Entrando em Campo por um Lar: América Promove Ação de Adoção de Cães

Moisés Elias • 14 de maio de 2025
Entrando em Campo por um Lar: América Promove Ação de Adoção de Cães

Nesta quarta-feira (14), contra o Paysandu, às 19h30, no Independência, os jogadores do América entrarão em campo com cães que estão disponíveis para adoção. Na partida válida pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro, por uma causa nobre, não haverá a tradicional entrada com os mascotinhos.


A ação é uma parceria entre o América e a Matilha Rural,  responsável pelo Projeto Adotando Amor, que busca promover a adoção responsável de animais e conscientizar acerca do abandono. 


“O futebol carrega também, uma função fundamental em levantar discussões e pautar temas relevantes, além de trazer conscientização sobre uma causa ou um movimento. Acreditamos que endossar essa campanha, coloca o América como um dos guardiões dessa causa que vem ganhando cada vez mais coro”, afirma Bernard Romanelli, Diretor de Marketing e Negócios do Coelho.


De acordo com o estudo publicado pelo IMVC, (Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo) em 2024, a população canina no Brasil era de mais de 82 milhões de cães e a felina contava com pouco mais de 39 milhões de gatos. Deste montante, 30,2 milhões destes animais viviam em condições de abandono, contribuindo para um sério problema de saúde pública, tendo em vista sua reprodução desordenada e a proliferação de zoonoses.


A parceria entre Coelho e Matilha Rural vem para jogar luz a este problema, buscando contribuir para a conscientização da adoção responsável e do controle populacional dos pets.



Para a partida contra o Paysandu, os 11 cães que irão entrar em campo com os jogadores estarão disponíveis para adoção assim que o juiz apitar o início da partida. Uma equipe do Adotando Amor estará na Arena Independência realizando cadastro do torcedor que queira dar um novo lar a um cãozinho. 


O torcedor que levar um novo amigo para casa, receberá também, um saco de ração de 3 quilos da Quatree, apoiadora da ação –, entre outros brindes disponibilizados ao novo tutor.


De acordo com Ana Beatriz Esteves, diretora do projeto, todos os cães têm boa condição de saúde e já possuem chip contendo todas as informações, como idade, vacinas e possíveis tratamentos já realizados.


“Os animais ficam hospedados em um local onde eles têm um amplo espaço para desenvolverem enquanto estão aguardando adoção. Todos os interessados em adotar um cãozinho passam por uma pequena entrevista, para que possamos encontrar um animal que mais se assemelhe às características do provável tutor e seu estilo de vida. Além disso, todos os animais encontram-se castrados e vacinados e, no ato da adoção, é entregue um laudo atestando sobre o estado de saúde do animal”, reforça Esteves. 


Interessados em conhecer mais sobre o projeto e todos os animais disponíveis para adoção podem fazer contato pelo site adotandoamor.com.br.


Mais recentes

12 de agosto de 2025
O América anuncia Alberto Valentim como seu novo técnico. Natural de Oliveira, Minas Gerais, o profissional de 50 anos chega com vínculo válido até o fim da temporada 2025, trazendo ao Coelho experiência e liderança. Valentim acumula conquistas importantes, entre elas a Copa Sul-Americana de 2021 e o Campeonato Paranaense de 2020, ambos pelo Athletico-PR, além da Taça Rio de 2018 pelo Botafogo. Ao longo de sua carreira, comandou clubes do futebol brasileiro como Palmeiras, Botafogo, Vasco da Gama, Avaí, Athletico-PR, Atlético-GO e Ituano, além de passagem internacional pelo Pyramids FC, do Egito. Seu último trabalho foi à frente da Ponte Preta, desde 2024. Como jogador, Alberto Valentim atuou nas categorias de base do clube, defendendo a equipe do Sub-17. Além de Valentim, integram a comissão técnica americana o auxiliar Douglas Gonzaga Leite, que trabalhará ao seu lado nesta temporada, e o preparador físico Diogo Evaristo, que retorna à comissão técnica permanente do América.
11 de agosto de 2025
Vice-campeão do Campeonato Mineiro Feminino no ano passado, o América já conhece a agenda de jogos da edição 2025. A Federação Mineira de Futebol (FMF) divulgou a tabela detalhada da primeira fase do torneio que será disputado por seis equipes. As Spartanas estream na competição na Arena Frimisa, em Santa Luzia, contra o Itabirito, no dia 20 de setembro (sábado), às 15h. Na sequência, o América joga fora de casa contra o Araguari, dia 27 de setembro (sábado), às 15h. No mesmo horário, na terceira rodada, as Spartanas voltam para Santa Luzia e encaram o Valadares, dia 4 de outubro. Na penúltima rodada, na Arena Gregorão, o América disputa o clássico contra o Atlético, dia 11 de outubro, às 15h. E no dia 18 de outubro, também as 15h, as Spartanas enfrentam o Cruzeiro – rival na decisão de 2024 – em casa, na Arena Frimisa. Spartanas no Campeonato Mineiro 2025 América x Itabirito: 20/9 (sábado),15h - Arena Frimisa Araguari x América: 27/9 (sábado), 15h - Arena Morro das Pedras América x Valadares: 04/10 (sábado), 15h - Arena Frimisa Atlético x América: 11/10 (sábado), 15h - Arena Gregorão América x Cruzeiro: 18/10, 15h (sábado) - Arena Frimisa
Por Moisés Elias 9 de agosto de 2025
América e MC Games em parceria, preparam para segunda quinzena de agosto, o lançamento da primeira Sala de Acomodação Sensorial da Arena Independência, com foco na pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A sala, que está em fase final de adaptação, contará com ampla estrutura para atender ao torcedor autista, oferecendo decoração personalizada, equipamentos orientados e profissionais especializados para acompanhar e proporcionar ao torcedor americano com autismo, mais conforto e uma condição mais humanizada no estádio. "A MC Games acredita que é fundamental que a inclusão esteja presente em todos os segmentos e no futebol, que é uma paixão nacional, não pode ser diferente. Vivo de perto a experiência e o amor de ter uma criança autista e sei como um espaço como esse pode contribuir para as famílias que querem levar seus filhos para o estádio. Que seja o primeiro de muitos", afirma Camila Silva, CMO da MC Games. Esta não é a primeira vez que América e MC Games se unem em prol da causa do Espectro Autista. Em abril deste ano, Coelho e sua patrocinadora máster, já haviam realizado uma ação na partida contra o Avaí, na Ressacada, válida pela quinta rodada do Brasileirão. Na oportunidade, a logomarca da empresa foi envolvida com um laço colorido com pequenos quebra-cabeças, (um dos símbolos da conscientização). Um patch exclusivo também foi desenvolvido especialmente para o confronto. De acordo com a última pesquisa realizada pelo IBGE em 2022, no Brasil, haviam 2,4 milhões de pessoas diagnosticadas com o TEA, números que correspondiam a 1,2% do total da população brasileira. No futebol o movimento tem sido o de abraçar. Cada vez mais temos visto pessoas com o Espectro Autista frequentando estádios e participando de torcidas que levantam essa bandeira. Além dos espaços nos estádios destinados ao seu bem-estar. “O América tem imenso orgulho de encabeçar uma causa tão importante. A MC Games é uma grande aliada, não por ser nossa patrocinadora, mas porque existe uma importante sinergia entre as partes. Esta Sala de Acomodação Sensorial será um significativo passo para tornar a Arena Independência mais inclusiva e democrática”, Observa Bernard Romanelli, diretor de marketing e negócios do América. A expectativa é que para o jogo da 24° rodada do Campeonato Brasileiro, diante da equipe Avaí, o espaço esteja à disposição do torcedor americano.