Em parceria com a Volt Sport, América lança camisa sobre a Consciência Negra

Mateus Ferreira • 3 de novembro de 2023
Em parceria com a Volt Sport, América lança camisa sobre a Consciência Negra

A ação é realizada em conjunto com o Observatório da Discriminação Racial do Futebol


Nesta sexta-feira (3), o América lançou um novo uniforme em prol da Consciência Negra. Produzida pela Volt Sport, fornecedora de material esportivo 100% brasileira, a camisa do Coelho apresenta uma parceria com o “Observatório da Discriminação Racial do Futebol” e parte do valor arrecadado com a comercialização das peças será doado para a entidade que visa combater o racismo no ambiente esportivo. 


O uniforme é produzido com o tecido Capri e é apresentado na cor marrom. Além disso, traz um escudo do América monocromático na cor preta, conta com a presença do selo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol na região das costas e com a marca da campanha da Consciência Negra, que estampa na parte frontal a frase “Consciência Negra Todo Dia”. A Volt, como responsável pela produção do material, mostra o seu logo em 3D e também na cor preta.


Com um escudo monocromático na cor preta e o selo do ‘Observatório da Discriminação Racial do Futebol’, o uniforme reforça o compromisso da marca e do clube com a pauta antirrascista. A peça ainda exibe outros detalhes especiais, como o logo da fornecedora em 3D e o selo da campanha ‘Consciência Negra Todo Dia’.


“Estamos muito contentes em participar dessa ação tão importante em prol do combate ao racismo no esporte. O América está ao lado da Volt Sport nesta campanha e queremos fazer a diferença na sociedade. Juntos com o Observatório da Discriminação Racial do Futebol, podemos contribuir com essa causa extremamente relevante”, afirma Marcus Salum, presidente do América SAF.


“A Volt Sport sempre atuará de maneira contundente no combate ao racismo. Ficamos muito felizes com a adesão dos clubes a nossa campanha da ‘Consciência Negra Todo Dia’. Sabemos o quão fundamental é que times expressivos, como o América, levantem essa bandeira e se posicionem de maneira firme”, conclui Fernando Kleimmann, sócio-diretor da Volt. 


O modelo custa R$ 229,99, com desconto para sócios do clube. As vendas estarão disponíveis na loja física do clube a partir deste sábado e já está à disposição na loja online, no endereço loja.americamineiro.com.br.


Sobre o Observatório da Discriminação Racial no Futebol


O projeto do Observatório, por meio de várias iniciativas em colaboração com clubes e organizações brasileiras, acredita no potencial do futebol como agente na promoção da inclusão social e na luta contra a discriminação racial. A instituição procura demonstrar que a presença do racismo no cenário esportivo brasileiro vai além de incidentes isolados, buscando transformar essa realidade. Participando na campanha global do Black Lives Matter Football, o Observatório estabeleceu uma parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 2022.


“O trabalho do Observatório vem ganhando cada vez mais projeção nos últimos anos e temos conseguido parceiros importantes para garantir que a pauta racial seja amplamente discutida, tanto na valorização das raízes do nosso futebol quanto na luta contra o preconceito. Fico muito contente de ver esse nosso time reforçado pela parceria com a Volt Sport e os clubes, que desenvolveram belas camisas para jogar luz sobre este tema tão relevante”, afirma Marcelo Carvalho, diretor executivo do Observatório.


Neste ano, a Volt Sport se tornou também fornecedora de material esportivo do Observatório, que vende camisas personalizadas da entidade no site lojaobservatorio.com.br.

Mais recentes

12 de setembro de 2025
Com grande pesar, o América Futebol Clube comunica o falecimento de José Delgado Almeida, um de seus mais ilustres torcedores, aos 72 anos. Primo do ex-presidente Antonio Baltazar e do Desembargador Antonio Armando, José Delgado Almeida deixa um valioso legado de tradição e amor ao clube para toda sua família. Neste momento de luto, o América se solidariza com a dor de familiares e amigos, e deseja que encontrem força para superar esta perda.
Por Moisés Elias 11 de setembro de 2025
Imagem: Lucas Pousa O América garantiu sua vaga na final do Campeonato Metropolitano de Futsal, na última terça-feira (09), após bater a equipe do Cruzeiro pelo placar de 7x4, no Ginásio Divino Braga, em jogo válido pela última rodada da competição. Com dois gols de Pepê e Joãozinho a conta da partida foi fechada com Gui Lopes, Tanque e Lucas Diniz, que anotaram um gol cada, ajudando o Coelhão a garantir a vaga para a finalíssima, que será disputada frente ao Minas Tênis Clube, ainda sem datas definidas pela Federação Mineira de Futsal. Com média de 6,8 gols por partida, a equipe americana encerra sua participação na primeira fase do torneio com 15 pontos em 18 disputados, marcando impressionantes 41 gols em seis jogos.  Agora, a equipe comandada pelo técnico Thales Henrique volta sua concentração para o Campeonato Brasileiro da categoria, onde enfrenta o Traipu de Alagoas, no próximo dia 27 setembro, em jogo de ida pela fase oitavas de final. O primeiro jogo do confronto acontece com mando do América, no Ginásio Wilson Fernandes Reis, em Nova Lima. A partida de volta tem data prevista para 4 de outubro, em solo Alagoano, na cidade de Traipu.
Por Moisés Elias 9 de setembro de 2025
Revivendo os anos 1990, considerados por muitos torcedores como a era de ouro do futebol brasileiro, a época é lembrada tanto pela irreverência dos jogadores, quanto pelos modelos de uniformes produzidos pelas marcas esportivas. O nova camisa número três do Coelhão ecoa este período, entregando um estilo clássico e, ao mesmo tempo, despojado. Lançada no último mês de agosto, a nova armadura foi novamente pivô de um ensaio fotográfico. O trabalho contou com modelos de peso, como os ex-jogadores Somália e Ronaldo Luiz, além da torcedora Fernanda Cunha representante do América no programa televisivo Alterosa Esporte, na Tv Alterosa. As fotografias foram tiradas no icônico Bar do Americano, localizado no Bairro Padre Eustáquio, região noroeste de Belo Horizonte, que conta com uma decoração rústica, com fotos e vários itens relacionados ao América, dando ao estabelecimento um ar típico da década de 1990. Nas redes sociais, os comentários quanto à estética da camisa são praticamente unânimes. Mostrando um alto índice de aprovação entre a Nação Americana e críticos, especializados no segmento de camisas de times de futebol. “Que campanha incrível. Pura nostalgia. Quero a camisa, o endereço do boteco e o horário da resenha pós-jogo”, escreveu um usuário em comentário na página oficial do América no Instagram. “Sensacional... belíssimo manto!!!”, escreveu outro, de forma mais expressiva. A estreia do modelo pelos jogadores aconteceu no último domingo (7), na Arena Independência, no desafio frente à equipe do Operário, válido pela 25° rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. A camisa e a coleção anos 1990 Produzida pela Volt Sport, parceira de material esportivo do América, a camisa apresenta a cor preta como predominante, sendo o tradicional verde substituído pelo verde neon, presente nas axilas, nas golas e nas mangas. O escudo aparece somente com as iniciais AFC bordadas, sem o emblema –, também na mesma tonalidade de verde e, o tecido, conta com grafismos triangulares que adicionam textura ao visual, remetendo à proposta retrô da camiseta. Juntamente com a peça de jogo, foi lançada também a linha Block Core, focada na moda de rua dos anos 1990. A coleção conta com uma camisa tradicional de jogo, um agasalho completo ao estilo colegial e outro que evidencia um corte mais largo ao corpo. Todos os artigos podem ser adquiridos na Loja do América física ou online. E custam a partir de R$ 229,99.