William Batista, técnico do Sub-20, é convidado para dar aula em curso da CBF Academy

Tereza Rebello Horta • 24 de maio de 2022
William Batista, técnico do Sub-20, é convidado para dar aula em curso da CBF Academy
(Foto: Mourão Panda / América)

Nesta quarta-feira, William Batista, técnico da equipe Sub-20 do Coelhão, marcará presença em uma aula do curso ‘Jogo Ofensivo: a Escola Brasileira e as Tendências Inspiradas nela’, da CBF Academy. A convite de Rodrigo Leitão, instrutor do curso em questão, William abordará o tema ‘Jogo de Posição’, filosofia tática utilizada por ele desde que assumiu a base americana.

‘Jogo de posição’ ( JdP ), tema a ser abordado pelo treinador do Coelhãozinho, é uma filosofia de jogo nascida na década de 1970 com a seleção holandesa, mundialmente conhecida como “Laranja Mecânica”, e posteriormente, com a mágica junção de Laurenao Ruiz e Johan Cruyff no Barcelona de 90. Foi a partir da década de 1990 que ele foi praticado, e ganhou o planeta bola com Guardiola. Hoje, muitas equipes praticam elementos do JdP como delimitar espaços a partir da bola, laterais abertos dando amplitude ou um o volante fazendo a saída de três. O América é uma delas. 

William explica como consegue inserir o JdP nas exibições da equipe Sub-20, seja nos treinamentos diários ou nos jogos. “A filosofia começa na paixão, no desfrutar, no companheirismo, na cooperação e no prazer pela bola. Desse modo, há uma busca constante de nossos atletas pelo protagonismo nos jogos e melhores tomadas de decisões durante os 90 minutos. É preciso que eles interpretem como e qual a velocidade correta de um passe, porque atrair adversários é fundamental para deixar os companheiros livres, e como jogar com o homem livre de acordo com o contexto defensivo do nosso adversário. Todos esses critérios nos balizam para que nossos futebolistas aprendam a gerar vantagens individuais e coletivas, projetando os nomes para a equipe principal e para o mercado” , disse. 

A aplicação dessa filosofia tem trazido ótimos resultados para o DNA Formador do Coelhão. Neste ano, a equipe Sub-20 se firmou entre os quatro melhores times da Copinha, um resultado significativo para o selo que o Clube carrega consigo. O segundo compromisso do ano, iniciado neste mês, é o Campeonato Mineiro. O elenco, que busca o bicampeonato seguido na competição, começou bem a disputa: em duas rodadas conquistou os 6 pontos, com direito a goleada na estreia.

“Todos os nossos jogadores têm sido fantásticos dentro do que temos feito, porque toda a construção do jogo de posição é pautada no que precisamos oferecer para eles, tanto a nível técnico como tático, físico e mental. A evolução de todos passa pelo empenho de cada um e a vontade de ser protagonista, uma ideia que deve ser construída na mente desses atletas em conjunto com a diretoria e a comissão técnica” , destaca o treinador.

Mais recentes

Por Moisés Elias 28 de agosto de 2025
Foi apresentado pelo diretor executivo de futebol Paulo Assis, no CT Lanna Drumond, na manhã desta quinta-feira, o volante Aloísio, mais novo reforço para o elenco americano. Com um estilo marcador e aguerrido, o meio-campista de 29 anos, natural da cidade sergipana de Lagarto, se torna mais uma opção para o técnico Alberto Valentim, na sequência da disputa do Campeonato Brasileiro. “Agora é a hora da gente olhar para o novo, o jogo mais importante é sempre o próximo. Quando você ganha não pode relaxar porque ganhou e quando você perde, não pode ficar chorando pelo que passou. O grupo é um elenco jovem, com muita capacidade, com ambição... são aplicados e treinam bastante. Por um motivo ou por outro as coisas não têm dado certo. Mas eu e meus companheiros que estão chegando, a gente vêm com uma nova energia para tentar ser uma solução e não um problema”, enfatizou o jogador. Revelado pelo Sanjoanense de Portugal, Aloísio fez toda sua base no país europeu, onde permaneceu por dez temporadas. Passando também por Marítimo e Amora – até desembarcar no Brasil para atuar pela equipe do Goiás, onde estava por último, antes do acerto com o Coelho. Inicialmente, o vínculo do jogador com o América vai até o final desta temporada.
Por Moisés Elias 28 de agosto de 2025
Foi apresentado à imprensa e à torcida, na manhã desta quinta-feira, no CT Lanna Drumond, a nova contratação para a meta americana. Gustavo, goleiro de 32 anos, reforça o Coelhão até o final do Campeonato Brasileiro da Série B. Com um 1,87 cm, o arqueiro chega para suprir uma necessidade de reposição de peças, que acabou se dando com as saídas de Matheus Mendes e Dalberson. “Para mim é um prazer enorme e uma realização particular, porque o América é um clube que eu desejei estar. Eu sempre admirei e joguei contra e, hoje, eu chego nessa condição de ter a oportunidade de estar escrevendo meu nome na história. Independente da ocasião ou do momento, o América é um clube muito respeitado, grande e de muita tradição”, relatou o jogador. Com passagens por diversos clubes do futebol brasileiro, por último, defendeu a camisa do Juventude. Pelo clube de Caxias do Sul, Gustavo entrou em campo 21 vezes nesta temporada, ajudando a equipe a chegar até a fase de semifinais do Gauchão. Ciente da grande responsabilidade em vestir a camisa americana, o arqueiro chega focado em ajudar na recuperação da equipe dentro da competição nacional. “Vocês vão se recordar. Em 2019, o América estava em uma situação bem delicada naquele campeonato e acabou tendo uma recuperação incrível (..) A Série B te proporciona estas arrancadas e você não pode jogar a toalha. Dentro de campo você tem que competir todo jogo e acreditar sempre; pois é um campeonato muito parelho. Todo mundo ali junto, eu acredito que uma sequência de vitórias nos coloca no meio da tabela e, nas últimas rodadas, podemos encostar no G4 e brigar. Eu venho com essa expectativa”, ressaltou. Com dois acessos à elite do futebol brasileiro, um pelo Atlético Goianiense em 2019 e outro pela equipe do Criciúma em 2024, o goleiro chega ao Coelhão inicialmente por empréstimo.
27 de agosto de 2025
O atacante Rafa Silva, natural de São Paulo, chega ao América por empréstimo até o final do ano. Aos 33 anos, o jogador iniciou sua carreira nas categorias de base do Corinthians e possui passagens por clubes como Coritiba, Cruzeiro e Mirassol, equipe em que atuou por último nesta temporada. Rafa Silva também possui experiência internacional, tendo defendido equipes na Suíça (FC Lugano), Japão (Albirex Niigata, Urawa Reds), China (Wuhan Yangtze River,) e Coreia do Sul (Jeonbuk Motors).