12 de agosto de 2025
O América anuncia Alberto Valentim como seu novo técnico. Natural de Oliveira, Minas Gerais, o profissional de 50 anos chega com vínculo válido até o fim da temporada 2025, trazendo ao Coelho experiência e liderança. Valentim acumula conquistas importantes, entre elas a Copa Sul-Americana de 2021 e o Campeonato Paranaense de 2020, ambos pelo Athletico-PR, além da Taça Rio de 2018 pelo Botafogo. Ao longo de sua carreira, comandou clubes do futebol brasileiro como Palmeiras, Botafogo, Vasco da Gama, Avaí, Athletico-PR, Atlético-GO e Ituano, além de passagem internacional pelo Pyramids FC, do Egito. Seu último trabalho foi à frente da Ponte Preta, desde 2024. Como jogador, Alberto Valentim atuou nas categorias de base do clube, defendendo a equipe do Sub-17. Além de Valentim, integram a comissão técnica americana o auxiliar Douglas Gonzaga Leite, que trabalhará ao seu lado nesta temporada, e o preparador físico Diogo Evaristo, que retorna à comissão técnica permanente do América.