DNA Formador! Com evoluções no processo de formação, Arthur e Carlos Alberto recebem renovação de contrato

Estevão Germano • 2 de junho de 2022
DNA Formador! Com evoluções no processo de formação, Arthur e Carlos Alberto recebem renovação de contrato
Carlos Alberto e Arthur tiveram seus vínculos ampliados até o fim de 2025 (Foto: João Zebral / América)

Compromissado em proporcionar uma formação cada vez mais completa de seus atletas, o América vem mantendo sua tradição de oferecer as oportunidades aos jovens atletas no elenco profissional. Graças a isso, novos atletas lapidados na base americana vêm cumprindo muito bem a etapa de transição e mostrando suas qualidades à serviço do Coelho.

No mês de fevereiro, o América renovou os contratos de três atletas revelados pelo Clube: Flávio, Rodriguinho e Gustavinho . Nesta semana, a diretoria garantiu a extensão de vínculo de mais dois jovens promissores. O lateral Arthur e o atacante Carlos Alberto agora defenderão o Coelhão até dezembro de 2025.

TV COELHO: CONFIRA OS DEPOIMENTOS DO LATERAL ARTHUR E ATACANTE CARLOS ALBERTO

Fred Cascardo, diretor de futebol do América, celebrou a evolução dos atletas recém-ascendidos e destacou a meta de continuidade dessa lapidação dos jovens atletas.

“Nosso objetivo é concretizar cada vez mais o trabalho realizado nas categorias de base. Então, temos desenvolvido um trabalho sério com metodologias estabelecidas e foco em qualidade. É um prazer e uma felicidade imensa concretizar as renovações do Arthur e do Carlos, não só para nós da diretoria e presidência mas, principalmente, para o torcedor americano que sempre tem um carinho muito grande pelos jogadores formados na base. É claro que os atletas precisarão continuar performando. Juntamente com a comissão técnica do futebol profissional, prosseguiremos o processo de desenvolvimento desses atletas” , comentou o diretor.

ARTHUR

No América desde março de 2018, Arthur cresceu dentro da base americana e vem sendo um dos destaques dentre os atletas ascendidos ao elenco profissional nesta temporada. O lateral atuou pela categoria Sub-17 até 2020, quando iniciou seu ciclo no Sub-20.

No ano passado, foi uma peça importante na campanha do título invicto do Campeonato Mineiro Sub-20. Ele, inclusive, foi o autor do gol do título do Coelhãozinho, na grande vitória por 3 a 1 sobre o Cruzeiro-MG na finalíssima.

Em janeiro, Arthur foi integrado na pré-temporada do time profissional e vem se firmando após oportunidades no Campeonato Mineiro, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Sua estreia aconteceu na primeira partida do ano, contra a Caldense-MG, pelo estadual. No total, Arthur já atuou em 10 partidas.

Arthur celebrou sua primeira renovação de contrato com o manto americano: “É uma sensação muito boa, pois é o clube que me acolheu em um momento que eu estava precisando. O América me deu oportunidade e confiou no meu trabalho. Estou muito feliz por essa renovação e espero que seja um novo ciclo de muitas conquistas e muito aprendizado. A expectativa para esta temporada é alta, o time está sendo bem treinado e está focado. Quero estar à disposição do treinador Mancini para dar o meu melhor e ajudar o time a alcançar o patamar mais alto” , comentou Arthur.

Arthur ao lado do diretor de futebol Fred Cascardo (Foto: João Zebral / América)

CARLOS ALBERTO

Carlos Alberto chegou ao América quase juntamente com Arthur, em abril de 2018. Após bom desempenho na categoria Sub-17, logo subiu para a categoria Sub-20 e seguiu mostrando um bom futebol. Sua estreia no profissional aconteceu em fevereiro de 2020, no jogo contra o Coimbra-MG pelo Campeonato Mineiro.

Sua etapa de transição ao time profissional contou com uma marcante convocação para a Seleção Brasileira de Base. Em outubro de 2020, o jovem atacante foi convocado pela primeira vez para o time Sub-20 do Brasil. No fim do ano, foi convocado novamente e comemorou seu primeiro título: o Torneio Quadrangular Internacional de Seleções.

No ano passado, prosseguindo a transição, Carlos Alberto atuou pelo time profissional e também pelo Sub-20. Assim, ajudou o Coelhãozinho a conquistar o Campeonato Mineiro da categoria, fazendo um dos gols na final contra o Cruzeiro-MG. No time principal, o atacante soma 28 jogos e 2 gols marcados ao longo de duas temporadas.

Carlos Alberto comentou sobre sua nova renovação contratual: “Primeiramente, é gratidão ao Clube e a todos os profissionais que fazem parte do América. Esta renovação é fruto de muito trabalho. Agora é retribuir dentro de campo da melhor forma para ajudar o América a alcançar seus objetivos e, assim, cada um também atingir seus objetivos pessoais. Quero continuar trabalhando forte, dia a dia, sempre buscando melhorar” , comemorou o atacante.

Carlos Alberto ao lado do diretor de futebol Fred Cascardo (Foto: João Zebral / América)

Mais recentes

Por Moisés Elias 28 de agosto de 2025
Foi apresentado pelo diretor executivo de futebol Paulo Assis, no CT Lanna Drumond, na manhã desta quinta-feira, o volante Aloísio, mais novo reforço para o elenco americano. Com um estilo marcador e aguerrido, o meio-campista de 29 anos, natural da cidade sergipana de Lagarto, se torna mais uma opção para o técnico Alberto Valentim, na sequência da disputa do Campeonato Brasileiro. “Agora é a hora da gente olhar para o novo, o jogo mais importante é sempre o próximo. Quando você ganha não pode relaxar porque ganhou e quando você perde, não pode ficar chorando pelo que passou. O grupo é um elenco jovem, com muita capacidade, com ambição... são aplicados e treinam bastante. Por um motivo ou por outro as coisas não têm dado certo. Mas eu e meus companheiros que estão chegando, a gente vêm com uma nova energia para tentar ser uma solução e não um problema”, enfatizou o jogador. Revelado pelo Sanjoanense de Portugal, Aloísio fez toda sua base no país europeu, onde permaneceu por dez temporadas. Passando também por Marítimo e Amora – até desembarcar no Brasil para atuar pela equipe do Goiás, onde estava por último, antes do acerto com o Coelho. Inicialmente, o vínculo do jogador com o América vai até o final desta temporada.
Por Moisés Elias 28 de agosto de 2025
Foi apresentado à imprensa e à torcida, na manhã desta quinta-feira, no CT Lanna Drumond, a nova contratação para a meta americana. Gustavo, goleiro de 32 anos, reforça o Coelhão até o final do Campeonato Brasileiro da Série B. Com um 1,87 cm, o arqueiro chega para suprir uma necessidade de reposição de peças, que acabou se dando com as saídas de Matheus Mendes e Dalberson. “Para mim é um prazer enorme e uma realização particular, porque o América é um clube que eu desejei estar. Eu sempre admirei e joguei contra e, hoje, eu chego nessa condição de ter a oportunidade de estar escrevendo meu nome na história. Independente da ocasião ou do momento, o América é um clube muito respeitado, grande e de muita tradição”, relatou o jogador. Com passagens por diversos clubes do futebol brasileiro, por último, defendeu a camisa do Juventude. Pelo clube de Caxias do Sul, Gustavo entrou em campo 21 vezes nesta temporada, ajudando a equipe a chegar até a fase de semifinais do Gauchão. Ciente da grande responsabilidade em vestir a camisa americana, o arqueiro chega focado em ajudar na recuperação da equipe dentro da competição nacional. “Vocês vão se recordar. Em 2019, o América estava em uma situação bem delicada naquele campeonato e acabou tendo uma recuperação incrível (..) A Série B te proporciona estas arrancadas e você não pode jogar a toalha. Dentro de campo você tem que competir todo jogo e acreditar sempre; pois é um campeonato muito parelho. Todo mundo ali junto, eu acredito que uma sequência de vitórias nos coloca no meio da tabela e, nas últimas rodadas, podemos encostar no G4 e brigar. Eu venho com essa expectativa”, ressaltou. Com dois acessos à elite do futebol brasileiro, um pelo Atlético Goianiense em 2019 e outro pela equipe do Criciúma em 2024, o goleiro chega ao Coelhão inicialmente por empréstimo.
27 de agosto de 2025
O atacante Rafa Silva, natural de São Paulo, chega ao América por empréstimo até o final do ano. Aos 33 anos, o jogador iniciou sua carreira nas categorias de base do Corinthians e possui passagens por clubes como Coritiba, Cruzeiro e Mirassol, equipe em que atuou por último nesta temporada. Rafa Silva também possui experiência internacional, tendo defendido equipes na Suíça (FC Lugano), Japão (Albirex Niigata, Urawa Reds), China (Wuhan Yangtze River,) e Coreia do Sul (Jeonbuk Motors).