Coelhão na estrada apresenta Porto Alegre, a capital dos Pampas

Fernanda Reis • 10 de julho de 2022
Coelhão na estrada apresenta Porto Alegre, a capital dos Pampas

Arte: Gabriel Morais / América

O América encara o Internacional pela 16ª rodada do Brasileirão, em busca de mais três pontos na competição. O Coelhão na Estrada apresenta um pouco sobre a capital gaúcha.


Porto Alegre, carinhosamente conhecida como Poa, é a capital do estado do Rio Grande do Sul. Com 1,4 milhões de habitantes, é a décima cidade mais populosa do Brasil e, da região Sul, é sede da maior concentração populacional urbana.


Porto Alegre tem como data oficial de fundação 26 de março de 1772. A cidade é conhecida como uma das cidades mais arborizadas do país, além de ser um polo de migrantes em busca de melhores condições de estudo, trabalho e vida.


Considerando a sua característica de cidade mais arborizada do país, uma das principais dicas de turismo na capital é a Reserva Biológica do Lami José Lutzenberg. No local é possível encontrar mais de 300 espécies vegetais, além de animais como: jacarés, lontras, tartarugas, capivaras e lagartos. É documentado mais de 120 espécies de aves nativas na reserva, incluindo migratórias.


Já para quem curte algo mais urbanizado, uma boa opção de passeio é o Centro Histórico de POA. Um dos principais pontos a serem observados no local é a arquitetura e, a pé, é possível fazer um tour por toda a região e suas principais construções e edificações.


Para finalizar um dia em Porto Alegre (RS), o pôr do sol no lago Guaíba é uma excelente pedida! No lago ainda é possível fazer um passeio de barco, chamado Cisne Branco que circula desde os anos de 1970. O passeio dura cerca de uma hora e um guia turístico conta a história do local e dos seus principais pontos turísticos.


O Internacional


O Sport Club Internacional surgiu como uma opção para os não-germânicos poderem disputar futebol em Porto Alegre. Foi fundado em 4 de abril de 1909, pelos irmãos José, Henrique Poppe Leão e Luiz Madeira Poppe. O nome Internacional, uma homenagem ao homônimo paulista, indicava a abertura da agremiação a pessoas de todas as origens. A primeira taça veio em 1913, no Campeonato Metropolitano de Porto Alegre.


Seu estádio é o Beira-Rio, oficialmente conhecido de Estádio José Pinheiro Borda, é chamado assim por ficar às margens do Rio Guaíba, em Porto Alegre. Foi fundado em 6 de abril de 1969 e tem capacidade para 56 mil pessoas. O estádio foi escolhido como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no País.



O América tem boas lembrança nos últimos confrontos com os colorados. Em 2017, superando a equipe gaúcha, o Coelhão foi o campeão do Campeonato Brasileiro série B. Já em 2020, nas quartas de final da Copa do Brasil, a equipe americana eliminou o Internacional, vencendo o confronto nos pênaltis.


Mais recentes

Por Moisés Elias 2 de maio de 2025
Em uma parceria realizada com o time de basquete Contagem Towers, de Contagem-MG, o América participará neste final de semana 3 e 4 de maio, do Road To Challenger 3x3, competição que tem como objetivo, a classificação de equipes para o desafio internacional da categoria, que ocorrerá no mês de setembro, em Brasília. Para a disputa, o América se juntará ao time da cidade vizinha a BH cedendo seu nome e suas cores aos atletas do Towers. Fundado em 2016, a equipe tem acumulado títulos importantes no cenário mineiro e nacional. E conta ainda, com a chancela de Wanderson Camargos, ex-jogador da seleção brasileira de basquete, que junto de Kaká Menezes, também ex-atleta, tocam o projeto com jovens na região de Contagem. O desafio de basquete 3x3 acontece no estacionamento do Minas Shopping e tem entrada gratuita. A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e pela Federação Mineira de basketball (FMB).
30 de abril de 2025
O América Futebol Clube informa que, por deliberação da Assembleia Geral realizada nesta quarta-feira (30), a reunião do Conselho para prestação de contas foi adiada. Uma nova Assembleia será convocada oportunamente pelo Conselho de Administração, em data a ser definida, e comunicada aos associados.
30 de abril de 2025
Na tarde dessa quarta-feira as Spartanas venceram o São Paulo, por 3 a 1, jogando fora de casa, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro da categoria. O JOGO Logo no primeiro tempo, as Spartanas mostraram que estavam dispostas a brigar pelos três pontos. Rafa Levis arriscou de fora da área e obrigou a goleira adversária a fazer grande defesa. Pouco depois, Radija invadiu a área e chutou forte, novamente exigindo uma boa intervenção. Mesmo com boas chegadas das Spartanas, o primeiro tempo terminou em 0 a 0.Na segunda etapa, a pressão americana se transformou em vantagem. Após jogada pela esquerda, Ilana cruzou na área e a zaga adversária acabou desviando contra o próprio patrimônio, abrindo o placar para o América, aos 06 minutos. Aos 23 a equipe adversária marcou deixando tudo igual no placar. Mesmo com o empate as Spartanas mantiveram o ritmo intenso e, com personalidade, retomaram a frente no placar após Soraya converter pênalti sofrido por Gadu, com categoria e força, aos 32 do segundo tempo. Fechando a grande atuação americana, Rafa Levis cobrou falta com perfeição e marcou um golaço, selando o triunfo das Spartanas com um placar expressivo. A vitória reforça o bom momento da equipe comanda por Jorge Victor na competição e o espírito combativo que tem sido marca registrada das Spartanas na temporada. Com a vitória, o América entrou no G-8 do Brasileirão, na sexta posição, com 12 pontos. CALENDÁRIO As Spartanas entram em campo novamente no próximo domingo (4), às 15h, para enfrentar o Fluminense.