América promove nova edição de Capacitação das Escolas Oficiais de Futebol

Estevão Germano • 11 de dezembro de 2022
América promove nova edição de Capacitação das Escolas Oficiais de Futebol

Focado em proporcionar um DNA Formador de excelência desde os primeiros estágios das categorias de base, o América promoveu neste fim de semana mais uma edição do Treinamento de Gestão e Metodologia das Escolas Oficiais de Futebol. A capacitação tem como objetivo uma preparação aprofundada para gestores e professores das escolas de formação do Clube, ocasião em que também são feitos alinhamentos entre os profissionais conforme as diretrizes do projeto licenciado.


A nova edição do evento aconteceu nesse sábado, no SESC Venda Nova, na região norte de Belo Horizonte, e contou com palestras e atividades durante todo o dia. Estiveram representadas nessa capacitação cerca de 30 escolas oficiais e mais de 100 parceiros, dentre gestores e professores de futebol.


O Treinamento de Gestão e Metodologia se iniciou com uma palestra ministrada por Marcone Barbosa, diretor de Marketing e Negócios do América. Em seguida, os participantes tiveram palestras com os observadores técnicos das categorias de base do Clube e os gestores responsáveis pelas Escolas de Futebol. Houve também um momento dedicado à empresa de consultoria Carol Brunelle, instituição voltada para o treinamento e aperfeiçoamento de empreendedores.


Elói Assis, consultor das Escolas Oficiais de Futebol, contou sobre como foi o dia de capacitação dos profissionais envolvidos nesse projeto.


"Este evento tem o objetivo de proporcionar toda a capacitação metodológica aos gestores e professores das nossas Escolas Oficiais, através de seminários e troca de experiências entre profissionais. Dentre as atrações do evento, oferecemos palestras voltadas para áreas como a captação do Clube e também a iniciação, que é a etapa de formação que compreende a transição do aluno entre a escola oficial e a categoria de base. Houve também uma palestra com o Thiago Valentim, que hoje é o nosso técnico da categoria Sub-13, sendo passadas experiências e o que o Clube espera para essa faixa etária de formação", detalhou.


O consultor abordou também o momento do evento que foi dedicado a capacitação dos professores para a execução dos treinos do dia a dia nas quase 100 unidades do projeto espalhadas pelo Brasil: "Além das palestras, fizemos um treinamento aprofundado com os professores de futebol de acordo com o manual de treinamento elaborado pelo Clube. Esse momento é muito importante pois oferece uma orientação pedagógica e técnica com base na metodologia do DNA Formador. Preparamos, então, os professores das escolas oficiais em temáticas como planos de aula, conteúdos e fundamentos que serão aplicados e treinados durante os semestres".


Marcone Barbosa, diretor de Marketing e Negócios, enalteceu o envolvimento dos profissionais das Escolas Oficiais e também comentou sobre a importância dessa integração com o Clube: “Nosso objetivo com este encontro é contribuir para a melhora contínua da gestão administrativa e técnica de nossas Escolas de Futebol. A participação de nossos parceiros credenciados foi muito importante para cada vez mais buscarmos a excelência no trabalho”, afirmou.


Elói Assis também destacou a presença e contribuição da consultoria Carol Brunelle, que ministrou conteúdos importantes para os gestores parceiros do projeto de Escolas Oficiais.


"Um momento também interessante, sem dúvida, foi o seminário de empreendedorismo com a empresa Carol Brunelle, passando aos nossos gestores das escolas vários conceitos de gestão do produto Escola Oficial, orientações sobre captação de alunos, relacionamento com os pais, dentre outros temas relacionados à gestão. Fechamos o evento com uma mesa redonda muito enriquecedora, onde os vários profissionais presentes tiveram uma ampla conversa sobre critérios de avaliação de atletas e os melhores métodos para preparar as crianças e adolescentes visando a chegada às equipes de base do nosso Clube", acrescentou o consultor.


Estiveram presentes também no Treinamento de Gestão e Metodologia o gerente de futebol de base Dennys Dilettoso, como também treinadores da base americana e representantes do Departamento Médico. Flávia Magalhães, médica do Clube, também foi uma das palestrantes, abordando questões voltadas para a parte fisiológica e nutricional dos jovens atletas.

Mais recentes

16 de dezembro de 2025
O América já conhece as datas e horários dos jogos da primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026. O D NA Formador está no Grupo 10, com sede em Ribeirão Preto e estreia contra o Noroeste-SP, dia 3 de janeiro (sábado), às 20h15. Confira: 3 de janeiro, 20h15 - Noroeste-SP x América 6 de janeiro, 20h15 - Atlético-PI x América 9 de janeiro, 20h15 - Comercial x América
15 de dezembro de 2025
Na última terça-feira (9), o ex-presidente do América Futebol Clube, Alencar da Silveira Jr., foi homenageado com uma placa instalada em sua cabine na Arena Independência. Mais do que uma homenagem, o gesto simboliza a gratidão do clube por toda a contribuição deixada por Alencar ao longo de sua trajetória no América. A placa foi entregue por Márcio Vidal, Presidente do Conselho de Administração , e, ao recebê-la, Alencar destacou a emoção do reconhecimento: “só agradecer, acho que temos um trabalho que foi feito e reconhecimento, nada melhor que isso”. Alencar da Silveira Jr. presidiu o clube entre 2015 e 2017. Durante sua gestão, o Coelhão conquistou o Campeonato Mineiro após 15 anos, garantiu dois acessos à Série A e foi bicampeão da Série B. Com essa placa, o América Futebol Clube reafirma seu compromisso em valorizar aqueles que fazem parte de sua história e demonstra gratidão a quem deixou uma marca importante na trajetória do clube. O América é grato a todos aqueles que engrandecem o seu pavilhão.
12 de dezembro de 2025
Com o objetivo de fortalecer ainda mais o DNA Formador americano, o América Futebol Clube anuncia Eduardo Guadagnucci como novo treinador do Sub-20. O profissional de 38 anos possui ampla experiência nas categorias de base de clubes de destaque do futebol brasileiro, como Cruzeiro, EC Bahia, Novorizontino e Palmeiras. Ao longo de sua trajetória, Guadagnucci deixou marcas importantes por onde passou, desenvolveu atletas e conquistou títulos. O mais recente foi há duas semanas, quando venceu o Campeonato Paulista Sub-15 pelo Palmeiras. Em 2024, já havia erguido a taça dessa mesma competição, comandando o Sub-20 do Novorizontino. Guadagnucci também foi vice-campeão da Copa do Brasil Sub-20 pelo EC Bahia, acumula experiências no Sub-15 e Sub-17 do Cruzeiro e da Ferroviária, e já atuou como técnico interino do Sub-23 do EC Bahia. A escolha pelo treinador foi fortemente pautada por sua trajetória consistente em grandes clubes do país, como destaca Mauro Júnior, Gerente Técnico da Base do Coelhão: “Eduardo reúne conhecimento, liderança e uma visão totalmente alinhada com o que buscamos para o DNA Formador. Sua trajetória mostra não apenas competência, mas também a capacidade de construir ambientes formativos e vencedores.” Eduardo Guadagnucci é graduado em Educação Física e possui as licenças A e B de treinador, concedidas pela CBF. Sua apresentação oficial acontecerá nesta segunda-feira, e seu primeiro desafio será a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha. A contratação reforça o compromisso do América Futebol Clube em investir continuamente na formação de atletas e evidencia uma visão estratégica que busca não apenas fortalecer suas categorias de base, mas também assegurar que o clube siga como referência na revelação de talentos e na construção de um futuro sustentável para o futebol brasileiro.