Em São Paulo, América empata com o líder Corinthians pela 8ª rodada do Brasileirão

Estevão Germano • 29 de maio de 2022
Em São Paulo, América empata com o líder Corinthians pela 8ª rodada do Brasileirão
Coelho encarou bem o então líder do Brasileirão e volta para BH com um importante ponto (Foto: Gabriel Morais / América)

O América jogou, na noite deste domingo, e ficou no empate no compromisso válido pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na Neo Química Arena, em São Paulo (SP), o Coelho fez um bom jogo contra o Corinthians-SP, saiu na frente do placar com gol de Aloísio, mas ficou no empate por 1 a 1.

O resultado mantém o bom início do América neste Brasileirão e é um ponto importante, visto que o adversário iniciara a 8ª rodada na liderança. Após o empate, o Coelho é momentaneamente o 10º colocado da competição com 11 pontos somados.

O time comandado pelo técnico Vagner Mancini terá pela frente cinco dias livres para treinamentos, já que volta a campo somente no próximo sábado, às 16h30, contra o Cuiabá-MT, na Arena Independência. A equipe americana não tinha tal intervalo desde o mês de março, antes das disputas da fase de grupos da Copa Libertadores e início do Brasileirão.

O JOGO

No primeiro tempo, o América foi melhor que o Corinthians-SP nos primeiros 25 minutos. Com uma postura ousada, o time americano encurralou a equipe paulista no campo de defesa e deu perigo ao gol de Cássio em pelo menos três oportunidades. Aos 11, Lucas Kal fez ótima interceptação na intermediária e chutou forte; a bola desviou na zaga e explodiu no travessão. Aos 24, após bate-rebate dentro da área, Aloísio emendou de bicicleta e a bola foi para fora passando a centímetros da trave direita. No minuto seguinte, Lucas Kal arriscou novamente de fora da área, e o goleiro Cássio fez boa defesa.

Na segunda metade da primeira etapa, o duelo equilibrou-se, e o América teve mais dificuldades de concluir. O Corinthians-SP passou a atacar mais, porém não ameaçou com perigo o gol americano. Já aos 44 minutos, Iago Maidana deu um excelente passe em profundidade para Aloísio, que conduziu, deu um lindo lençol no goleiro Cássio para marcar um golaço em seguida. Infelizmente, porém, o atacante do Coelho estava impedido, e o gol foi anulado.

No segundo tempo, o América retomou a intensidade ofensiva do início da partida e dominou o Corinthians-SP durante 20 minutos. A equipe chegava principalmente com o centroavante Aloísio, muito bem posicionado e forte nas disputas físicas contra os zagueiros do Corinthians-SP. O Coelho teve boa oportunidade em cobrança de falta logo aos 6 minutos, quando o zagueiro Luan Patrick chutou forte; o disparo rasteiro passou muito perto do gol de Cássio.

Mas aos 21 minutos, a pressão americana enfim surtiu resultado. Após cobrança de escanteio, Alê desviou inteligentemente para dentro da pequena área, onde Aloísio, livre, empurrou para o fundo das redes: 1 a 0 para o América.

Na sequência da segunda etapa, o Coelho vinha conseguindo anular as principais investidas da equipe corintiana, que se jogara ao ataque em busca do empate. Mas aos 36 minutos, após cobrança de escanteio, Róger Guedes estava livre e cabeceou para o gol; Jailson salvou cara a cara, mas no rebote o atacante Gustavo Mosquito empatou.

Nos minutos finais, o Corinthians-SP tentou esboçar uma pressão, mas o América teve algumas oportunidades de chegar ao ataque em contra-ataques, mas que não foram bem construídos. Com isso, a partida encerrou-se com o empate por 1 a 1.


FICHA DO JOGO

Corinthians-SP 1×1 América

Motivo: Campeonato Brasileiro – Rodada 8
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA/RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (FIFA/RS) e Michael Stanislau (CBF/RS)
Árbitro de vídeo: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (CBF/RN)

Gols: Aloísio, aos 21min do 2º T (América) / Gustavo Mosquito, aos 36min do 2ºT (Corinthians-SP).
Cartões amarelos: Gustavinho (América) / Maycon e Gil (Corinthians-SP).

América
Jailson; Patric, Luan Patrick, Iago Maidana (Gustavo Marques) e Marlon; Lucas Kal, Juninho (Zé Ricardo) e Alê; Gustavinho (Pedrinho), Felipe Azevedo (Rodriguinho) e Aloísio (Henrique Almeida).

Técnico: Vagner Mancini

Corinthians-SP
Cássio; Rafael Ramos, Gil, Raul Gustavo e Fábio Santos (Lucas Piton); Du Queiroz, Roni (Maycon) e Renato Augusto (Giuliano); Willian (Adson), Júnior Moraes (Gustavo Mosquito) e Róger Guedes.

Técnico: Vítor Pereira

Público: 35.122
Renda: R$ 2.164.285,50

Mais recentes

14 de julho de 2025
O América acertou a contratação do atacante Héber Araújo, de 33 anos, para a sequência da temporada. O jogador chega com contrato válido até 30 de novembro de 2026 e já está integrado ao elenco americano. Héber estava no Al Urooba, dos Emirados Árabes. Fora do Brasil desde 2015, o atleta foi revelado pelo Figueirense e também possui passagens pelo CRAC, Avaí e Paysandu. O último time brasileiro que o atacante jogou foi o clube do Pará, em 2015. O atleta também possui passagens pelo futebol da Armênia e futebol croata. Nos Estados Unidos, o atacante se destacou com a camisa do New york City FC ao longo de quatro temporadas, quando marcou 30 gols em 90 jogos. Depois, o atleta assinou contrato com o Seatlle Sounders e marcou dois gols em 26 jogos. No total, o centroavante fez 380 jogos como profissional e marcou 136 gols.
14 de julho de 2025
Reunião Extraordinária do Conselho Consultivo Convocação Conforme o artigo 36 do Estatuto Social do América Futebol Clube e a pedido endereçado a presidência do Conselho Deliberativo por membros do Conselho Consultivo, ficam convocados os integrantes do Conselho Consultivo do AMÉRICA FUTEBOL CLUBE, em pleno gozo de seus direitos sociais, para comparecerem à Reunião Extraordinária do Órgão, que se realizará na Sede Administrativa Afonso Celso Raso, do América Futebol Clube, localizada na Av. dos Andradas, nº 3000, Santa Efigênia, Piso G-1 do Boulevard Shopping, CEP 30.260-070, na cidade de Belo Horizonte/MG, no dia 15 de julho de 2025, terça-feira, às 18:30 horas, em 1ª chamada, ou às 19:00 horas, em 2ª chamada, para: a. Discussão sobre soluções para a grave situação financeira do clube; b. Criação do Instituto Decacampeão, para captação de projetos como o do Museu; c. Outros assuntos de interesse social . A reunião ocorrerá apenas na forma presencial. A presença dos integrantes do Conselho Consultivo será registrada através de relação dos presentes, que deverá ser assinada pelo Presidente da sessão e do secretário. Belo Horizonte, 12 de julho de 2025. José Flávio Lanna Drumond Presidente do Conselho Deliberativo  Paulo Ramiz Lasmar Vice-Presidente do Conselho Deliberativo
12 de julho de 2025
Neste sábado (12), no Estádio Jorge Ismael de Biasi, o América foi superado pelo Novorizontino por 3 a 1, em duelo da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O JOGO Ao longo da primeira etapa, o América dominou as principais ações ofensivas e somou boas chances de gol. Aos 18 minutos, Cauan Barros finalizou fora da área e a bola acertou o travessão. Aos 33, Miqueias foi derrubado próximo à linha lateral direita e a arbitragem marcou falta. Na cobrança, Miguelito mandou a bola em direção a pequena área e Cauan Barros, de cabeça, balançou as redes para o Coelho. Já no fim da primeira etapa, foi marcado pênalti para a equipe adversária que igualou o placar. No segundo tempo, o América somou novas chances de gol mas, aos 27 minutos, o Novorizontino virou o jogo. O técnico Enderson Moreira promoveu mudanças e a equipe americana insistiu nas jogadas ofensivas. O time da casa, no entanto, marcou pela terceira vez nos acréscimos. CALENDÁRIO Na próxima rodada do Brasileiro, o América enfrenta a Chapecoense, dia 20 de julho (domingo), às 18h30, na Arena Indepêndecia.