Clubes da Liga Forte União concluem Acordo de Investimentos

1 de novembro de 2023
Clubes da Liga Forte União concluem Acordo de Investimentos

Os 25 clubes da Liga Forte União concluíram nesta terça-feira (31/10) o acordo definitivo com o grupo de investidores liderados pela Life Capital Partners (Investidores), pelo qual receberão nos próximos dias aporte superior a R$ 1,2 bilhão. Os clubes receberão um total de 2.6 bilhões ao longo dos próximos 18 meses.


Como contrapartida, Liga Forte União e Investidores vão gerir as receitas comerciais geradas por este bloco de clubes no Campeonato Brasileiro pelos próximos 50 anos, a partir de 2025.


Investidores e os clubes da Liga Forte União tornam-se assim oficialmente sócios no projeto de construção de uma Liga no futebol brasileiro.


O presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, se manifestou com entusiasmo pela assinatura final do acordo:


“Esse investimento, associado à negociação coletiva dos direitos, será fundamental para reorganização financeira dos clubes e para a possibilidade de investimentos em infraestrutura que fortalecerão o futebol brasileiro. Com o ‘closing’ do negócio, acredito que possa haver uma nova rodada de diálogo para tentar juntar todos os clubes das séries A e B em um só grupo para formarmos a tão sonhada liga de clubes”.


Presidente do Fortaleza e agora também da Liga Forte União, Marcelo Paz lembrou da importância do passo dado com o “closing” da negociação:


“A Liga Forte União tem como objetivo colaborar para o bem do futebol brasileiro, é o grande alicerce para explorarmos todo o potencial técnico e de mercado do futebol mais vencedor do mundo. Com certeza é o maior passo já dado pelos clubes no Brasil em direção ao que já vem sendo feito com muito sucesso em outros países. Vamos trabalhar de forma harmoniosa com a CBF nesse projeto”


Gabriel Lima, CEO do Cruzeiro SAF, afirmou que esse acordo permitirá aos clubes a reestruturação necessária para dar início a um novo ciclo de crescimento do futebol brasileiro em todos os níveis:


“O movimento é significativo porque podemos debater os melhores mecanismos de governança, compliance, o fair play financeiro, qualidade dos gramados, logística. O futebol brasileiro inicia um movimento fundamental de crescimento financeiro institucional, que passará também pela gestão e a criação de uma liga”.


O presidente do Internacional, Alessandro Barcellos, ratificou a importância do processo de construção da Liga Forte União desde o início:


"Entendemos que esse momento é fruto de intenso debate por mais de 2 anos desse grupo de clubes com o objetivo de fortalecer o futebol brasileiro. A união do grupo foi fundamental para chegarmos até aqui e é um ponto de partida para a união de todos os clubes em futuro próximo"


A visão otimista é compartilhada por Márcio Lara, presidente do Atlhetico, que comentou sobre a possibilidade de o acordo ser um divisor de águas no país:


“A nossa intenção é crescer as receitas e tornar o futebol brasileiro mais profissional, competitivo e atrativo. Estamos fazendo um movimento financeiro e institucional. O caminho é esse”.


Carlos Gamboa, Fundador e Board Member da LCP – Life Capital Partners, acrescentou:


“Todas as condições para o crescimento do futebol brasileiro estão presentes. Temos grandes marcas, ótimos estádios, o talento dos jogadores brasileiros e, principalmente, dezenas de milhões de torcedores apaixonados. O próximo passo agora é buscar a união de todos os clubes para que o futebol brasileiro possa ter uma Liga Unificada e possa ocupar o espaço do seu potencial no cenário global.”


A Liga Forte União agradece seus assessores, XP, Alvarez & Marsal, LiveMode e Monteiro de Castro Setoguti Advogados, pela contribuição significativa neste processo. A LCP contou com a 1190 Sports como parceira operacional. Esses foram os 25 clubes que assinaram o acordo:
América SAF
Athletico
Atlético-GO
Avaí SAF
Botafogo
Ceará
Chapecoense
Coritiba SAF
CRB
Criciúma
Cruzeiro SAF
CSA
Cuiabá
Figueirense SAF
Fluminense
Fortaleza
Goiás
Internacional
Juventude
Londrina
Operário
Sport
Tombense
Vasco da Gama SAF
Vila Nova

Mais recentes

30 de abril de 2025
O América Futebol Clube informa que, por deliberação da Assembleia Geral realizada nesta quarta-feira (30), a reunião do Conselho para prestação de contas foi adiada. Uma nova Assembleia será convocada oportunamente pelo Conselho de Administração, em data a ser definida, e comunicada aos associados.
30 de abril de 2025
Na tarde dessa quarta-feira as Spartanas venceram o São Paulo, por 3 a 1, jogando fora de casa, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro da categoria. O JOGO Logo no primeiro tempo, as Spartanas mostraram que estavam dispostas a brigar pelos três pontos. Rafa Levis arriscou de fora da área e obrigou a goleira adversária a fazer grande defesa. Pouco depois, Radija invadiu a área e chutou forte, novamente exigindo uma boa intervenção. Mesmo com boas chegadas das Spartanas, o primeiro tempo terminou em 0 a 0.Na segunda etapa, a pressão americana se transformou em vantagem. Após jogada pela esquerda, Ilana cruzou na área e a zaga adversária acabou desviando contra o próprio patrimônio, abrindo o placar para o América, aos 06 minutos. Aos 23 a equipe adversária marcou deixando tudo igual no placar. Mesmo com o empate as Spartanas mantiveram o ritmo intenso e, com personalidade, retomaram a frente no placar após Soraya converter pênalti sofrido por Gadu, com categoria e força, aos 32 do segundo tempo. Fechando a grande atuação americana, Rafa Levis cobrou falta com perfeição e marcou um golaço, selando o triunfo das Spartanas com um placar expressivo. A vitória reforça o bom momento da equipe comanda por Jorge Victor na competição e o espírito combativo que tem sido marca registrada das Spartanas na temporada. Com a vitória, o América entrou no G-8 do Brasileirão, na sexta posição, com 12 pontos. CALENDÁRIO As Spartanas entram em campo novamente no próximo domingo (4), às 15h, para enfrentar o Fluminense.
30 de abril de 2025
No último sábado (26), a equipe de masters do América Futebol Clube realizou um amistoso contra o time formado pela torcida organizada Camisa 12, no Estádio Didi Gouveia, em São Joaquim de Bicas. A festividade foi realizada em homenagem aos 113 anos do América Futebol Clube, comemorados no dia 30 de abril, e contou com a presença de grandes nomes que marcaram a rica história do Coelhão, como Euller, Estevam, Tucho, dentre outros. O placar final foi 6 a 1 para a equipe de masters do América Futebol Clube, que manteve uma invencibilidade construída desde 2017. Além do amistoso, a festividade também contou com a entrega de kits de uniformes para os meninos do projeto social Vila Califórnia, de Belo Horizonte.