Há 25 anos, América vencia Vila Nova-GO e conquistava o Brasileirão Série B pela primeira vez

Bruno Lobao • 7 de dezembro de 2022
Há 25 anos, América vencia Vila Nova-GO e conquistava o Brasileirão Série B pela primeira vez

No dia 7 de dezembro de 1997, o América bateu o Vila Nova-GO, por 1 a 0, e faturou o Brasileirão Série B de maneira inédita na história. O gol foi marcado por Celso, em uma cobrança de falta de dentro da área, garantindo a vitória e a conquista na última rodada da fase final do torneio. 


“Esse gol veio para marcar esse momento de gratidão que eu tenho ao América. E eu pude ver que eu marquei também a vida de muitas pessoas que estiveram no estádio, e também das que não puderam estar. Pessoas que colocaram o nome do filho de Celso, e vários outros relatos que me emocionaram muito. Sei o tanto que foi importante aquele gol, tenho o carinho da torcida do América, e isso é recíproco. Respeito muito essa torcida e o Clube. Sou americano, fui adotado e torço e acompanho o Clube a todo momento. Esse gol ele veio coroar essa parceria entre América e Celso”, disse o “xodó americano”. 


Na época, a Série B era dividida em quatro fases: inicialmente, as 25 equipes eram alocadas em cinco grupos com cinco times em cada. Os três primeiros colocados, juntamente do quarto colocado de melhor campanha, avançavam para um mata-mata de 16 clubes.


Os oito vencedores da segunda fase se dividiram em dois grupos com quatro equipes no estágio seguinte. O América caiu na chave com Vila Nova-GO, Joinville-SC e Tuna Luso-PA, e venceu o grupo com quatro vitórias, um empate e uma derrota. Avançou para a fase final ao lado do Vila Nova, que ficou em segundo.


Na fase final, formou-se um grupo único com América, Ponte Preta-SP, Náutico-PE e Vila Nova-GO. Os dois primeiros colocados garantiram o acesso, enquanto os dois últimos ficaram de fora. 


Na rodada decisiva, o Coelhão bateu o Vila no Independência, assegurando a primeira posição com 13 pontos - quatro vitórias, um empate e uma derrota. Ao longo de toda a campanha, foram 14 vitórias, quatro empates e cinco derrotas nos 23 jogos disputados. Este foi o primeiro título nacional da história do América!

Mais recentes

30 de abril de 2025
O América Futebol Clube informa que, por deliberação da Assembleia Geral realizada nesta quarta-feira (30), a reunião do Conselho para prestação de contas foi adiada. Uma nova Assembleia será convocada oportunamente pelo Conselho de Administração, em data a ser definida, e comunicada aos associados.
30 de abril de 2025
Na tarde dessa quarta-feira as Spartanas venceram o São Paulo, por 3 a 1, jogando fora de casa, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro da categoria. O JOGO Logo no primeiro tempo, as Spartanas mostraram que estavam dispostas a brigar pelos três pontos. Rafa Levis arriscou de fora da área e obrigou a goleira adversária a fazer grande defesa. Pouco depois, Radija invadiu a área e chutou forte, novamente exigindo uma boa intervenção. Mesmo com boas chegadas das Spartanas, o primeiro tempo terminou em 0 a 0.Na segunda etapa, a pressão americana se transformou em vantagem. Após jogada pela esquerda, Ilana cruzou na área e a zaga adversária acabou desviando contra o próprio patrimônio, abrindo o placar para o América, aos 06 minutos. Aos 23 a equipe adversária marcou deixando tudo igual no placar. Mesmo com o empate as Spartanas mantiveram o ritmo intenso e, com personalidade, retomaram a frente no placar após Soraya converter pênalti sofrido por Gadu, com categoria e força, aos 32 do segundo tempo. Fechando a grande atuação americana, Rafa Levis cobrou falta com perfeição e marcou um golaço, selando o triunfo das Spartanas com um placar expressivo. A vitória reforça o bom momento da equipe comanda por Jorge Victor na competição e o espírito combativo que tem sido marca registrada das Spartanas na temporada. Com a vitória, o América entrou no G-8 do Brasileirão, na sexta posição, com 12 pontos. CALENDÁRIO As Spartanas entram em campo novamente no próximo domingo (4), às 15h, para enfrentar o Fluminense.
30 de abril de 2025
No último sábado (26), a equipe de masters do América Futebol Clube realizou um amistoso contra o time formado pela torcida organizada Camisa 12, no Estádio Didi Gouveia, em São Joaquim de Bicas. A festividade foi realizada em homenagem aos 113 anos do América Futebol Clube, comemorados no dia 30 de abril, e contou com a presença de grandes nomes que marcaram a rica história do Coelhão, como Euller, Estevam, Tucho, dentre outros. O placar final foi 6 a 1 para a equipe de masters do América Futebol Clube, que manteve uma invencibilidade construída desde 2017. Além do amistoso, a festividade também contou com a entrega de kits de uniformes para os meninos do projeto social Vila Califórnia, de Belo Horizonte.