Arthur quebra escrita e se torna primeiro jogador do América na era recente a ser convocado para Seleção principal

3 de março de 2023
Arthur quebra escrita e se torna primeiro jogador do América na era recente a ser convocado para Seleção principal

Arthur representará o DNA Formador do América na Seleção principal

A convocação do lateral Arthur, do América, para a Seleção Brasileira principal quebrou uma escrita no Clube. Na era mais recente do futebol, considerando os últimos 50 anos, o atleta é o primeiro jogador do América a ser convocado para vestir a camisa Amarelinha. 


VEJA A REAÇÃO DA FAMÍLIA DE ARTHUR APÓS A CONVOCAÇÃO


“É uma sensação que não sei explicar, é uma mistura de emoções. Desde pequeno a gente sonha, luta e corre em busca disso. Só tenho que agradecer a todos que me ajudaram a realizar esse sonho”, disse Arthur.


CONFIRA A ENTREVISTA COLETIVA DO LATERAL ARTHUR


Natural de Belo Horizonte, Arthur começou a jogar futebol em uma escolinha de futsal do América. Das quadras, ele foi para os campos e integrou a categoria sub-17 após um teste no ano de 2018. Desde então, o lateral foi conquistado seu espaço, chegou até a passar um período de empréstimo em outro clube, e retornou para o Coelhão para se profissionalizar. 


Atualmente, Arthur soma 18 jogos pela equipe principal do Coelho, com uma assistência. Pela Seleção Sub-20, ele se destacou no último Sul-Americano, que garantiu vaga ao Brasil no Mundial da categoria.


No próximo dia 25 de março, Arthur estará com a Seleção Brasileira em Tânger, cidade marroquina, para amistoso contra o Marrocos. O jogador integrou a lista do técnico Ramon Menezes, que assumiu o comando interino do Brasil após a Copa do Mundo. 


O coordenador de performance do América, Leo Cupertino, e o preparador de goleiros, Silvio Jardim, também foram convocados e fazem parte da comissão técnica do Brasil para a disputa do amistoso na cidade marroquina.


Confira uma lista com outros jogadores formados no América ao longo da história e que vestiram a camisa da Seleção Brasileira principal. Porém, ao contrário do lateral, os atletas abaixo foram chamados quando defendiam as cores de outros clubes.


Tostão

Éder Aleixo

Amaury Horta

Fred

Richarlison

Euller

Palhinha

Evanilson

Danilo

Gilberto Silva

Vitor Roque – *convocado na mesma lista de Arthur

---------------------------------------------------------------------------------

Abaixo a lista de atletas convocados enquanto jogadores do América.

Camila Menezes, 2017- para treinos (Seleção Brasileira de futebol feminino).

Dario Alegria, 1965 (Seleção Brasileira de futebol Masculino).

Dedão, 1940, doente foi desconvocado da Seleção Brasileira.

Dirceu Alves, 1968 (Seleção Brasileira de Futebol Masculino).

Edgard, 1957, (Seleção Brasileira de futebol masculino e Seleção do Atlântico, em 57).

Amauri Horta - (Seleção Brasileira de futebol masculino, convocado em 63, logo após sair).

Fonte: Carlos Paiva, historiador especializado no América Futebol Clube


Mais recentes

13 de fevereiro de 2026
A zagueira multicampeã Mimi renovou vínculo com o América. Contratada em janeiro de 2025, Mimi disputou 25 jogos com as Spartanas e foi peça-chave na campanha de permanência na Série A1 do Campeonato Brasileiro. Capitã da equipe, Mimi é a atleta mais experiente do elenco e, aos 34 anos, se prepara para mais uma temporada com a Armadura Americana. Ela é a quarta zagueira a renovar com o clube. Antes dela, Ana Clara, Maiara e Lorranny também estenderam vínculo com o América. Assim como as goleiras Taluane e Sandy, e a lateral-direita Laís. Para esta temporada, o América também anunciou a contratação da atacante Dani Ortolan, da lateral-esquerda Thaíni e das meio-campistas Rafinha e Kaylaine. Todas as atletas citadas estão à disposição do técnico Jorge Victor para o primeiro jogo do ano. As Spartanas estreiam pelo Brasileiro A1 nesta sexta-feira (13), contra o Palmeiras, às 21h, na Arena Barueri.
12 de fevereiro de 2026
O América Futebol Clube lamenta profundamente o falecimento de Cláudio Ewerton Ferreira Rodarte, membro do Conselho Consultivo do América Futebol Clube. Cláudio também foi Vice-presidente do departamento financeiro do Clube entre 1996 a 1999, e além de ter feito parte do Conselho Gestor, no triênio 2000 a 2002. O velório e sepultamento acontecerão hoje, quinta-feira, das 15 às 17h, memorial 1, no Parque da Colina. O América, sua Diretoria, Conselheiros e colaboradores manifestam suas sinceras condolências aos familiares e amigos este momento de luto e dor, rogando por força e conforto.
12 de fevereiro de 2026
A meio-campista Kaylaine é a nova contratação das Spartanas! Revelada pelo Vasco, a atleta também soma passagens por Flamengo, Ferroviária e Atlético-MG. Aos 21 anos, Kaylaine, que tem passagens pela Seleção Brasileira de Base, se prepara para a disputa do Campeonato Brasileiro A1 sob o comando do técnico Jorge Victor. Ficha técnica: Nome: Kaylaine Luiza Assis de Souza Posição: volante Data de nascimento: 11/06/2004 Naturalidade: Rio de Janeiro (RJ) Clubes: 2019/2020: Vasco 2020 a 2024: Flamengo 2025: Ferroviária 2025: Atlético-MG 2026: AMÉRICA Títulos: Campeonato Carioca Feminino (2021-2023) Copa Rio (2023) Copinha (2023)