Com recepção no Independência, América inicia a 2ª etapa da pré-temporada 2023

Estevão Germano • 26 de dezembro de 2022
Com recepção no Independência, América inicia a 2ª etapa da pré-temporada 2023

O América iniciou, na tarde desta segunda-feira, a 2ª etapa da pré-temporada 2023. Após a reapresentação de forma virtual, ocorrida no último dia 16 de dezembro, os atletas americanos trabalharam nos últimos dez dias sob supervisão dos preparadores físicos. Diariamente, os jogadores cumpriram cronogramas de exercícios físicos e tiveram o monitoramento do Núcleo de Performance, além do registro em vídeo de cada atividade realizada.


Feito isso, o elenco do América se reapresentou presencialmente para dar prosseguimento à pré-temporada nas próximas quatro semanas. O Coelho tem quase um mês à disposição para a preparação antes do início das competições. A estreia do América em 2023 ocorrerá no dia 22 de janeiro, contra o Pouso Alegre-MG, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro.


A reapresentação ocorreu na Arena Independência, onde os atletas foram recepcionados pela diretoria e comissão técnica. Após um lanche, houve uma palestra na qual foram abordados diversos assuntos relacionados a estruturação do futebol do clube, planejamento da pré-temporada, modelo de jogo e detalhamentos sobre o suporte que será oferecido aos jogadores a cada dia.


Participaram como palestrantes: Alencar da Silveira Jr., presidente do Conselho de Administração; Marcus Salum, presidente do América SAF; Euler Araújo, membro do Conselho de Administração; Dower Araújo, Superintendente Geral; Rapha Xuxa, representante da parceira Care Club; além do técnico Vagner Mancini e o preparador físico Lucas Itaberaba.


Após a palestra, os atletas trabalharam na parte interna do estádio com avaliações e feedbacks com os profissionais de preparação física, fisioterapia, fisiologia, medicina e nutrição do Clube.


Na sequência da semana, o América retorna ao CT Lanna Drumond. Os trabalhos acontecerão de terça a sexta-feira, em dois turnos, com avaliações, exames médicos e já o início do trabalho de campo.


Na reapresentação desta segunda-feira, não estiveram presentes o zagueiro Germán Conti, pertencente ao Benfica (POR) e o atacante Everaldo, pertencente ao Corinthians-SP. Ambos os atletas tem a situação de continuidade para a temporada 2023 indefinida.


O lateral Nino Paraíba e o atacante Mateus Gonçalves, recém-contratados pelo Clube, já trabalham junto ao elenco. Já o lateral Nicolas e o atacante Dadá Belmonte seguirão trabalhando remotamente nos próximos dias e se apresentam ao CT no dia 2 de janeiro. O lateral Thalys e o atacante Rodolfo, que retornaram de empréstimo, estão integrados ao plantel.


Confira abaixo a relação de atletas e profissionais envolvidos na categoria profissional:


ATLETAS

Goleiros: Jori, Matheus Cavichioli e Robson.

Laterais-direito: Arthur, Nino Paraíba e Thalys.

Zagueiros: Éder, Iago Maidana, Lucas Kal e Ricardo Silva.

Laterais-esquerdo: Danilo Avelar, Marlon e Nicolas.

Volantes: Flávio, Juninho e Zé Ricardo.

Meias: Alê, Benitez, Emmanuel Martinez, Matheusinho e Rodriguinho.

Atacantes: Aloísio, Carlos Alberto, Felipe Azevedo, Henrique Almeida, Mastriani, Rodolfo e Wellington Paulista.


DEPARTAMENTO DE FUTEBOL

Diretor de Futebol: Fred Cascardo.

Gerente de Futebol: Rafael Diniz.

Supervisor de Futebol: Helio Lanza.

Auxiliar de Supervisão: João Lanza.

Auxiliares Técnicos: Diogo Giacomini e Régis Angeli.

Coordenador de Núcleo de Performance: Leonardo Cupertino.

Preparadores Físicos: Jonas Neves, Lucas Itaberaba, Luis Kalil e William Matos.

Preparador de Goleiros: Marcos Gontijo e Silvio Jardim.

Coordenador do Núcleo de Análise e Mercado: Bernardo Lima.

Analistas de Desempenho: Cláudio Andrade, Matheus Amorim e Rennato Bennata.

Analistas de Mercado: Felipe Marques e Isaque Silva.

Coordenador de Fisioterapia: Cristiano Salgado.

Fisioterapeutas: Diego Carvalho, Felipe Marques e Felipe Penido.

Fisiologistas: Geraldo Carvalho e Rodrigo Guimarães.

Diretor Médico: Cimar Eustáquio.

Médicos: Celso Furtado, João Salomão, Leandro Penna e Lêonidas Neto.

Dentista: Cornelis Springer

Coordenador de nutrição: Felipe Sales.

Nutricionista: Leonardo Gomide.

Massagistas: Pedro Augusto, Silvio Junio e Zé Promessa.

Roupeiros: Adilson Alves e Pelé.

Mais recentes

20 de junho de 2026
Na tarde deste sábado (20), na Arena Barueri, o América Sub-20 foi superado pelo Palmeiras, por 7 a 1, em duelo da 17ª rodada do Campeonato Brasileiro da categoria. Wellington marcou o gol do Coelho aos cinco minutos do primeiro tempo. Agenda O América Sub-20 volta a campo nesta terça-feira (23), contra o Cruzeiro. As equipes se enfrentam às 15h, na Toca da Raposa I, pela 18ª rodada do Brasileiro da categoria.
20 de junho de 2026
O América tem um novo reforço na defesa: o zagueiro Luca Sosa, argentino, de 32 anos, revelado pelo Huracán, da Argentina. Luca, que estava no Barcelona de Guayaquil, assinou contrato com o Coelhão até 30 de novembro de 2027. Além da nacionalidade argentina, o atleta também possui cidadania equatoriana. Ficha técnica: Nome: Luca Alexander Sosa Data de Nascimento: 11/06/1994 Origem: Isidro Casanova, Argentina Posição: zagueiro Clubes: 2014/2018 – Huracán-ARG 2015 – Talleres – ARG 2017/2018 – Patronato – ARG 2018 – Deportivo Cuenca - ECU 2019/2022 – Guayaquil City – ECU 2021 – Emelec – ECU 2022/2025 – Barcelona de Guayaquil - ECU 2025 – Newell's Old Boys - ARG 2026 – Barcelona de Guayaquil - ECU 2026 - AMÉRICA Títulos: Copa Argentina 2013
17 de junho de 2026
Na noite desta terça-feira, o América enfrentou o Fortaleza, na Arena Castelão, em partida válida pela 13ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Em uma atuação marcada por muita entrega, eficiência e solidez defensiva, o Coelho venceu por 3 a 0 e conquistou sua primeira vitória na competição nacional. O JOGO Mesmo atuando fora de casa diante de um dos primeiros colocados da Série B, o América entrou em campo com personalidade e organização. Nos minutos iniciais, a equipe americana suportou a pressão do Fortaleza e mostrou segurança para neutralizar as investidas adversárias. A primeira grande oportunidade do Coelho foi convertida em gol aos 29 minutos do primeiro tempo. Após excelente lançamento de Eduardo Person para Gabriel Barros pela ponta esquerda, o atacante foi à linha de fundo e cruzou para Matías Segovia. Livre na entrada da área, o meia finalizou de primeira para abrir o placar e marcar o primeiro gol americano. O América seguiu bem postado defensivamente e aproveitando os espaços deixados pelo adversário. Ainda na etapa inicial, a equipe mineira conseguiu ampliar a vantagem. Após disputa de bola vencida por Eduardo Person no meio-campo, o Coelho acelerou o contra-ataque. Mastriani cruzou pela esquerda, Everton Brito participou da jogada e a bola sobrou para Segovinha. O camisa 10 tentou a finalização, mas, no rebote, encontrou Gabriel Barros, que apareceu bem para marcar o segundo gol americano. Na volta para o segundo tempo, o Fortaleza passou a pressionar mais em busca da reação. O América, porém, manteve a organização tática, fechou os espaços e mostrou muita entrega para sustentar a vantagem construída. Com atuação segura do sistema defensivo e importantes intervenções do goleiro Gustavo, o Coelho controlou as ações da equipe cearense e seguiu levando perigo nos contra-ataques. Já nos acréscimos da etapa final, o América ampliou ainda mais o placar. Em rápida transição ofensiva, Yago Souza foi derrubado dentro da área e o árbitro assinalou pênalti. Na cobrança, Willian Bigode bateu com categoria e decretou o triunfo americano por 3 a 0 no Castelão. COELHO EM CAMPO: Gustavo; Jhonny, Ricardo Silva, Manoel e Dalbert; Jorge Jimenez (Emerson), Eduardo Person (Alê) e Matías Segovia; Everton Brito (Paulo Victor), Gabriel Barros (Yago Souza) e Mastriani (Willian Bigode). TÉCNICO: Umberto Louzer.