FMF divulga chaveamento do Campeonato Mineiro 2024; América está no Grupo C

Bruno Lobao • 28 de novembro de 2023
FMF divulga chaveamento do Campeonato Mineiro 2024; América está no Grupo C

Nesta terça-feira, a Federação Mineira de Futebol (FMF) divulgou os grupos e confirmou a manutenção do regulamento do Campeonato Mineiro para a próxima temporada. O América está no Grupo C, ao lado de Athletic, Democrata-GV e Patrocinense. A ordem dos jogos, porém, ainda não foi divulgada pela entidade.


Importante ressaltar que, no regulamento atual, as equipes de um mesmo grupo não se enfrentam. Portanto, o América terá jogos contra Atlético-MG, Cruzeiro, Ipatinga, Itabirito, Pouso Alegre, Tombense, Uberlândia e Villa Nova. Ao todo, as 12 equipes são dividas em três grupos de quatro times, e apenas o líderes de cada chave, juntamente com o segundo melhor colocado geral, avançam para as semifinais.


Na fase de mata-mata, o time de melhor campanha decidirá o confronto em casa, além de ter a vantagem de jogar por dois resultados iguais para se classificar. Isso significa que, caso a eliminatória termine empatada no placar agregado, a equipe mais bem colocada herdará a classificação. O mesmo critério vale para a decisão.


Encerrada a primeira fase, os times entre o 5º e 8º lugar na classificação geral disputam o Troféu Inconfidência. O torneio mantém o mesmo sistema de mata-mata, com semifinais e final, nas mesmas datas das fases seguintes do Campeonato Mineiro.


Em 2023, o América terminou a competição com o vice-campeonato, com sete vitórias, três empates e duas derrotas, 21 gols marcados e 12 sofridos. Na próxima edição, o Coelho vai em busca do 17º título estadual, vencido pela última vez em 2016.


Grupos do Campeonato Mineiro 2024:


Grupo A

- Cruzeiro

- Tombense

- Ipatinga

- Itabirito


Grupo B

- Atlético

- Villa Nova

- Pouso Alegre

- Uberlândia


Grupo C

- América

- Athletic

- Democrata-GV

- Patrocinense


Mais recentes

30 de outubro de 2025
O Futebol dos Sócios MC Games 2025 vai acontecer no dia 6 de dezembro na Arena Independência e as inscrições ficarão abertas entre os dias 5 e 24 de novembro. A expectativa é reunir mais de 500 pessoas e, nos bastidores, os preparativos estão a todo o vapor para oferecer mais uma experiência que vai ficar na memória do Sócio Onda Verde. Nas edições anteriores, o evento foi um sucesso e quem participou ainda guarda na memória os momentos especiais vividos dentro e fora de campo. Cenita Rodrigues, sócia Onda Verde, falou sobre o Futebol dos Sócios de 2024: “ano passado foi muito bacana, foi muito divertido ver os amigos no tapetão dividindo bola”. Ela ainda destacou que para este ano as expectativas estão altas e confirmou que vai ser uma das pessoas que estarão presentes. “Esse ano a expectativa é grande [...] e eu estarei lá marcando presença”, disse a torcedora. O Futebol dos Sócios é um evento anual que tradicionalmente acontece em dezembro, na Arena Independência. Nessa data especial, os Sócios Onda Verde têm a oportunidade de vivenciar uma experiência única: conhecer os bastidores do Independência, jogar no gramado que foi palco de grandes momentos da história do América, desfrutar da presença do Coelhão e compartilhar esse sentimento de paixão com outros torcedores. Tudo isso em um ambiente descontraído, com open bar e open food. Para participar é necessário ser Sócio Onde Verde das categorias Americano, VIP e/ou Kids e estar adimplente. Vale ressaltar que só poderão entrar no evento, sócios que estiveram ativos de agosto a dezembro, e que o acesso é restrito ao sócio titular, sem direito a acompanhante. Você pode ler o regulamento completo aqui. Fique atento aos prazos, faça a sua inscrição e venha viver momentos inesquecíveis ao lado do Coelhão no Futebol dos Sócios MC Games 2025.
29 de outubro de 2025
Na tarde desta quarta-feira (29), na Arena Independência, o América venceu o Vasco por 2 a 0, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil Sub-20. Karlos Samuel e Cauê Araújo marcaram os gols do Coelhão. Com o resultado, o DNA Formador pode até perder por um gol de diferença no jogo da volta para se classificar. As equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira (5), às 15h, no Estádio Nivaldo Pereira. O jogo Nos primeiros minutos de jogo, as equipes se estudaram e o América anotou boas chances de gol. Aos 21 minutos, Karlos Samuel tentou de fora da área e, aos 23, Jhonatan Lima chutou rasteiro, com perigo, na cobrança de falta. Pouco depois, Júlio arriscou um chute de longa distância e a bola passou raspando na trave. O América manteve o ritmo na segunda etapa e, aos 12, Kauê Ricardo avançou pela esquerda e fez bom cruzamento para Ariel. O camisa 11 apenas escorou para Karlos Samuel marcar. A equipe adversária tentou responder, mas a defesa Americana soube suportar a pressão. O goleiro Lecce fez excelentes aparições para assegurar a vitória. Com a vantagem, o time comandado pelo técnico Mairon César manteve bom volume ofensivo. Já nos acréscimos, Bernardo insistiu na jogada até a linha de fundo e ganhou escanteio. Cauê Araújo, que entrou na segunda etapa, partiu para a cobrança e marcou um gol olímpico na Arena Independência. América 2 x 0 Vasco América: Lecce; Arthur Yan, Luis Henrique, Luiz Felipe e Kauê Ricardo; Otávio, Julio (Pedro Rocha) e Jhonatan Lima (Taubaté); Ariel (Gustavo Corrêa), Kauan Cristtyan (Bernardo) e Karlos Samuel (Cauê Araújo). Gols: Karlos Samuel e Cauê Araújo. Cartões amarelos: Bernardo, Otávio, Cauê.
25 de outubro de 2025
O América venceu o Athletic por 2 a 0, neste sábado (25), em São João del-Rei, em partida válida pela 34ª rodada do Brasileiro. É a quarta vitória do Coelho fora de casa no Campeonato. Com o resultado, o decacampeão chega a 41 pontos na tabela de classificação. O jogo O primeiro tempo começou movimentado com uma chance do time da casa já no primeiro minuto, mas o América respondeu na sequência. Miguelito por pouco não abriu o placar. A zaga salvou em cima da linha. Ainda na primeira etapa, o América teve duas boas chances. Amaral arriscou de fora de área e o goleiro espalmou para escanteio. Nós acréscimos, Titi Ortíz bateu falta com perigo. No segundo tempo, Yago Souza, DNA formado e um dos destaques do jogo, roubou a bola e cruzou na medida para Dubgod que escorou para Miguelito abrir o placar. O Coelho continuou em cima e pressionou a saída adversária. Felipe Amaral atento, roubou a bola e colocou números finais ao jogo: América 2 a 0.  O América foi a campo com: Gustavo, Júlio (Maguinho), Ricardo Silva (C), Lucão e Paulinho, Felipe Amaral, Kauã Diniz (Miqueias), Yago Souza (Emerson), Titi Ortiz (David da Hora), Miguelito (Jhosefer) e W.Dubgod.