Em São Paulo, América empata com o líder Corinthians pela 8ª rodada do Brasileirão

Estevão Germano • 29 de maio de 2022
Em São Paulo, América empata com o líder Corinthians pela 8ª rodada do Brasileirão
Coelho encarou bem o então líder do Brasileirão e volta para BH com um importante ponto (Foto: Gabriel Morais / América)

O América jogou, na noite deste domingo, e ficou no empate no compromisso válido pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na Neo Química Arena, em São Paulo (SP), o Coelho fez um bom jogo contra o Corinthians-SP, saiu na frente do placar com gol de Aloísio, mas ficou no empate por 1 a 1.

O resultado mantém o bom início do América neste Brasileirão e é um ponto importante, visto que o adversário iniciara a 8ª rodada na liderança. Após o empate, o Coelho é momentaneamente o 10º colocado da competição com 11 pontos somados.

O time comandado pelo técnico Vagner Mancini terá pela frente cinco dias livres para treinamentos, já que volta a campo somente no próximo sábado, às 16h30, contra o Cuiabá-MT, na Arena Independência. A equipe americana não tinha tal intervalo desde o mês de março, antes das disputas da fase de grupos da Copa Libertadores e início do Brasileirão.

O JOGO

No primeiro tempo, o América foi melhor que o Corinthians-SP nos primeiros 25 minutos. Com uma postura ousada, o time americano encurralou a equipe paulista no campo de defesa e deu perigo ao gol de Cássio em pelo menos três oportunidades. Aos 11, Lucas Kal fez ótima interceptação na intermediária e chutou forte; a bola desviou na zaga e explodiu no travessão. Aos 24, após bate-rebate dentro da área, Aloísio emendou de bicicleta e a bola foi para fora passando a centímetros da trave direita. No minuto seguinte, Lucas Kal arriscou novamente de fora da área, e o goleiro Cássio fez boa defesa.

Na segunda metade da primeira etapa, o duelo equilibrou-se, e o América teve mais dificuldades de concluir. O Corinthians-SP passou a atacar mais, porém não ameaçou com perigo o gol americano. Já aos 44 minutos, Iago Maidana deu um excelente passe em profundidade para Aloísio, que conduziu, deu um lindo lençol no goleiro Cássio para marcar um golaço em seguida. Infelizmente, porém, o atacante do Coelho estava impedido, e o gol foi anulado.

No segundo tempo, o América retomou a intensidade ofensiva do início da partida e dominou o Corinthians-SP durante 20 minutos. A equipe chegava principalmente com o centroavante Aloísio, muito bem posicionado e forte nas disputas físicas contra os zagueiros do Corinthians-SP. O Coelho teve boa oportunidade em cobrança de falta logo aos 6 minutos, quando o zagueiro Luan Patrick chutou forte; o disparo rasteiro passou muito perto do gol de Cássio.

Mas aos 21 minutos, a pressão americana enfim surtiu resultado. Após cobrança de escanteio, Alê desviou inteligentemente para dentro da pequena área, onde Aloísio, livre, empurrou para o fundo das redes: 1 a 0 para o América.

Na sequência da segunda etapa, o Coelho vinha conseguindo anular as principais investidas da equipe corintiana, que se jogara ao ataque em busca do empate. Mas aos 36 minutos, após cobrança de escanteio, Róger Guedes estava livre e cabeceou para o gol; Jailson salvou cara a cara, mas no rebote o atacante Gustavo Mosquito empatou.

Nos minutos finais, o Corinthians-SP tentou esboçar uma pressão, mas o América teve algumas oportunidades de chegar ao ataque em contra-ataques, mas que não foram bem construídos. Com isso, a partida encerrou-se com o empate por 1 a 1.


FICHA DO JOGO

Corinthians-SP 1×1 América

Motivo: Campeonato Brasileiro – Rodada 8
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA/RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (FIFA/RS) e Michael Stanislau (CBF/RS)
Árbitro de vídeo: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (CBF/RN)

Gols: Aloísio, aos 21min do 2º T (América) / Gustavo Mosquito, aos 36min do 2ºT (Corinthians-SP).
Cartões amarelos: Gustavinho (América) / Maycon e Gil (Corinthians-SP).

América
Jailson; Patric, Luan Patrick, Iago Maidana (Gustavo Marques) e Marlon; Lucas Kal, Juninho (Zé Ricardo) e Alê; Gustavinho (Pedrinho), Felipe Azevedo (Rodriguinho) e Aloísio (Henrique Almeida).

Técnico: Vagner Mancini

Corinthians-SP
Cássio; Rafael Ramos, Gil, Raul Gustavo e Fábio Santos (Lucas Piton); Du Queiroz, Roni (Maycon) e Renato Augusto (Giuliano); Willian (Adson), Júnior Moraes (Gustavo Mosquito) e Róger Guedes.

Técnico: Vítor Pereira

Público: 35.122
Renda: R$ 2.164.285,50

Mais recentes

13 de outubro de 2025
Na noite deste domingo (12), o América foi até Santa Catarina encarar o Criciúma, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em um duelo equilibrado e marcado pela forte chuva no Estádio Heriberto Hülse, o Coelhão acabou superado pelos donos da casa por 2 a 1. O JOGO Os primeiros minutos foram bastante movimentados, com o Coelho controlando a posse de bola e buscando espaços para abrir o placar. A chuva intensa deixou o gramado pesado e o jogo truncado, exigindo ainda mais força física das equipes. Aos 38 minutos, Yago cruzou na medida para Lucão, que desviou de cabeça e levou perigo ao gol adversário. As equipes foram para o intervalo com o placar em branco. No segundo tempo, o América voltou determinado a buscar o gol, mas aos 18 minutos o Criciúma abriu o marcador. Sem se abater, o Coelho manteve o ritmo e chegou ao empate aos 28 minutos: após cobrança de escanteio de Titi Ortiz, Ricardo Silva subiu mais alto que a defesa e cabeceou firme para o fundo das redes. Porém, os donos da casa marcaram novamente aos 30 minutos, definindo o placar em 2 a 1. CALENDÁRIO O América volta a campo no próximo sábado (18), quando enfrenta o CRB, na Arena Independência.
Por Clara Fonseca 12 de outubro de 2025
Na tarde deste domingo (12), na Arena Gregorão, o América empatou com o Atlético, por 1 a 1, em duelo da quarta rodada do Campeonato Mineiro Feminino 2025. Com o resultado, as Spartanas somam 10 pontos e seguem na vice-liderança da fase classificatória, atrás apenas do Cruzeiro — adversário da próxima rodada. As equipes se enfrentam neste sábado (18), às 15h, na Arena Frimisa. O jogo No primeiro tempo, o América anotou boas chances de fora da área. Aos 15, Rafa Levis buscou o ângulo do gol e a bola passou raspando. Aos 25, foi a vez de Ana Flávia chutar forte, mas a bola saiu à direita do gol. A melhor chance da primeira etapa veio aos 38 minutos. A zagueira Maiara deu bom passe pela direita e acionou o ataque com Gadu. A camisa 9 cruzou em direção à pequena área e Rafa Levis, por pouco, não completou a jogada. Na segunda etapa, a equipe adversária conseguiu abrir o placar aos 33 minutos. O América respondeu com pressão no campo ofensivo, especialmente pelo lado esquerdo. Já nos acréscimos, Emily Arias tentou tentou passe para Rafa Levis dentro da área e a bola tocou no braço da atleta adversária. A arbitragem assinalou pênalti e Rafa Levis foi para a marca da cal. Com tranquilidade, a camisa 10 finalizou de pé direito e empatou para as Spartanas. Atlético 1 x 1 América América: Keka; Lorranny (Laís Giacomel), Maiara, Mimi e Maísa; Ana Flávia (Sassá), Mari Andrade (Daisinha) e Rafa Levis; Thayná (Emily Arias), Soraya e Gadu (Pimenta). Gol (América): Rafa Levis. Cartões amarelos: Thayná e Pimenta.
12 de outubro de 2025
Na manhã deste domingo (12),no Complexo Boston City, o América foi superado pelo Boston City, por 2 a 1, em duelo da sétima e última rodada do octogonal final do Campeonato Mineiro. Com o resultado, a equipe Americana encerra a participação no estadual na quinta colocação da fase decisiva, com 8 pontos somados. Agora, o América se prepara para a disputa da Copa do Brasil Sub-20. O DNA Formador enfrentará o Vila Nova no dia 22 de outubro (quarta-feira),às 15h, na Arena Independência, pela primeira fase do torneio nacional. Boston City 2 x 1 América América: Ítalo; Arthur Yan, Luis Henrique, Luiz Felipe e Zanon (Karlos Samuel); Júlio, Kayky Álvaro (Pedro Rocha) e Jhonatan Lima; Kaíque Zizero (Taubaté), Kauan Cristtyan (Cauê Machado) e Bernardo (Gustavo Corrêa). Gol (América): Gustavo Corrêa. América no Campeonato Mineiro Sub-20 2025 17 jogos 7 vitórias 5 empates 5 derrotas Gols pró: 27 Gols sofridos: 19