William Batista, técnico do Sub-20, é convidado para dar aula em curso da CBF Academy

Tereza Rebello Horta • 24 de maio de 2022
William Batista, técnico do Sub-20, é convidado para dar aula em curso da CBF Academy
(Foto: Mourão Panda / América)

Nesta quarta-feira, William Batista, técnico da equipe Sub-20 do Coelhão, marcará presença em uma aula do curso ‘Jogo Ofensivo: a Escola Brasileira e as Tendências Inspiradas nela’, da CBF Academy. A convite de Rodrigo Leitão, instrutor do curso em questão, William abordará o tema ‘Jogo de Posição’, filosofia tática utilizada por ele desde que assumiu a base americana.

‘Jogo de posição’ ( JdP ), tema a ser abordado pelo treinador do Coelhãozinho, é uma filosofia de jogo nascida na década de 1970 com a seleção holandesa, mundialmente conhecida como “Laranja Mecânica”, e posteriormente, com a mágica junção de Laurenao Ruiz e Johan Cruyff no Barcelona de 90. Foi a partir da década de 1990 que ele foi praticado, e ganhou o planeta bola com Guardiola. Hoje, muitas equipes praticam elementos do JdP como delimitar espaços a partir da bola, laterais abertos dando amplitude ou um o volante fazendo a saída de três. O América é uma delas. 

William explica como consegue inserir o JdP nas exibições da equipe Sub-20, seja nos treinamentos diários ou nos jogos. “A filosofia começa na paixão, no desfrutar, no companheirismo, na cooperação e no prazer pela bola. Desse modo, há uma busca constante de nossos atletas pelo protagonismo nos jogos e melhores tomadas de decisões durante os 90 minutos. É preciso que eles interpretem como e qual a velocidade correta de um passe, porque atrair adversários é fundamental para deixar os companheiros livres, e como jogar com o homem livre de acordo com o contexto defensivo do nosso adversário. Todos esses critérios nos balizam para que nossos futebolistas aprendam a gerar vantagens individuais e coletivas, projetando os nomes para a equipe principal e para o mercado” , disse. 

A aplicação dessa filosofia tem trazido ótimos resultados para o DNA Formador do Coelhão. Neste ano, a equipe Sub-20 se firmou entre os quatro melhores times da Copinha, um resultado significativo para o selo que o Clube carrega consigo. O segundo compromisso do ano, iniciado neste mês, é o Campeonato Mineiro. O elenco, que busca o bicampeonato seguido na competição, começou bem a disputa: em duas rodadas conquistou os 6 pontos, com direito a goleada na estreia.

“Todos os nossos jogadores têm sido fantásticos dentro do que temos feito, porque toda a construção do jogo de posição é pautada no que precisamos oferecer para eles, tanto a nível técnico como tático, físico e mental. A evolução de todos passa pelo empenho de cada um e a vontade de ser protagonista, uma ideia que deve ser construída na mente desses atletas em conjunto com a diretoria e a comissão técnica” , destaca o treinador.

Mais recentes

18 de janeiro de 2026
O América ficou no empate por 1 a 1 com o Itabirito neste domingo (18), no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro. O gol do Coelho foi marcado pelo zagueiro Nathan, nos minutos finais da partida. O JOGO O início do jogo teve o América com mais posse de bola e tentando ocupar o campo ofensivo, mas sem conseguir transformar esse controle em chances claras. As melhores investidas da equipe aconteceram em finalizações de média distância, que passaram próximas à meta adversária. Com o passar do tempo, o Itabirito equilibrou as ações, ganhou espaço e passou a finalizar com mais frequência, exigindo atenção da defesa americana e do goleiro Gustavo. Na volta do intervalo, o ritmo seguiu semelhante. As duas equipes encontraram dificuldades para construir jogadas e criar oportunidades efetivas. O América até chegou a levar perigo em finalização defendida pelo goleiro adversário, enquanto o Itabirito respondeu em chutes de fora da área. Buscando dar mais velocidade ao time, o técnico Alberto Valentim promoveu alterações, mas o jogo continuou truncado. Já na reta final, o Itabirito abriu o placar. O gol adversário fez o América aumentar a pressão ofensiva em busca da reação. A resposta veio pouco depois, aos 46 minutos da etapa final, em lance aéreo: após cruzamento pela esquerda, o zagueiro Nathan subiu com precisão e marcou de cabeça, decretando o empate e garantindo o resultado final. Com o empate, o América chegou aos sete pontos e segue na liderança do Grupo B do Campeonato Mineiro. O próximo desafio do Coelho será nesta quarta-feira, (21) às 21h30, contra o Atlético, no Independência, pela quarta rodada da competição estadual. Coelho em campo: Gustavo; Samuel Alves, Rafa Barcelos, Nathan e Paulinho; Otávio (Felipe Amaral), Val Soares (Thauan) e Yago Santos; Fer Elizari (Person), Everton Brito (Kauan Cristtyan) e Jhonatan (Paulo Victor). Técnico: Alberto Valentim
17 de janeiro de 2026
As Spartanas anunciam mais uma renovação para a temporada 2026: a goleira Sandy. Aos 25 anos, a atleta vive a segunda passagem pelo América. Integrada ao elenco em 2019, Sandy permaneceu no clube até o final de 2021 e retornou em 2024. Além da goleira, as Spartanas também anunciaram a renovação de contrato das zagueiras Ana Clara e Maiara, e do técnico Jorge Victor, além da contratação da atacante Dani Ortolan.
16 de janeiro de 2026
De olho na temporada 2026, as Spartanas anunciam a renovação de contrato da zagueira Ana Clara. No América desde 2023, a atleta denfendeu a Armadura Americana em 29 jogos. No ano passado, foram 17 partidas disputadas e dois gols marcados. Nesta semana, as Spartanas também anunciaram a renovação da zagueira Maiara e do técnico Jorge Victor, além da contratação da atacante Dani Ortolan. Nesta temporada, o América disputará a Série A1 do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Campeonato Mineiro.