América promove nova edição de Capacitação das Escolas Oficiais de Futebol

Estevão Germano • 11 de dezembro de 2022
América promove nova edição de Capacitação das Escolas Oficiais de Futebol

Focado em proporcionar um DNA Formador de excelência desde os primeiros estágios das categorias de base, o América promoveu neste fim de semana mais uma edição do Treinamento de Gestão e Metodologia das Escolas Oficiais de Futebol. A capacitação tem como objetivo uma preparação aprofundada para gestores e professores das escolas de formação do Clube, ocasião em que também são feitos alinhamentos entre os profissionais conforme as diretrizes do projeto licenciado.


A nova edição do evento aconteceu nesse sábado, no SESC Venda Nova, na região norte de Belo Horizonte, e contou com palestras e atividades durante todo o dia. Estiveram representadas nessa capacitação cerca de 30 escolas oficiais e mais de 100 parceiros, dentre gestores e professores de futebol.


O Treinamento de Gestão e Metodologia se iniciou com uma palestra ministrada por Marcone Barbosa, diretor de Marketing e Negócios do América. Em seguida, os participantes tiveram palestras com os observadores técnicos das categorias de base do Clube e os gestores responsáveis pelas Escolas de Futebol. Houve também um momento dedicado à empresa de consultoria Carol Brunelle, instituição voltada para o treinamento e aperfeiçoamento de empreendedores.


Elói Assis, consultor das Escolas Oficiais de Futebol, contou sobre como foi o dia de capacitação dos profissionais envolvidos nesse projeto.


"Este evento tem o objetivo de proporcionar toda a capacitação metodológica aos gestores e professores das nossas Escolas Oficiais, através de seminários e troca de experiências entre profissionais. Dentre as atrações do evento, oferecemos palestras voltadas para áreas como a captação do Clube e também a iniciação, que é a etapa de formação que compreende a transição do aluno entre a escola oficial e a categoria de base. Houve também uma palestra com o Thiago Valentim, que hoje é o nosso técnico da categoria Sub-13, sendo passadas experiências e o que o Clube espera para essa faixa etária de formação", detalhou.


O consultor abordou também o momento do evento que foi dedicado a capacitação dos professores para a execução dos treinos do dia a dia nas quase 100 unidades do projeto espalhadas pelo Brasil: "Além das palestras, fizemos um treinamento aprofundado com os professores de futebol de acordo com o manual de treinamento elaborado pelo Clube. Esse momento é muito importante pois oferece uma orientação pedagógica e técnica com base na metodologia do DNA Formador. Preparamos, então, os professores das escolas oficiais em temáticas como planos de aula, conteúdos e fundamentos que serão aplicados e treinados durante os semestres".


Marcone Barbosa, diretor de Marketing e Negócios, enalteceu o envolvimento dos profissionais das Escolas Oficiais e também comentou sobre a importância dessa integração com o Clube: “Nosso objetivo com este encontro é contribuir para a melhora contínua da gestão administrativa e técnica de nossas Escolas de Futebol. A participação de nossos parceiros credenciados foi muito importante para cada vez mais buscarmos a excelência no trabalho”, afirmou.


Elói Assis também destacou a presença e contribuição da consultoria Carol Brunelle, que ministrou conteúdos importantes para os gestores parceiros do projeto de Escolas Oficiais.


"Um momento também interessante, sem dúvida, foi o seminário de empreendedorismo com a empresa Carol Brunelle, passando aos nossos gestores das escolas vários conceitos de gestão do produto Escola Oficial, orientações sobre captação de alunos, relacionamento com os pais, dentre outros temas relacionados à gestão. Fechamos o evento com uma mesa redonda muito enriquecedora, onde os vários profissionais presentes tiveram uma ampla conversa sobre critérios de avaliação de atletas e os melhores métodos para preparar as crianças e adolescentes visando a chegada às equipes de base do nosso Clube", acrescentou o consultor.


Estiveram presentes também no Treinamento de Gestão e Metodologia o gerente de futebol de base Dennys Dilettoso, como também treinadores da base americana e representantes do Departamento Médico. Flávia Magalhães, médica do Clube, também foi uma das palestrantes, abordando questões voltadas para a parte fisiológica e nutricional dos jovens atletas.

Mais recentes

20 de junho de 2026
Na tarde deste sábado (20), na Arena Barueri, o América Sub-20 foi superado pelo Palmeiras, por 7 a 1, em duelo da 17ª rodada do Campeonato Brasileiro da categoria. Wellington marcou o gol do Coelho aos cinco minutos do primeiro tempo. Agenda O América Sub-20 volta a campo nesta terça-feira (23), contra o Cruzeiro. As equipes se enfrentam às 15h, na Toca da Raposa I, pela 18ª rodada do Brasileiro da categoria.
20 de junho de 2026
O América tem um novo reforço na defesa: o zagueiro Luca Sosa, argentino, de 32 anos, revelado pelo Huracán, da Argentina. Luca, que estava no Barcelona de Guayaquil, assinou contrato com o Coelhão até 30 de novembro de 2027. Além da nacionalidade argentina, o atleta também possui cidadania equatoriana. Ficha técnica: Nome: Luca Alexander Sosa Data de Nascimento: 11/06/1994 Origem: Isidro Casanova, Argentina Posição: zagueiro Clubes: 2014/2018 – Huracán-ARG 2015 – Talleres – ARG 2017/2018 – Patronato – ARG 2018 – Deportivo Cuenca - ECU 2019/2022 – Guayaquil City – ECU 2021 – Emelec – ECU 2022/2025 – Barcelona de Guayaquil - ECU 2025 – Newell's Old Boys - ARG 2026 – Barcelona de Guayaquil - ECU 2026 - AMÉRICA Títulos: Copa Argentina 2013
17 de junho de 2026
Na noite desta terça-feira, o América enfrentou o Fortaleza, na Arena Castelão, em partida válida pela 13ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Em uma atuação marcada por muita entrega, eficiência e solidez defensiva, o Coelho venceu por 3 a 0 e conquistou sua primeira vitória na competição nacional. O JOGO Mesmo atuando fora de casa diante de um dos primeiros colocados da Série B, o América entrou em campo com personalidade e organização. Nos minutos iniciais, a equipe americana suportou a pressão do Fortaleza e mostrou segurança para neutralizar as investidas adversárias. A primeira grande oportunidade do Coelho foi convertida em gol aos 29 minutos do primeiro tempo. Após excelente lançamento de Eduardo Person para Gabriel Barros pela ponta esquerda, o atacante foi à linha de fundo e cruzou para Matías Segovia. Livre na entrada da área, o meia finalizou de primeira para abrir o placar e marcar o primeiro gol americano. O América seguiu bem postado defensivamente e aproveitando os espaços deixados pelo adversário. Ainda na etapa inicial, a equipe mineira conseguiu ampliar a vantagem. Após disputa de bola vencida por Eduardo Person no meio-campo, o Coelho acelerou o contra-ataque. Mastriani cruzou pela esquerda, Everton Brito participou da jogada e a bola sobrou para Segovinha. O camisa 10 tentou a finalização, mas, no rebote, encontrou Gabriel Barros, que apareceu bem para marcar o segundo gol americano. Na volta para o segundo tempo, o Fortaleza passou a pressionar mais em busca da reação. O América, porém, manteve a organização tática, fechou os espaços e mostrou muita entrega para sustentar a vantagem construída. Com atuação segura do sistema defensivo e importantes intervenções do goleiro Gustavo, o Coelho controlou as ações da equipe cearense e seguiu levando perigo nos contra-ataques. Já nos acréscimos da etapa final, o América ampliou ainda mais o placar. Em rápida transição ofensiva, Yago Souza foi derrubado dentro da área e o árbitro assinalou pênalti. Na cobrança, Willian Bigode bateu com categoria e decretou o triunfo americano por 3 a 0 no Castelão. COELHO EM CAMPO: Gustavo; Jhonny, Ricardo Silva, Manoel e Dalbert; Jorge Jimenez (Emerson), Eduardo Person (Alê) e Matías Segovia; Everton Brito (Paulo Victor), Gabriel Barros (Yago Souza) e Mastriani (Willian Bigode). TÉCNICO: Umberto Louzer.