Classificados! Em jogo de 180 minutos, América garante vaga para a segunda fase da Copa do Brasil

Tereza Horta • 1 de março de 2023
Classificados! Em jogo de 180 minutos, América garante vaga para a segunda fase da Copa do Brasil

Na noite desta terça, o América garantiu a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil empatando com o Tocantinópolis-TO, por 1 a 1. O gol americano foi marcado por Wellington Paulista, de pênalti. A partida demorou mais que o normal por conta da queda no fornecimento de energia do estádio Ribeirão, que demorou mais de uma hora para estabilizar, totalizando quase 190 minutos de partida.


Agora a equipe americana se prepara para enfrentar o Santa Cruz-PE. O jogo será com mando do Coelho, melhor ranqueado na CBF. Se houver empate na partida única, a decisão vai para os pênaltis.


O JOGO

Pela primeira fase da Copa do Brasil, o Coelhão desembarcou em Tocantinópolis (TO) para jogar com os donos da casa e garantir a permanência na competição mais democrática do país. Por ser mais bem posicionado no ranking da CBF, o time americano precisava apenas de um empate para a classificação. Mesmo assim, o Coelhão se manteve no setor ofensivo desde os primeiros minutos de jogo. Tanta pressão deu resultado aos 9 minutos, quando o juiz marcou pênalti e Wellington Paulista converteu, abrindo o marcador no Ribeirão. As chegadas ao ataque continuaram após o gol e o goleiro adversário foi responsável por belíssimas defesas na etapa inicial. Aos 23 minutos, a luz caiu no estádio e o jogo teve paralisação de 1h20. Após o retorno da iluminação, Wellington Paulista ia anotando o segundo na partida, mas teve o gol anulado.

Na etapa final, o América continuou criando chances no ataque, mas o goleiro do Tocantinópolis foi responsável por impedir que o marcador ampliasse. A equipe adversária conseguiu o gol de empate aos 2 minutos, mas o Coelho conseguiu segurar o empate, que garantia a vaga na segunda fase da Copa do Brasil.


FICHA DO JOGO

Tocantinópolis-TO 1x1 América


Motivo: Copa do Brasil

Local: Estádio João Ribeiro (Ribeirão)

Árbitro: Anderson Daronco (FIFA-RS)

Auxiliares: Lúcio Beiersdorf Flor e Luiza Naujorks Reis (RS)

Quarto árbitro: Marcos Mateus de Sousa (TO)

Gols: Wellington Paulista (América); Chico Bala (Tocantinópolis)

Cartões amarelos: Marcondi, Bilau, Tiago Bagagem (Tocantinópolis); Éder e Henrique Almeida (América)


Tocantinópolis-TO 

Anderson Testa; Da Silva, Marcondi, Marcos Arthur, Chico Bala, Xaves, Tiago Bagagem, Hiltinho, Joel, Bilau e Andrezinho.

Técnico: Jairo Nascimento


América

Matheus Cavichioli; Arthur, Danilo Avelar, Ricardo Silva, Nicolas, Juninho, Alê (Éder), Lucas Kal (Benitez), Felipe Azevedo (Dadá Belmonte), Aloísio (Matheusinho) e Wellington Paulista (Henrique Almeida).

Técnico: Vagner Mancini

Mais recentes

Por Moisés Elias 5 de setembro de 2025
Em entrevista coletiva realizada antes do treinamento da manhã da última quinta-feira (04), no CT Lanna Drumond, foi apresentado à imprensa e à torcida, o mais novo reforço do Coelho. Trata-se de Emerson Santos, zagueiro de 30 anos, que vem para reforçar o setor defensivo americano. Carioca de Itaboraí, Rio de Janeiro, ascendeu aos profissionais da equipe do Botafogo, no ano de 2015, participando da campanha do título da Série B, naquela temporada.  Com 1,84 cm, o experiente defensor tem como principais características a bola aérea defensiva, apresentando também, um bom passe no início da transição ofensiva. “Eu estou muito feliz e disposto a ajudar, venho para fazer o meu trabalho aqui, para tirarmos o América o mais rápido dessa situação”, enfatizou. Anunciado no início desta semana, Emerson teve sua estreia promovida pelo técnico Alberto Valentim, na vitória frente à equipe do Avaí, em jogo válido pela 24° rodada do Brasileirão, na Arena Independência, quando substituiu Elizari, aos 22 minutos do segundo tempo. O defensor esteve por último na equipe da Ponte Preta e chega ao América em definitivo, com vínculo contratual até o final de 2025.
Por Moisés Elias 4 de setembro de 2025
Foi apresentado na manhã desta quinta-feira, no CT Lanna Drumond, mais um reforço para o time americano para a continuidade do Campeonato Brasileiro. Trata-se de Rafa Silva, atacante de 33 anos que se torna mais uma opção ofensiva no plantel comandado pelo técnico Alberto Valentim. Natural de São Paulo, o jogador fez sua base pelo Corinthians, no entanto, ganhou oportunidade de estrear pelo profissional na equipe do Coritiba, na temporada de 2012. De acordo com o jogador, o acerto com o Coelho aconteceu de forma rápida, e Belo Horizonte acabou tendo um peso importante para um desfecho positivo na negociação. “Eu tenho uma filha pequena agora, recém-nascida de três meses. E isso e a cidade, ajudaram na escolha de vir para o América. Tive outras propostas, mas optei por vir, pois é uma cidade que já conheço e já estou mais ambientado; seria mais tranquilo para criar minha filha. Então, quando o América apareceu, eles me ligaram de manhã, à tarde eu já tinha batido o martelo”, relatou. Com experiência de sete anos atuando fora do Brasil, Rafa Silva acumula passagens por equipes do futebol europeu e asiático, com destaque para o Japão, onde foi campeão da Champions League Asiática, pelo Urawa Reds, em 2017. Silva, se destaca pela força e pela boa presença de área, mas adverte salientando ser um atacante que se movimenta bastante, dentro e fora da grande área. “Não sou um centroavante de ficar parado segurando a defesa, sou mais de movimentação entre as linhas e procuro fazer bastante o “facão”, para poder receber em velocidade e finalizar bem”, enfatizou. O jogador estava por último na equipe do Mirassol e, inicialmente, chega por empréstimo até o final da temporada.
3 de setembro de 2025
No embalo da importante vitória conquistada sobre o Avaí, na última rodada do Brasileirão Série B Superbet, o América Futebol Clube realizará uma nova ação chamando a Nação Americana ao Indepa. Torcedores terão acesso ao estádio gratuitamente, na partida do próximo domingo (7), às 18h30, frente à equipe do Operário, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os ingressos sem custo serão oferecidos exclusivamente pelo site www.socioondaverde.com.br , com quantidade limitada a uma entrada por CPF. No entanto, é importante que o torcedor fique atento aos critérios da promoção, para que tenha seu acesso liberado à Arena Independência, que acontece por meio da tecnologia de reconhecimento facial e retirada de ingresso. O torcedor que ainda não é sócio, precisa aderir ao Plano Bala do Programa Onda Verde, uma modalidade de sócio totalmente gratuita. Caso o torcedor já seja sócio, mas não tenha efetuado o cadastramento dos dados biométricos, é só executar a ação, retirar os ingressos, vincular o CPF da pessoa que vai utilizá-lo e pronto: o acesso ao estádio está liberado! O cadastro da biometria facial precisa ser realizado no site www.socioondaverde.com.br . Siga as instruções para obter seu ingresso gratuito: Ainda não sou Sócio Bala. Como garanto meu ingresso? ▪️ Realizar o Cadastro no site; ▪️ Aderir ao plano Bala; ▪️ Realizar o cadastro Facial; ▪️Ir em Ingresso; ▪️Retirar Ingresso Portão 3 Especial Pitangui; (como se fosse comprar) ▪️Vincular o seu CPF: (vincular ao portador) Já sou Sócio Bala. Como garanto meu ingresso? ▪️Entrar no cadastro; ▪️Registrar a facial; ▪️Ir em Ingresso; ▪️Retirar Ingresso Portão 3, especial Pitangui; (como se fosse comprar) ▪️Vincular o seu CPF: (vincular ao portador) Vale lembrar que o cadastro facial é efetuado uma única vez, ficando os dados permanentemente armazenados no sistema de liberação da Arena Independência. Em caso de dúvidas, faça contato pelo número de WhatsApp (31) 3431-8176.  Bora para o Indepa! Tem Coelhão.