Com três acessos na carreira, Enderson Moreira retorna ao América em busca de nova conquista

Moisés Elias • 5 de junho de 2025
Com três acessos na carreira, Enderson Moreira retorna ao América em busca de nova conquista

Foi apresentado à torcida e à imprensa na última quarta-feira (04), no CT Lanna Drumond, o novo treinador do América para a sequência do Campeonato Brasileiro. Enderson Moreira chega com contrato até o final da temporada, com possibilidade de renovação por mais 1 ano.


Mineiro de Belo Horizonte, retorna ao clube para a sua quinta passagem, terceira no profissional. O técnico detém outras duas passagens pelas categorias de base – em uma delas, sendo campeão da Taça São Paulo de Futebol Júnior, edição de 1996.


“A gente vai ter que correr atrás desse prejuízo. São dez rodadas já e a gente não está na zona de classificação. Para mim é a Série B dos últimos anos mais equilibrada. A gente pode vencer qualquer time e a gente pode ser vencido por qualquer time. (...) O América tem uma campanha fantástica dentro de casa, mas, infelizmente fora de casa, não conseguiu ainda buscar essa pontuação. Então, é este o desequilíbrio que traz o América para uma pontuação que não é aquela que todo mundo espera”, observou o treinador.


Com três acessos à Série A, Enderson ocupa a galeria de treinadores que mais alcançaram esse êxito na carreira, ao todo foram três promoções à divisão de elite do futebol brasileiro. Com um diferencial a seu favor: Todas as subidas vieram acompanhadas de título.


“Das três conquistas de Série B que eu tenho, para mim foi muito marcante (2017). Porque nós enfrentamos um time que estava com uma equipe de Série A, disputando a Série B, que era o Internacional. Eles caíram com todos os recursos de um time de Série A. (...) E você ter ficado à frente de um time com todo aquele poderio financeiro por 38 rodadas, foi uma coisa extraordinária. É um título que eu tenho muito orgulho”, lembrou.


À frente da equipe profissional americana Enderson possui ao todo 111 partidas. São 43 vitórias, 32 empates e 33 derrotas. O treinador foi campeão brasileiro da Série B, em 2017.


Mais recentes

Por Moisés Elias 21 de julho de 2025
Nascido em Colorado do Oeste, Rondônia, Héber de Oliveira é uma das novas contratações do Coelhão para a sequência na briga pelo acesso à Primeira Divisão. O atacante de 33 anos de idade e com 1,82, tem como principais características a presença de área e a finalização. Realizou sua estreia com a camisa do América, no último domingo (20), na partida frente à Chapecoense, entrando no decorrer da partida. Revelado pelo Figueirense em 2010, Oliveira atuou longe do futebol brasileiro por dez anos, passando por diferentes mercados, como leste europeu, chinês, árabe e americano. Pela MLS (Mejor League Soccer) o atacante jogou por New York City e Seattle Sounders. O jogador chega para ser não só mais uma opção no comando de ataque para o treinador Enderson Moreira, mas também para agregar com sua experiência junto a um elenco bastante jovem, com média de idade de 26 anos. “Esse tempo que fiquei lá fora, aprendi muito com os treinadores que tive; com os jogos que joguei. O elenco aqui é bem jovem e só no dia a dia a gente vai podendo passar um pouco de experiência para eles. Conversando também com o treinador para que eu possa me adaptar o mais rápido possível, nos treinamentos e nos jogos”, disse. No Brasil, Além de Figueirense, o jogador acumula passagens por Avaí, CRAAC e Paysandu, seu último time foi o Al Urooba, dos Emirados Árabes Unidos. O vínculo do atacante com o Coelhão vai até novembro de 2026.
21 de julho de 2025
Na noite desse domingo (20), o América recebeu a Chapecoense na Arena Independência pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o placar de 1 a 0 os visitantes saíram com a vitória. O JOGO A partida começou bastante movimentada na Arena Indepa. O América buscava trabalhar a bola e avançar, principalmente pelas laterais para chegar até a área adversária com perigo. Entretanto, aos 04 minutos a equipe visitante marcou. Apesar do gol sofrido, o Coelho se manteve focado para empatar o placar e virar o jogo. No segundo tempo, o América teve boas chances de deixar tudo igual no marcador. Aos 27 minutos, o estreante Héber recebeu um excelente passe de Cauan Barros e arrematou com perigo. A bola sobrou para Marlon, que tentou concluir, mas a zaga adversária conseguiu bloquear em cima da linha. O Coelhão arriscou em chutes de fora da área, incluindo um de Labandeira e outro de Elizari, ambos exigindo boas defesas do goleiro adversário. A partida terminou em 1 a 0 para a Chapecoense.  CALENDÁRIO Na próxima quarta-feira (23/07), às 21h30, o time enfrenta o Cuiabá, na Arena Pantanal .
Por Moisés Elias 20 de julho de 2025
A Man Club é a nova patrocinadora do Coelhão. A marca e o clube firmaram acordo de patrocínio para o time profissional masculino, e estampará sua logo na parte frontal dos calções de jogo e de treino, a partir deste domingo (20), na partida diante da Chapecoense, na Arena Independência, às 18h30, válida pela décima sétima rodada do Brasileirão. Com sede em Belo Horizonte, a empresa atua no segmento de cuidados estéticos masculinos, com foco na produção e comercialização de máquinas de barbear, de aparagem de pelos das regiões íntimas, além de loções pós-barba e desodorantes. Com uma abordagem direta e descontraída principalmente nas redes sociais, a marca vem ganhando notoriedade em todo o Brasil, focada no bem-estar e na estética de homens de todas as faixas etárias. “Patrocinar o América é mais do que marcar presença em campo. É um manifesto. É mostrar que força também se constrói com informação, prevenção e atitude. Queremos falar com o torcedor que vibra, que sonha, que se reinventa e que não aceita viver no piloto automático. Essa parceria nasce grande porque quando tradição encontra propósito, o impacto é imediato. E essa história está só começando”, destacaram os proprietários da marca. Além de estampar sua marca no uniforme americano, os banheiros masculinos da Arena Independência receberão nova identidade visual, contendo frases descontraídas e irreverentes. As alterações poderão ser vistas pelos torcedores já na partida contra a Chapecoense. De acordo com Bernard Romanelli, diretor de marketing e negócios do clube, a Man Club se alia em um momento importante da temporada, onde todas as energias estão completamente voltadas para o acesso à primeira divisão. “Nossa equipe de marketing e negócios tem feito um trabalho de captação muito importante. A gente fica feliz com isso, porque quem ganha é o clube. A marca América tem se fortalecido. E isso é fruto de um trabalho sério que passa pelas mãos de muita gente competente e, acima de tudo: comprometida com o América”, salienta. Além de anunciar nos uniformes de jogo e treino, a Man Club estará presente em placas de campo do CT Lanna Drumond, em Backdrops de entrevistas coletivas e nas médias sociais do clube. O Contrato entre as partes tem validade até 31 de dezembro de 2025.