Quatro categorias do DNA Formador americano se tornam campeãs da Super Copa IMEF

Tereza Horta • 4 de julho de 2022
Quatro categorias do DNA Formador americano se tornam campeãs da Super Copa IMEF

Neste final de semana, sete categorias do DNA Formador americano entraram em campo pela Super Copa da IMEF (Instituto Mineiro das Escolas de Futebol), e quatro delas brilharam nas finais do torneio e trouxeram os títulos para casa. São elas: Sub-11, Sub-12, Sub-13 e Sub-17. 

 

A competição, que está na 13ª edição e conta com o apoio e participação das melhores equipes de base do estado, tem parceria com a FMF e é dividida por categorias. O Coelhãzinho garantiu a presença em todas as categorias e firmou sua superioridade ao disputar seis das setes finais.


O fim de semana começou com as disputas das equipes Sub-10, Sub-11 e Sub-12, no sábado. Dessas, somente o Coelhãozinho Sub-10 foi superado. Com o placar de 1 a 0 diante do Atlético-MG, a categoria ficou com o vice-campeonato do torneio na categoria em questão. Já o Sub-11 venceu o clássico diante do Cruzeiro-MG por 10 a 9, e o Sub-12 venceu o Atlético-MG por 5 a 4 nos pênaltis.


No domingo, foi a vez das equipes Sub-13, Sub-15 e Sub-17 brigarem pelo título. Dessas, somente o Sub-15 foi superado. Com o placar de 3 a 2 diante do Santê-MG, a categoria ficou com o vice-campeonato do torneio na categoria em questão. Já o Sub-13 venceu o clássico diante do Atlético-MG por 3 a 1, e o Sub-17 venceu o Esparta-MG por 1 a 0. Vale ressaltar que as categorias Sub-15 e Sub-17 estão disputando o Campeonato Mineiro simultaneamente e estiveram em campo no dia anterior, portanto, os atletas utilizados nesta final veio de uma mesclagem de elenco com faixa etária variadas.


O Sub-14 foi a única categoria do DNA Formador que esteve fora da final, pois foi superada pelo Atlético-MG na semifinal por 4 a 1.

Mais recentes

16 de dezembro de 2025
O América já conhece as datas e horários dos jogos da primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026. O D NA Formador está no Grupo 10, com sede em Ribeirão Preto e estreia contra o Noroeste-SP, dia 3 de janeiro (sábado), às 20h15. Confira: 3 de janeiro, 20h15 - Noroeste-SP x América 6 de janeiro, 20h15 - Atlético-PI x América 9 de janeiro, 20h15 - Comercial x América
15 de dezembro de 2025
Na última terça-feira (9), o ex-presidente do América Futebol Clube, Alencar da Silveira Jr., foi homenageado com uma placa instalada em sua cabine na Arena Independência. Mais do que uma homenagem, o gesto simboliza a gratidão do clube por toda a contribuição deixada por Alencar ao longo de sua trajetória no América. A placa foi entregue por Márcio Vidal, Presidente do Conselho de Administração , e, ao recebê-la, Alencar destacou a emoção do reconhecimento: “só agradecer, acho que temos um trabalho que foi feito e reconhecimento, nada melhor que isso”. Alencar da Silveira Jr. presidiu o clube entre 2015 e 2017. Durante sua gestão, o Coelhão conquistou o Campeonato Mineiro após 15 anos, garantiu dois acessos à Série A e foi bicampeão da Série B. Com essa placa, o América Futebol Clube reafirma seu compromisso em valorizar aqueles que fazem parte de sua história e demonstra gratidão a quem deixou uma marca importante na trajetória do clube. O América é grato a todos aqueles que engrandecem o seu pavilhão.
12 de dezembro de 2025
Com o objetivo de fortalecer ainda mais o DNA Formador americano, o América Futebol Clube anuncia Eduardo Guadagnucci como novo treinador do Sub-20. O profissional de 38 anos possui ampla experiência nas categorias de base de clubes de destaque do futebol brasileiro, como Cruzeiro, EC Bahia, Novorizontino e Palmeiras. Ao longo de sua trajetória, Guadagnucci deixou marcas importantes por onde passou, desenvolveu atletas e conquistou títulos. O mais recente foi há duas semanas, quando venceu o Campeonato Paulista Sub-15 pelo Palmeiras. Em 2024, já havia erguido a taça dessa mesma competição, comandando o Sub-20 do Novorizontino. Guadagnucci também foi vice-campeão da Copa do Brasil Sub-20 pelo EC Bahia, acumula experiências no Sub-15 e Sub-17 do Cruzeiro e da Ferroviária, e já atuou como técnico interino do Sub-23 do EC Bahia. A escolha pelo treinador foi fortemente pautada por sua trajetória consistente em grandes clubes do país, como destaca Mauro Júnior, Gerente Técnico da Base do Coelhão: “Eduardo reúne conhecimento, liderança e uma visão totalmente alinhada com o que buscamos para o DNA Formador. Sua trajetória mostra não apenas competência, mas também a capacidade de construir ambientes formativos e vencedores.” Eduardo Guadagnucci é graduado em Educação Física e possui as licenças A e B de treinador, concedidas pela CBF. Sua apresentação oficial acontecerá nesta segunda-feira, e seu primeiro desafio será a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha. A contratação reforça o compromisso do América Futebol Clube em investir continuamente na formação de atletas e evidencia uma visão estratégica que busca não apenas fortalecer suas categorias de base, mas também assegurar que o clube siga como referência na revelação de talentos e na construção de um futuro sustentável para o futebol brasileiro.