Mairon César: destaque do DNA Formador do América

Moisés Elias • 4 de julho de 2025
Mairon César: destaque do DNA Formador do América

A tradição do América em ter o DNA Formador não se deve apenas pela formação de atletas. O clube tem um vasto histórico em revelar profissionais de diversas áreas que apoiam ou estão diretamente ligadas ao futebol. Como fisioterapeutas, fisiologistas, preparadores físicos e claro, treinadores.


Há seis anos à frente do time sub-20 masculino, Mairon César é hoje, o treinador mais longevo entre os 20 técnicos que estão na disputa do Campeonato Brasileiro da categoria. Fato que atesta a confiança da diretoria americana no jovem treinador de apenas 39 anos.


Natural de Timóteo, no Vale do Rio Doce, César jogou profissionalmente até os 23 anos de idade, quando resolveu interromper a carreira para cursar educação física pela Universidade Federal de Viçosa.


“Comecei no futebol através do estímulo do meu pai que também foi atleta profissional e depois idealizou projetos em Minas Gerais. Ele foi meu grande incentivador dentro do esporte”, ressaltou.


Estudioso, o jovem comandante dos Meninos do Deca, sempre procurou estar no meio do futebol, buscando se atualizar por meio de sua graduação ou por cursos de especialização voltados para a área. Como a Licença A da CBF, que concede ao seu término, a certificação para que o profissional comande equipes e seleções profissionais.


Desde 2016, ano em que foi fundada, a CBF Academy, de acordo com dados informados pela própria entidade –, já formou e certificou mais de 15 mil profissionais. Dados que demonstram o quanto o mercado do futebol tem se tornado cada vez mais competitivo também fora de campo.


Segundo o treinador, o alto grau de exigência talvez seja um dos principais desafios, que também se faz presente no futebol de base, atualmente.


“Se manter consistente, resiliente e lúcido para lidar com tantas incertezas, mudanças e pressões que o ambiente do futebol proporciona e, ao mesmo tempo, gerir expectativas de uma infinidade de pessoas que estão envolvidas no dia a dia”, observa o técnico que recentemente alcançou a marca de 100 jogos à frente do sub-20.


Perguntado sobre aspirações futuras em oportunidades no profissional, César não esconde o desejo. Entretanto, é taxativo ao responder que o objetivo central segue sendo ajudar a revelar bons valores ao time de cima.


“Desejo sim trabalhar no futebol profissional, sei que em algum momento vai acontecer, mas não estou preocupado com essa questão no momento. Minhas energias estão todas voltadas a contribuir da melhor maneira com a formação dos jovens atletas do América, entregando à equipe principal jogadores mais capacitados possível”, frisou.



Comandando os Meninos do Deca, Mairon foi vice-campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2023. Competição em que o América não chegava à final desde 1996, quando conquistou o título batendo o Cruzeiro. O treinador foi campeão mineiro em 2024, vencendo o Atlético na final. 


Mais recentes

2 de janeiro de 2026
O América anuncia a renovação do meio-campista Jhonatan Lima, um dos grandes destaques do seu DNA Formador, até dezembro de 2027. O atleta de 20 anos chegou ao Clube em 2024 para integrar a equipe Sub-20 e, desde então, vem mostrando grande evolução técnica, tática e maturidade dentro de campo. Com forte presença ofensiva, boa leitura de jogo e faro de gol, Jhonatan rapidamente se tornou um dos destaques da base americana. Na temporada de 2025, o meio-campo viveu seu melhor momento, sendo decisivo no setor ofensivo e balançando as redes 11 vezes. Em 2024, Jhonatan foi um dos pilares da campanha histórica que culminou no título do Campeonato Mineiro Sub-20, contribuindo de forma decisiva para a conquista. Agora integrado ao elenco profissional, Jhonatan Lima chega para somar e fortalecer o grupo comandado pelo técnico Alberto Valentim, representando mais um fruto do trabalho de formação do América. O Clube reafirma, assim, seu compromisso com o desenvolvimento de jovens talentos e projeta um futuro promissor para o atleta vestindo a camisa do Coelho até 2027.
2 de janeiro de 2026
O lateral-direito Léo Alaba é o novo reforço do América para 2026. O atleta de 26 anos chega ao Coelhão com contrato de empréstimo junto ao AVS de Portugal até dezembro de 2026. Natural de Valença (BA), Léo Alaba é um lateral de boa imposição física, com 1,83 m de altura. Revelado pelo E.C. Olimpia, o atleta também defendeu o São Joseense antes de se transferir para o futebol de Portugal. Ficha técnica: Nome completo: Leandro Santos do Nascimento Data de nascimento: 01/07/1999 Origem: Valença, BA Posição: lateral-direito Clubes: 2020 – E.C. Olimpia 2021 – São Joseense 2023/2023 – Vilafranquense 2023/2024 – AVS Futebol SAD 2025 – Criciúma 2026 – AMÉRICA
2 de janeiro de 2026
O América Futebol Clube definiu a lista com os 23 atletas da base inscritos na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026. Na 56ª edição do torneio, completam-se 30 anos da conquista da Copinha de 1996. O time campeão daquela época contava com atletas de sucesso no futebol brasileiro, como o zagueiro William, o lateral-direito Evanílson, o atacante Rinaldo e o volante Claudiomir que hoje é Gerente de Futebol de Base no América. Em 2026, a equipe do DNA Formador será comandada pelo técnico Eduardo Guadagnucci que chegou ao clube em dezembro do ano passado. O profissional estreará pelo América contra o Noroeste-SP neste sábado (3), às 20h15, pela primeira rodada da competição. O Coelhão está sediado em Ribeirão Preto, no Grupo 10, junto de Noroeste-SP, Comercial e Atlético-PI. CONFIRA A LISTA DE ATLETAS: Goleiros: Ítalo, Matheus Simões e Luan. Laterais: Arthur Yan, Kappel, Hiago e Zanon. Zagueiros: Thallyson, Luis Henrique, Scharan e Deric. Meio-campistas: Braga, Gabryelo, Walter Madeira, Kayky Álvaro, Júlio e Cauê Araújo. Atacantes: Kauan Cristtyan, Karlos Samuel, Gustavo Corrêa, Kaíque Zizero, Wellington Breno e Pedro Castro. JOGOS DO AMÉRICA NA PRIMEIRA FASE DA COPINHA: 3 de janeiro, 20h15 - Noroeste-SP x América 6 de janeiro, 20h15 - Atlético-PI x América 9 de janeiro, 20h15 - Comercial x América