Em São Paulo, América empata com o líder Corinthians pela 8ª rodada do Brasileirão

Estevão Germano • 29 de maio de 2022
Em São Paulo, América empata com o líder Corinthians pela 8ª rodada do Brasileirão
Coelho encarou bem o então líder do Brasileirão e volta para BH com um importante ponto (Foto: Gabriel Morais / América)

O América jogou, na noite deste domingo, e ficou no empate no compromisso válido pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na Neo Química Arena, em São Paulo (SP), o Coelho fez um bom jogo contra o Corinthians-SP, saiu na frente do placar com gol de Aloísio, mas ficou no empate por 1 a 1.

O resultado mantém o bom início do América neste Brasileirão e é um ponto importante, visto que o adversário iniciara a 8ª rodada na liderança. Após o empate, o Coelho é momentaneamente o 10º colocado da competição com 11 pontos somados.

O time comandado pelo técnico Vagner Mancini terá pela frente cinco dias livres para treinamentos, já que volta a campo somente no próximo sábado, às 16h30, contra o Cuiabá-MT, na Arena Independência. A equipe americana não tinha tal intervalo desde o mês de março, antes das disputas da fase de grupos da Copa Libertadores e início do Brasileirão.

O JOGO

No primeiro tempo, o América foi melhor que o Corinthians-SP nos primeiros 25 minutos. Com uma postura ousada, o time americano encurralou a equipe paulista no campo de defesa e deu perigo ao gol de Cássio em pelo menos três oportunidades. Aos 11, Lucas Kal fez ótima interceptação na intermediária e chutou forte; a bola desviou na zaga e explodiu no travessão. Aos 24, após bate-rebate dentro da área, Aloísio emendou de bicicleta e a bola foi para fora passando a centímetros da trave direita. No minuto seguinte, Lucas Kal arriscou novamente de fora da área, e o goleiro Cássio fez boa defesa.

Na segunda metade da primeira etapa, o duelo equilibrou-se, e o América teve mais dificuldades de concluir. O Corinthians-SP passou a atacar mais, porém não ameaçou com perigo o gol americano. Já aos 44 minutos, Iago Maidana deu um excelente passe em profundidade para Aloísio, que conduziu, deu um lindo lençol no goleiro Cássio para marcar um golaço em seguida. Infelizmente, porém, o atacante do Coelho estava impedido, e o gol foi anulado.

No segundo tempo, o América retomou a intensidade ofensiva do início da partida e dominou o Corinthians-SP durante 20 minutos. A equipe chegava principalmente com o centroavante Aloísio, muito bem posicionado e forte nas disputas físicas contra os zagueiros do Corinthians-SP. O Coelho teve boa oportunidade em cobrança de falta logo aos 6 minutos, quando o zagueiro Luan Patrick chutou forte; o disparo rasteiro passou muito perto do gol de Cássio.

Mas aos 21 minutos, a pressão americana enfim surtiu resultado. Após cobrança de escanteio, Alê desviou inteligentemente para dentro da pequena área, onde Aloísio, livre, empurrou para o fundo das redes: 1 a 0 para o América.

Na sequência da segunda etapa, o Coelho vinha conseguindo anular as principais investidas da equipe corintiana, que se jogara ao ataque em busca do empate. Mas aos 36 minutos, após cobrança de escanteio, Róger Guedes estava livre e cabeceou para o gol; Jailson salvou cara a cara, mas no rebote o atacante Gustavo Mosquito empatou.

Nos minutos finais, o Corinthians-SP tentou esboçar uma pressão, mas o América teve algumas oportunidades de chegar ao ataque em contra-ataques, mas que não foram bem construídos. Com isso, a partida encerrou-se com o empate por 1 a 1.


FICHA DO JOGO

Corinthians-SP 1×1 América

Motivo: Campeonato Brasileiro – Rodada 8
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA/RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (FIFA/RS) e Michael Stanislau (CBF/RS)
Árbitro de vídeo: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (CBF/RN)

Gols: Aloísio, aos 21min do 2º T (América) / Gustavo Mosquito, aos 36min do 2ºT (Corinthians-SP).
Cartões amarelos: Gustavinho (América) / Maycon e Gil (Corinthians-SP).

América
Jailson; Patric, Luan Patrick, Iago Maidana (Gustavo Marques) e Marlon; Lucas Kal, Juninho (Zé Ricardo) e Alê; Gustavinho (Pedrinho), Felipe Azevedo (Rodriguinho) e Aloísio (Henrique Almeida).

Técnico: Vagner Mancini

Corinthians-SP
Cássio; Rafael Ramos, Gil, Raul Gustavo e Fábio Santos (Lucas Piton); Du Queiroz, Roni (Maycon) e Renato Augusto (Giuliano); Willian (Adson), Júnior Moraes (Gustavo Mosquito) e Róger Guedes.

Técnico: Vítor Pereira

Público: 35.122
Renda: R$ 2.164.285,50

Mais recentes

Por Moisés Elias 28 de agosto de 2025
Foi apresentado pelo diretor executivo de futebol Paulo Assis, no CT Lanna Drumond, na manhã desta quinta-feira, o volante Aloísio, mais novo reforço para o elenco americano. Com um estilo marcador e aguerrido, o meio-campista de 29 anos, natural da cidade sergipana de Lagarto, se torna mais uma opção para o técnico Alberto Valentim, na sequência da disputa do Campeonato Brasileiro. “Agora é a hora da gente olhar para o novo, o jogo mais importante é sempre o próximo. Quando você ganha não pode relaxar porque ganhou e quando você perde, não pode ficar chorando pelo que passou. O grupo é um elenco jovem, com muita capacidade, com ambição... são aplicados e treinam bastante. Por um motivo ou por outro as coisas não têm dado certo. Mas eu e meus companheiros que estão chegando, a gente vêm com uma nova energia para tentar ser uma solução e não um problema”, enfatizou o jogador. Revelado pelo Sanjoanense de Portugal, Aloísio fez toda sua base no país europeu, onde permaneceu por dez temporadas. Passando também por Marítimo e Amora – até desembarcar no Brasil para atuar pela equipe do Goiás, onde estava por último, antes do acerto com o Coelho. Inicialmente, o vínculo do jogador com o América vai até o final desta temporada.
Por Moisés Elias 28 de agosto de 2025
Foi apresentado à imprensa e à torcida, na manhã desta quinta-feira, no CT Lanna Drumond, a nova contratação para a meta americana. Gustavo, goleiro de 32 anos, reforça o Coelhão até o final do Campeonato Brasileiro da Série B. Com um 1,87 cm, o arqueiro chega para suprir uma necessidade de reposição de peças, que acabou se dando com as saídas de Matheus Mendes e Dalberson. “Para mim é um prazer enorme e uma realização particular, porque o América é um clube que eu desejei estar. Eu sempre admirei e joguei contra e, hoje, eu chego nessa condição de ter a oportunidade de estar escrevendo meu nome na história. Independente da ocasião ou do momento, o América é um clube muito respeitado, grande e de muita tradição”, relatou o jogador. Com passagens por diversos clubes do futebol brasileiro, por último, defendeu a camisa do Juventude. Pelo clube de Caxias do Sul, Gustavo entrou em campo 21 vezes nesta temporada, ajudando a equipe a chegar até a fase de semifinais do Gauchão. Ciente da grande responsabilidade em vestir a camisa americana, o arqueiro chega focado em ajudar na recuperação da equipe dentro da competição nacional. “Vocês vão se recordar. Em 2019, o América estava em uma situação bem delicada naquele campeonato e acabou tendo uma recuperação incrível (..) A Série B te proporciona estas arrancadas e você não pode jogar a toalha. Dentro de campo você tem que competir todo jogo e acreditar sempre; pois é um campeonato muito parelho. Todo mundo ali junto, eu acredito que uma sequência de vitórias nos coloca no meio da tabela e, nas últimas rodadas, podemos encostar no G4 e brigar. Eu venho com essa expectativa”, ressaltou. Com dois acessos à elite do futebol brasileiro, um pelo Atlético Goianiense em 2019 e outro pela equipe do Criciúma em 2024, o goleiro chega ao Coelhão inicialmente por empréstimo.
27 de agosto de 2025
O atacante Rafa Silva, natural de São Paulo, chega ao América por empréstimo até o final do ano. Aos 33 anos, o jogador iniciou sua carreira nas categorias de base do Corinthians e possui passagens por clubes como Coritiba, Cruzeiro e Mirassol, equipe em que atuou por último nesta temporada. Rafa Silva também possui experiência internacional, tendo defendido equipes na Suíça (FC Lugano), Japão (Albirex Niigata, Urawa Reds), China (Wuhan Yangtze River,) e Coreia do Sul (Jeonbuk Motors).