Há 25 anos, América vencia Vila Nova-GO e conquistava o Brasileirão Série B pela primeira vez

Bruno Lobao • 7 de dezembro de 2022
Há 25 anos, América vencia Vila Nova-GO e conquistava o Brasileirão Série B pela primeira vez

No dia 7 de dezembro de 1997, o América bateu o Vila Nova-GO, por 1 a 0, e faturou o Brasileirão Série B de maneira inédita na história. O gol foi marcado por Celso, em uma cobrança de falta de dentro da área, garantindo a vitória e a conquista na última rodada da fase final do torneio. 


“Esse gol veio para marcar esse momento de gratidão que eu tenho ao América. E eu pude ver que eu marquei também a vida de muitas pessoas que estiveram no estádio, e também das que não puderam estar. Pessoas que colocaram o nome do filho de Celso, e vários outros relatos que me emocionaram muito. Sei o tanto que foi importante aquele gol, tenho o carinho da torcida do América, e isso é recíproco. Respeito muito essa torcida e o Clube. Sou americano, fui adotado e torço e acompanho o Clube a todo momento. Esse gol ele veio coroar essa parceria entre América e Celso”, disse o “xodó americano”. 


Na época, a Série B era dividida em quatro fases: inicialmente, as 25 equipes eram alocadas em cinco grupos com cinco times em cada. Os três primeiros colocados, juntamente do quarto colocado de melhor campanha, avançavam para um mata-mata de 16 clubes.


Os oito vencedores da segunda fase se dividiram em dois grupos com quatro equipes no estágio seguinte. O América caiu na chave com Vila Nova-GO, Joinville-SC e Tuna Luso-PA, e venceu o grupo com quatro vitórias, um empate e uma derrota. Avançou para a fase final ao lado do Vila Nova, que ficou em segundo.


Na fase final, formou-se um grupo único com América, Ponte Preta-SP, Náutico-PE e Vila Nova-GO. Os dois primeiros colocados garantiram o acesso, enquanto os dois últimos ficaram de fora. 


Na rodada decisiva, o Coelhão bateu o Vila no Independência, assegurando a primeira posição com 13 pontos - quatro vitórias, um empate e uma derrota. Ao longo de toda a campanha, foram 14 vitórias, quatro empates e cinco derrotas nos 23 jogos disputados. Este foi o primeiro título nacional da história do América!

Mais recentes

29 de outubro de 2025
Na tarde desta quarta-feira (29), na Arena Independência, o América venceu o Vasco por 2 a 0, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil Sub-20. Karlos Samuel e Cauê Araújo marcaram os gols do Coelhão. Com o resultado, o DNA Formador pode até perder por um gol de diferença no jogo da volta para se classificar. As equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira (5), às 15h, no Estádio Nivaldo Pereira. O jogo Nos primeiros minutos de jogo, as equipes se estudaram e o América anotou boas chances de gol. Aos 21 minutos, Karlos Samuel tentou de fora da área e, aos 23, Jhonatan Lima chutou rasteiro, com perigo, na cobrança de falta. Pouco depois, Júlio arriscou um chute de longa distância e a bola passou raspando na trave. O América manteve o ritmo na segunda etapa e, aos 12, Kauê Ricardo avançou pela esquerda e fez bom cruzamento para Ariel. O camisa 11 apenas escorou para Karlos Samuel marcar. A equipe adversária tentou responder, mas a defesa Americana soube suportar a pressão. O goleiro Lecce fez excelentes aparições para assegurar a vitória. Com a vantagem, o time comandado pelo técnico Mairon César manteve bom volume ofensivo. Já nos acréscimos, Bernardo insistiu na jogada até a linha de fundo e ganhou escanteio. Cauê Araújo, que entrou na segunda etapa, partiu para a cobrança e marcou um gol olímpico na Arena Independência. América 2 x 0 Vasco América: Lecce; Arthur Yan, Luis Henrique, Luiz Felipe e Kauê Ricardo; Otávio, Julio (Pedro Rocha) e Jhonatan Lima (Taubaté); Ariel (Gustavo Corrêa), Kauan Cristtyan (Bernardo) e Karlos Samuel (Cauê Araújo). Gols: Karlos Samuel e Cauê Araújo. Cartões amarelos: Bernardo, Otávio, Cauê.
25 de outubro de 2025
O América venceu o Athletic por 2 a 0, neste sábado (25), em São João del-Rei, em partida válida pela 34ª rodada do Brasileiro. É a quarta vitória do Coelho fora de casa no Campeonato. Com o resultado, o decacampeão chega a 41 pontos na tabela de classificação. O jogo O primeiro tempo começou movimentado com uma chance do time da casa já no primeiro minuto, mas o América respondeu na sequência. Miguelito por pouco não abriu o placar. A zaga salvou em cima da linha. Ainda na primeira etapa, o América teve duas boas chances. Amaral arriscou de fora de área e o goleiro espalmou para escanteio. Nós acréscimos, Titi Ortíz bateu falta com perigo. No segundo tempo, Yago Souza, DNA formado e um dos destaques do jogo, roubou a bola e cruzou na medida para Dubgod que escorou para Miguelito abrir o placar. O Coelho continuou em cima e pressionou a saída adversária. Felipe Amaral atento, roubou a bola e colocou números finais ao jogo: América 2 a 0.  O América foi a campo com: Gustavo, Júlio (Maguinho), Ricardo Silva (C), Lucão e Paulinho, Felipe Amaral, Kauã Diniz (Miqueias), Yago Souza (Emerson), Titi Ortiz (David da Hora), Miguelito (Jhosefer) e W.Dubgod.
24 de outubro de 2025
Com o Clube Certo, a Nação Americana têm acesso a descontos e vantagens exclusivas em todo o Brasil.