América + Save Cerrado: sustentabilidade é um dever de todos

Luiz Martini • 8 de setembro de 2021
América + Save Cerrado: sustentabilidade  é um dever de todos

A conscientização sobre a questão ambiental é um trabalho contínuo e requer envolvimento de todos. O América endossa essas campanhas educativas e, durante todo o mês de setembro, promoverá ações para destacar a importância do Dia Nacional do Cerrado, comemorado em 11 de setembro.

Mais que uma data no calendário, os biomas e o desenvolvimento sustentável merecem atenção especial para preservação da flora, fauna e manutenção da vida de todos os seres do planeta. O América atua de forma conjunta com a Save Cerrado, em parceria firmada desde 2018. O Clube se preocupa com a preservação das florestas nativas e árvores e apoia a proteção de uma área de 80.000 m 2 em Bonito de Minas-MG, área do Cerrado, a Savana mais biodiversa do planeta.

Mais que isso, o América foi o primeiro Clube Carbon Neutral do Brasil. Por meio desta parceria firmada e de outras ações internas, ampliamos o foco para a conexão com práticas ESG (meio ambiente, social e governança). A questão ambiental é urgente e medidas para combate ao desmatamento, queimadas, controle das mudanças climáticas e outros fatores, como a lista das 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), devem ser pauta de todas as empresas.

O Diretor de Marketing do América, Erley Lemos, destaca o compromisso do Clube em adotar práticas sustentáveis e causas sociais relevantes.

“O pioneirismo é algo marcado na essência do América. Ao focar nas questões de sustentabilidade, como ser o primeiro Clube Carbono Neutro do Brasil, e estar alinhado as boas práticas ESG e aos ODS da ONU, mais uma vez, o América demonstra antecipação a um tema fundamental para desenvolvimento e melhorias da humanidade, indo muito além do cenário esportivo.”, disse.

Paulo Bellonia, fundador e Presidente da Save Cerrado, destaca os 180 milhões de m² protegidos pela ONG e a importância da participação das empresas.

“De acordo com a lei, até 80% de uma área no cerrado pode ser desmatada para uso no agronegócio, sendo o desmatamento o segundo maior ofensor das mudanças climáticas no planeta. Enquanto na Amazônia combatemos o desmatamento ILEGAL , no Cerrado nosso desafio é evitar o desmatamento LEGAL “, avaliou, antes de completar.

“A Save Cerrado promove a conexão das empresas e pessoas com o ESG, por intermédio de uma ação prática e transparente de preservação de áreas de florestas nativas, combate ao desmatamento, mudanças climáticas e perda de biodiversidade, seguindo os parâmetros da Lei Nº 14.119, de Pagamentos por Serviços Ambientais, a conexão das empresas é determinante como influenciadores e multiplicadores da boa prática”.

Durante este mês de Setembro, acompanhe toda a programação do América no site e nas redes sociais. Mais que isso, seja um disseminador de práticas sustentáveis (economize o uso de água, evite lixo nas ruas e florestas, não desmate, não realize queimadas, não polua o meio ambiente, entre outros cuidados. Faça a sua parte!

Mais recentes

23 de maio de 2025
O América Futebol Clube apoia a campanha encabeçada pelo CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), que busca a conscientização a respeito da importância da descoberta precoce do Glaucoma, doença intraocular que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Causado pela pressão ocular extrema, os nervos acabam sofrendo lesões irreversíveis, ocasionando assim a cegueira. Com o objetivo de debater causas da doença, tratamento e prevenção, o CBO Realiza neste sábado (24), a partir das 9h, em seu canal oficial do Youtub e, uma programação informativa, que contará a presença dos principais nomes da Oftalmologia brasileira. A América segue ratificando o seu envolvimento e compromisso com causas que são de interesse comum em nossa sociedade.
Por Moisés Elias 23 de maio de 2025
Na última Quarta-feira (21) mais uma edição do Tour no Indepa foi realizada pelo departamento de marketing do clube. A visitação aberta ao público acontece uma vez ao mês, mediante agendamento prévio, por meio da compra de convites. Implementado há cerca de um ano, o programa, tem como finalidade proporcionar ao torcedor uma experiência aprofundada pelas instalações da Arena Independência, oferecendo aos visitantes uma imersão completa da operacionalização e da administração do estádio. Passando por todos os setores da Arena, realizando o Tour, o torcedor tem a oportunidade de conhecer locais que geralmente em dias de jogos, têm seu acesso restrito; como vestiários, camarotes, cabines e sala de imprensa. Além de atrair a torcida americana, a ação tem despertado o interesse de pessoas de diferentes estados brasileiros – que vêm ao Indepa, não só para conhecer as instalações, mas também a história desse estádio que carrega uma sólida história no futebol brasileiro e sul-americano. “Eu adoro futebol e o Independência sempre me chamou a atenção pela beleza nos jogos que eu via na Tv. Então, eu vim visitar Belo Horizonte e quis vir conhecer o estádio”, frisou Aline Jordão, turista do Rio de Janeiro. A 11° edição do Tour no Indepa contou também com a presença de crianças que integram um núcleo das escolas oficiais do América. E muitas tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura da Arena pela primeira vez. “Eu sou um amante de estádios. Toda cidade que eu estou, procuro algum estádio para visitar. Hoje estou em BH e tive a oportunidade de conhecer esse maravilhoso estádio. Eu quero muito estar presente aqui em um jogo, porque eu também sou um colecionador de experiências. (...) O tour é muito importante, porque você também conhece sobre a história. O Independência é um estádio de Copa do mundo, com uma história bastante rica”, afirmou Rui Alves, turista de Maringá-PR. Com duração de aproximadamente duas horas, o Tour é completamente guiado. Os Tickets são limitados e sócios Onde Verde possuem desconto de 50%. A próxima edição acontece em 18 de junho e as entradas já podem ser adquiridas pelo endereço arenaindepa.com.br/tour-no-indepa .
Por Moisés Elias 22 de maio de 2025
O Campeonato Brasileiro feminino Série A1 começa a se desenrolar para a sua fase decisiva. Faltando três rodadas para o fim da primeira fase, as Spartanas ocupam a oitava posição na tabela, com 16 pontos. Dentro do chamado G8, o grupo dos oito melhores times que se classificam para a fase quartas de final. Com 11 jogos disputados até o momento, a equipe do técnico Jorge Victor conta com quatro vitórias, quatro empates e, também, quatro revezes. Números que deixam o América absolutamente vivo na briga por uma vaga da fase de mata-mata. Com 61,1% de aproveitamento fora de casa, as meninas conquistaram três das quatros vitórias, longe de seus domínios, fazendo das Spartanas um visitante indigesto. Artilheira da equipe com quatro gols, a atacante Pimenta tem sido um dos destaques da competição, juntamente com a meio-campista Rafa Levis, com duas assistências.  Sequência As Spartanas voltam a campo pelo Campeonato Brasileiro somente no dia 7 de junho, quando vão até o Rio Grande do Sul para medir forças com o Internacional de Porto Alegre, pela 13° rodada. A equipe gaúcha ocupa a 12° posição com 11 pontos.