Classificados! Em jogo de 180 minutos, América garante vaga para a segunda fase da Copa do Brasil

Tereza Horta • 1 de março de 2023
Classificados! Em jogo de 180 minutos, América garante vaga para a segunda fase da Copa do Brasil

Na noite desta terça, o América garantiu a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil empatando com o Tocantinópolis-TO, por 1 a 1. O gol americano foi marcado por Wellington Paulista, de pênalti. A partida demorou mais que o normal por conta da queda no fornecimento de energia do estádio Ribeirão, que demorou mais de uma hora para estabilizar, totalizando quase 190 minutos de partida.


Agora a equipe americana se prepara para enfrentar o Santa Cruz-PE. O jogo será com mando do Coelho, melhor ranqueado na CBF. Se houver empate na partida única, a decisão vai para os pênaltis.


O JOGO

Pela primeira fase da Copa do Brasil, o Coelhão desembarcou em Tocantinópolis (TO) para jogar com os donos da casa e garantir a permanência na competição mais democrática do país. Por ser mais bem posicionado no ranking da CBF, o time americano precisava apenas de um empate para a classificação. Mesmo assim, o Coelhão se manteve no setor ofensivo desde os primeiros minutos de jogo. Tanta pressão deu resultado aos 9 minutos, quando o juiz marcou pênalti e Wellington Paulista converteu, abrindo o marcador no Ribeirão. As chegadas ao ataque continuaram após o gol e o goleiro adversário foi responsável por belíssimas defesas na etapa inicial. Aos 23 minutos, a luz caiu no estádio e o jogo teve paralisação de 1h20. Após o retorno da iluminação, Wellington Paulista ia anotando o segundo na partida, mas teve o gol anulado.

Na etapa final, o América continuou criando chances no ataque, mas o goleiro do Tocantinópolis foi responsável por impedir que o marcador ampliasse. A equipe adversária conseguiu o gol de empate aos 2 minutos, mas o Coelho conseguiu segurar o empate, que garantia a vaga na segunda fase da Copa do Brasil.


FICHA DO JOGO

Tocantinópolis-TO 1x1 América


Motivo: Copa do Brasil

Local: Estádio João Ribeiro (Ribeirão)

Árbitro: Anderson Daronco (FIFA-RS)

Auxiliares: Lúcio Beiersdorf Flor e Luiza Naujorks Reis (RS)

Quarto árbitro: Marcos Mateus de Sousa (TO)

Gols: Wellington Paulista (América); Chico Bala (Tocantinópolis)

Cartões amarelos: Marcondi, Bilau, Tiago Bagagem (Tocantinópolis); Éder e Henrique Almeida (América)


Tocantinópolis-TO 

Anderson Testa; Da Silva, Marcondi, Marcos Arthur, Chico Bala, Xaves, Tiago Bagagem, Hiltinho, Joel, Bilau e Andrezinho.

Técnico: Jairo Nascimento


América

Matheus Cavichioli; Arthur, Danilo Avelar, Ricardo Silva, Nicolas, Juninho, Alê (Éder), Lucas Kal (Benitez), Felipe Azevedo (Dadá Belmonte), Aloísio (Matheusinho) e Wellington Paulista (Henrique Almeida).

Técnico: Vagner Mancini

Mais recentes

21 de outubro de 2025
O América e o SESC em Minas, integrado ao Sistema Fecomércio MG, se uniram neste Outubro Rosa para promover a saúde da mulher e quem vai ganhar é você. Como o melhor tratamento para o câncer de mama é a prevenção e o diagnóstico precoce, serão distribuídos 50 vouchers para a realização de mamografias no SESC em Minas, integrado ao Sistema Fecomércio MG. As 50 primeiras pessoas que responderem o formulário abaixo ganharão o voucher exclusivo . Para mulheres entre 50 e 69 anos não é necessário pedido médico para realizar o exame. Para as demais faixas etárias (abaixo de 50 ou acima de 69) o documento será exigido. Preencha o formulário e tenha a chance de ser um dos selecionados. O voucher será válido de 01/11/2025 a 31/01/2026. As pessoas selecionadas serão contactadas pelo América. Por isso, fique atento e coloque o número de telefone corretamente na hora do preenchimento do formulário.
19 de outubro de 2025
Na noite deste sábado (18), o América enfrentou o CRB na Arena Independência, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em mais uma atuação com muita entrega e superioridade técnica, o Coelhão ficou no empate por 1 a 1. O JOGO O primeiro tempo foi equilibrado no placar, mas com o América mandando nas ações ofensivas. Logo aos 7 minutos, Rafa Silva teve a melhor oportunidade: finalizou com categoria, obrigando o goleiro a fazer uma defesa espetacular. Poucos minutos depois, em sua primeira chance clara, o CRB aproveitou um erro de passe e abriu o placar. Mesmo em desvantagem, o Coelho não se abateu. Kauã Diniz e Rafa Silva pressionaram na sequência, forçando novas intervenções do goleiro adversário, que se tornaria o grande responsável por segurar o resultado no primeiro tempo. Na volta do intervalo, a postura do América foi ainda mais intensa. Com Miguelito em campo, o meio-campo ganhou mais dinamismo e criatividade. O Coelho empurrou o CRB para o próprio campo e passou a sufocar a defesa alagoana. A pressão deu resultado aos 18 minutos: Júlio lançou para a área, a zaga afastou mal e Kauã Diniz, com muita precisão, pegou de primeira da intermediária e mandou no cantinho, sem chances para o goleiro. Um golaço para empatar e incendiar a torcida na Arena Independência.  Depois do empate, só deu América. Miguelito criou boas jogadas, Arthur Sousa assustou no fim. O Coelho teve mais posse de bola, mais finalizações e controlou totalmente as ações, enquanto o adversário se limitava a se defender e esperar o apito final. Calendário O Coelho volta a campo no próximo sábado (25), quando enfrenta o Athletic fora de casa.
Por Clara Fonseca 18 de outubro de 2025
Na tarde deste sábado (18), na Arena Frimisa, o América empatou com o Cruzeiro por 2 a 2 na última rodada da fase inicial do Campeonato Mineiro. As Spartanas, que entraram em campo já classificadas para o mata-mata, terminaram a primeira fase na segunda colocação da tabela, com 11 pontos. Ao todo, foram três vitórias e dois empates ao longo de cinco rodadas. Na semifinal, o América enfrentará o Atlético em jogos de ida e volta. As datas e horários dos confrontos ainda serão divulgados pela Federação Mineira de Futebol (FMF). O jogo Em casa, o América impôs o ritmo de jogo e construiu boas jogadas ofensivas. Aos nove minutos, Laís Giacomel sofreu falta dura no campo de ataque e Rafa Levis partiu para a cobrança. Lorranny tentou finalizar de cabeça e a bola passou por cima do travessão. As Spartanas marcaram a saída de bola e pressionaram as adversárias no campo de ataque. Aos 21, Laís achou bom passe para Gadu. A camisa 9 escapou da marcação e abriu o marcador para o América. Aos 39 minutos, Mari Andrade se lançou ao ataque e foi derrubada dentro da grande área, ainda assim, a arbitragem mandou seguir. No fim da primeira etapa a equipe visitante chegou com perigo, mas a goleira Keka fez boa defesa. Já no segundo tempo, com um minuto de bola rolando, Mari Andrade avançou pela direita e ganhou escanteio. Na cobrança de Maísa, a artilheira Pimenta cabeceou e fez o segundo para o América. O time comandado por Jorge Victor ainda criou chances para ampliar e a defesa, quando acionada, teve boa atuação. Ainda assim, aos oito minutos a equipe visitante diminuiu e, aos 28, conseguiu o empate. No instantes finais, a zagueira Maiara foi expulsa pela arbitragem. O América tentou responder, mas o empate se manteve até o apito final. América 2 x 2 Cruzeiro América: Keka; Laís Giacomel (Thayná), Lorranny, Maiara, Mimi e Maísa; Ana Flávia (Daíse), Mari Andrade, Rafa Levis (Sassá); Pimenta (Emily Arias) e Gadu (Soraya). Gols (América): Gadu e Pimenta Cartões amarelos: Rafa Levis, Ana Flávia, Maiara (2 cartões), Laisla.