Coelhão na Estrada apresenta Goiânia, a Capital Verde do Brasil

Fernanda Reis • 23 de julho de 2022
Coelhão na Estrada apresenta Goiânia, a Capital Verde do Brasil

O Coelhão enfrenta o Atlético-GO neste domingo, às 18h, no Estádio Antônio Accioly (Arte / América)

Fundada em 24 de outubro de 1933, a capital de Goiás quase se chamou Petrônia. Durante uma votação para a escolha do nome da nova capital o nome foi cogitado em homenagem a Pedro Ludovico Teixeira, que lutou para que a cidade se tornasse a capital goianiense. Pedro Ludovico, no entanto, por razões que ele nunca revelou, preferiu Goiânia, nome sugerido pelo professor Alfredo de Faria Castro. Goiânia tem origem em Goyanna, que vem do Tupi-Guarani e significa “terra de muitas águas”.


Goiânia também é conhecida como a Capital Verde do Brasil. É o município brasileiro com maior área verde por habitante e figura entre as cidades com melhor índice de qualidade de vida do país.


Assim como Belo Horizonte-MG, Goiânia é conhecida como uma das cidades mais animadas do país e a quantidade de bares e restaurantes para todos os gostos prova isso.  A frase, “Se não tem mar, vamos pro bar!”, é bastante usada também na capital goianiense. Na noite goiana, os bares são uma ótima opção para quem deseja visitar a cidade.


Goiânia é uma cidade famosa por ter muitas águas. A cidade possui diversos parques que são pontos turísticos bastante visitados. O Parque Vaca Brava é um dos mais visitados, com linda vista para o lago, que fica no centro do parque. Possui espaço para caminhada e bastante espaço verde, o que atraí moradores e turistas.


Atlético Clube Goianiense


Clube mais antigo de Goiânia, o Atlético-GO foi fundado em 02 de abril de 1937, pelos jovens Edison Hermano, Nicanor Gordo, Afonso Gordo, Alberto Gordo, Armando, Benjamim Roriz, Ondomar Sarti, João de Brito Guimarães e João Batista Gonçalves. As cores do clube foram uma homenagem a Flamengo e São Paulo, clubes que nutriam a torcida de parte dos fundadores do Atlético.


O Atlético é um clube de origem popular, tendo sua fundação ligada diretamente a uma iniciativa comunitária, fruto da ação de moradores e pequenos comerciantes do tradicional bairro de Campinas e da Vila Operária.


O time goiano foi o primeiro time a ter um campo de futebol próprio, o Estádio Antônio Accioly, ao qual celebra jogos desde os anos 30. 

Mais recentes

16 de dezembro de 2025
O América já conhece as datas e horários dos jogos da primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026. O D NA Formador está no Grupo 10, com sede em Ribeirão Preto e estreia contra o Noroeste-SP, dia 3 de janeiro (sábado), às 20h15. Confira: 3 de janeiro, 20h15 - Noroeste-SP x América 6 de janeiro, 20h15 - Atlético-PI x América 9 de janeiro, 20h15 - Comercial x América
15 de dezembro de 2025
Na última terça-feira (9), o ex-presidente do América Futebol Clube, Alencar da Silveira Jr., foi homenageado com uma placa instalada em sua cabine na Arena Independência. Mais do que uma homenagem, o gesto simboliza a gratidão do clube por toda a contribuição deixada por Alencar ao longo de sua trajetória no América. A placa foi entregue por Márcio Vidal, Presidente do Conselho de Administração , e, ao recebê-la, Alencar destacou a emoção do reconhecimento: “só agradecer, acho que temos um trabalho que foi feito e reconhecimento, nada melhor que isso”. Alencar da Silveira Jr. presidiu o clube entre 2015 e 2017. Durante sua gestão, o Coelhão conquistou o Campeonato Mineiro após 15 anos, garantiu dois acessos à Série A e foi bicampeão da Série B. Com essa placa, o América Futebol Clube reafirma seu compromisso em valorizar aqueles que fazem parte de sua história e demonstra gratidão a quem deixou uma marca importante na trajetória do clube. O América é grato a todos aqueles que engrandecem o seu pavilhão.
12 de dezembro de 2025
Com o objetivo de fortalecer ainda mais o DNA Formador americano, o América Futebol Clube anuncia Eduardo Guadagnucci como novo treinador do Sub-20. O profissional de 38 anos possui ampla experiência nas categorias de base de clubes de destaque do futebol brasileiro, como Cruzeiro, EC Bahia, Novorizontino e Palmeiras. Ao longo de sua trajetória, Guadagnucci deixou marcas importantes por onde passou, desenvolveu atletas e conquistou títulos. O mais recente foi há duas semanas, quando venceu o Campeonato Paulista Sub-15 pelo Palmeiras. Em 2024, já havia erguido a taça dessa mesma competição, comandando o Sub-20 do Novorizontino. Guadagnucci também foi vice-campeão da Copa do Brasil Sub-20 pelo EC Bahia, acumula experiências no Sub-15 e Sub-17 do Cruzeiro e da Ferroviária, e já atuou como técnico interino do Sub-23 do EC Bahia. A escolha pelo treinador foi fortemente pautada por sua trajetória consistente em grandes clubes do país, como destaca Mauro Júnior, Gerente Técnico da Base do Coelhão: “Eduardo reúne conhecimento, liderança e uma visão totalmente alinhada com o que buscamos para o DNA Formador. Sua trajetória mostra não apenas competência, mas também a capacidade de construir ambientes formativos e vencedores.” Eduardo Guadagnucci é graduado em Educação Física e possui as licenças A e B de treinador, concedidas pela CBF. Sua apresentação oficial acontecerá nesta segunda-feira, e seu primeiro desafio será a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha. A contratação reforça o compromisso do América Futebol Clube em investir continuamente na formação de atletas e evidencia uma visão estratégica que busca não apenas fortalecer suas categorias de base, mas também assegurar que o clube siga como referência na revelação de talentos e na construção de um futuro sustentável para o futebol brasileiro.