América promove nova edição de Capacitação das Escolas Oficiais de Futebol

Estevão Germano • 11 de dezembro de 2022
América promove nova edição de Capacitação das Escolas Oficiais de Futebol

Focado em proporcionar um DNA Formador de excelência desde os primeiros estágios das categorias de base, o América promoveu neste fim de semana mais uma edição do Treinamento de Gestão e Metodologia das Escolas Oficiais de Futebol. A capacitação tem como objetivo uma preparação aprofundada para gestores e professores das escolas de formação do Clube, ocasião em que também são feitos alinhamentos entre os profissionais conforme as diretrizes do projeto licenciado.


A nova edição do evento aconteceu nesse sábado, no SESC Venda Nova, na região norte de Belo Horizonte, e contou com palestras e atividades durante todo o dia. Estiveram representadas nessa capacitação cerca de 30 escolas oficiais e mais de 100 parceiros, dentre gestores e professores de futebol.


O Treinamento de Gestão e Metodologia se iniciou com uma palestra ministrada por Marcone Barbosa, diretor de Marketing e Negócios do América. Em seguida, os participantes tiveram palestras com os observadores técnicos das categorias de base do Clube e os gestores responsáveis pelas Escolas de Futebol. Houve também um momento dedicado à empresa de consultoria Carol Brunelle, instituição voltada para o treinamento e aperfeiçoamento de empreendedores.


Elói Assis, consultor das Escolas Oficiais de Futebol, contou sobre como foi o dia de capacitação dos profissionais envolvidos nesse projeto.


"Este evento tem o objetivo de proporcionar toda a capacitação metodológica aos gestores e professores das nossas Escolas Oficiais, através de seminários e troca de experiências entre profissionais. Dentre as atrações do evento, oferecemos palestras voltadas para áreas como a captação do Clube e também a iniciação, que é a etapa de formação que compreende a transição do aluno entre a escola oficial e a categoria de base. Houve também uma palestra com o Thiago Valentim, que hoje é o nosso técnico da categoria Sub-13, sendo passadas experiências e o que o Clube espera para essa faixa etária de formação", detalhou.


O consultor abordou também o momento do evento que foi dedicado a capacitação dos professores para a execução dos treinos do dia a dia nas quase 100 unidades do projeto espalhadas pelo Brasil: "Além das palestras, fizemos um treinamento aprofundado com os professores de futebol de acordo com o manual de treinamento elaborado pelo Clube. Esse momento é muito importante pois oferece uma orientação pedagógica e técnica com base na metodologia do DNA Formador. Preparamos, então, os professores das escolas oficiais em temáticas como planos de aula, conteúdos e fundamentos que serão aplicados e treinados durante os semestres".


Marcone Barbosa, diretor de Marketing e Negócios, enalteceu o envolvimento dos profissionais das Escolas Oficiais e também comentou sobre a importância dessa integração com o Clube: “Nosso objetivo com este encontro é contribuir para a melhora contínua da gestão administrativa e técnica de nossas Escolas de Futebol. A participação de nossos parceiros credenciados foi muito importante para cada vez mais buscarmos a excelência no trabalho”, afirmou.


Elói Assis também destacou a presença e contribuição da consultoria Carol Brunelle, que ministrou conteúdos importantes para os gestores parceiros do projeto de Escolas Oficiais.


"Um momento também interessante, sem dúvida, foi o seminário de empreendedorismo com a empresa Carol Brunelle, passando aos nossos gestores das escolas vários conceitos de gestão do produto Escola Oficial, orientações sobre captação de alunos, relacionamento com os pais, dentre outros temas relacionados à gestão. Fechamos o evento com uma mesa redonda muito enriquecedora, onde os vários profissionais presentes tiveram uma ampla conversa sobre critérios de avaliação de atletas e os melhores métodos para preparar as crianças e adolescentes visando a chegada às equipes de base do nosso Clube", acrescentou o consultor.


Estiveram presentes também no Treinamento de Gestão e Metodologia o gerente de futebol de base Dennys Dilettoso, como também treinadores da base americana e representantes do Departamento Médico. Flávia Magalhães, médica do Clube, também foi uma das palestrantes, abordando questões voltadas para a parte fisiológica e nutricional dos jovens atletas.

Mais recentes

Por Moisés Elias 15 de setembro de 2025
O América apresentou à torcida e a imprensa a sua última contratação para a temporada de 2025. Trata-se de David da Hora, atacante de 25 anos, que chega para reforçar o elenco americano no encerramento da janela de transferências para a reta final do Campeonato Brasileiro. Revelado pelo Vitória, o jogador fez sua estreia com a camisa Americana, no empate frente à equipe do Operário, na Arena Independência, quando entrou aos 34 minutos da segunda etapa, substituindo o zagueiro Júlio César. “Cheguei treinando e graças a Deus indo para o jogo. Pude ter os meus primeiros minutos com a Camisa do América, e pude sentir o clima da torcida. (...) O grupo me acolheu muito bem e isso me deixou muito feliz”, afirmou em entrevista coletiva. Com 1,79 cm e 71 quilos, Da Hora, vem para ser uma alternativa de velocidade para o técnico Alberto Valentim. O atleta chega por empréstimo junto ao Coritiba, tendo atuado por último pela equipe do CRB. Seu vínculo com o América vai até o final da atual temporada.
Por Moisés Elias 15 de setembro de 2025
O América fará na partida marcada para Arena Independência, no próximo domingo (21), às 16h, frente à equipe do Coritiba, uma promoção de ingressos com objetivo de chamar atenção para o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Os Sócios Onda Verde e torcedores que comprarem ingresso, ganharão o segundo para incentivar a ida de um amigo ao jogo. Intitulada de “Leve Um Amigo ao Indepa”, o propósito da ação é jogar luz a um problema que aflige todas as camadas da nossa sociedade. Porém, evidenciando que o futebol enquanto esporte e entretenimento, deve se ocupar com discussões de interesses público e social. A promoção ocorrerá no seguinte formato: os sócios Onda Verde nas categorias Americano e VIP, além do acesso automático, também terão acesso ao segundo ingresso de forma gratuita. Para esta partida, Sócio Bala terá 30% de desconto na compra do primeiro bilhete, podendo resgatar o segundo gratuitamente. Torcedores não sócios, também serão contemplados. No entanto, para terem acesso a outro ingresso gratuito, deverão efetuar a compra do primeiro, normalmente. Para que o torcedor tenha acesso ao segundo ingresso, será necessário selecionar a opção “Ingresso Amigo – CVV 188” . O CVV (Centro de Valorização da Vida) é uma instituição sem fins lucrativos, que há 63 anos vem desempenhando um papel de destaque, oferecendo apoio emocional e psicológico a pessoas que se encontram em um quadro crítico de pensamento suicida. O atendimento pode ser feito discando 188 ou pelos diversos canais de acompanhamento, como chat, e-mail ou até mesmo, de forma presencial. Esta será a primeira, dentro de uma série de ações que estão previstas para serem desenvolvidas pelo clube neste mês de setembro, e que ocorrerão, dentro e fora de campo. Para a partida diante do Coritiba, a camisa de jogo também trará alterações focadas na Campanha Setembro Amarelo. Cadastramento facial e vinculação ao CPF Desde junho, o acesso à Arena Independência é feito somente por meio do reconhecimento facial, obrigando o torcedor que queira acompanhar os jogos do Coelhão a ter seus dados biométricos cadastrados no sistema do clube. O CPF do favorecido também precisa estar vinculado ao ingresso, as ações podem ser executadas facilmente por meio do site socioondaverde.com.br .
Por Clara Fonseca 14 de setembro de 2025
Na tarde deste domingo (14), no CT Lanna Drumond, a equipe Sub-20 do América venceu o Athletic, por 3 a 0, em duelo da quarta rodada do octogonal final do Campeonato Mineiro. Com o resultado, o DNA Formador soma oito pontos na tabela da competição, com duas vitórias e dois empates. Na próxima rodada, o Coelho disputa o clássico contra o Atlético, dia 27 de setembro (sábado), às 16 horas, no Sesc Venda Nova. O jogo No primeiro tempo, o América teve controle da posse de bola e das ações ofensivas da partida. Aos sete minutos, Ariel recebeu bom passe de Kaíque Zizero e a finalização passou raspando na trave. Pouco depois, Júlio construi boa jogada para deixar Zizero cara a cara com o goleiro. O defensor da equipe visitante cometeu falta e a arbitragem marcou pênalti. Jhonatan se preparou para a cobrança e abriu o marcador. O América ainda teve chance de ampliar quando Kauan Cristtyan chutou com perigo em direção ao gol, mas a bola bateu na defesa. Já nos acréscimos, aos 49, Otávio recebeu de fora da área e finalizou no alvo para ampliar o placar. Na segunda etapa, o América concentrou o jogo no meio de campo e fortaleceu a defesa. Ainda assim, o time teve novas chances de finalização. Otávio, na entrada da grande área, tentou outra finalização, mas a bola saiu pela linha de fundo. Novamente nos acréscimos, Gustavo Corrêa conduziu pelo lado esquerdo e chutou forte para marcar o terceiro do América. América 3 x 0 Athletic América: Lecce; Arthur Yan (Kappel), Luis Henrique, Thallyson (C) e Kauê Ricardo; Otávio e Júlio (Luiz Felipe); Jhonatan Lima (Kayky), Zizero (Gustavo Corrêa), Kauan Cristtyan (Karlos Samuel) e Ariel (Cauê Araújo). Gols: Jhonatan Lima (15'), Otávio (49') e Gustavo Corrêa (46') Cartão amarelo: Júlio