Pelo Brasileirão, América é superado pelo Ceará

Tereza Rebello Horta • 9 de junho de 2022
Pelo Brasileirão, América é superado pelo Ceará
(Foto: Mourão Panda / América)

Na noite desta quarta-feira, o América foi superado pelo Ceará-CE. A partida, disputada na Arena Independência, era válida pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O próximo compromisso do time americano será fora de casa. Neste domingo, às 16h, visitam o São Paulo (SP) em busca dos três pontos na competição.

O Jogo

Foi um primeiro tempo de muito estudo entre as equipes. Lutando para seguir na parte de cima da tabela, o América investia nas trocas de passes até a área do adversário, mas as finalizações não ofereciam muito perigo ao gol defendido pela equipe cearense. Aos 21 minutos, Mendoza abriu o placar em um chute indefensável para Jailson. A melhor chance do Coelho veio aos 32 minutos, em um chute cruzado de Patric que passou perto das redes e por pouco não resultou em um empate. O fim da etapa inicial foi marcado por reclamações na jogada que resultou no gol do Ceará. 

Na volta do intervalo, o América não conseguiu se impor no jogo e seguiu encontrando dificuldades nas finalizações. Aos 9 minutos, Mendoza marcou o segundo do Ceará na partida. O América conseguiu manter a maior posse de bola mas as finalizações não foram efetivas e o time não conseguiu somar nessa rodada.


FICHA DO JOGO

América 0x2 Ceará-CE

Motivo: Campeonato Brasileiro – Rodada 10

Local: Arena Independência, Belo Horizonte

Árbitro: Douglas Marques (CBF/SP)

Auxiliares: Marcelo Van Gasse (FIFA/SP) e Alex Ang (CBF/SP)

Árbitro de vídeo: Rodrigo Guarizo (FIFA/SP)

Gols: Mendoza (2x) 

Cartões amarelos: Nino Paraíba (Ceará); Felipe Azevedo, Juninho e Henrique Almeida (América) 

América

Jailson; Patric (Raúl Cáceres), Éder, Germán Conti e Marlon; Lucas Kal (Rodriguinho), Juninho e Alê (Henrique Almeida); Felipe Azevedo (Gustavinho), Everaldo e Aloísio (Wellington Paulista).

Técnico: Vagner Mancini

Ceará-CE

João Ricardo; Nino Paraíba, Messias, Gabriel Lacerda, Victor Luis, Richard Coelho, Rodrigo Lindoso, Richardson, Vina, Mendoza e Matheus Peixoto.

Técnico: Dorival Júnior

Mais recentes

Por Moisés Elias 4 de julho de 2025
A tradição do América em ter o DNA Formador não se deve apenas pela formação de atletas. O clube tem um vasto histórico em revelar profissionais de diversas áreas que apoiam ou estão diretamente ligadas ao futebol. Como fisioterapeutas, fisiologistas, preparadores físicos e claro, treinadores. Há seis anos à frente do time sub-20 masculino, Mairon César é hoje, o treinador mais longevo entre os 20 técnicos que estão na disputa do Campeonato Brasileiro da categoria. Fato que atesta a confiança da diretoria americana no jovem treinador de apenas 39 anos. Natural de Timóteo, no Vale do Rio Doce, César jogou profissionalmente até os 23 anos de idade, quando resolveu interromper a carreira para cursar educação física pela Universidade Federal de Viçosa. “Comecei no futebol através do estímulo do meu pai que também foi atleta profissional e depois idealizou projetos em Minas Gerais. Ele foi meu grande incentivador dentro do esporte”, ressaltou. Estudioso, o jovem comandante dos Meninos do Deca, sempre procurou estar no meio do futebol, buscando se atualizar por meio de sua graduação ou por cursos de especialização voltados para a área. Como a Licença A da CBF, que concede ao seu término, a certificação para que o profissional comande equipes e seleções profissionais. Desde 2016, ano em que foi fundada, a CBF Academy, de acordo com dados informados pela própria entidade –, já formou e certificou mais de 15 mil profissionais. Dados que demonstram o quanto o mercado do futebol tem se tornado cada vez mais competitivo também fora de campo. Segundo o treinador, o alto grau de exigência talvez seja um dos principais desafios, que também se faz presente no futebol de base, atualmente. “Se manter consistente, resiliente e lúcido para lidar com tantas incertezas, mudanças e pressões que o ambiente do futebol proporciona e, ao mesmo tempo, gerir expectativas de uma infinidade de pessoas que estão envolvidas no dia a dia”, observa o técnico que recentemente alcançou a marca de 100 jogos à frente do sub-20. Perguntado sobre aspirações futuras em oportunidades no profissional, César não esconde o desejo. Entretanto, é taxativo ao responder que o objetivo central segue sendo ajudar a revelar bons valores ao time de cima. “Desejo sim trabalhar no futebol profissional, sei que em algum momento vai acontecer, mas não estou preocupado com essa questão no momento. Minhas energias estão todas voltadas a contribuir da melhor maneira com a formação dos jovens atletas do América, entregando à equipe principal jogadores mais capacitados possível”, frisou.  Comandando os Meninos do Deca, Mairon foi vice-campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2023. Competição em que o América não chegava à final desde 1996, quando conquistou o título batendo o Cruzeiro. O treinador foi campeão mineiro em 2024, vencendo o Atlético na final.
Por Clara Fonseca 3 de julho de 2025
Mais uma convocação para o currículo! Emily Arias, atacante das Spartanas, foi convocada para defender a seleção feminina do Equador na Copa América 2025. Emily é natural de Quito, capital equatoriana que é sede do torneio da Conmebol. Entre 12 de julho e 2 de agosto, os estádios Independiente del Valle, Gonzalo Pozo Ripalda e Rodrigo Paz Delgado receberão as partidas da décima edição do torneio. Esta será a segunda participação de Emily na Copa América. A atacante das Spartanas também foi convocada em 2022, quando disputou três partidas pela seleção do Equador. Desde que chegou ao América em janeiro deste ano, a camisa 14 já disputou 12 jogos e marcou dois gols.
Por Clara Fonseca 2 de julho de 2025
As Spartanas venceram o Remo por 3 a 0, nesta quarta-feira (2), pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro Feminino Sub-20! Emily Dubai, Ketelen, que entrou ao longo do jogo, e Débora balançaram as redes para o América na Arena Frimisa, palco da partida. Com o resultado, as Spartanas somam os primeiros três pontos na tabela e se mantém na terceira colocação do Grupo F, atrás de Ferroviária (6) e São Paulo (6). Na próxima rodada, o América volta a enfrentar o Remo, desta vez fora de casa, no Mangueirão, em Belém. O duelo está marcado para o dia 10 de julho (quinta-feira), às 15h. América x Remo Sub-20 Equipe titular: Laisla; Julinha, Kerolly, Maria Eduarda, Lana, Gabriely, Clarinha, Emily Dubai, Luizinha, Perla e Débora. Reservas: Thatá, Olívia, Alice, Duda Teixeira, Malu, Ana Grazielle, Thalita, Larissa, Ketelen, Duda Aguiar e Daisinha. Gols: Emily Dubai, Ketelen e Débora.