América empata e está classificado para a Sul-Americana 2023

Fernanda Reis • 13 de novembro de 2022
América empata e está classificado para a Sul-Americana 2023

Na tarde deste domingo, o América enfrentou o Atlético-GO, em partida válida pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro e empatou em 1 a 1 com gol de Henrique Almeida. 

 

O América começou a partida buscando espaços para chegar ao ataque adversário. Logo aos 2 minutos, Henrique Almeida cruzou na linha de fundo e Juninho chutou forte, a bola bateu na defesa e, no rebote, parou nos pés de Henrique Almeida, que tentou, mas viu a bola ficar com o adversário. Dois minutos depois, Everaldo cruzou com perigo, mas a defesa adversária conseguiu tirar. 

 

A equipe americana continuou com boa movimentação. Aos 12 minutos, Henrique Almeida recebeu cruzamento de Everaldo e chutou com perigo, mas a bola resvalou no adversário e foi para escanteio. Após cobrança de escanteio de Benitez, Raúl Cáceres subiu mais alto e cabeceou por cima do gol, mais uma boa chance do Coelho na partida. Aos 16 minutos, o adversário conseguiu passar da marcação americana e marcou. O América não se abalou com o gol sofrido e buscou empatar a partida ainda na primeira etapa. Aos 26 minutos, Everaldo chutou forte na entrada da pequena área, mas a bola passou perto da trave e saiu. Aos 36 minutos, após falta em Everaldo e checagem no VAR, o time goiano teve um atleta expulso. 

 

Com a vantagem de um atleta a mais em campo, o América seguiu em  busca do gol. Aos 52 minutos da etapa inicial, após boa troca de passes, Henrique Almeida recebeu cruzamento de Benitez e bateu na saída do goleiro adversário e marcou, levando o empate para o intervalo.

 

O América voltou para o segundo tempo buscando movimentação e espaços. Logo aos 2 minutos, Marlon chutou forte de fora da área, mas a bola foi para fora. Aos 9 minutos, o adversário conseguiu achar o gol. Após conferência do VAR, o árbitro anulou o gol por impedimento. Aos 19 minutos, Everaldo finalizou no canto, mas o goleiro adversário conseguiu fazer a defesa. Dois minutos depois, Everaldo tentou novamente, para mais uma defesa do adversário. Aos 35 minutos, Everaldo cruzou para cabeceio de Wellington Paulista, que mandou a bola perto da trave. O América teve nova chance, aos 41 minutos. Após cruzamento de Benitez, Conti cabeceou para fora. 

 

O América continuou buscando o gol. Aos 50 minutos, Juninho cruzou na segunda trave e Conti subiu, cabeceando para dentro do gol. A arbitragem viu mão do zagueiro na bola, anulando o gol. Com o empate, o América finalizou o Brasileiro 2022 em 10º lugar e irá disputar a Copa Sul-Americana na próxima temporada. 

 

 

FICHA DO JOGO

 

América x Atlético-GO

 

Motivo: Campeonato Brasileiro - 38ª rodada

Local: Arena Independência - Belo Horizonte - MG

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (CBF/RS)

Auxiliares: Michael Stanislau (CBF/RS) e Marcia Bezerra Lopes Caetano (CBF/RO)

Arbitro de vídeo: Daiane Caroline Muniz dos Santos (CBF/SP)

 

Cartões amarelos: Alê, Everaldo (América); Jorginho, Eduardo Souza, Edson Fernando (Atlético-GO)

 

Cartão vermelho: Willian Maranhão (Atlético-GO)

 

América

 

Matheus Cavichioli, Raúl Cáceres (Patric), Germán Conti, Éder, Marlon (Danilo Avelar), Alê (Índio Ramírez), Juninho, Benitez, Felipe Azevedo (Matheusinho), Everaldo e Henrique Almeida (Wellington Paulista)

 

Técnico: Vagner Mancini

 

Atlético-GO

 

Renan, Dudu (Rhaldney), Wanderson, Gazal, Jefferson, Willian Maranhão, Marlon Freitas, Shaylon (Edson Fernando), Wellington Rato (Jorginho), Luiz Fernando (Airton), Churín (Kelvin)

 

Técnico: Eduardo Souza

Mais recentes

9 de fevereiro de 2026
Na noite deste domingo, o América enfrentou o Cruzeiro no Mineirão, pela sétima rodada do Campeonato Mineiro. A partida terminou em 2 a 0 para os donos da casa. O JOGO Logo no primeiro minuto, em um lance rápido dentro da área, o árbitro André Luiz Skettino assinalou pênalti, após choque entre o goleiro Gustavo e o atacante Gerson do Cruzeiro, que foi convertido. Com o gramado muito pesado por causa da chuva intensa que caiu em Belo Horizonte, o jogo ganhou contornos de dificuldade técnica para as duas equipes, especialmente para o Coelho, que encontrou obstáculos para trabalhar a bola e construir suas jogadas com mais qualidade. Ainda assim, o América buscou se organizar e equilibrar as ações. Na reta final do primeiro tempo, o Coelho teve uma grande chance de empatar. Paulo Victor apareceu bem no ataque e finalizou com perigo, mas acabou sendo travado no momento decisivo. Entretanto, no lance seguinte, o adversário marcou o segundo gol. Na volta do intervalo, o América voltou mais presente no campo ofensivo e passou a pressionar. Val Soares arriscou um chute da entrada da área e obrigou o goleiro adversário a fazer boa defesa, mostrando que o Coelho seguia vivo na partida. Apesar do revés, o Coelho mostrou competitividade em um cenário complicado, marcado por um gramado pesado devido às fortes chuvas na capital mineira. A equipe agora volta suas atenções para o duelo contra o North, no próximo sábado (14). Coelho em Campo: Gustavo; Léo Alaba, Nathan, Emerson, Rafa Barcelos e Artur (Paulinho); Felipe Amaral, Eduardo Person (Willian Bigode) e Yago Souza (Val Soares); Matías Segovia (Jhonathan Lima) e Paulo Victor (Thauan). Técnico: Alberto Valentim.
8 de fevereiro de 2026
Neste domingo (8), o América entra em campo com o Gol do Rayo estampando o patrocínio master. O jogo será disputado pela 7ª rodada do Campeonato Mineiro e vai acontecer às 18h, no Mineirão. Eduardo Baptista, conhecido como Gol do Rayo, é um influencer brasileiro que nasceu no Rio de Janeiro e se popularizou produzindo conteúdo de apostas esportivas e do meio futebolístico. Na partida contra o Cruzeiro, terá a sua marca estampada no lugar mais valioso da armadura americana.  “O segmento de influenciadores no futebol brasileiro como patrocinadores é relativamente novo e vem se mostrando promissor. Por isso, é com imensa alegria que o América firma essa parceria com o Gol do Rayo [..]. Estamos com boas expectativas e torcendo para que esse seja o início de algo longevo e benéfico para ambas as partes” – destacou Bernard Romanelli, Diretor de Marketing e Negócios do América. Eduardo Baptista, o Gol do Rayo, falou sobre a importância dessa parceria: “Pra mim é uma honra tremenda patrocinar um clube de tanta tradição, 16 vezes campeão mineiro. Quando a oportunidade chegou não pensei duas vezes em aceitar. Já fui a alguns jogos no Independência e sempre fui muito bem tratado pelos americanos, inclusive o presidente de uma das torcidas organizadas é um grande amigo meu.” Com esse patrocínio master, o América Futebol Clube reafirma seu compromisso com parcerias estratégicas que acreditam no esporte como palco de visibilidade e engajamento.
7 de fevereiro de 2026
Na manhã deste sábado, o América encerrou a preparação para o clássico contra o Cruzeiro, que será disputado neste domingo (08), às 18h, no Mineirão, pela sétima rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro. Invicto na competição, o Coelho chega ao confronto vivendo grande momento, com a melhor campanha geral do Estadual. A equipe lidera o Grupo B com 12 pontos, conquistados em seis partidas, fruto de um desempenho sólido e consistente ao longo da competição, sob o comando de Alberto Valentim. O retrospecto recente do América no clássico reforça ainda mais a confiança. Nas últimas três vezes em que enfrentou o Cruzeiro pelo Campeonato Mineiro, o Coelhão eliminou o rival. Já são quase sete anos de invencibilidade no Estadual diante do Cruzeiro. De lá para cá, as equipes se enfrentaram 12 vezes, com nove vitórias americanas e três empates. No período, o América eliminou o Cruzeiro em três semifinais, nos anos de 2021, 2023 e 2025. A partida terá transmissão pela TV Globo, Premiere, Sportv e SportyNet.