América promove nova edição de Capacitação das Escolas Oficiais de Futebol

Estevão Germano • 11 de dezembro de 2022
América promove nova edição de Capacitação das Escolas Oficiais de Futebol

Focado em proporcionar um DNA Formador de excelência desde os primeiros estágios das categorias de base, o América promoveu neste fim de semana mais uma edição do Treinamento de Gestão e Metodologia das Escolas Oficiais de Futebol. A capacitação tem como objetivo uma preparação aprofundada para gestores e professores das escolas de formação do Clube, ocasião em que também são feitos alinhamentos entre os profissionais conforme as diretrizes do projeto licenciado.


A nova edição do evento aconteceu nesse sábado, no SESC Venda Nova, na região norte de Belo Horizonte, e contou com palestras e atividades durante todo o dia. Estiveram representadas nessa capacitação cerca de 30 escolas oficiais e mais de 100 parceiros, dentre gestores e professores de futebol.


O Treinamento de Gestão e Metodologia se iniciou com uma palestra ministrada por Marcone Barbosa, diretor de Marketing e Negócios do América. Em seguida, os participantes tiveram palestras com os observadores técnicos das categorias de base do Clube e os gestores responsáveis pelas Escolas de Futebol. Houve também um momento dedicado à empresa de consultoria Carol Brunelle, instituição voltada para o treinamento e aperfeiçoamento de empreendedores.


Elói Assis, consultor das Escolas Oficiais de Futebol, contou sobre como foi o dia de capacitação dos profissionais envolvidos nesse projeto.


"Este evento tem o objetivo de proporcionar toda a capacitação metodológica aos gestores e professores das nossas Escolas Oficiais, através de seminários e troca de experiências entre profissionais. Dentre as atrações do evento, oferecemos palestras voltadas para áreas como a captação do Clube e também a iniciação, que é a etapa de formação que compreende a transição do aluno entre a escola oficial e a categoria de base. Houve também uma palestra com o Thiago Valentim, que hoje é o nosso técnico da categoria Sub-13, sendo passadas experiências e o que o Clube espera para essa faixa etária de formação", detalhou.


O consultor abordou também o momento do evento que foi dedicado a capacitação dos professores para a execução dos treinos do dia a dia nas quase 100 unidades do projeto espalhadas pelo Brasil: "Além das palestras, fizemos um treinamento aprofundado com os professores de futebol de acordo com o manual de treinamento elaborado pelo Clube. Esse momento é muito importante pois oferece uma orientação pedagógica e técnica com base na metodologia do DNA Formador. Preparamos, então, os professores das escolas oficiais em temáticas como planos de aula, conteúdos e fundamentos que serão aplicados e treinados durante os semestres".


Marcone Barbosa, diretor de Marketing e Negócios, enalteceu o envolvimento dos profissionais das Escolas Oficiais e também comentou sobre a importância dessa integração com o Clube: “Nosso objetivo com este encontro é contribuir para a melhora contínua da gestão administrativa e técnica de nossas Escolas de Futebol. A participação de nossos parceiros credenciados foi muito importante para cada vez mais buscarmos a excelência no trabalho”, afirmou.


Elói Assis também destacou a presença e contribuição da consultoria Carol Brunelle, que ministrou conteúdos importantes para os gestores parceiros do projeto de Escolas Oficiais.


"Um momento também interessante, sem dúvida, foi o seminário de empreendedorismo com a empresa Carol Brunelle, passando aos nossos gestores das escolas vários conceitos de gestão do produto Escola Oficial, orientações sobre captação de alunos, relacionamento com os pais, dentre outros temas relacionados à gestão. Fechamos o evento com uma mesa redonda muito enriquecedora, onde os vários profissionais presentes tiveram uma ampla conversa sobre critérios de avaliação de atletas e os melhores métodos para preparar as crianças e adolescentes visando a chegada às equipes de base do nosso Clube", acrescentou o consultor.


Estiveram presentes também no Treinamento de Gestão e Metodologia o gerente de futebol de base Dennys Dilettoso, como também treinadores da base americana e representantes do Departamento Médico. Flávia Magalhães, médica do Clube, também foi uma das palestrantes, abordando questões voltadas para a parte fisiológica e nutricional dos jovens atletas.

Mais recentes

Por Moisés Elias 2 de maio de 2025
Em uma parceria realizada com o time de basquete Contagem Towers, de Contagem-MG, o América participará neste final de semana 3 e 4 de maio, do Road To Challenger 3x3, competição que tem como objetivo, a classificação de equipes para o desafio internacional da categoria, que ocorrerá no mês de setembro, em Brasília. Para a disputa, o América se juntará ao time da cidade vizinha a BH cedendo seu nome e suas cores aos atletas do Towers. Fundado em 2016, a equipe tem acumulado títulos importantes no cenário mineiro e nacional. E conta ainda, com a chancela de Wanderson Camargos, ex-jogador da seleção brasileira de basquete, que junto de Kaká Menezes, também ex-atleta, tocam o projeto com jovens na região de Contagem. O desafio de basquete 3x3 acontece no estacionamento do Minas Shopping e tem entrada gratuita. A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e pela Federação Mineira de basketball (FMB).
30 de abril de 2025
O América Futebol Clube informa que, por deliberação da Assembleia Geral realizada nesta quarta-feira (30), a reunião do Conselho para prestação de contas foi adiada. Uma nova Assembleia será convocada oportunamente pelo Conselho de Administração, em data a ser definida, e comunicada aos associados.
30 de abril de 2025
Na tarde dessa quarta-feira as Spartanas venceram o São Paulo, por 3 a 1, jogando fora de casa, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro da categoria. O JOGO Logo no primeiro tempo, as Spartanas mostraram que estavam dispostas a brigar pelos três pontos. Rafa Levis arriscou de fora da área e obrigou a goleira adversária a fazer grande defesa. Pouco depois, Radija invadiu a área e chutou forte, novamente exigindo uma boa intervenção. Mesmo com boas chegadas das Spartanas, o primeiro tempo terminou em 0 a 0.Na segunda etapa, a pressão americana se transformou em vantagem. Após jogada pela esquerda, Ilana cruzou na área e a zaga adversária acabou desviando contra o próprio patrimônio, abrindo o placar para o América, aos 06 minutos. Aos 23 a equipe adversária marcou deixando tudo igual no placar. Mesmo com o empate as Spartanas mantiveram o ritmo intenso e, com personalidade, retomaram a frente no placar após Soraya converter pênalti sofrido por Gadu, com categoria e força, aos 32 do segundo tempo. Fechando a grande atuação americana, Rafa Levis cobrou falta com perfeição e marcou um golaço, selando o triunfo das Spartanas com um placar expressivo. A vitória reforça o bom momento da equipe comanda por Jorge Victor na competição e o espírito combativo que tem sido marca registrada das Spartanas na temporada. Com a vitória, o América entrou no G-8 do Brasileirão, na sexta posição, com 12 pontos. CALENDÁRIO As Spartanas entram em campo novamente no próximo domingo (4), às 15h, para enfrentar o Fluminense.