Pelo Brasileirão, América é superado pelo Ceará

Tereza Rebello Horta • 9 de junho de 2022
Pelo Brasileirão, América é superado pelo Ceará
(Foto: Mourão Panda / América)

Na noite desta quarta-feira, o América foi superado pelo Ceará-CE. A partida, disputada na Arena Independência, era válida pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O próximo compromisso do time americano será fora de casa. Neste domingo, às 16h, visitam o São Paulo (SP) em busca dos três pontos na competição.

O Jogo

Foi um primeiro tempo de muito estudo entre as equipes. Lutando para seguir na parte de cima da tabela, o América investia nas trocas de passes até a área do adversário, mas as finalizações não ofereciam muito perigo ao gol defendido pela equipe cearense. Aos 21 minutos, Mendoza abriu o placar em um chute indefensável para Jailson. A melhor chance do Coelho veio aos 32 minutos, em um chute cruzado de Patric que passou perto das redes e por pouco não resultou em um empate. O fim da etapa inicial foi marcado por reclamações na jogada que resultou no gol do Ceará. 

Na volta do intervalo, o América não conseguiu se impor no jogo e seguiu encontrando dificuldades nas finalizações. Aos 9 minutos, Mendoza marcou o segundo do Ceará na partida. O América conseguiu manter a maior posse de bola mas as finalizações não foram efetivas e o time não conseguiu somar nessa rodada.


FICHA DO JOGO

América 0x2 Ceará-CE

Motivo: Campeonato Brasileiro – Rodada 10

Local: Arena Independência, Belo Horizonte

Árbitro: Douglas Marques (CBF/SP)

Auxiliares: Marcelo Van Gasse (FIFA/SP) e Alex Ang (CBF/SP)

Árbitro de vídeo: Rodrigo Guarizo (FIFA/SP)

Gols: Mendoza (2x) 

Cartões amarelos: Nino Paraíba (Ceará); Felipe Azevedo, Juninho e Henrique Almeida (América) 

América

Jailson; Patric (Raúl Cáceres), Éder, Germán Conti e Marlon; Lucas Kal (Rodriguinho), Juninho e Alê (Henrique Almeida); Felipe Azevedo (Gustavinho), Everaldo e Aloísio (Wellington Paulista).

Técnico: Vagner Mancini

Ceará-CE

João Ricardo; Nino Paraíba, Messias, Gabriel Lacerda, Victor Luis, Richard Coelho, Rodrigo Lindoso, Richardson, Vina, Mendoza e Matheus Peixoto.

Técnico: Dorival Júnior

Mais recentes

2 de janeiro de 2026
O América anuncia a renovação do meio-campista Jhonatan Lima, um dos grandes destaques do seu DNA Formador, até dezembro de 2027. O atleta de 20 anos chegou ao Clube em 2024 para integrar a equipe Sub-20 e, desde então, vem mostrando grande evolução técnica, tática e maturidade dentro de campo. Com forte presença ofensiva, boa leitura de jogo e faro de gol, Jhonatan rapidamente se tornou um dos destaques da base americana. Na temporada de 2025, o meio-campo viveu seu melhor momento, sendo decisivo no setor ofensivo e balançando as redes 11 vezes. Em 2024, Jhonatan foi um dos pilares da campanha histórica que culminou no título do Campeonato Mineiro Sub-20, contribuindo de forma decisiva para a conquista. Agora integrado ao elenco profissional, Jhonatan Lima chega para somar e fortalecer o grupo comandado pelo técnico Alberto Valentim, representando mais um fruto do trabalho de formação do América. O Clube reafirma, assim, seu compromisso com o desenvolvimento de jovens talentos e projeta um futuro promissor para o atleta vestindo a camisa do Coelho até 2027.
2 de janeiro de 2026
O lateral-direito Léo Alaba é o novo reforço do América para 2026. O atleta de 26 anos chega ao Coelhão com contrato de empréstimo junto ao AVS de Portugal até dezembro de 2026. Natural de Valença (BA), Léo Alaba é um lateral de boa imposição física, com 1,83 m de altura. Revelado pelo E.C. Olimpia, o atleta também defendeu o São Joseense antes de se transferir para o futebol de Portugal. Ficha técnica: Nome completo: Leandro Santos do Nascimento Data de nascimento: 01/07/1999 Origem: Valença, BA Posição: lateral-direito Clubes: 2020 – E.C. Olimpia 2021 – São Joseense 2023/2023 – Vilafranquense 2023/2024 – AVS Futebol SAD 2025 – Criciúma 2026 – AMÉRICA
2 de janeiro de 2026
O América Futebol Clube definiu a lista com os 23 atletas da base inscritos na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026. Na 56ª edição do torneio, completam-se 30 anos da conquista da Copinha de 1996. O time campeão daquela época contava com atletas de sucesso no futebol brasileiro, como o zagueiro William, o lateral-direito Evanílson, o atacante Rinaldo e o volante Claudiomir que hoje é Gerente de Futebol de Base no América. Em 2026, a equipe do DNA Formador será comandada pelo técnico Eduardo Guadagnucci que chegou ao clube em dezembro do ano passado. O profissional estreará pelo América contra o Noroeste-SP neste sábado (3), às 20h15, pela primeira rodada da competição. O Coelhão está sediado em Ribeirão Preto, no Grupo 10, junto de Noroeste-SP, Comercial e Atlético-PI. CONFIRA A LISTA DE ATLETAS: Goleiros: Ítalo, Matheus Simões e Luan. Laterais: Arthur Yan, Kappel, Hiago e Zanon. Zagueiros: Thallyson, Luis Henrique, Scharan e Deric. Meio-campistas: Braga, Gabryelo, Walter Madeira, Kayky Álvaro, Júlio e Cauê Araújo. Atacantes: Kauan Cristtyan, Karlos Samuel, Gustavo Corrêa, Kaíque Zizero, Wellington Breno e Pedro Castro. JOGOS DO AMÉRICA NA PRIMEIRA FASE DA COPINHA: 3 de janeiro, 20h15 - Noroeste-SP x América 6 de janeiro, 20h15 - Atlético-PI x América 9 de janeiro, 20h15 - Comercial x América