América homenageia Sebastião Salgado com patch na camisa
Em jogo válido pela nona rodada da Série B, que acontece nesta terça-feira (27), às 19h30, na Arena Independência, frente o Atlético-GO, o América fará uma homenagem ao fotógrafo Sebastião Salgado, falecido na última sexta-feira (23), em Paris, onde vivia desde o final da década de 1960.
A equipe americana fará a partida com uma camisa contendo um patch especial, fazendo menção ao fotógrafo e ao Instituto Terra criado por ele em 1998, com objetivo de reconstruir e proteger áreas degradadas de Mata Atlântica, em Aimorés-MG, sua terra natal.
Declaradamente americano, o fotojornalista não escondeu sua paixão pelo Coelho. Ainda na infância, se tornou torcedor devido à influência de Tiãozinho Lima, seu ídolo e jogador, que fez parte do time campeão mineiro de 1957, e conterrâneo de Salgado.
Em mais de 50 anos de carreira, Sebastião Salgado visitou mais de 120 países. Dono de um estilo peculiar, registrou por meio de suas lentes, desde a natureza mais selvagem do planeta à tragédias humanitárias. Sempre em preto e branco, que era a maneira mais genuína de seu trabalho.
Ao término da partida, parte das camisas usadas pelos jogadores serão direcionadas ao Instituto Terra, com objetivo de contribuir em seu legado de recuperação e preservação ao meio ambiente.
Instituto Terra
Fundado em 1998 pelo fotógrafo e sua esposa Lélia Salgado, o objetivo do Instituto ao longo desses anos, tem sido promover o reflorestamento de áreas degradadas de mata nativa em Aimorés, cidade onde nasceu. Em quase trinta anos de atuação, foram plantadas mais de três milhões de árvores, contribuindo para a recuperação de diversos afluentes do Rio Doce e também da fauna na região.
Nos últimos anos, o projeto foi expandido para áreas além da propriedade da Família Salgado, em dezenas de fazendas na região da Bacia do Rio Doce, em Minas Gerais e no Espírito Santo.
Mais recentes


