Dono de acervo histórico de itens do América, ex-presidente abre as portas de sua casa e expõe relíquias

Moisés Elias • 19 de agosto de 2025
Dono de acervo histórico de itens do América, ex-presidente abre as portas de sua casa e expõe relíquias

No início do mês de agosto, as equipes de marketing e negócios participaram de um encontro promovido pelo ex-presidente do Clube, Afonso Celso Raso, que abriu as portas de sua casa para que os profissionais pudessem conhecer seu acervo pessoal com artigos relacionados ao América.


Com uma vasta coleção de itens que vão desde camisas a recortes de jornais antigos, o ex-mandatário americano é dono de peças que contam boa parte da história do clube, dentro e fora dos gramados.


O encontro também teve caráter técnico, reforçando o compromisso da atual diretoria em valorizar a história do América, como um pilar estratégico para o marketing do Clube.



 Trajetória


O ex-presidente esteve à frente do América por cinco oportunidades, 1985, 1994, 2002, 2009 e 2015. Além de ter comandado a extinta Ademg (Administração de Estádios de Minas Gerais) por sete anos, entre os anos de 1975 a 1982. Raso atuou também como jornalista, tendo forte participação na crônica esportiva em Minas Gerais.


Mais recentes

17 de novembro de 2025
Ao lado do Diretor-Presidente, Dower Araújo, e do Diretor Executivo de Futebol, Paulo Assis, o técnico Alberto Valentim assinou, na tarde desta segunda-feira (17), a renovação de contrato para a próxima temporada. O treinador de 50 anos foi anunciado pelo América em agosto deste ano e, até o momento, comandou o Coelhão em 16 jogos, sendo seis vitórias, sete empates e três derrotas. O auxiliar Douglas Leite e o preparador físico Diogo Evaristo também continuam na comissão técnica para 2026. Mineiro da cidade de Oliveira, Valentim liderou o elenco na segunda metade do Campeonato Brasileiro de 2025 e agora se prepara para uma nova temporada como técnico do América.
17 de novembro de 2025
Conforme o artigo 36 do Estatuto Social do América Futebol Clube, ficam convocados os integrantes do Conselho Consultivo do AMÉRICA FUTEBOL CLUBE , em pleno gozo de seus direitos sociais, para comparecerem à Reunião Extraordinária do Órgão, que se realizará no Centro de Treinamento Lanna Drumond, do América Futebol Clube, localizado na Rua Bom Retiro, nº 13, Bairro Tijuca, na cidade de Contagem/MG, no dia 22 de novembro de 2025, sábado, às 09:00 horas, em 1ª chamada, ou às 09:30 horas, em 2ª chamada, para: a. Inauguração de placa comemorativa referente à construção do Centro de Treinamento Lanna Drumond durante a Gestão Afonso Celso Raso; b. Apresentar informações sobre a proposta de venda de participação acionária no América Futebol Clube SAF; c. Outros assuntos de interesse social. A reunião ocorrerá apenas na forma presencial. A presença dos integrantes do Conselho Consultivo será registrada através de relação dos presentes, que deverá ser assinada pelo Presidente da sessão e do secretário. A presidência do Conselho Deliberativo também permitirá a presença de membros de outros poderes sociais e pessoas relacionadas ao clube, embora apenas durante o primeiro item dessa convocação. Belo Horizonte, 17 de novembro de 2025. José Flávio Lanna Drumond Presidente do Conselho De liberativo Paulo Ramiz Lasmar Vice-Presidente do Conselho Deliberativo
17 de novembro de 2025
Neste domingo, o América recebeu o Cuiabá na Arena Independência pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. No último compromisso do Coelhão diante da torcida nesta temporada, a equipe empatou em 1 a 1, com gol de W. Dubgod, que voltou a balançar as redes no Indepa. O JOGO A partida começou movimentada. O Cuiabá tentou acelerar as ações nos primeiros minutos, mas o sistema defensivo americano respondeu bem. O Coelho criou boa chance com Willian Bigode, mas o lance foi anulado por impedimento. Logo depois, Cássio fez defesa importante em chute de Carlos Alberto, assegurando o placar zerado naquele momento. A chuva forte passou a interferir no ritmo do jogo a partir dos 15 minutos, deixando o gramado pesado e dificultando as trocas de passes. O primeiro tempo foi marcado por disputas físicas, cartões e poucas oportunidades claras, com o campo encharcado limitando as ações ofensivas das duas equipes. O intervalo durou 40 minutos por conta das condições do gramado. Na retomada, o Cuiabá abriu o placar aos 3 minutos da segunda etapa. O América respondeu rapidamente e chegou ao empate aos 12 minutos, quando W. Dubgod recebeu passe de Rafa Silva e finalizou com precisão para igualar o marcador. O Coelho ainda buscou a virada, mantendo vantagem territorial em alguns momentos da etapa final, enquanto a defesa seguiu firme para conter as investidas do adversário.Mesmo com as investidas americanas, o placar permaneceu em 1 a 1 no Independência. Agora, o América se prepara para a última rodada, quando enfrenta o Athletico Paranaense fora de casa, em Curitiba, no próximo domingo (23).