Pela última rodada da primeira fase do Mineiro, América vence o Tombense de virada

Fernanda Reis • 4 de março de 2023
Pela última rodada da primeira fase do Mineiro, América vence o Tombense de virada

Na tarde deste sábado, o América enfrentou o Tombense em partida válida pela 8ª rodada do Campeonato Mineiro e venceu por 3 a 1 com gols de Wellington Paulista (2x) e Everaldo. 


Com o resultado dos jogos, a semifinal será decidida no clássico diante do Cruzeiro, com dia e horário do primeiro jogo a serem definidos pela FMF. 


O JOGO


O jogo começou com boa intensidade da equipe americana. Ainda nos segundos iniciais, Dadá Belmonte cruzou para Benitez, que chutou forte de fora da área, mas a bola acertou o travessão. Aos 7 minutos, Dadá Belmonte chegou bem pela esquerda, enfiou pelo meio e chutou, a bola resvalou na zaga adversária e ficou nas mãos do goleiro. O América continuou buscando os espaços para chegar ao gol. Aos 24 minutos, Arthur cruzou para Matheusinho na área. O meia cabeceou para Éder, que, de voleio, quase marcou, mas a bola passou rente à trave e saiu. 


Com maior volume de bola, o América teve nova chance aos 27 minutos, quando Dadá Belmonte cruzou para Alê, que finalizou em cima da defesa adversária. Na sobra, Matheusinho chutou forte, obrigando o goleiro adversário a trabalhar. Já nos minutos finais da primeira etapa, após bela troca de passes, Matheusinho foi acionado e finalizou quase no ângulo, mas a bola passou por cima do gol. No último minuto, Matheus Cavichioli fez ótima defesa. Fim de primeiro tempo sem gols. 


O segundo tempo começou com mais efetividade do adversário, que abriu o placar aos 2 minutos da etapa final. Após sofrer o gol e sabendo da importância da vitória, o América melhorou a marcação e foi em busca do empate. Wellington Paulista, que havia acabado de entrar na partida, só precisou de um toque na bola para marcar, aos 12 minutos, deixando tudo igual na partida. Aos 18 minutos, Benitez teve boa chance de virar, mas finalizou para fora.


O Coelho cresceu na partida após o gol marcado. Aos 20 minutos, Arthur, DNA Formador convocado para a Seleção Brasileira, fez belo cruzamento para Wellington Paulista na pequena área, que empurrou para o fundo da rede. O gol chegou a ser anulado pela arbitragem, mas foi validado após consulta do VAR. Aos 31 minutos, Everaldo, que fez sua reestreia com a camisa americana, deixou o dele. Juninho cruzou na cabeça do atacante, que empurrou para marcar o terceiro gol do América na partida. O Coelho ainda teve chances de aumentar o placar com Adyson, Maidana e Everaldo, mas o jogo terminou em 3 a 1 e o América com a segunda melhor campanha na competição. 



FICHA DO JOGO


América x Tombense


Motivo: Campeonato Mineiro - 8ª rodada

Local: Arena Independência - Belo Horizonte - MG

Árbitro: Murilo Francisco Misson Júnior

Auxiliares: Pablo Almeida da Costa e Emílio Júlio Nascimento Santos 

Arbitro de vídeo: Leonardo Rotondo Pinto


Gols: Wellington Paulista (2x), Everaldo (América), Marcelinho (Tombense)


Cartões amarelos: Matheus Frizzo, Kleyton, Matheus Trindade (Tombense)


América

Matheus Cavichioli; Arthur, Iago Maidana, Éder (Danilo Avelar), Marlon, Juninho, Alê (Lucas Kal), Benitez, Matheusinho (Everaldo), Dadá Belmonte (Adyson) e Henrique Almeida (Wellington Paulista)


Técnico: Vagner Mancini


Tombense

Felipe Garcia, David, Wesley, Roger, Manoel (Caíque), Matheus Trindade, Matheus Frizzo, Luiz Fernando (Jaderson), Marcelinho (Emerson), Kleyton (Alex Sandro) e Guilherme Santos (Daniel Amorim)


Técnico: Marcelo Chamusca

Mais recentes

15 de dezembro de 2025
Na última terça-feira (9), o ex-presidente do América Futebol Clube, Alencar da Silveira Jr., foi homenageado com uma placa instalada em sua cabine na Arena Independência. Mais do que uma homenagem, o gesto simboliza a gratidão do clube por toda a contribuição deixada por Alencar ao longo de sua trajetória no América. A placa foi entregue por Márcio Vidal, Presidente do Conselho de Administração , e, ao recebê-la, Alencar destacou a emoção do reconhecimento: “só agradecer, acho que temos um trabalho que foi feito e reconhecimento, nada melhor que isso”. Alencar da Silveira Jr. presidiu o clube entre 2015 e 2017. Durante sua gestão, o Coelhão conquistou o Campeonato Mineiro após 15 anos, garantiu dois acessos à Série A e foi bicampeão da Série B. Com essa placa, o América Futebol Clube reafirma seu compromisso em valorizar aqueles que fazem parte de sua história e demonstra gratidão a quem deixou uma marca importante na trajetória do clube. O América é grato a todos aqueles que engrandecem o seu pavilhão.
12 de dezembro de 2025
Com o objetivo de fortalecer ainda mais o DNA Formador americano, o América Futebol Clube anuncia Eduardo Guadagnucci como novo treinador do Sub-20. O profissional de 38 anos possui ampla experiência nas categorias de base de clubes de destaque do futebol brasileiro, como Cruzeiro, EC Bahia, Novorizontino e Palmeiras. Ao longo de sua trajetória, Guadagnucci deixou marcas importantes por onde passou, desenvolveu atletas e conquistou títulos. O mais recente foi há duas semanas, quando venceu o Campeonato Paulista Sub-15 pelo Palmeiras. Em 2024, já havia erguido a taça dessa mesma competição, comandando o Sub-20 do Novorizontino. Guadagnucci também foi vice-campeão da Copa do Brasil Sub-20 pelo EC Bahia, acumula experiências no Sub-15 e Sub-17 do Cruzeiro e da Ferroviária, e já atuou como técnico interino do Sub-23 do EC Bahia. A escolha pelo treinador foi fortemente pautada por sua trajetória consistente em grandes clubes do país, como destaca Mauro Júnior, Gerente Técnico da Base do Coelhão: “Eduardo reúne conhecimento, liderança e uma visão totalmente alinhada com o que buscamos para o DNA Formador. Sua trajetória mostra não apenas competência, mas também a capacidade de construir ambientes formativos e vencedores.” Eduardo Guadagnucci é graduado em Educação Física e possui as licenças A e B de treinador, concedidas pela CBF. Sua apresentação oficial acontecerá nesta segunda-feira, e seu primeiro desafio será a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha. A contratação reforça o compromisso do América Futebol Clube em investir continuamente na formação de atletas e evidencia uma visão estratégica que busca não apenas fortalecer suas categorias de base, mas também assegurar que o clube siga como referência na revelação de talentos e na construção de um futuro sustentável para o futebol brasileiro.
10 de dezembro de 2025
Na noite desta terça-feira (9), na Arena Independência, o América encerrou a participação na Copa do Brasil Sub-20 como vice-campeão. A equipe DNA Formador foi superada pelo São Paulo por 2 a 1. O zagueiro Luis Henrique marcou o gol do Coelhão que chegou, pela primeira vez, na final da competição nacional. Ao todo, foram cinco vitórias e três derrotas em oito jogos. Com as competições de 2025 encerradas, o América agora se prepara para a disputa da Copinha em janeiro do próximo ano. O jogo A disputa no primeiro tempo foi acirrada e o DNA Formador teve boas chances de abrir o marcador. Aos 11 minutos, Karlos Samuel chutou rasteiro de fora da área e a bola passou raspando na trave. A defesa também foi acionada e o goleiro Lecce fez duas defesas providenciais na primeira etapa. Aos 16, a bola sobrou para Jhonatan Lima na entrada da grande área. O camisa 10 finalizou no alvo, mas a bola bateu no marcador. Logo na sequência, Otávio chutou forte, forçou a defesa adversária e ganhou escanteio. Pouco depois, Kappel fez excelente defesa para neutralizar o contra-ataque do time visitante. Aos 43, Karlos Samuel avançou em velocidade pela esquerda, mas a defesa fez o corte. Apesar do volume ofensivo do América, o time paulista abriu o placar nos acréscimos. Na volta do segundo tempo, o DNA Formador intensificou o ritmo de jogo e, aos oito minutos, Kauan Cristtyan roubou a bola dentro da grande área, foi derrubado e Luis Henrique aproveitou. De fora da área, o zagueiro acertou o alvo e empatou o jogo. Sob forte chuva, o América manteve o volume ofensivo. Aos 20, Kauan Cristtyan escorou de cabeça para Kaíque Zizero. Ele tentou o cruzamento, mas a bola saiu pela linha de fundo. Mesmo com o esforço do DNA Formador, o time adversário marcou o segundo, aos 22. O Coelhão tentou responder. Na cobrança de falta, Otávio tentou de fora da área e bola passou raspando na trave superior. Mesmo com a entrega do elenco Americano, o placar permaneceu inalterado América 1 x 2 São Paulo América: Lecce; Kappel, Luis Henrique, Thallyson (C) e Kauê Ricardo; Otávio, Julio e Jhonatan Lima; Kauan Cristtyan (Ariel), Kaíque Zizero e Karlos Samuel (Cauê Machado). Gol: Luís Henrique. Cartões amarelos: Thallyson, Otávio, Kauê Ricardo e Jhonatan Lima. América na Copa do Brasil Sub-20 Jogos: 8 Vitórias: 5 Derrotas: 3 Gols pró: 12 Gols sofridos: 8 Campanha: América 1 x 0 Vila Nova América 2 x 0 Vasco Vasco 3 (1) x (4) 1 América América 1 x 0 Paysandu Paysandu 1 (3) x (4) 0 América América 1 x 0 IAPE IAPE 2 x 5 América América 1 x 2 São Paulo